Bruno Lage preparado para dar a tática frente ao Rio Ave

por Mário Aleixo - RTP
Bruno Lage assume o comando da equipa principal de futebol do Benfica slbenfica.pt

Bruno Lage, de 42 anos, será o treinador interino da equipa principal de futebol do Benfica frente ao Rio Ave, domingo às 17h30 no Estádio da Luz.

Bruno Miguel Silva do Nascimento, conhecido como Bruno Lage, de 42 anos, natural de Setúbal, no início da época de 2018/19 regressou à Luz depois de já ter trabalhado nos escalões de formação do clube da águia.

Em 2004/05 ingressou nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica, onde treinou os escalões de escolas, iniciados, juvenis e juniores tendo conquistado dois campeonatos nacionais e dois distritais.

Terminou a sua ligação contratual ao Sport Lisboa e Benfica em 2012 tendo abraçado um projeto no Dubai. Aí, no Al Ahli FC Dubai, entre 2012 e 2014, treinou os juniores e a equipa B.

Em 2015 integrou a equipa técnica do treinador Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday, onde esteve até 2017. Na última época desportiva foi com Carlos Carvalhal treinador adjunto no Swansea, na Premier League.

É coautor do livro “Futebol – Um Saber sobre um Saber fazer” com Carlos Carvalhal e João Mário, tendo sido também autor do livro “Formação – da iniciação à equipa B”.

No regresso ao Benfica no início da presente temporada chegou com a experiência acumulada nos últimos anos. No presente trabalhava em articulação com o novo diretor técnico do futebol de formação – Pedro Marques.


Primeiros passos
Licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto, com especialização em futebol, iniciou a carreira como treinador-adjunto nas camadas jovens do Vitória de Setúbal em 1997/98.

Treinou o UF Comércio Industria na 1.ª Divisão Distrital como treinador principal, e como adjunto, o AD Fazendense (3.ª Divisão), Est. Vendas Novas (3.ª Divisão. e 2.ª Divisão B), SU Sintrense (3.ª Divisão). Paralelamente colaborou na Escolinha de Futebol Quinito, tendo desempenhado as funções de treinador e coordenador técnico.

Sobre quem sucederá a título definitivo ao treinador Rui Vitória é prematuro falar em nomes. O diretor de comunicação do clube da Luz, Luís Bernardo, remte a abordagem do assunto para a próxima semana.


Na imprensa especializada e não só abundam os nomes dos possíveis sucessores do treinador cessante: Jorge Jesus, Luís Castro e Marco Silva são apenas alguns dos técnicos apontados à Luz.



pub