Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Nas últimas 24 horas houve mais 23 mortos e 603 casos em Portugal. Há nesta altura registo de 1.143 recuperados. Acompanhamos aqui os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 à escala internacional.

Mais atualizações




22h43 - Homenagem em Inglaterra a um médico que morreu de covid-19

Sadeq Elhowsh, muçulmano, 58 anos, era cirurgião ortopédico no St. Helens and Knowsley Teaching Hospitals NHS Trust. Deixa mulher e quatro filhos. Foi infectado em serviço. Homenagens como esta sucedem-se no decorrer de uma pandemia que não poupa aqueles que estão na frente da batalha, procurando resgatar os doentes das mãos da covid-19.


22h34 - Franceses apontam efeito protetor da nicotina, investigador português torce o nariz

Investigadores em França dizem que a nicotina pode ter um efeito protetor contra a infeção pelo novo coronavíus e vão iniciar ensaios com adesivos de nicotina.

A hipótese é apoiada pelo baixo número de fumadores entre os doentes com covid-19 hospitalizados. Segundo vários estudos em todo o mundo, as taxas variam entre 1,4 e 12,5%, de acordo com a agência de notícias francesa AFP.

Um estudo francês com 350 pacientes hospitalizados e 150 com sintomas mais leves, mas todos com covid-19, também confirma essa baixa percentagem de fumadores entre os infetados, refere a AFP.

"Entre os pacientes havia apenas 0,5% de fumadores", disse France Press o professor de medicina interna Zahir Amoura, autor do estudo, explicando que há "80% menos fumadores em pacientes covid-19 do que na população em geral do mesmo sexo e idade".

A Lusa ouviu sobre esta hipótese o pneumologista Filipe Froes, que disse achar estranho, "para não dizer surreal", porque até hoje "nenhum estudo demonstrou a eficácia do tabaco em qualquer infeção respiratória".

"Nesta fase de tentativa de conhecimento sobre a covid-19 há estudos que não seguem metodologias corretas e que tiram conclusões precipitadas. Assistimos nos últimos meses a estudos cujos resultados não se confirmaram", disse o especialista, dando como exemplo um sobre a eficácia da hidroxicloroquina, que não se veio a confirmar.

Filipe Froes acrescentou: "Nesta altura a necessidade de divulgar conhecimento científico faz com a revisão e o rigor sejam mais frágeis", o que faz com que todos os dias surjam "estudos milagrosos" apesar de nada se ter provado até agora.

Jean-Pierre Changeux, do Instituto Pasteur, admite, citado pela AFP, que a nicotina, ao ligar-se ao recetor celular usado pelo coronavírus, impede ou retém a fixação do vírus.

21h59 - IVA em máscaras e desinfetantes. Farmacêuticos anteveem descida de preços
21h28 - Praias vão ter lotação máxima de banhistas para cumprir distanciamento social. 

Está a ser elaborado um "manual de procedimentos sobre o acesso às praias" de Portugal, um trabalho que está a ser desenvolvido por várias organizações, entre as quais a Marinha portuguesa, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e a Direção-Geral da Saúde (DGS). Saiba mais aqui.

21h09 - Hospital de Santa Maria retoma cirurgias e consultas presenciais
21h07 - Brasil próximo das 3 mil vítimas mortais

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil chegou a 2.906 e os casos confirmados a 45.757, informou hoje o executivo.

Nas últimas 24 horas morreram 165 pessoas e foram registados mais 2.678 infetados.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a taxa de letalidade da covid-19 mantém-se nos 6,4%, a mesma percentagem registada na terça-feira.
 21h01 - Dois jovens recebem computadores para acompanhar aulas à distância
20h37 - Novo coronavírus já estava na Europa em Janeiro
20h24 - Por localizar seis migrantes que viviam junto de foco de contágio
19h54 - Espanha prolonga estado de emergência

Espanha aprovou o prolongamento do estado de emergência até dia 9 de maio.

19h52  - 25 casos em Angola

Angola elevou para 25 o número total de doentes por covid-19 identificados no país, após o registo de um novo caso de infeção, relativo a uma médica cubana, anunciou hoje a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

19h37 - OMS avisa que vírus veio para ficar
18h56 - Migrante ferido em desacato na base da Ota

Um migrante ficou ferido na terça-feira à noite num desacato entre refugiados que estão a fazer quarentena devido à covid-19 na base da Ota, concelho de Alenquer, disse hoje um porta-voz da da Força Aérea.

O desacato aconteceu na terça-feira entre alguns dos 171 migrantes nas instalações na base militar, tendo um deles telefonado para o número de emergência (112), que se deslocou ao local, assim como a GNR, adiantou a mesma fonte.

O ferido foi transportado para o Hospital de São José, em Lisboa.

A Base Aérea da Ota, em Alenquer, começou a receber na segunda-feira 171 cidadãos estrangeiros, parte deles infetados por covid-19, oriundos de um hostel em Lisboa. (Lusa)

18h36 - Detidos no estado de emergência

A GNR e a PSP detiveram, dando cumprimento às determinações do decreto que renovou o Estado de Emergência, em vigor desde ‪as 00h00 do dia 18 de abril, até ‪às 17h00 de hoje, 41 pessoas por crime de desobediência, das quais 17 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 22 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 1 por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos e 1 por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços.

No mesmo período, foram encerrados 63 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Estes números juntam-se aos verificados nos dois primeiros períodos de Estado de Emergência: no primeiro período, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, registaram-se 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais; no segundo período, que vigorou entre os dias 3 e 17 de abril, registaram-se 184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos comerciais.

18h28 - França com mais de 21 mil vítimas mortais

A França tem nesta altura 21.340 vítimas mortais do novo coronavírus, sendo que 8.104 morreram nos lares, e 13.236 nos hospitais.

São mais 544 vítimas mortais em 24 horas.

O número de pessoas nas unidades de cuidados intensivos baixou. Eram 5.433 e são agora 5.218.

O número de pessoas hospitalizadas também caiu das 30.106 para 29.741.

18h14 - Partidos alertam Governo para proteger trabalhadores atingidos pela crise
17h51 - Covid-19. Madeira garante isenções na água e luz para todos os consumidores
17h45 - Diretor-geral da OMS disse que a organização avisou atempadamente o mundo, que teve tempo suficientes para reagir. 

Na altura, disse Tedros, existiam apenas 82 casos fora da China e nenhuma vítima mortal.

17h34 - Apoios às empresas que aderiram ao "lay-off" começam a ser pagos sexta-feira, garante Costa
 17h11 - Itália com menos vítimas mortais mas mais casos de infeções

A Itália registou nas últimas 24 horas 437 vítimas mortais da Covid-19, menos do que as 534 registadas no dia anterior.

No total, morreram no país 25.085 pessoas.

Quanto aos números de pessoas infetados são mais 3.370 (ontem aumentou 2.729). O número total de pessoas infetadas é de 187.327.

16h54 - A maior parte das epidemias na Europa estão ou estáveis ou em queda, disse a OMS

Este vírus vai estar connosco durante um longo tempo e pode facilmente voltar a crescer, disse ainda Tedros.

16h24 - Costa anuncia redução do IVA para máscaras e gel como propôs o PSD

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo irá aprovar uma redução da taxa do IVA para máscaras e gel desinfetante, tal como tinha sido proposto pelo líder do PSD, Rui Rio, na semana passada.
"Nós iremos adotar esta medida, se não no Conselho de Ministros desta semana, no da próxima semana quer sobre as máscaras quer sobre os materiais de desinfeção", anunciou.

O anúncio de Costa foi aplaudido por alguns deputados do PSD, entre os quais Rui Rio.

16h15 - TAP quer garantia do Estado para pedir empréstimos

A TAP pediu garantias ao Estado para duas possíveis operações de financiamento, por parte do Haitong e do ICBC Spain, para um total de 350 milhões de euros, segundo uma carta enviada ao regulador no dia 20 de março.

Na missiva, a que a Lusa teve acesso, endereçada à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e assinada pela Comissão Executiva da transportadora, a TAP faz vários pedidos, tendo em conta a situação resultante da pandemia de covid-19.

"A TAP solicitou no passado dia 19 de março à Parpública (que detém participações empresariais do Estado) a prestação de garantia no âmbito de duas possíveis operações de financiamento, conforme propostas recebidas respetivamente do Haitong Bank e do ICBC Spain -- Industrial and Commercial Bank of China", de acordo com o texto da carta.

Em causa está uma proposta do Haitong para a realização de "uma emissão de obrigações da TAP, com subscrição particular ('private placement') no montante de até 200 milhões de euros, com possível tomada firme do Haitong de até 50% do valor da emissão (com o máximo de 100 milhões de euros), com maturidade entre 07 e 10 anos, com juro correspondente a OT/PGB (Obrigações do Tesouro), acrescido de 40-70 bps (pontos base) e garantia a prestar pela República Portuguesa", de acordo com o documento.

Já no caso do ICBC, a TAP pediu ao Estado para analisar a realização de uma emissão de obrigações, a "subscrever e/ou sindicar pelo ICBC, no montante de até 150 milhões de euros, com maturidade de 03 anos, juro de 425 bps acrescido de Euribor a três meses e garantia a prestar pela República Portuguesa". (Lusa)

16h07 - Governo vai apresentar orçamento suplementar até ao verão

O primeiro-ministro confirmou na Assembleia da República que é intenção do Executivo apresentar um "orçamento suplementar" antes do verão, sendo no entanto que, para isso, "realisticamente, devemos esperar pelo final de maio para termos todos uma noção mais clara de qual é a dimensão do problema e a terapia mais adequada para lhe responder".

16h04 - 11.º e 12.º Regresso às aulas

O primeiro-ministro afirmou no debate no Parlamento que o Governo espera anunciar no próximo dia 30 a data para o regresso às aulas presenciais nos 11º e 12º anos de escolaridade, depois de receber novamente os partidos com representação parlamentar.

O líder do executivo referiu que, no próximo dia 28, haverá nova reunião entre responsáveis políticos e parceiros sociais com os epidemiologistas, no Infarmed, onde se fará o ponto de situação sobre o combate à covid-19 em Portugal.

"Queremos ter a segurança para, no Conselho de Ministros de dia 30 podermos tomar decisões sobre o calendário de reabertura das aulas presenciais para os alunos. No dia 29, vou convidar todos os partidos para uma nova ronda de audições sobre o calendário de reabertura, numa estratégia de desconfinamento gradual e progressivo, na qual a componente escola não estará obviamente ausente", disse.

Ainda nesta questão sobre educação, o primeiro-ministro acentuou a ideia de que a escola, depois da atual crise sanitária, "já nunca mais será a mesma". "Vai ser seguramente uma escola mais digital, onde os recursos digitais vão começar a fazer parte das ferramentas de trabalho do quotidiano entre aluno e professor, ainda que em sala de aula", sustentou. (Lusa)

15h43 - PM afirmou que maio e junho serão meses de transição para abrir a economia
15h39 - Crise não se resolve com "respostas de austeridade"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que é preciso "evitar acrescentar crise à crise" e recusou "respostas de austeridade" face à pandemia de covid-19.
António Costa, que respondia a perguntas do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no debate quinzenal, na Assembleia da República, disse que o Governo tem "um caminho" do qual não irá "arredar pé". "É preciso ter consciência de que esta crise não se pode resolver com respostas de austeridade. O que temos feito visa manter vivas as empresas, os postos de trabalho e o rendimento dos trabalhadores. Temos de evitar acrescentar crise à crise", afirmou.

E acrescentou que "a prioridade" é manter o rendimento dos trabalhadores e as empresas que os sustentam. "Esse será o nosso caminho, daqui não iremos arredar pé", disse o chefe do Governo.

15h36 - Portugal testa imunidade
15h15 - Mais 759 mortes e 4.451 casos de contágio no Reino Unido

O número de óbitos no Reino Unido subiu para 18.100 após ter sido registada a morte de mais 759 pessoas infetadas nas últimas 24 horas.

Já o número total de casos de contágio é agora de 133.495, mais 4.451 do que no dia anterior.

15h03 - Governo dos Açores suspende transporte marítimo de verão

O Conselho do Governo dos Açores suspendeu a operação sazonal de verão do transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do arquipélago, que será retomada em 2021, na sequência da pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado.

"Não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente", disse a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

14h48 - Mais sete casos nos Açores

A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram diagnosticados sete casos positivos de covid-19 em São Miguel nas últimas 24 horas.

Um dos casos é de uma bebé de 1 ano. Dos casos diagnosticados, cinco referem-se ainda a utentes da estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

14h09 - Irão com "baixa progressiva" dos contágios

O Irão anunciou hoje 94 novas mortes associadas à Covid-19 e 1.194 novos casos de infeção pelo coronavírus que provoca a doença, assinalando uma "baixa progressiva" do número de contágios no país.

Desde o início do surto, o Irão registou 5.391 mortes, num total de 85.996 casos.

13h42 - Mais de 1.800 profissionais de saúde contratados

De acordo com o secretário de Estado da Saúde foram contratados no âmbito da Covid-19 “mais de 1.800 profissionais” de saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes e técnicos.

Quanto à natureza destes contratos, António Lacerda Sales esclarece que se tratam de Contratos por quatro meses, “havendo a possibilidade de serem prorrogáveis por igual período de tempo”, acrescentou o governante.

13h36 - Ainda não há decisões sobre época balnear

Questionado sobre os planos do Governo para a época balnear, nomeadamente se irá ocorrer no período habitual e em que moldes vai decorrer, o secretário de Estado da Saúde revela que o Governo ainda não tomou decisões sobre essa matéria.

António Lacerda Sales diz que o executivo está a estudar a situação de forma "muito cautelosa", até porque está a ser equacionada a abertura de setores importantes para a economia portuguesa.

O secretário de Estado reconhece que o setor do turismo é muito relevante para a atividade económica em Portugal, mas que ainda não há um "cronograma". A reabertura ainda está a ser ponderada e estudada.

13h34 - Material pago nos privados

Sobre a exigência de pagar o material de proteção nos privados, o secretário de Estado da Saúde sublinha que a situação compete à Entidade Reguladora da Saúde e remete uma resposta sobre esta questão para aquela mesma entidade.

13h32 – Comunidades de migrantes estão a ser testadas

Quanto à situação do grupo de 175 refugiados e migrantes que foi retirado de um hostel em Lisboa depois de se detetarem 138 casos positivos, Graça Freitas afirmou todos os infetados possuem uma “sintomatologia muito ligeira”.

A DGS garantiu que múltiplas entidades estão a trabalhar em conjunto para fazer “aquilo que é a regra e a recomendação”: desconcentrar ao máximo as populações que se encontrarem em grande concentração, algo que não vai acontecer de “um dia para o outro”.

Graça Freitas disse ainda que “já foram efetuados outros testes em outras comunidades para ver se se encontram mais pessoas positivas” e salientou que “Portugal é um país de acolhimento”.

“Nós acolhemos refugiados, pessoas que se candidatam a ficar no nosso país, e há entidades que os acompanham. Há, nomeadamente, um centro de acolhimento para refugiados que assegura o alojamento destas comunidades”, declarou.

13h29 – Centros de saúde apoiam lares sempre que necessário

Relativamente ao acompanhamento que está a ser feito nos lares, Graça Freitas garantiu que o país está a ser “percorrido” para fazer o levantamento da situação. “O acompanhamento dos lares está a ser muito melhor do que era inicialmente. As entidades responsáveis (…) estão a trabalhar em conjunto para encontrar as melhores soluções”, afirmou.

A DGS explicou ainda que, se por alguma razão um lar não tiver “pessoal médico e de enfermagem suficiente para dar apoio aos utentes”, esse apoio passa a ser garantido pelo Agrupamento de Centros de Saúde da área em que está localizado.

Quanto ao número de óbitos em Portugal que a DGS atualiza diariamente, Graça Freitas esclareceu que esse total diz respeito tanto às mortes ocorridas nos hospitais como àquelas ocorridas em lares ou domicílios.

13h28 – DGS garante melhorias no SINAVE

A diretora-geral da Saúde garantiu que existe a intenção de melhorar o SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), nomeadamente em parceria com a SPNS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), numa altura em que têm surgido queixas sobre o sistema.

“Este sistema foi construído para uma situação completamente diferente do ponto de vista do número de casos diário”, explicou Graça Freitas, aproveitando para “agradecer muito aos médicos pela resiliência que têm tido para o preencher”.

A responsável frisou que esse preenchimento é uma obrigatoriedade, sendo que os profissionais têm sempre de notificar no SINAVE o resultado dos testes, quer estes sejam positivos quer negativos.

Em relação ao registo de um significativo aumento do número de casos suspeitos no passado dia 18 de abril, a diretora-geral da Saúde explicou que este se deveu a “um apelo que a DGS tinha feito a todos os laboratórios para notificarem não só os casos positivos, mas também para notificarem sempre os casos negativos”.

“No dia 18, 80 por cento das notificações que entraram no sistema SINAVE eram laboratoriais e 40 por cento delas tinham uma validação de exame prévia à data em que foram incluídas”, elucidou.

13h25 - Nova funcionalidade do SNS24 para surdos através de videochamada

O presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, apresentou com mais pormenor o serviço de atendimento para surdos, através de vídeochamada para o SNS24.

O intérprete de língua gestual portuguesa será um “mediador” entre quem liga e quem recebe a chamada no SNS 24.

“Uma nova funcionalidade”, refere Luís Goes Pinheiro, alertando que o serviço pode também ser usado pelos profissionais nos centros de saúde ou hospitais quando um cidadão surdo se dirigir aos serviços.

13h11 - Número de mortos em Portugal sobe para 785. Há 21.982 casos confirmados

Nas últimas 24 horas houve mais 23 mortos e 603 casos em Portugal (mais 2,8% novos casos). Há nesta altura registo de 1.143 recuperados, mais 226 que ontem.

Há 1.146 casos em internamento, dos quais 207 em cuidados intensivos (menos seis que ontem).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a taxa de letalidade global é de 3,6% e acima dos 70 anos é de 13%.

Encontram-se em domicílio 86% dos casos e 5,2% em internamento (0,9% em unidades de cuidados intensivos e 4,3% em enfermaria).

Desde 1 de março foram processadas mais de 288 mil amostras para diagnóstico. De acordo com o secretário de Estado, entre 13 a 19 de abril foram processadas em média 11.800 amostras por dia.

Há nesta altura 56 laboratórios a processar amostras: 30 públicos, 13 privados, e outros 13 referentes a outras entidades, como a Academia e Exército.

António Lacerda Sales destaca que a linha SNS24 continua a ser decisiva na resposta ao Covid-19, recebendo cerca de 8 mil chamadas diárias.

O número evidencia uma tendência de estabilização de acordo com a fase epidemiológica atual, frisou o governante. "O tempo de espera para atendimento é hoje inferior a um minuto", disse o secretário de Estado.

António Lacerda Sales anunciou na conferência de imprensa desta quarta-feira que os cidadãos surdos vão passar a dispor de uma plataforma de atendimento por videochamada em que vão estar disponíveis constantemente seis intérpretes de língua gestual portuguesa. Esses intérpretes farão a mediação com enfermeiros e médicos.

12h54 - Quase 178 mil mortos em todo o mundo

Quase 178 mil pessoas morreram e há mais de 2,5 milhões de infetados em todo o mundo. O balanço da agência France Presse contabiliza os dados oficiais até às 11h00 desta quarta-feira.

Em concreto, foram registadas 177.822 mortes e mais de 2.571.880 infetados em 193 países.

12h13 - Governo de Açores exonera delegado de Saúde

O Governo dos Açores exonerou esta quarta-feira o delegado de Saúde de Ponta Delgada, Eduardo Cunha Vaz, por ter dado autorização a dois ex-reclusos para se deslocarem a outro concelho quando deveriam estar em confinamento obrigatório.

Os dois ex-reclusos chegaram a Ponta Delgada provenientes de Lisboa e foram autorizados pelo delegado de Saúde de Ponta Delgada a deslocar-se ao concelho da Ribeira Grande, em incumprimento do confinamento obrigatório em unidade hoteleira a que tinham de estar sujeitos.

11h57 - África com mais de 24 mil infeções

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 1.191 nas últimas horas, com mais de 24 mil casos registados da doença em 52 países.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, nas últimas 24 horas, o número de mortes registadas subiu de 1.158 para 1.191 enquanto as infeções aumentaram de 23.505 para 24.686.

11h43 - CGTP-IN avança com comemorações do dia do Trabalhador

O primeiro de maio vai ser celebrado, garante a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, em declarações à RTP.

Em Lisboa, haverá concentração de pessoas e discursos por iniciativa da CGTP, mas cumprindo todos os pressupostos de segurança impostos pela DGS.

11h05 - ONU alerta para ameaça de "fome de proporções bíblicas"

As Nações Unidas alertaram para a necessidade de agir rápido antes que centenas de milhões de pessoas morram à fome. Duzentos e sessenta e conco milhões de pessoas estão em risco, alerta o responsável do Programa Alimentar da ONU.

“A pandemia está a levar-nos para caminho por catalogar”, alerta o responsável da ONU David Beasley, diretor executivo do Programa Alimentar Mundial. “Agora, é uma tempestade perfeita. Estamos a ver a propagação da fome de proporções bíblicas”.

De acordo com a ONU, 265 milhões de pessoas poderão estar em risco de morrer à fome.

10h31 - CGD garante linhas pré-aprovadas e não revogadas

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos, garantiu no Parlamento que o banco público tem linhas pré-aprovadas e não revogadas, o que constitui uma grande diferença face à última crise, em que os bancos revogaram uma série de linhas.

O presidente do banco público diz que 4,6 milhões de euros já estão aprovados para estas linhas, a que acrescem 4,3 mil milhões de euros aprovados para as linhas Covid-19.

10h26 - Espanha regista 435 mortes em 24 horas

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 435 mortes devido ao novo coronavírus, um ligeiro aumento em relação aos 430 de terça-feira, havendo até agora um total de 21.717 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

De acordo com o Ministério espanhol da Saúde, há 4.211 novos casos positivos, um aumento em relação a terça-feira, mas na mesma escala de valores dos últimos dias. Há um total de 208.389 infetados.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 85.915 pessoas foram consideradas recuperadas depois de terem contraído a doença, mais de 41% do número de casos positivos.

10h10 - Avião com material chega da China

Aterrou na terça-feira, ao final da tarde, no Porto, um avião com 70 toneladas de máscaras.

O Antonov, o segundo maior cargueiro aéreo, chegou da China e foi fretado pela Oasipor, uma empresa de material de proteção médico.


As operações de descarga foram concluídas pelas 21h30.

O material foi transportado para as instalações da empresa em oito camiões escoltados pela polícia.

Será depois distribuído pelos hospitais do pais e por empresas.

Este é o segundo avião fretado pela empresa que contou com o apoio logistico do Ministério da Saúde e da Embaixada portuguesa em Pequim.

9h51 - Primeiro infetado em campo de refugiados no Líbano

Um primeiro caso de infeção de Covid-19 foi detetado no campo de refugiados palestinianos de Wavel, no Líbano.

O paciente foi transferido para o hospital público Rafic Hariri em Beirute, disse na terça-feira à noite a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (Unrwa).

9h13 - Bancos não vão lucrar com a pandemia, garante presidente do Santander

O presidente do banco Santander, Pedro Castro e Almeida pensa que o que vai acontecer à banca é exatamente o contrário de lucrar com a pandemia. O presidente do banco calcula que este banco tenha de criar de dois a seis mil milhões de euros em provisões para fazer face a crédito malparado.

Pedro Castro e Almeida avisou também no Parlamento que ou se reforçam as coberturas dos seguros de crédito ou então as empresas sobretudo as exportadoras vão passar mal.

8h44 - Alemanha. Mais 281 mortos e 2.237 casos nas últimas 24 horas

Há nesta altura 145.694 casos confirmados na Alemanha. O número de mortos desde o início de é de 4.879.

8h15 - CGTP garante respeito por regras de distanciamento no 1.º de Maio

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, vai fazer a intervenção do 1.º de Maio na alameda Afonso Henriques, em Lisboa, como é habitual, mas sem a participação de milhares de trabalhadores e com o distanciamento de segurança.

"Decidimos que não podemos realizar grandes concentrações, manifestações ou desfiles para assinalar o Dia do Trabalhador, que são sempre grandes jornadas de luta", disse a sindicalista numa entrevista à agência Lusa.

8h07 - Estado de emergência prorrogado em Timor

O Conselho de Estado timorense apoiou esta quarta-feira a extensão por 30 dias da declaração do estado de emergência em Timor-Leste, pedida pelo Governo.

Também os membros do Conselho Superior de Defesa e Segurança deram luz à extensão da declaração que está em vigor até domingo.

"Os dois conselhos, por unanimidade, recomendaram ao Presidente escrever ao Parlamento Nacional a pedir a extensão do estado de emergência", adiantou o chefe da Casa Civil da Presidência, Francisco Vasconcelos.

"O Governo precisa de ter medidas para responder à ameaça da Covid-19. O objetivo é proteger o povo da doença", sublinhou, no final das reuniões.

7h54 - Mais banqueiros no Parlamento

Os presidentes da Caixa Geral de Depósitos e do Novo Banco são esta quarta-feira ouvidos no Parlamento nas comissões de Economia e Orçamento sobre medidas de apoio às famílias e empresas atingidas pela crise da Covid-19.

Os deputados aprovaram na semana passada, por unanimidade, o requerimento do CDS-PP para audições aos cinco maiores bancos que operam em Portugal - CGD, Millennium BCP, Santander Totta, BPI e Novo Banco - sobre os apoios a empresas e famílias no contexto da pandemia, tendo em conta problemas denunciados por empresas e associações empresariais.

O presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, é ouvido a partir das 9h30 e o presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, às 11h30.

Na terça-feira foram ouvidos os responsáveis de BCP, BPI e Santander Totta.

Desde o início da crise que os bancos foram instados pelo poder político a contribuir para a resposta à crise.

O primeiro-ministro, António Costa, sustentou que a banca tem uma "função de responsabilidade social muito grande que tem que assumir", recordando a crise de 2008 e a ajuda que então receberam.

Por sua vez, o presidente do PSD, Rui Rio, afirmou mesmo que a "banca não pode querer ganhar dinheiro com a crise" e que o objetivo em 2020 e 2021 "tem de ser lucro zero".

7h33 - Estados Unidos com 2751 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 2751 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento em relação à véspera, indicou na última noite a Universidade Johns Hopkins.

Este balanço diário eleva para 44.845 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, oficialmente o mais afetado no mundo pela Covid-19.

O número de infetados ultrapassou já os 824.438 mil oficialmente diagnosticados, com perto de 40 mil novos contágios até à 1h30 desta quarta-feira em Lisboa, de acordo com a contagem daquela universidade. Cerca de 75 mil pessoas foram entretanto declaradas curadas.

A 15 de abril, os Estados Unidos tinham mais de 2500 mortos.

7h00 - Ponto de situação

O debate quinzenal na Assembleia da Republica que se inicia às 15h00 desta quarta-feira é aberto pelos comunistas. O primeiro-ministro prescindiu da intervenção de abertura que lhe cabia, algo que acontece pela primeira vez.

Em contexto de estado de emergência, António Costa considerou que devem ser os partidos com representação parlamentar a questionar o Governo, segundo fonte da secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares citada pela agência Lusa.

Pela primeira, vez o número de recuperados da Covid-19 em Portugal superou, na terça-feira, o número de mortos. Já recuperaram 917 pessoas. Perderam a vida 762. O PCP prepara-se para questionar Costa sobre "problemas económicos e sociais e questões de saúde". Isto num debate em que o impacto da pandemia da Covid-19 no mercado laboral e na economia estarão em destaque.

Seguir-se-ão PS, PSD, BE, CDS-PP, PAN, PEV, Iniciativa Liberal e Chega.

Recorde-se que os comunistas votaram contra a segunda renovação do estado de emergência, com o argumento de que esta seria "desnecessária e desproporcional no combate de saúde pública contra a epidemia".

O prolongamento de um estado de exceção, argumenta o PCP, "continua a servir de pretexto para impor aos trabalhadores os mais diversos abusos, arbitrariedades e violações dos seus direitos", além de dar "cobertura à acumulação de lucros de grupos económicos".

O PCP advertiu ainda que "se está a instalar um sentimento de banalização do estado de emergência que é incompatível com a gravidade de uma decisão em que está em causa a suspensão ou restrição de direitos, liberdades e garantias".

Este debate quinzenal antecede em 72 horas as comemorações da Revolução do 25 de Abril de 1974 no Parlamento - sessão que tem alimentado controvérsia no país político e social. O presidente da Assembleia da República insistiu nas últimas horas na ideia de que não cede a "uma espécie de tentativa populista de democracia à la internet".
Em entrevista à Antena 1, Ferro Rodrigues confessou er ficado surpreendido com a polémica sobre as comnemorações.
O quadro em Portugal
O país registava na terça-feira 762 mortes resultantes da Covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Portugal está a observar o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado a 19 de março.

O decreto presidencial que prolongou a medida até 2 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

Pelo menos 800 pessoas estão em elevado perigo de contágio. Habitam alojamentos semelhantes ao hostel de Lisboa onde foram detetados 138 migrantes infetados pelo novo coronavírus.
No capítulo do abastecimento dos serviços de saúde, um avião com 70 toneladas de máscaras chegou na última noite ao Porto. O material, proveniente da da China, foi descarregado cerca das 21h30.

Foi depois transportado em oito camiões escoltados pela polícia. E vai agora ser distribuído pelos hospitais do país e empresas.O quadro internacional
A pandemia da covid-19 já causou mais de 178 mil mortes e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Na resposta à propagação da doença respiratória, diferentes governos decretaram o confinamento de 4,5 mil milhões de pessoas, o que corresponde a mais de metade da população mundial. Ficaram paralisados sectores inteiros da economia.

Nos Estados Unidos, Donald Trump confirmou que a sua Administração vai suspender a entrada de emigrantes. Trata-se de uma medida histórica que vai estar em vigor durante pelo menos 60 dias.
Depois será feita uma avaliação e, se necessário, o tempo de vigência será maior. A medida só se aplica a emigrantes que se candidatem ao visto de residência permanente.

Em Espanha, o número de mortes voltou a aumentar na terça-feira - para 430. Treze por cento dos infetados, cerca de 32 mil, são profissionais de saúde.
No país vizinho, a partir da próxima segunda-feira, crianças menores de 14 anos poderão sair à rua acompanhadas por um adulto e por pouco tempo.