Paris2024. Irmãos Abe podem continuar a reescrever história

por Lusa
Uta, de 24 anos, é a mais nova dos Hifumi Hannah Mckay - Reuters

Os irmãos Abe - Hifumi e Uta - podem continuar a reescrever a história olímpica, este domingo, quando defenderem em Paris2024 os títulos que conquistaram em Tóquio2020 nas categorias de judo de -66 kg e de -52 kg, respetivamente.

Há três anos (os Jogos foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19), os judocas japoneses tornaram-se os primeiros irmãos a conquistarem uma medalha de ouro olímpica num desporto individual no mesmo dia e hoje têm oportunidade de repetir a façanha.

Uta, de 24 anos, foi a primeira a experimentar a glória olímpica na capital do seu país, com Hifumi, dois anos mais velho, a seguir-lhe o exemplo pouco depois, mas hoje, em Paris, a ordem inverte-se, com a final masculina de -66 kg a anteceder a feminina de -52 kg.

Apesar de não liderarem os rankings das respetivas categorias, os irmãos Abe terão de ser incluídos na restrita lista de favoritos, no segundo dia de Paris2024 após a cerimónia de abertura, que vai distribuir 13 medalhas de ouro, de oito modalidades.

Depois de ter tido honras de abertura do quadro de medalhas, no sábado, com a conquista do título na prova de carabina a 10 metros de equipas mistas por parte da China, o tiro regressa com mais duas finais, de pistola a 10 metros, masculina e feminina.


PUB