Reportagem

Ataque na Holanda com várias vítimas

por RTP

Robin van Lonkhuijsen - EPA

Morreram pelo menos três pessoas no tiroteio da manhã desta segunda-feira num elétrico. O suspeito, identificado como Gokmen Tanis, foi entretanto detido pelas autoridades.

Mais atualizações

18h42 - Investigação turca

As agências secretas da Turquia estão agora a procurar apurar se o ataque em Utrecht partiu de motivações pessoais ou constituiu um ato de terrorismo, afirma o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em declarações emitidas pelas televisões do país.

18h10 - Suspeito detido já tinha antecedentes



O enviado especial da RTP a Utrecht, Duarte Valente, deu conta da captura de Gokmen Tanis, de 37 anos. A informação foi dada durante uma conferência de imprensa da polícia de Utrecht.

A motivação do homem detido ainda não é conhecida mas não foram excluídas quaisquer possibilidades. Para além de um possível ataque terrorista há testemunhas que dizem que pode ter havido um motivo passional, já que o atirador se dirigiu a uma pessoa.

Sabe-se que o homem de origem turca, de 37 anos, já tinha antecedentes criminais.

17h33 - Suspeito do ataque detido

A NOS News, televisão pública da Holanda, anunciou que o Gokmen Tanis, atirador de Utrecht, foi detido pelas autoridades. A Polícia de Utrecht confirmou nas redes sociais que foi detida uma pessoa que pensam ser o suspeito do tiroteio.


A Polícia revelou também que o principal suspeito foi detido na zona de Oudenoord, em Utrecht, numa rusga policial. De acordo com as autoridades, a pessoa detida corresponde ao homem das imagens que fora divulgadas durante a manhã. O nível de alerta foi reduzido.


17h30 - Marcelo envia condolências

O Presidente da República enviou condolências aos reis da Holanda em nome do povo português, numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República.

"Na sequência do ignóbil atentado que hoje teve lugar em Utrecht, o Presidente da República enviou, em nome do povo português e no seu próprio, uma mensagem de condolências ao Rei dos Países Baixos, transmitindo sentimentos de pesar às famílias das vítimas e votos de rápidas melhoras a todos os feridos".

O Presidente da República, de acordo com a mesma nota, "expressou ainda a sua profunda solidariedade para com o povo holandês neste momento difícil", vincando o "firme repúdio por este ato de violência".

17h27 - Procurador dá mais detalhes

O Procurador holandês da região revelou em conferência de imprensa que a polícia fez várias rusgas na tentativa de encontrar o suspeito. Rutger Jeuken explicou também que ainda não há motivo para o que aconteceu na manhã desta segunda-feira e que poderá ter sido um ajuste de contas familiar.

O suspeito já tinha antecendentes criminais mas não foram avançados mais detalhes sobre essa situação.

16h45 - Reis da Holanda reagem

O Rei Willem-Alexander e a Rainha Maxima, da Holanda, já reagiram aos acontecimentos na cidade de Utrecht, que levou à morte de três pessoas.

Em comunicado, os reis declararam que atos de violência deste género "são inaceitáveis".

"Estamos profundamente consternados que três pessoas tenham sido mortas e outras tenham ficado seriamente feridas no ataque em Utrecht. Lamentamos imenso pelas vítimas e pelos seus familiares".

"Actos como este são completamente inaceitáveis. Temos de lutar todos juntos por uma comunidade em que as pessoas se sintam seguras e em que a liberdade e tolerância são da maior importância".

"Os nossos agradecimentos vão para todos aqueles que foram os primeiros a assistir as vítimas no local. Os nossos pensamentos estão com os habitantes de Utrecht".

16h25 - A agência noticiosa da Turquia, Anadolu, avançou que o tiroteio que teve lugar num elétrico na cidade de Utrech e perpetrado por Gokmen Tanis deveu-se a razões familiares.

A agência noticiosa turca cita familiares do atirador explicando que Tanis atirou sobre um familiar e depois sobre outras pessoas que tentaram ajudar.

15h40 - Geert Wilders reage ao tiroteio

O líder do partido de extrema-direita da Holanda, Geert Wilders, reagiu nas redes sociais ao ataque no Elétrico na cidade de Utrecht.


"Notícias horríveis vindas de Utrecht. A minha homenagem aos serviços de emergência e os meus pensamentos estão com as vítimas e seus familiares. O mais correto é que devido a estas circunstâncias a campanha para as eleições tenha sido suspensa".

15h34 - Número de feridos reduzido

A Polícia de Utrecht anunciou na sua página oficial de Twitter que o número de feridos do ataque desta manhã diminuiu de nove para cinco. No entanto, o número de mortes mantém-se.


15h14 - Polícia de Utrecht pediu para que a população não saia de casa e que se sabem alguma informação sobre o atirador que avisem as autoridades. Entretanto, o conselho para não sair de casa já foi levantado.


Foi também revelado que um Renault Clio vermelho foi roubado instantes antes do tiroteio e que foi encontrado numa outra rua a quatro quilómetros de distância.

14h07 – Três mortos no tiroteio

O presidente da Câmara de Utrecht confirmou que o tiroteio desta manhã provocou três mortos e nove feridos. 


13h54 - Primeiro-ministro holandês afirmou em conferência de imprensa esta tarde que todos os esforços estão a ser feitos para capturar "o ou os suspeitos" reponsáveis pelo ataque desta manhã.

"A polícia e os procuradores estão a investigar o que exatamente aconteceu. O que se sabe para já é que houve um ataque a pessoas que estavam sentadas num elétrico em Utrecht, que há feridos e possivelmente vítimas mortais".

13h43 - Reportagem do Jornal da Tarde sobre a situação na Holanda.


13h19- Polícia divulga imagem de suspeito do ataque

A polícia divulgou no Twitter uma fotografia de um indivíduo que estará ligado ao ataque desta manhã. Um homem, com 37 anos, nascido na Turquia, de nome Gökman Tanis. Autoridades apelam às pessoas para não se aproximarem e alertarem as autoridades se for visto.



13h13 - Várias pessoas feridas após tiroteio foram levadas para o hospital

12h42 - Coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo não coloca de parte a possibilidade de mais do que uma pessoa estar envolvida no tiroteio. Adianta no entanto que a investigação neste momento está centrada num indivíduo.

12h36 - Comunicado da polícia

Autoridades holandesas dizem, em comunicado publicado online, que o tiroteio aconteceu na praça 24 de Outubro em Utrecht. Falam em vários feridos. O atirador, dizem, será provavelmente um homem que está em fuga.

O tiroteio teve lugar dentro ou na zona de um transporte público (elétrico). A polícia continua à procura do atirador usando para isso todos os meios possíveis. Nesta altura as autoridades consideram todas as possibilidades, incluindo a de se tratar de um ataque terrorista.

12h22 - Responsável pela agência de contraterrorismo da Holanda, citado pela Reuters, dá conta de tiroteios em "várias" zonas de Utrecht

12h07 – Polícia antiterrorismo cerca uma casa onde poderá estar ao alegado autor do tiroteio

11h46 – Polícia apela à população para não se dirigir ao local do tiroteio.

“Não se aproxime da localização do incidente”

11h42 - Reforçada segurança

Polícia reforça segurança nos aeroportos, mesquitas e escolas.

11h38 – Elevado o nível de alerta

O Governo holandês elevou o nível de alerta para o mais elevado.

11h29 - Autoridades dão instruções para que as escolas se mantenham de portas fechadas na cidade de Utrecht

11h28 - Comunicação social holandesa avança que o suspeito do ataque no elétrico ainda não foi detido.

11h25 - Pelo menos uma pessoa morreu, avançam os jornais locais.

No local está um forte dispositivo policial, incluindo uma unidade anti-terrorismo. As autoridades holandesas não colocam para já de parte a possibilidade de se tratar de um ataque terrorista.


No Twitter, a polícia deu conta de um "incidente" que aconteceu às 10h45 locais.

"Vários tiros foram disparados no elétrico e várias pessoas ficaram feridas", disse o porta-voz da polícia Joost Lanshage, citado pelo The Guardian.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, convocou o gabinete de crise depois de afirmar que está "profundamente preocupado" com o que aconteceu.

De acordo com os media do país, a segurança à volta do Executivo foi aumentada.

A polícia local diz que o alerta foi dado às 10h45 (9h45 em Portugal) e que o incidente aconteceu num elétrico na zona de 24 oktoberplein.