4º piloto de sempre a vencer 6 GPs consecutivos. Na 6ª corrida da história sem abandonos.
A vitória de Rosberg é a 6ª consecutiva do alemão, a 3ª desta temporada, o que o coloca a par de apenas outros 3 pilotos, dois deles compatriotas. De facto, apenas Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Alberto Ascari tinham até hoje vencido 6 GPs de F1 consecutivos.
E com tanta confusão na 1ª curva do GP, pode parecer inacreditável, mas em Shanghai ninguém abandonou. 22 pilotos à partida, 22 à chegada. Foi a 6ª vez na história da F1 que um GP terminou com todos os carros que começaram a corrida.
REUTERS/Aly Song
A mais de meio minuto atrás de Rosberg ficaram Sebastian Vettel e Danyl Kvyat, dois pilotos que iniciaram precisamente aquele que foi o incidente com que o GP começou e se traduziu numa cascata de problemas para os principais e diretos adversários de Nico Rosberg. De uma forma ou outra, todos foram afectados, à exceção de Nico.
Como se escreve, a vitória de Rosberg tornou-se fácil, depois do incidente caótico que marcou a 1ª curva do GP. E para ficar mais fácil de entender, explique-se a sequência.
- Daniel Ricciardo sai muito bem da 2ª posição e salta para o comando no final da reta, curvando na frente de Rosberg
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- Largando agressivamente também, o russo Daniil Kvyat trava forte por dentro da 1ª curva e pressiona Sebastian Vettel, que para fugir a um embate com o russo, acaba por apanhar o Ferrari do seu colega Kimi Raikkonen. O embrulho começou aí.
Com Kvyat aproveitando rápido pelo interior, Vettel reagiu e abriu para o exterior.
Vettel irritou-se pelo rádio, descrevendo Kvyat como "louco com manobra "suicida" e discutiu com ele após o GP. O Russo limitou-se a dizer que aproveitou a chance e que isto são corridas, que ele está no pódio e voltará a fazer de novo." . Em rigor, ao rever imagens a razão assiste ao russo, que viu a chance e fez a manobra, Foi Vettel que vacilou.
(observe aqui o incidente)
- Todos tentam fugir ao peão de Kimi, vindo do fundo, Felipe Nasr tenta-se desviar do Ferrari de Kimi e acerta em quem? Lewis Hamilton que largara da última posição de grelha.
- A asa de Vettel partida no incidente com Raikkonen, a asa de Hamilton partida pelo toque do Sauber de Nasr ficam espalhadas em pista. E na volta 3, Ricciardo que liderava a corrida com base nos seus "super macios", foi vítima de furo, precisamente nos destroços deixados em pista naquele primeiro incidente.
A direcção de corrida teve de mandar entrar o Safety Car. A confusão e estragos em tanta gente era imenso, a grelha estava completamente alterada. Mas uma coisa era certa. Além de Hamilton que teve de mudar de asa e fez 3 paragens de pitstop, tentando melhorar equilíbrio do chassis danificado no momento em que a sua asa dianteira partiu e entrou por debaixo do carro, Nico Rosberg tinha também já longe os dois Ferrari, vítimas do incidente da largada (Vettel rumou igualmente à boxe, como Raikkonen que inclusive mudou asa dianteira do carro). Também Ricciardo ao furar perdera posições.
No relançamento, Rosberg tinha atrás de si Felipe Massa e Fernando Alonso, dois dos que não pararam e ficaram também à margem das mazelas. Mas Vettel era 15º, Ricciardo 17º, Raikkonen 19º e Hamilton 22º. Boa vida para Rosberg.
Os 30 minutos seguidos de corrida foram fenomenais. Há muito que a F1 não proporcionava tantas e tão boas batalhas de posição. Muitas ultrapassagens, para todos os géneros e feitios.
Tudo lá atrás, porque Rosberg foi em velocidade de cruzeiro, ganhando tempo a todos os demais. Quem quem tentava melhorar posições e discutir lugares nos pontos, usaram diferentes táticas de corrida e uso dos compostos. Em permanentes mudanças de posição.
No duelo para o 2º lugar final Vettel recuperou até à posição de Kvyat entrando ambos para o pitstop final ao mesmo tempo. O alemão da Ferrari foi passar o russo depois em pista, mercê de melhores pneus macios no turno final. A chance da Ferrari insistir no uso dos super-macios após a situação do Safety Car, acabou por permitir a recuperação de Sabastian.
Outro piloto que galgou posições e se pode considerar como o piloto da corrida, pela múltiplas passagens que fez, foi Daniel Ricciardo. Ele veio depois do incidente de 19º para 4º, confirmando o grande fim-de-semana tido em Shanghai. Um dos melhores da sua carreira. A Red Bull a mostrar que o seu chassis ganhou muito no desenvolvimento em Milton Keynes. Atualmente é o carro mais rápido em curvas lentas, mais do que a Mercedes. E a Red Bull está em posição de combater com a Ferrari e porque não com a Mercedes em algumas corridas.
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Hamilton ainda subiu por momentos até à 4ª posição, mas a ideia de o levar com pneus médios num longo turno final, acabou por não resultar pois os seus pneus não ficaram frescos para o final e com um composto mais lento que os macios, foi perdendo para Massa e Ricciardo, até Raikkonen no final.
O facto do fundo do carro ter sofrido com o estrago da asa frontal quando partiu na largada, acabou por levar a um excessivo desgaste dos pneus, pela instabilidade do W07. O 7º lugar final, foi o melhor para amealhar pontos e impedir que Rosberg encaixasse maior diferença na saída da china.
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A Williams dividiu-se entre uma bela corrida para Felipe Massa que aguentou firme o 4º lugar, depois de se ter achado em 2º após a intervenção do SC na corrida. No final perdeu ainda para Kimi Raikkonen que com melhores pneus suplantou o brasileiro.
Pelo contrário Bottas foi mais infeliz, corrida mais difícil, terminando em 10º num fim-de-semana de aniversário para o patrão Frank. A equipa poderia ter feito um pouco melhor caso usasse os novos bicos mas ambos saíram danificados na 6ª feira e não puderam mais pressionar o seu uso.
Corrida razoável para a Toro Rosso que desde 2013 não terminava tão bem o GP da China. Verstappen e Sainz foram 8º e 9º, numa prova onde passaram mais invisíveis mas onde tiveram de lutar bem para garantir os pontos.
A McLaren incorreu em erros que lhe minaram a competitivamente, apostando no composto médio, que acabou por não resultar. Frustração em não chegar aos pontos, o que era de esperar em Shanghai. O melhor que resulta desta corrida é que a equipa está cada vez mais perto de começar a ser consistente nos pontos. Com uma melhor performance em qualificação, Alonso e Button podem começar em breve a discutir posições nos pontos.
Num dia de aniversário, Grosjean batido na larga por Ericsson, o que lhe minou também a ele toda a corrida, desta vez não chegou aos pontos como nas duas primeiras corridas. Mas em contrapartida, a Haas F1 recebeu ambos os carros no final da corrida, o que no caso é uma novidade este ano para Esteben Gutierrez.
A Renault teve um fim-de-semana difícil. Nada correu bem desde os treinos livres. E se o motor está a ajudar a RedBull, as dificuldades parecem resultar em muito do chassis que tem enormes limitações.
EPA/WU HONG
CLASSIFICAÇÃO GP DA CHINA
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1h38m53.891 |
2. | Sebastian Vettel | Ferrari | +37.7s |
3. | Daniil Kvyat | Red Bull-Tag Heurer | +45.9s |
4. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heurer | +52.6s |
5. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +1m05.8 |
6. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +1m15.5 |
7. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | +1m18.2 |
8. | Max Verstappen | Toro Rosso-Renault | +1m19.2 |
9. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | +1m24.1 |
10. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1m26.1 |
11. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1m34.2 |
12. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | +1m37.2 |
13. | Jenson Button | McLaren-Honda | +1m41.9 |
14. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | +1 volta |
15. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1 volta |
16. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | +1 volta |
17. | Kevin Magnussen | Renault | +1 volta |
18. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | +1 volta |
19. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | +1 volta |
20. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +1 volta |
21. | Rio Haryanto | MRT-Mercedes | +1 volta |
22. | Jolyon Palmer | Renault | +1 volta |
MELHOR VOLTA | |||
Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:39.482 |
O quadro abaixo apresenta a mesma classificação mas revelando também o número de pit stops e opções de compostos em cada momento
Rosberg é o 10º piloto da história a vencer as primeiras 3 corridas do mundial. Os anteriores 9 pilotos acabaram campeões do mundo.
Nico tem agora Rosberg 75 pontos no campeonato, contra Hamilton com 39, Ricciardo 36, Vettel 33, Raikkonen 28, Massa 22 e Kvyat 21. Nos construtores, a Mercedes passa a ter 114, contra a Ferrari com 61, Red Bull 57 e Williams 29.
Dentro de 2 semanas, o GP da Rússia em Sochi, será a 4ª etapa do mundial.