Gil Vicente vence Oliveirense

por RTP
O Gil Vicente sai da primeira mão com a vantagem de um golo

Um golo de Cesinha, na transformação de uma grande penalidade, permitiu esta tarde ao Gil Vicente vencer a Oliveirense por 1-0, em Oliveira de Azeméis, na primeira mão da primeira fase da Taça da Liga em futebol.

O golo do avançado brasileiro, aos 20 minutos, colocou igualmente a equipa de Barcelos mais perto da segunda fase da prova, a disputar já em quatro grupos e com equipas da Liga principal.

O Gil Vicente, que apresentou uma equipa praticamente toda renovada (foram 16 os jogadores contratados) criou as melhores ocasiões para marcar, quase sempre em contra-ataque, embora a OLiveirense tenha dominado durante largos períodos do jogo e também chegado perto do golo por diversas ocasiões.

Ainda assim, a formação de Oliveira de Azeméis demonstrou enormes carências, comparativamente com o Gil Vicente, e precisa de alguns reforços, sob pena de sentir grandes dificuldades para segurar a manutenção, tal como na temporada passada.

No encontro entre o 14º (Oliveirense) e o nono classificado (Gil Vicente) da Liga de Honra da época passada, entrou melhor a equipa da casa, com duas boas ocasiões de perigo. Aos seis minutos, Laranjeira rematou ao lado e, aos 12, Vítor obrigou Márcio Ramos à primeira grande defesa da tarde.

A Oliveirense permitia-se então a gerir a posse de bola, com o Gil Vicente na expectativa (tinha ganho em Oliveira de Azeméis por 4-1 na pré-temporada) e a tentar, sem efeito, uma estratégia em contra-ataque.

Ainda assim, e contra o domínio da Oliveirense, o Gil Vicente inaugurou o marcador aos 20 minutos, na transformação de uma grande penalidade.

Bafodé cortou a bola com a mão na área, na sequência de um pontapé de canto, e Cesinha (ex-Estoril-Praia) foi superior ao experiente Tó Ferreira da marca dos 11 metros.

A perder por 1-0, a formação de Oliveira de Azeméis - muito desfalcada por lesões e ainda com o plantel em construção - tentou os passes longos para atingir o empate, mas só um remate de Bafodé, bem defendido por Márcio Ramos para a linha de fundo animou os 700 espectadores presentes na também apresentação oficial da Oliveirense, já aos 40.

Segunda parte sem golos

Na segunda parte, a Oliveirense voltou a aparecer melhor e Chico Silva, aos 56 minutos, obrigou novamente Márcio Ramos a boa defesa, por cima da barra.

Aos 73 minutos, Hugo Vieira, um jogador que o Gil Vicente foi buscar ao Santa Maria (Divisão de Honra da Associação de Braga), driblou vários jogadores do lado direito e, depois de entrar na área, rematou ao lado, na melhor ocasião de perigo da formação de Barcelos no segundo tempo.

A Oliveirense, apesar do domínio, sentia grandes dificuldades para atingir a área adversária e foi de novo o Gil Vicente a ameaçar, com um cabeceamento à barra de Alexandre Matão, aos 81 minutos.

O jogo da segunda mão, de acordo com os responsáveis do Gil Vicente, disputa-se no sábado, em Barcelos, com início às 17 horas.

Jogo no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.

Oliveirense - Gil Vicente, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Cesinha, 20 minutos (grande penalidade).


Equipas:

Oliveirense: Tó Ferreira, Armando (Zé Sousa, 85), Banjai, Laranjeira, Vítor (Magano, 46), Godinho, Bafodé, Luís Coentrão (Jorge Humberto, 69), João Pedro, Chico Silva e Moreira.


(Suplentes: Marco Gonçalves, Jorge Humberto, Magano, Zé Zousa e Zé Sá).

Gil Vicente: Márcio Ramos, Paulo Arantes, Sandro, Kiko, João Cardoso, Pedro Moreira (Ivo Pinto, 73), Bruno Madeira, João Martins, Tiago André, Rui Pedro (Hugo Vieira, 66) e Cesinha (Alexandre Matão, 46).

(Suplentes: Hugo Marques, Daniel, Filipe Reis, Ivo Pinto, Hugo Vieira, Duarte e Alexandre Matão).


Árbitro: Vasco Santos (Porto).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bafodé (19), Rui Pedro (36), Luís Coentrão (45) e Laranjeira (89).


Assistência: Cerca de 700 espectadores.


c/ Lusa
pub