Rali de Portugal: Latvala vence 10.ª especial, marcada por despiste de Tanak

O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo-R) venceu a 10.ª especial do Rali de Portugal, marcada pelo despiste do estónio Ott Tanak (Ford Fiesta WRC), que atrasou Mikko Hirvonen na perseguição ao líder Sebastien Ogier.

Lusa /
Jari-Matti Latvala em ação no Algarve Foto: Luís Forra/Lusa

No Malhão (22,15 quilómetros), Tanak, que seguia na terceira posição da geral, deixou o carro numa posição em que bloqueava a estrada, o que afetou o seu companheiro de equipa, Mikko Hirvonnen, que ainda parou para o ajudar.

Assim, o finlandês da Ford apenas conseguiu terminar o troço 5.55,7 minutos depois do primeiro, mas o seu tempo ainda é provisório e estará sujeito a acertos por parte do colégio de comissários. A classificação apenas será oficial no final do dia.

Latvala venceu a especial com o tempo de 13.58,1 minutos, com Ogier a 1,9 segundos e Mads Ostberg (Citroen DS3 WRC) a 4,0.

Na geral, Ogier consolidou a liderança, provisoriamente com menos 34 segundos do que Ostberg e 52,4 segundos em relação a Dani Sordo (Hyundai i20 WRC), que, de uma assentada, viu dois pilotos que o precediam (Tanak e Hirvonnen) caírem na tabela.

A especial do Malhão foi a última da manhã deste sábado. Durante a parte da tarde, os pilotos vão repetir os mesmos troços, pela mesma ordem (Santa Clara, Santana da Serra e Malhão).

Acompanhe a par e passo todas as incidências do Rali de Portugal.


PUB