Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

O número de mortos em Portugal subiu para 762 e há 21.379 casos confirmados de infeção. Há ainda registo de 917 casos de recuperação. Acompanhamos aqui os desenvolvimentos sobre a pandemia do novo coronavírus à escala internacional.

Mais atualizações




O dia em Portugal fica marcado pelo número de pessoas recuperadas que já é superior ao de vítimas mortais. 

Por todo o mundo, os EUA estão no topo dos países com mais casos de pessoas infetadas e com mais casos de vítimas mortais.

Fique aqui com uma visão global do que aconteceu ao longo desta terça-feira e acompanhe sempre em direto a emissão da RTP 3.



22h00 - Espanha autoriza menores de 14 anos a acompanhar adultos em atividades essenciais
21h50 - Covid-19. Músicos agradecem enfermeiros com hino
21h35 - EUA já fizeram mais de 4 milhões de testes à covid-19 em cidadãos norte-americanos

De acordo com a Universidade de Johns Hopkins, o país tem mais de 814 mil casos de pessoas infetadas e 43.796 morreram por causa do vírus. Todos os números aqui.

21H28 - Vários os festivais canceldaos por todo o mundo
21h16 -  Um cidadão moçambicano que vivia na Alemanha morreu devido à covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde de Moçambique.

21h13  - Pequeno comércio em França prepara reabertura
21h04 - O preço do barril de petróleo para entrega em junho terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 25,45%, para os 19,07 dólares, arrastado pelo excesso de oferta e o descalabro do barril norte-americano (WTI). 

20h50 - Empresa de Mangualde retoma actividade com normas antipandémicas
20h34 - Alojamentos precários de imigrantes são focos de contágio
20h32 - Plano de recuperação. Centeno fala de biliões mas não de eurobonds
20H00 - Madeira sem novos casos, total de infetados mantém-se em 85

A Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se o total de 85 pessoas infetadas no arquipélago, indicaram hoje as autoridades regionais, vincando que apenas três doentes estão hospitalizados e 13 já recuperaram.

19h43 - Hotéis começam a reabrir em julho com selo de garantia sanitária, disse presidente AHP
19h42 - 1.º de Maio sem "desfiles, manifestações ou concentrações", diz CGTP
 19h38 - Confirmados 3 casos de Covid-19 em São Tomé

São 3 homens de idade compreendida entre os 25 e 40 anos. Estão internados na area reservada do Hospital Ayres de Meneses.

19h23 - Linha crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade sem estigma dos empréstimos da troika, defende Centeno
19h13 - 32 pessoas detidas desde o dia 18 de abril

Desde as 00h00 do dia 18 de abril até às 17h de hoje foram detidas pela Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública 32 pessoas por crime de desobediência, das quais 11 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 19 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 1 por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos e 1 por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços.

No mesmo período, foram encerrados 54 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.


Estes números juntam-se aos verificados nos dois primeiros períodos de Estado de Emergência: no primeiro período, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, registaram-se 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais; no segundo período, que vigorou entre os dias 3 e 17 de abril, registaram-se 184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos comerciais.

19H12- Mais um caso em lar

Um lar de idosos em São João da Talha, no concelho de Loures, tem 23 dos 26 utentes com covid-19, disse hoje o delegado de saúde, indicando que nove funcionários também estão infetados com o novo coronavírus.

"Há 23 casos positivos e que vão ficar confinados. Ainda hoje, ou amanhã, vamos retirar o utente que deu resultado negativo para covid-19, e há outros dois aos quais temos de repetir o teste, porque foi inconclusivo", explicou à Lusa o delegado de saúde de Loures, José Calado.

18h57 - 25 Abril. "Isto é mais um copo de água na tempestade e não uma tempestade num copo de água"
Em entrevista exclusiva à Antena 1, Ferro Rodrigues sublinha que foi por uma larga maioria que o parlamento aprovou o modelo escolhido para comemorar o 25 de Abril e, por isso, não vai ceder ao que chama de "tentativa populista de democracia" influenciada pela internet.

18H24 - França com mais 531 vítimas mortais

O número de pessoas que morreram vítima do vírus é agora de 20.796, quando ontem eram 20.265.

O número de pessoas nos cuidados intensivos baixou das 5.683 para 5.433. Uma descida que acontece pelo 13º dia consecutivo de quebra.

O número de pessoas hospitalizadas também baixou para 30.106 (ontem eram 30.584).

18h06 - Portugal com mais 1.255 óbitos do que o expectável um mês após a primeira morte devido ao coronavírus

Portugal registou, entre 16 de março e 14 de abril, um "excesso de mortalidade" que atingiu de "forma desproporcionada" pessoas com mais de 75 anos, tendo-se registado 1.255 óbitos acima do expectável, segundo o Barómetro Covid-19.


Um mês após a primeira morte por covid-19 registada em Portugal, em 16 de março, 14 dias depois da confirmação do primeiro caso, registaram-se 599 mortes atribuídas à doença provocada pelo novo coronavírus, equivalente a 3,3% dos 18.051 casos confirmados à data e correspondendo a uma incidência cumulativa de cerca de 176 casos por 100.000 habitantes e uma letalidade de 3,3%.

O estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) analisou o excesso de mortalidade em Portugal entre 16 de março e 14 de abril com base nos registos de mortalidade diária dos últimos 10 anos, comparando a mortalidade observada com a esperada, usando intervalos de confiança de dois desvios padrão.

"Os meses de março e abril são, normalmente, meses com mortalidade mais baixa do que os meses anteriores, mas em 2020 nota-se uma inversão dessa norma a partir de 11 de março, passando a registar-se um excesso de óbitos acima da média dos 10 anos anteriores", refere o estudo.

Neste período, "registaram-se mais 1.255 óbitos do que seria de esperar com base na mortalidade média diária dos últimos 10 anos, ultrapassando mesmo o limiar da média mais dois desvios padrão (DP), a partir de 24 de março de 2020".

O excesso de mortalidade afetou de "forma desproporcionada" os maiores de 75 anos, com mais 1.030 óbitos do que o expectável, sendo que nas pessoas com idades entre os 65 e os 74 anos foram apenas mais 67.

"O número de óbitos de pessoas com mais de 75 anos ultrapassou em 11 dias o limite da média dos últimos seis anos mais 2DP", observa a análise, apontando a alteração do padrão de acompanhamento e da resposta a esta população, mais vulnerável e com doença crónica, como causa possível para este excesso de mortalidade não relacionada com a Covid-19. (Lusa)

17h56 - Lares em Braga

Os testes à covid-19 já realizados nos lares do concelho de Braga detetaram 412 casos positivos, sendo 273 utentes e 139 profissionais, revelou hoje o município.

17h46 - Médicos Sem Fronteiras constatam falta de material de proteção nos lares
17h34 - Testes clínicos de uma vacina para a Covid-19 vaão começar esta quinta-feira

O ministro britânico da Saúde Matt Hancock afirmou que os testes da vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford vai ser testada em doentes com o novo coronavírus a partir desta quinta-feira.

A equipa que está a desenvolver a vacina vai começar a produção da mesma mesmo antes de os testes estarem completos.

Os especialistas que estão a trabalhar na vacina consideram que tem 80 por cento de possibilidade de sucesso.

Se tudo correr bem, querem produzir um milhão de doses até setembro.

17h29 - Mais de 2,5 milhões de pessoas infetadas

Há neste momento mais de dois milhões e meio de pessoas, em todo o mundo, infetadas com o novo coronavírus.

17h20 - Primeira vítima mortal no Alentejo

O Alentejo registou esta segunda-feira a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus. Um idoso de 87 anos que estava internado em Beja, divulgaram hoje as autoridades de saúde.

O homem, que residia em Beja, morreu na madrugada de segunda-feira no Hospital José Joaquim Fernandes, onde estava internado desde o dia 14 deste mês, informaram a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

17h10 - Aumentou o número de mortes e de novos casos de infeção em Itália

Morreram 534 pessoas nas últimas 24 horas em Itália, um aumento em relação às 454 que perderam a vida no dia anterior. No total, o país conta já com 24.648 mortes relacionadas com Covid-19.

Também aumentou o número de casos de pessoas infetadas. Cresceu 2.729 (ontem foram mais 2.256). No total, há 183.957 pessoas a quem foi diagnosticado o vírus.

16h54 - Mente aberta, pede Centeno

O presidente do Eurogupo defendeu hoje que os Estados-membros devem deixar as "velhas linhas vermelhas" e concentrarem-se em acordar uma "solução comum" para gerir o peso da dívida associado ao indispensável plano de recuperação da economia europeia.

"Devemos afastar-nos do caminho batido das velhas linhas vermelhas e concentrar-nos no que quer que funcione para resolver o problema. Necessitamos de um plano de estímulo considerável da UE e de uma solução comum para gerir o consequente peso da dívida", advogou Mário Centeno, numa audição, por videoconferência, com a comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, sobre a resposta económica à pandemia covid-19.

Dando conta do 'pacote' acordado recentemente pelo Eurogrupo num montante global de mais de 500 mil milhões de euros -- entre as 'redes de segurança' para os Estados, empresas e trabalhadores -, e congratulando-se por o mesmo não envolver dinheiro dos contribuintes, o presidente do fórum de ministros das Finanças da zona euro sublinhou que "não restam dúvidas de que mais será necessário" para a Europa fazer face à difícil missão de reconstruir as suas economias.

16h50 - EUA e Reino Unido alinhados

O presidente dos EUA e o primeiro-ministro britânico concordaram na necessidade de uma resposta internacional coordenada para a pandemia.

16h37 - Reembolsos de IRS ainda não começaram, diz bastonária dos contabilistas
16h28 - 828 pessoas morreram em 24 horas no Reino Unido

No total, o Reino Unido tem já 17.337 vítimas mortais da Covid-19.

O número de pessoas infetadas também aumentou e é agora de 129.044.

16h27 - Venda de vitaminas

As vendas de vitamina C em Portugal dispararam em 546,9% em março, em relação ao mesmo período de 2019, e de vitamina D cresceram 148%, avançou hoje a Associação Nacional das Farmácias.

16h13 - Máscaras para os munícipes

A Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, vai começar na próxima semana a distribuir máscaras laváveis, reutilizáveis e certificadas aos munícipes, foi anunciado.

16h08 - Comunidade Intermunicipal de Coimbra tem 14 mil testes para fazer rastreio
15h58 - Os conselhos da UEFA

UEFA deixou uma "recomendação forte" aos 55 membros para que as Ligas de futebol nacionais possam ser concluídas, após a suspensão devido à pandemia de covid-19, sem especificar um calendário preciso.

A DGS, em Portugal, já disse que vai analisar "nos próximos tempos" com a Liga de clubes o reatamento das competições de futebol, advertindo para a necessidade de serem observadas as regras contra o contágio por covid-19 instituídas para toda a população.

15h56 - O sobe e desce da economia

Irlanda espera que a economia caia 10,5 por cento em 2020 mas espera um crescimento de 6 por cento no ano seguinte.

15h48 - A líder da CGTP, Isabel Camarinha, afirmou hoje que "muitos trabalhadores" em 'lay-off' não receberam em março a totalidade dos dois terços do salário que lhes eram devidos por falta de pagamento da Segurança Social à entidade empregadora.

15h33 - A Comissão Europeia estima uma redução de cerca de 285 mil milhões de euros nas exportações das empresas da UE este ano devido à pandemia de covid-19, antecipando que a indústria transformadora seja a mais afetada.

15h27 - Primeiro-ministro italiano não acredita que os líderes da União Europeia chegam a um acordo final sobre como ajudar as economias do bloco a recuperar da crise provocada pelo novo coronavírus.

14h12 - Cibercrimes aumentam

Os cibercrimes cometidos em Portugal multiplicaram-se de forma exponencial desde o início da pandemia de covid-19 e poderão aumentar 300% até ao final de abril.

Dados do gabinete de cibercrime da Procuradoria-Geral da República sobre a evolução dos fenómenos de cibercriminalidade em Portugal revelam que o número de crimes praticados nesta área "se multiplicou de forma muito expressiva" em março, com um aumento de 230%, tendo em consideração valores de fevereiro e ainda mais em abril: 165% apenas até ao dia 16.

13h23 – Grau de risco de comunidades de migrantes e refugiados sob avaliação

Quanto ao hostel em Lisboa de onde foram retirados mais de uma centena de migrantes e refugiados, dos quais 138 testaram positivo para a Covid-19, Graça Freitas garantiu que “as instalações estão a ser alvo de um processo de descontaminação e desinfeção, de limpeza, independentemente de quantas pessoas vão para lá voltar ou não”.

“Neste momento, as autoridades de saúde, a Câmara Municipal, a Proteção Civil, a Segurança Social, o Alto Comissariado para as Migrações e os serviços competentes, como o SEF, estão a analisar estas comunidades e estão a analisar o seu grau de risco”, garantiu a diretora-geral da Saúde.

Sobre a possibilidade de mais pessoas, nomeadamente migrantes ou refugiados, serem transferidas para a Base Áerea da Ota para lá ficarem em quarentena, à semelhança do que aconteceu com as pessoas que estavam no hostel evacuado em Lisboa, Graça Freitas explicou que esta “é uma movimentação de pessoas muito controlada por segmentos de risco”.

“De um modo geral, a comunidade envolvente não ser afetada por este realojamento destas pessoas para a Ota”, garantiu, acrescentando que as autoridades de saúde vão fazer inquéritos epidemiológicos para verificar se existem outros contactos que devam ser vigiados.

13h20 - Compensações para profissionais de saúde? "Não é altura própria para ponderar essa questão"

Questionado sobre a possibilidade de dar algum tipo de compensação extra ou subsídio de risco aos profissionais de saúde na frente de combate à Covid-19, o secretário de Estado refere que essa eventualidade deverá ser ponderada "a médio prazo" e que esta "não é altura própria para ponderar essa questão".

António Lacerda Sales relembra que nesta altura muitos portugueses passam por dificuldades, com perda de postos de trabalho e empresas que entram em situações difíceis, pelo que o Governo considera que esta "não é a altura própria para se pensar em situações de compensação remuneratória ou subsídios de risco".

"Essa será uma matéria que terá altura própria para ser avaliada e ponderada", acrescentou.

Sobre a existência de casos em que doentes Covid-19 deixam de necessitar de cuidados hospitalares mas que não deixam as respetivas camas de hospital por não terem para onde ir, o secretário de Estado refere que a situação terá de ser avaliada "em conjunto com a Segurança Social e outras instituições".

António Lacerda Sales diz que deve haver uma solução para estes casos e que já se têm encontrado algumas respostas sobretudo ao nível local para esses casos.

13h17 – Parlamento adotou “medidas necessárias” para comemoração do 25 de Abril

A diretora-geral da Saúde garantiu esta terça-feira, em conferência de imprensa, que as medidas adotadas pelo Parlamento para a comemoração do 25 de Abril cumprem com os requisitos impostos pela DGS.

“Foi decidido pelo Parlamento e pelo senhor Presidente da República que o 25 de Abril era uma data suficientemente importante para todos nós como povo para merecer um evento comemorativo”, começou por explicar Graça Freitas.

“Dito isto, o próprio Parlamento tomou todas as medidas necessárias e suficientes para cumprir as regras que estão estabelecidas para eventos deste tipo”, pelo que “essa questão está perfeitamente pacífica”, acrescentou.

Relativamente à intenção da Liga de Clubes de retomar os jogos, possivelmente à porta fechada, já no mês de junho, a diretora-geral da Saúde afirmou que “esse assunto vai ter de ser analisado nos próximos dias entre a própria Liga e os normativos e as regras que a DGS instituiu para a população em geral”, de modo a evitar que exista um aumento do risco de contágio entre as pessoas.

13h13 - Aumento para profissionais de saúde só em maio

O secretário de Estado da Saúde explicou na conferência de imprensa porque é que o aumento na função pública não ocorreu ainda em abril para os profissionais de saúde. António Lacerda Sales referiu que o processo de salários é feito através de uma plataforma "complexa", até porque existem muitas variáveis  no tipo de trabalho e nos regimes destes profissionais.

Por isso, exigem-se testes de parametrização para que se assegure que tudo ocorre corretamente. O secretário de Estado recorda que estes funcionários recebem o salário ao dia 21, mas que os dados são trabalhados até dia 14.

Uma vez que o decreto-lei em causa que prevê o aumento saiu a 20 de março, António Lacerda Sales explicou que "não houve grandes condições do ponto de vista técnico, dada a complexidade, para se fazerem alterações com segurança".

O Governo lamenta a situação mas garante que esta será regularizada no próximo mês, com retroativos ao dia 1 de janeiro.

13h08 - Número de mortos sobe para 762. Há 21.379 casos confirmados em Portugal

Houve registo de 27 mortos e 516 infetados (mais 2,5%) nas últimas 24 horas. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, refere que há 1.172 casos em internamento, dos quais 213 em cuidados intensivos, (menos dois casos que ontem).

Registam-se 917 casos de recuperação, mais 307 que ontem. "Pela primeira vez o número de recuperados é superior ao de óbitos", destacou o governante na habitual conferência de imprensa.

Atualmente, a taxa de letalidade global é de é de 3,6%, sendo que acima dos 70 anos é de 12,7%.

Nesta altura, 86,7% dos doentes estão a ser seguidos no domicílio, 5,5% estão em internamento (1% em cuidados intensivos e 4,5% em enfermaria).

O secretário de Estado salienta que Portugal continua a aumentar a testagem, referindo ainda que foram realizados desde início de março 274 mil testes de diagnóstico, 70% dos quais em abril.

Até à data, 17 de abril foi o dia em que se realizaram mais testes, com cerca de 14 mil amostras processadas.

Dos testes realizados, 49,5% das amostras foram recolhidas em laboratórios públicos, 45,% nos privados e 5,4% em laboratórios de outras instituições, nomeadamente de investigação e com ligação à academia.

António Lacerda Sales destacou ainda que começaram esta terça-feira a realizar-se os testes serológicos no Centro Hospitalar Lisboa Norte.

O secretário de Estado destacou a maior vulnerabilidade dos mais idosos: neste momento, 300 estruturas residenciais para idosos têm casos de infeção, entre utentes e funcionários.

Este número representa 12% do universo dos lares em Portugal. Nestes 12% de lares, já foram testados 65% dos funcionários.

Lacerda Sales sublinhou que está em curso o processo de distribuição de equipamentos de proteção individual de acordo com as necessidades de cada região, com destaque para o norte.

Por fim, o secretário de Estado lembrou ainda a importância da vacinação das crianças mesmo neste momento excecional. "Os pais não devem adiar a vacinação dos filhos", frisou. O governante diz que essa situação pode levar a consequências muito graves mais tarde e destaca que o SNS tem capacidade para dar resposta a esta situação.

12h49 - Pandemia já matou mais de 170 mil pessoas em todo o mundo

A pandemia de Covid-19 já matou mais de 170.000 pessoas e há quase 2,5 milhões de infetados em todo o mundo.

Segundo um balanço da agência France Presse às 11h00, a partir de dados oficiais, foram registadas 170.368 mortos e mais de 2.483.840 infetados em 193 países.

12h29 - Máscaras com defeito em Espanha

Em Espanha, mais de mil profissionais de saúde estão isolados, e milhares vão ter de fazer testes de triagem ao SARS-Cov-2 depois de terem estado expostos ao novo coronavírus por terem utilizado máscaras de proteção individual de um lote defeituoso.

12h03 - Segunda-feira negra no mercado petrolífero

Ninguém disse que a prescrição para travar a pandemia do novo coronavírus não tinha efeitos secundários. E eles aí estão também nos mercados: a segunda-feira foi uma jornada catastrófica para a negociação do petróleo, com os preços a atingirem níveis negativos pela primeira vez desde que há memória.

Será um dia para os livros de história. A saturação de stocks com a queda da procura causada pela pandemia da Covid-19 levou os preços ao vermelho, com os produtores, sem capacidade para armazenar, a pagarem para garantir o escoamento.

11h57 - Países europeus levantam dúvidas sobre informações vindas da China

Donald Trump tem sido o líder mundial que mais culpabiliza a China pela crise pandémica originada pelo novo coronavírus. No entanto, num tom mais cuidadoso e diplomático, vários líderes europeus têm também vindo a apontar o dedo à potência asiática.

França e Reino Unido são quem manifesta mais dúvidas em relação a Pequim, numa altura em que o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros voltou a negar que o vírus tenha tido origem num laboratório de Wuhan.

11h34 - Mais de 1.100 mortes em África

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 1.158 nas últimas horas, com mais de 23 mil casos registados da doença em 52 países.

Segundo o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortes registadas subiu de 1.119 para 1.158, enquanto as infeções aumentaram de 22.275 para 23.505. O número de doentes recuperados é de 5.833.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença com 10.052 casos, 817 mortes e 2.326 doentes recuperados.

11h25 - Comissão Europeia preve turismo limitado

A Comissão Europeia disse esta terça-feira que prevê movimentos turísticos limitados dentro da Europa este verão, para que o setor consiga retomar "a normalidade possível".

Bruxelas defendeu ainda a mobilização de 20% do futuro fundo europeu de recuperação para estas empresas.

"Espero que possamos começar a viajar dentro da Europa ainda este verão, apesar das atuais restrições, nomeadamente as pessoas que vivem num país e têm família noutro, há que facilitar estes movimentos", declarou o comissário europeu responsável pelo Mercado Interno, Thierry Breton.

11h15 - Cavaco Silva não vai estar nas cerimónias do 25 de Abril

A informação foi avançada pelo gabinete do ex-Presidente da República. O antigo Presidente da República Jorge Sampaio também não vai estar presente na sessão solene.

10h26 - Espanha regista mais 430 mortos nas últimas 24 horas

O número total de mortos em Espanha é de 21.282 desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas houve registo de mais 3.968 novos casos. Desde o início da pandemia houve registo de 204.178 infetados.

10h20 - Mais 194 mortes em 24 horas

A Alemanha regista hoje 4.598 mortes causadas pela Covid-19, o que significa mais 194 pessoas nas últimas 24 horas.

Há ainda mais 1.785 pessoas infetadas com a doença do que na segunda-feira.

De acordo com os dados do instituto Robert Koch, o número total de infetados no país atinge os 143.457.

9h51 - Oktoberfest cancelado

O festival alemão de cerveja foi cancelado devido ao novo coronavírus. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo estado alemão da Baviera.

O Oktoberfest costuma reunir cerca de seis milhões de pessoas todos os anos. O festival estava marcado entre 19 de setembro a 4 de outubro.

9h38 - "O pior ainda está para vir"

Apenas uma pequena parte da população global, cerca de dois a três por cento, parece ter sido infetada pelo novo coronavírus, pelo que a esperança do desenvolvimento de uma imunidade em massa passa a ser muito reduzida, alertou na segunda-feira a Organização Mundial da Saúde.

A entidade avisou também que "o pior ainda está para vir", visto que este é um vírus que "muitas pessoas ainda não compreendem".

9h04 - Testes serológicos começam hoje

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, começa esta terça-feira a fazer testes de imunidade a doentes e profissionais do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Estes testes de imunidade vão servir para aferir o grau de exposição ao novo coronavírus e perceber o grau de imunidade da população, para depois avaliar de forma fundamentada que medidas devem ser tomadas sobre o levantamento das medidas restritivas de confinamento.

Este centro hospitalar emitiu hoje um comunicado em que informa que realizou mais de oito mil testes à Covid-19 em menos de um mês e que arranca agora com "testes serológicos quantitativos" a doentes e profissionais.

O comunicado acrescenta ainda que foram realizados mais 1.200 testes a utentes de outros hospitais e lares.

Na última semana foram realizados 300 testes diários, com um máximo de 461 rasteios num único dia.

8h30 - ONU aprova resolução para garantir acesso a vacinas

Os 193 países-membros da Assembleia-geral da ONU aprovaram, por consenso, uma resolução para garantir um "acesso igual" às "futuras vacinas" para a Covid-19.

Na resolução pede-se ao secretário-geral da ONU para garantir que os meios usados permitam assegurar "um acesso e uma distribuição justos, transparentes e eficazes aos instrumentos de prevenção, aos testes laboratoriais (...), aos medicamentos e às futuras vacinas para a Covid-19".

7h35 - Comissão de trabalhadores da Galp preocupada com suspensão de atividade

Galp anuncia suspensão de atividade na refinaria de Sines. A suspensão deve durar cerca de um mês e vai começar no dia 4 de maio. A comissão de trabalhadores da Galp não está descansada, diz Hélder Guerreiro. Uma fonte oficial da empresa citada pela Lusa diz que a medida não terá impacto nos trabalhadores da refinaria de Sines.

O mesmo procedimento já tinha sido seguido na refinaria de Matosinhos.

7h10 - Trump anuncia suspensão temporária da imigração para os EUA

O Presidente norte-americano anunciou a suspensão temporária da imigração para os Estados Unidos para "proteger os empregos" no país, na sequência da crise económica causada pela pandemia da covid-19.

"À luz do ataque do inimigo invisível e perante a necessidade de proteger os empregos dos nossos grandes cidadãos norte-americanos, vou assinar um decreto presidencial para suspender temporariamente da imigração para os Estados Unidos", escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

O novo coronavírus, que Trump denomina de "Inimigo Invisível", já matou mais de 42 mil pessoas nos Estados Unidos, onde foram já registados 766.660 casos de infeção. Cerca de 22 milhões de norte-americanos ficaram sem emprego devido às consequências económicas da epidemia.

Trump não avançou qualquer pormenor sobre a forma de aplicar esta decisão e durante quanto tempo.

7h00 - Ponto de situação

Os migrantes infetados com Covid19 já estão na base aérea da OTA em Alenquer. O grupo saiu de Lisboa em autocarros ao final da noite. Os migrantes estavam num hostel em Lisboa que foi evacuado, foram depois levados para a Mesquita de Lisboa e depois para uma pousada da juventude.

São todos estrangeiros, de vários países. Estão em isolamento e observação médica e aguardam resposta ao pedido de asilo que fizeram a Portugal.

Para já, vão ficar na base aérea da OTA em Alenquer onde foram criadas medidas sanitárias para receber o grupo.

Depois de esta segunda feira Nova Iorque ter assistido a uma queda do preço do petróleo na bolsa norte-americana para valores negativos, a maior desde a criação deste mercado em 1983, a Galp anunciou a suspensão da atividade na refinaria de Sines durante cerca de um mês e a começar no dia 4 de maio. A comissão de trabalhadores da Galp não está descansada.

Esta terça-feira, os responsáveis dos bancos BCP, BPI e Santander Totta são ouvidos no parlamento pelos deputados das comissões de Economia e Orçamento, sobre medidas de apoio às famílias e empresas afetadas pela crise da covid-19.

Na audição de hoje à tarde, serão ouvidos os administradores do BPI João Pedro Oliveira e Costa e Pedro Barreto, o presidente executivo do Banco Millennium BCP, Miguel Maya, e o presidente executivo do Banco Santander Totta, Pedro Castro e Almeida.

Entretanto, o Governo e os parceiros sociais voltam hoje à concertação social, à distância, para analisar a situação causada pela pandemia da covid-19 e para preparar o próximo Conselho Europeu.

A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, que esteve inicialmente marcada para a tarde, foi antecipada para a parte da manhã a pedido do Governo.

A reunião de concertação social realiza-se por videoconferência.

O primeiro-ministro recebe também hoje, em São Bento, representantes da hotelaria e da restauração para preparar medidas de relançamento da atividade, num momento em que estes setores registam perdas substanciais por causa da pandemia de covid-19.

Portugal regista hoje 735 mortos associados à covid-19, mais 21 do que no domingo, e 20.863 infetados (mais 657), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de domingo, em que se registavam 714 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 2,9%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 657 casos do que no doming.

Toda a informação relevante desta segunda-feira sobre a covid-19 aqui.