Mundiais. Os maiores goleadores da competição

Desde 1930 que o Mundial se joga a cada quatro anos. Para além de um novo campeão do mundo, a competição traz ao de cima grandes exibições individuais. Para isso, em muito contribui os golos marcados. Com as melhores condições de jogo e treino a que os jogadores têm acesso nos dias de hoje é muito mais fácil participarem em mais edições de campeonatos do mundo. Assim, Miroslav Klose lidera o ranking dos maiores goleadores da competição mundial.

Inês Geraldo - RTP /
Os Mundiais têm criado goleadores míticos, cujos nomes perduram até hoje Reuters

São muitos os grandes nomes que estão na lista, havendo lugar para um dos grandes jogadores portugueses de todos os tempos.

A lista dos maiores goleadores é liderada por Miroslav Klose, avançado alemão, que se sagrou campeão do mundo em 2014, no Brasil, e assim deu por terminada a carreira internacional.

O alemão participou nos Mundiais de 2002, 2006, 2010 e 2014. Realizou 28 partidas e marcou 16 golos, deixando para trás o mítico Ronaldo Nazário. A ultrapassagem ao brasileiro deu-se na partida frente ao Gana, no Mundial de 2014.
Foto: Reuters

Até 2014, ano em que se jogou o Mundial no Brasil, Ronaldo “fenómeno” era o maior marcador de sempre de Mundiais, tendo vencido a competição em 1994 e 2002. Lenda do Real Madrid e do “Escrete”, Ronaldo marcou 15 golos, divididos por 19 jogos, tendo quase uma média de um golo por jogo.

Os tentos mais emblemáticos foram conseguidos na final do Mundial de 2002, frente à Alemanha (onde já estava Miroslav Klose). Numa vitória por 2-0, o “fenómeno” marcou os dois golos brasileiros frente a Oliver Kahn e deu o penta ao país do samba e do futebol.

O pódio fica completo com mais um “monstro” do futebol mundial. Gerd Muller, o bombardeiro alemão, é o terceiro jogador com mais golos em campeonatos do mundo. O internacional pela “Mannschaft” participou nos Mundiais de 1970 e 1974 e marcou 14 golos, tendo vencido a competição na segunda vez em jogou na competição.

No quarto lugar, um recordista. Just Fontaine, marroquino de nascença, representou a França no Mundial de 1958 e marcou algo como 13 golos. Fontaine detém o recorde de mais golos marcados numa só edição de um Mundial e ultrapassa no número total de golos aquele que será o nome mais mítico dos Mundiais até hoje.

Pelé é quinto classificado nesta lista. Vencedor mais jovem de sempre de campeonato do mundo, o astro brasileiro triunfou por três vezes em Mundiais (1958, 1962 e 1970) e alcançou a marca dos 12 golos.

A lista continua com nomes bem conhecidos como Sándor Kocsis e Jurgen Klinsmann (11 golos), Helmut Rahn, Gary Lineker, Gabriel Batistuta, Teófilo Cubillas, Thomas Muller e Grzegorz Lato (10 golos).

O primeiro português nesta lista surge com nove golos marcados e é Eusébio da Silva Ferreira. O “Pantera Negra” participou no Mundial de 1966 e foi o melhor marcador da prova. A seguir a Eusébio vem Cristiano Ronaldo. O atual capitão da seleção portuguesa leva sete golos em Mundiais e espera aumentar o registo no Catar 2022.
Tópicos
PUB