Reportagem

Carrinha atinge peões na Ponte de Londres

por RTP

A polícia britânica confirmou que os incidentes na London Bridge e no mercado de Borough são atos terroristas. As autoridades indicam que há várias vítimas.

Mais atualizações

02h10 - A primeira página do The Sunday Times.

02h00 - O que sabemos: Polícia confirma que há várias vítimas em dois ataques terroristas. Um ataque na London Bridge, quando uma carrinha atropelou várias pessoas, e outro em Borough.

01h54 - Imagem revelada no Instagram do momento em que um homem é detido pelas autoridades em Londres. Não é certo se está envolvido no ataque terrorista.

The guy that the police knocked down after 1 min #live #police #dead #man #london #terroristic #attack

A post shared by Gabriele Sciotto (@fried_chicken) on


01h49
- A reação do Mayor de Londres ao ataque. "Um deliberado e cobarde ataque contra londrinos inocentes", escreveu Sadiq Khan.


01h38 - O jornal "The Sun", que cita testemunhas, diz que dois atacantes terão sido abatidos pela polícia. Haverá ainda três atacantes em fuga 

01h35 - Mais imagens publicadas no Facebook mostram o momento em que dezenas de pessoas fogem da zona da London Bridge. 




01h31 - Vídeo publicado no Facebook mostra a forte atividade da polícia britânica em resposta à situação na Ponte de Londres: 


01h08 - Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa solidário com o povo britânico: 

"De novo cidadãos inocentes foram atacados no centro de Londres. Ao mesmo tempo em que envio os meus votos solidários a Sua Majestade a Rainha Isabel II e ao povo britânico, quero de novo sublinhar que continuaremos a defender a Paz, a Democracia e a Liberdade. Quero também desejar uma rápida de recuperação às vítimas e apresentar os meus sentimentos às famílias enlutadas."

 

00h59
- Polícia informa via Twitter que a situação em Vauxhall se trata de um esfaqueamento que não está relacionado com os incidentes terroristas da Ponte de Londres e do mercado de Borough


00h54
- Polícia confirma ato terrorista em Londres. Numa informação publicada no Twitter a polícia avança que "às 00:25 os incidentes na London Bridge e mercado de Borough foram declarados como incidentes terroristas".


00h49
- Reação da primeira-ministra britânica ao que está a acontecer em Londres:

"Posso confirmar que o terrível incidente em Londres está a ser tratado como um potencial ato de terrorismo. Esta é uma investigação que estar a avançar rapidamente. Quero expressar a minha gratidão à polícia e aos serviços de emergência que estão nos locais. Os nossos pensamentos estão com aqueles que foram apanhados nestes terríveis eventos".

00h46 - Polícia pede às pessoas para se afastarem da zona da London Bridge e Borough para que os serviços de emergência possam atuar. 

00:41 - Primeira-ministra britânica fala em "potencial ato terrorista" o que está a acontecer esta noite em Londres

00h35 - Presidente dos EUA garante apoio a Londres e ao Reino Unido. "Estamos convosco", escreveu Donald Trump no Twitter:

00h29 - Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que a polícia entra num Pub em Londres e manda baixar todas as pessoas.

00h23 - Uma testemunha em Borough disse à BBC que pelo menos quatro pessoas foram esfaqueadas por três atacantes, um deles com uma grande faca.

00h16 - O que sabemos até agora: Polícia confirma que há mais do que uma vítima mortal em vários "incidentes" - é este o termo por agora utilizado pelas autoridades - que começaram na Ponte de Londres pelas 22h15. Uma carrinha branca atropelou várias pessoas. Pouco tempo depois registo de um incidente com um homem com uma faca no mercado de Borough. Polícia disparou tiros nesta situação. Um terceiro incidente aconteceu em Vauxhall, mas pouco se sabe ainda sobre esta situação.

 
00:06 - Aviso da polícia para quem esteja nos locais onde foram registados incidentes.

 

 



00h00: BBC avança que há mais do que uma vítima mortal na situação na Ponte de Londres

23h55: terceiro incidente

Além de Borough Market e da Ponte de Londres, a polícia está a atuar na zona de Vauxhall. As autoridades confirmam ter efetuado disparos em Borough Market, após relatos de esfaqueamentos.

23h48: notícia de suspeitos a monte

A polícia britânica estará à procura de três suspeitos armados, segundo a BBC.

O jornalista Ricardo Alexandre, enviado especial da RTP para a cobertura das eleições britânicas, está no local.


23h36: Casa Branca informada


A polícia britânica não emprega ainda a expressão "terrorismo", mas o gabinete da primeira-ministra Theresa May adianta ter já informado o Presidente norte-americano, Donald Trump, dos acontecimentos em Londres.

23h23: segundo incidente

A polícia britânica adiantou entretanto que foi também chamada a responder a um "incidente" no Borough Market, além da Ponte de Londres.

23h15: o que já se sabe

Testemunhas no local, citadas pela agência Reuters, adiantam ter visto uma carrinha atropelas vários peões na Ponte de Londres.

Uma outra testemunha afirma ter visto pessoas com ferimentos de arma branca.

Por agora a polícia britânica confirma estar a lider com um "grande incidente". Há nesta altura um forte aparato policial e dos serviços de emergência médica na London Bridge.

A carrinha, de cor branca, terá atropelado entre cinco a seis pessoas.

As autoridades dos transportes encerraram quase de imadiato a estação ferroviária local, a pedido da polícia.

Este incidente acontece menos de duas semanas depois do atentado suicida em Manchester, após um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande - morreram 22 pessoas.