EM DIRETO
Debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento. Acompanhe aqui

SAD do Sporting de Braga com resultado líquido negativo de cerca de 11 milhões

SAD do Sporting de Braga com resultado líquido negativo de cerca de 11 milhões

A sociedade anónima desportiva (SAD) do Sporting de Braga apresentou um resultado líquido negativo de quase 11 milhões de euros (ME) em 2024/25, informou hoje o clube minhoto, oitavo classificado da I Liga de futebol.

Lusa /
António Salvador Lusa

Depois de três resultados líquidos positivos consecutivos (3,1 ME em 2021/22, 20,3 ME em 2022/23 e 17,3 ME em 2023/24), o Sporting de Braga voltou a apresentar contas negativas, tal como em 2020/21 (prejuízo de 1,9 ME), agora com um resultado negativo de 10,985 ME.

Ainda assim, a SAD `arsenalista` alcançou um EBITDA (sigla em inglês de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) positivo de 6,162 ME.

Os responsáveis minhotos frisam que o exercício da época passada foi "marcado por um contexto de investimentos significativos, quer a nível desportivo, com a aquisição de direitos de atletas de enorme potencial, quer a nível infraestrutural, com destaque para a edificação do Estádio Amélia Morais", que contribuíram "de forma significativa para o resultado líquido apresentado".

Segundo a mesma nota, "o resultado em apreço poderia ter sido facilmente revertido se a administração da SAD tivesse aceitado propostas pelos direitos desportivos dos seus principais atletas", tendo prevalecido a estratégia de "preservar o talento interno e manter uma base forte e consolidada com vista a serem alcançados os objetivos propostos para o arranque de 2025/2026, nomeadamente a entrada na Liga Europa".

Os responsáveis lembram que, já após o fecho do exercício, foram vendidos os direitos desportivos de Roger Fernandes e Simon Banza por um valor conjunto superior a 40 ME.

O ativo subiu 1,7 ME para 169,7 ME, "o maior de sempre registado pela Sociedade", mas o passivo subiu mais, 12,7 ME, cifrando-se agora nos 100,7 ME, pelo que a SAD bracarense concluiu a temporada 2024/25 com capitais próprios positivos de 69 ME, cenário que permite uma autonomia financeira de 41 por cento.

A estrutura da SAD `arsenalista` sofreu uma alteração recentemente com o banqueiro moçambicano Inaete Merali a adquirir a posição da Sundown Investments Limited (entidade cujo beneficiário efetivo era Iwan McOwens), tornando-se assim o terceiro maior acionista.

O Sporting de Braga (clube) é o maior acionista com 36,99 por cento, a Qatar Sports Investments (entidade cujo beneficiário efetivo é o Estado do Qatar) detém 29,60, a Sundown Investments Limited (entidade cujo beneficiário efetivo é, desde maio de 2025, Inaete Merali) detém 17,04 e os restantes 16,37 estão distribuídos por outros pequenos acionistas.

Tópicos
PUB