Brasil apurado, Kaká expulso

O Brasil venceu esta noite a Costa do Marfim no Estádio Soccer City por 3-1, e está nos oitavos, num jogo bastante violento fisicamente para a formação canarinha, e com uma arbitragem bastante polémica. Kaká foi expulso ao minuto 87, numa decisão que deixou o banco brasileiro totalmente surpreso, e que impede o médio do Real Madrid de defrontar Portugal.

Pedro Araújo Pina /
Kaká festeja com os colegas Getty Images

Este foi um encontro com uma história completamente diferente daquela que caracterizou o jogo entre a Costa do Marfim e Portugal. A formação africana entrou bastante mais agressiva, talvez pelo efeito psicológico, consequência da titularidade de Drogba.

Durante os primeiros 20 minutos, o jogo foi bastante disputado no meio campo, com poucas oportunidades de golo, mas as que surgiam, eram para ambas as equipas. No entanto, foi o Brasil que inaugurou o marcador aos 24 minutos.

Kaká desmarca Luis Fabiano, depois de ganhar um ressalto frente à defesa costa-marfinense, e o avançado do Sevilha remata forte e colocado, sem qualquer hipótese para Barry.

Este foi o momento decisivo do encontro, visto que a formação orientada por Sven-Goran Eriksson teve de abrir jogo e apostar mais no ataque, deixando mais espaços que os avançados canarinhos podiam aproveitar.

Ainda assim, o intervalo chegou e as equipas foram para o balneário com 1-0 no marcador.

O segundo tempo começou com o Brasil a pressionar muito e o resultado chegou aos 49 minutos com Luis Fabiano a bisar na partida. O médio tomou a iniciativa e, depois de passar por três defesas da Costa do Marfim, remata sem hipótese para Barry. No entanto, o golo devia ter sido anulado, tendo em conta que Fabiano controlou a bola com o braço por duas vezes.

A partir daqui o jogo foi do Brasil, apesar de alguns ataques esporádicos por parte da formação africana. Elano faz o terceiro aos 62 minutos, depois de cruzamento de Kaká, e mata o jogo. A formação orientada por Dunga trocava a bola a seu belo prazer e a Costa do Marfim via jogar.

Ao minuto 78, Drogba reduz para 3-1, mas já não havia muito a fazer para impedir a vitória canarinha.

Nos últimos dez minutos, a confusão instalou-se, com vários desentendimentos entre jogadores brasileiros e costa-marfinenses, são mostrados vários cartões amarelos e Kaká acaba por ser expulso aos 87 minutos, numa decisão bastante polémica por parte da arbitragem. Deste modo, médio do Real Madrid não vai poder defrontar Portugal no próximo dia 25.

Brasil lidera o Grupo G com 6 pontos, contra 1 de Portugal e Costa do Marfim e 0 da Coreia do Norte e está nos oitavos de final do Mundial 2010.
PUB