V. Guimarães afirma que Liga não pode ser homologada

O director-geral do Vitória de Guimarães, João Martins, anunciou esta tarde que o clube recorreu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol do arquivamento pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga da participação disciplinar contra o árbitro Artur Soares Dias, relativo à arbitragem do jogo com o Sporting de Braga de dia 2 de Abril.

RTP /
Artur Soares Dias numa das suas decisões polémicas no dérbi minhoto Foto: Lusa

"Atendendo a que há um recurso de um protesto pendente, a homologação do campeonato não pode ser feita sem que esse recurso seja decidido. O protesto está pendente no Conselho de Justiça, e não vamos pronunciarmo-nos sobre o seu conteúdo, porque aguardamos que seja proferida uma decisão", afirmou João Martins.

O director-geral do Vitória de Guimarães explicou que "o protesto tem sempre como consequência directa no futebol a repetição do jogo".

O responsável vimaranense criticou a actuação da CD da Liga: "As decisões da Comissão Disciplinar da Liga que ontem cessou funções relativas ao jogo de 2 de Abril passado criaram um ambiente de absoluta falta de confiança na sua capacidade de ponderação e julgamento, e de garante de regular aplicação das leis de jogo e demais regulamentos".

"Não podemos deixar de lamentar que a Comissão Disciplinar da Liga não tenha mantido a sua posição de isenção e objectividade que os estatutos e regulamentos impõem", acrescentou.

João Martins mostrou-se ainda desagradado com a punição do presidente do Vitória de Guimarães, Emílio Macedo da Silva, pelas críticas à arbitragem de Artur Soares Dias.

"Lamentamos que a CD da Liga tenha punido o nosso presidente com 30 dias de suspensão e multa por no final do jogo de Braga ter manifestado o seu desagrado e por ter acedido ao balneário onde estavam os jogadores, alegadamente por não estar credenciado", frisou.

O polémico dérbi minhoto da 25ª jornada terminou com uma vitória dos ‘arsenalistas' por 3-2.

PUB