Duelo ibérico nos oitavos

A Espanha venceu hoje o Chile por 2-1 e garantiu o primeiro lugar do Grupo H, depois de desempate por diferença de golos. O Chile ainda conseguiu reduzir logo no início da segunda parte, mas tal não foi suficiente. Assim, a formação chilena vai enfrentar o Brasil, e a Espanha Portugal nos oitavos de final.

Pedro Araújo Pina /
Vidal e Iniesta disputam a bola Getty Images

O Chile partia para este encontro numa posição mais confortável, bastando-lhe o empate para garantir a liderança do grupo. A Espanha, pelo contrário, necessitava de uma vitória para sonhar com a passagem à próxima fase.

A formação orientada por Vicent del Bosque começou melhor e conseguiu construir várias jogadas de ataque durante os primeiros minutos. O Chile respondeu e rapidamente conseguiu equilibrar a partida.

Ainda assim, é a Espanha que, aos 23 minutos, por David Villa, aproveita um erro do guarda-redes chileno e se adianta no marcador. Bravo sai da área para impedir que Torres consiga alcançar a bola depois de um passe longo de Xabi Alonso, consegue, mas Villa na insistência remata a mais de 40 metros e, sem qualquer oposição, faz o primeiro do jogo.

O Chile reage e dispôs de várias oportunidades nos minutos seguintes. Mas, mais uma vez, é a Espanha que leva a melhor e marca o segundo aos 36 minutos. E, mais uma vez, com alguma culpa dos jogadores chilenos. Há uma perda de bola em zona proibida, o ataque espanhol aproveita e desequilibra por completo a defesa do Chile. Depois do cruzamento, Iniesta só tem de empurrar para o fundo das redes de Bravo.

Na confusão que se gerou após o golo, o Chile fica reduzido a dez unidades depois de Estrada ver o segundo amarelo. A situação complicava-se para os sul-americanos.

O Chile fez duas alterações durante o intervalo e tal decisão veio a comprovar-se muito acertada. Millar, que entrou para o segundo tempo, reduz logo aos 46 minutos, depois de um remate colocado de fora da área ter desviado num defesa espanhol e enganado Casillas. O Chile estava agora mais confortável, tendo em conta que o outro encontro do Grupo H se encontrava empatado a zero.

Ainda assim, e apesar de estar em inferioridade numérica, a formação orientada por Marcelo Bielsa jogava de igual para igual com a Espanha e criou várias oportunidades de empatar. Mas a Espanha depressa pegou no jogo e colocou o Chile em sentido, com Villa a surgir do nada e a dar muito trabalho aos defesas chilenos.

Depois deste período de sufoco, o Chile conseguiu reorganizar a sua defesa e impedir que a Espanha criasse linhas de passe. À medida que o final se ia aproximando, ambas as equipas começaram a conformar-se com o resultado, e os últimos 15 ou 20 minutos não têm qualquer história. A Espanha trocava a bola e o Chile deixava, sem que ninguém procurasse o golo.

Com os resultados de hoje, Portugal vai defrontar a Espanha nos oitavos de final, enquanto que o Chile vai encontrar o Brasil na próxima fase.
PUB