Sporting ressurgiu na UEFA na noite de sonho do Belenenses

Portugal foi o único país a averbar três vitórias na Liga Europa.

Mário Aleixo - RTP /
A equipa do Belenenses vulgarizou o Basleia Peter Schneider-Epa

Os triunfos foram alcançados por Sporting, Belenenses e Sp. Braga.

Com uma equipa de "reserva", o Sporting goleou os albaneses do Skenderbeu (5-1), ao mesmo tempo que o Belenenses arrancou uma vitória de mérito na Suíça, com 2-1 ao Basileia. A finalizar, o Sp. Braga bateu em casa o histórico francês Olympique de Marselha, por 3-2.

Com o pleno das suas equipas, Portugal supera as duas vitórias das equipas de França, Itália e Espanha, e deixa as três equipas bem na luta pela qualificação para a fase seguinte - especialmente o Sp. Braga, que fica quase com o apuramento assegurado.

No final da partida, cada um à sua maneira, os três treinadores das equipas portuguesas estavam satisfeitos.

Jorge Jesus, técnico do Sporting, vê agora o apuramento para a próxima fase mais próxima: "A vitória relançou-nos no apuramento da fase de grupos. Preferia que o Lokomitiv tivesse ganhado ao Besiktas claro. Temos de vencer o próximo jogo na Albânia e aí estará tudo em aberto".



Ricardo Sá Pinto, treinador do Belenenses, estava feliz com o empenho demonstrado pelos jogadores: "Resultado e exibição extraordinários, foi fantástico. Foi um excelente jogo da nossa parte, principalmente por parte dos jogadores que acreditaram. Pode pensar-se muito no planeamento, na preparação e no lado estratégico, mas depois há os intérpretes e esses foram extraordinários e jogaram com uma grande personalidade. Não viemos defender, nem à procura de um ponto. Viemos jogar contra uma grande equipa e, como tal, no meio disto tudo é fundamental acreditar. Sem acreditar não é possível conseguir grandes vitórias e grandes feitos. Os meus jogadores foram hoje, mais uma vez, extraordinários e merecem".



Também Paulo Fonseca, técnico do Sp. Braga considerava a vitória justa: "No final houve justiça no resultado. Penso que o jogo não justificava este final emocionante pela superioridade que tivemos. Fizemos um enorme jogo frente uma equipa de grande gabarito".



O único árbitro em ação foi Artur Soares Dias, que esteve no Schalke 04 - Sparta de Praga do grupo K, que terminou com um empate (2-2).

A próxima jornada da Liga Europa e primeira da segunda volta da fase de grupos realiza-se a 5 de novembro.
PUB