Sporting-Benfica sem acordo de dia e hora

O jogo Sporting-Benfica da 11.ª jornada da I Liga, marcado para segunda-feira, às 20h15, em Alvalade, poderá ou não jogar-se nesse dia e a essa hora. Falta o consenso entre as partes envolvidas. A questão coloca-se depois do desafio entre o Sporting e o Videoton, a contar para a sexta jornada do Grupo G da Liga Europa, ter sido adiado devido à falta de condições do relvado do Estádio de Alvalade.

RTP /
O estado do relvado impossibilitou a realização do jogo de ontem EPA

A UEFA remarcou o jogo entre Sporting e Videoton para hoje (sexta-feira) no mesmo local e à mesma hora.

Perante tal situação ficou sem se saber quando se realizará o dérbie de Lisboa. Porquê? É simples.

O Sporting evoca o regulamento da Liga, nomeadamente o art. 23.º, ponto 3, que diz poder "excecionalmente, a Comissão Executiva da Liga alterar a data e hora da realização de um jogo das competições oficiais, devendo, para o efeito, ouvir previamente os clubes intervenientes no jogo em questão e qualquer outro clube que possa ser afetado pela decisão".

O clube leonino quer ter 72 horas de intervalo entre o jogo europeu e o encontro nacional e tal só será possível transferindo o Sporting-Benfica para a próxima terça-feira.

Contudo há quem entenda que as 72 horas aplicam-se quando uma equipa joga no estrangeiro o que não é o caso do Sporting frente ao Videoton. Na situação presente o adiamento do encontro com o Videoton não fere o sentimento da norma, pois os "leões" terão as reconhecidas 48 horas antes do encontro com o Benfica, e não as 72 horas caso jogassem fora na competição europeia.

O Sporting informou ainda ontem ter contactado a Liga Portuguesa de Futebol Profissional para pedir um esclarecimento sobre um possível adiamento do dérbi de segunda-feira com o Benfica.

Em comunicado, o Sporting, pela voz do diretor de comunicação, Pedro Sousa, diz que "os regulamentos das provas nacionais são omissos quanto à distância temporal entre os jogos das competições europeias que se disputam à sexta-feira e os jogos das competições nacionais".

A organização anunciou que o encontro entre o Sporting e a equipa húngara, previsto para as 20h05, foi remarcado para a mesma hora de sexta-feira (hoje), depois de o árbitro grego Michael Koukoulakis ter considerado que o relvado não estava em condições para a realização do jogo.
PUB