Argentina com um pé nos "oitavos"

A Argentina alcançou hoje a sua segunda vitória neste Campeonato do Mundo 2010, por 4-1, frente a uma Coreia do Sul algo acanhada na primeira parte e mais atrevida na segunda. Em caso de empate no outro jogo do Grupo B, a formação alviceleste será a primeira equipa a garantir a passagem aos oitavos de final.

RTP /
Jogadores argentinos festejam a vitória Getty Images

Por aquilo que as duas equipas fizeram no passado, quase que se podia adivinhar o resultado final deste encontro, que colocou frente a frente a Argentina, 7ª no ranking FIFA e duas vezes Campeã do Mundo, e a Coreia do Sul, 47ª, que conseguiu transpor a fase de grupos apenas uma vez, quando jogava em casa, no Mundial'02.

Ainda assim, já foram várias as surpresas neste Mundial com as "equipas favoritas", com o empate da França e Inglaterra, a derrota da Espanha e uma vitória pela margem mínima do Brasil. A expectativa era, por essa razão, bastante grande.

A Argentina entrou bastante melhor no encontro, frente a uma Coreia do Sul a jogar à defesa e sem grande vontade de atacar. A formação sul-americana trocava o esférico à espera de uma oportunidade de marcar, que teimava em surgir com os onze jogadores sul coreanos atrás da linha da bola.

Apesar de tudo, o primeiro golo surgiu relativamente cedo, aos 15 minutos, depois de um corte infeliz de Chu Young PARK a um cruzamento de Messi, com a bola a parar só no fundo da baliza da Coreia do Sul. A formação asiática continuava algo apática e as oportunidades de golo surgiam apenas para a Argentina.

O segundo golo surgiu aos 32 minutos, novamente de bola parada, com Burdisso a assistir Higuaín de cabeça já dentro da área, que, isolado ao segundo poste, faz sem qualquer dificuldade o 2-0 para a Argentina.

Ao cair do pano da primeira parte, a Coreia do Sul consegue reduzir a vantagem para 2-1, por Chung Yong LEE, depois de erro crasso de Demichelis, resultado que se verificava ao intervalo. Este golo deu ânimo aos jogadores sul-coreanos, que começaram o segundo tempo bastante mais agressivos e com várias oportunidades de golo flagrantes.

A Argentina parecia ter agora menos dinâmica, e não conseguia construir jogadas de perigo. Mas aos 75 minutos a formação sul-americana mata o jogo com o 3-1, golo marcado por Higuaín, apesar de o avançado do Real Madrid se encontrar em posição irregular.

Cinco minutos depois, Higuaín faz o hat-trick, na sequência de uma jogada que começou com a marcação rápida de um livre junto à área argentina. A partir daqui, a Coreia do Sul limitou-se a esperar pelo final do jogo, perdendo toda a ambição que esboçou no início da segunda parte. À Argentina, bastou controlar a posse de bola.

Com esta vitória a formação comandada por Diego Maradona deu um passo importante na passagem aos oitavos de final, bastando apenas um empate entre a Nigéria e Grécia para que tal aconteça.

Esta foi a segunda goleada do Mundial 2010, depois da vitória da Alemanha sobre a Austrália por 4-0.
PUB