Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Voluntários transportam uma cadeira e uma mesa no Pavilhão do Casal Vistoso, estrutura fornecida pela Câmara de Lisboa para apoio a quem ficou sem-abrigo no contexto da pandemia António Cotrim - Lusa

Acompanhamos aqui os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 à escala internacional. Em Portugal há registo de mais 15 vítimas mortais (+1,4%) e mais 480 casos nas últimas 24 horas (+1,9%). A nível internacional, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou hoje que há "provas significativas" mas sem certeza absoluta de que o vírus saiu de um laboratório chinês em Wuhan.

Mais atualizações



23H15 - Mais 615 mortes no Brasil

De acordo com as autoridades de Saúde brasileiras, o número de óbitos subiu para 8.536, depois de 615 novos óbitos correspondentes a um aumento de 9,2% em 24h.

Os casos confirmados superam já os 25 mil (25.218) depois de terem sido identificadas mais 10.503 pessoas infetadas.

22h17 - Regras de acesso às praias definidas "até ao final da próxima semana", afirma o Governo

22h01 - Monsanto. Um confinamento quieto que chega da aldeia
 21h28 - Proteção Civil de Santarém pede fecho dos caminhos para Fátima

21h24 - Bilhetes de avião vão ficar muito mais caros

20h58 - Dentistas cobram taxa adicional de 10 a 25 euros por consulta

20h49 - Campeonato alemão de futebol regressa a 15 de maio

20h47 - Merkel diz que a Alemanha conseguiu controlar a pandemia
20h36 - Novo coronavírus já sofreu 150 mutações desde que saiu da China
20h34 - Confusão na Amadora durante uma distribuição de comida
20h20 - Madeira quebra 11 dias consecutivos sem novos casos

A Madeira registou, nas últimas 24 horas, mais quatro pessoas com infeção por covid-19, quebrando 11 dias consecutivos sem novos casos, subindo para 90 o total de doentes sinalizados, revelaram hoje as autoridades de saúde.

"Temos quatro novos casos positivos a reportar. Tratam-se de quatro residentes em Câmara de Lobos, duas pessoas na faixa etária dos 20 a 29 anos; uma na faixa dos 40 a 49 anos e uma na faixa etária dos 50 a 59 anos", disse a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, que falava numa videoconferência de imprensa relativa ao boletim diário da pandemia no arquipélago.

20h18 - GNR descontaminou 2200 viatura e 709 locais

A GNR descontaminou cerca de 2.200 viaturas e 70 locais, como lares de idosos, creches e instalações de saúde, desde o início da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro da Administração Interna.

20h03 - Rio de Janeiro bloqueia áreas perante indisciplina dos cidadãos

A indisciplina dos cariocas, que cada vez mais desrespeitam o isolamento social decretado pelas autoridades face à covid-19, levou o prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro a anunciar hoje o bloqueio de algumas áreas da cidade.

19h11 - Islândia. País dá como ganha luta contra a Covid-19

97 por cento das pessoas infetadas com o novo coronavírus recuperaram, anunciaram hoje as autoridades da Islância.

O país teve apenas dois casos novos na última semana.

"Ficámos surpreendentemente surpreendidos com a desaceleração rápida da pandemia na Islândia. No entanto, é extremamente importante manter a vigilância para minimizar o risco de um novo surto", disse o epidemiologista chefe do país.

18h54 - Situação em França

Aumentou para 25.809 o número de vítimas mortais em França. São mais 278 do que nas 24 horas anteriores.

O núemro de pessoas nos cuidados intensivos também está a descer. Passou dos 3430 para 3147.

18h23 - Pandemia traz prejuízos à NOS

A NOS registou prejuízos de 10,4 milhões de euros no primeiro trimestre, o que compara com lucros de 42,5 milhões de euros em termos homólogos, com os resultados "amplamente impactados" pela pandemia, divulgou hoje a operadora.

18h18 - A Câmara de Cascais vai distribuir máscaras gratuitas aos utentes dos transportes públicos em todas as estações e principais interfaces rodoviários do concelho, enquanto o seu uso for obrigatório, anunciou hoje a autarquia.

18h05 - Investigadores portugueses tentam antecipar a forma de evolução da doença
 17h53 - Reino Unido com mais 649 mortos

Aumentou para 30.076 o número de vítimas mortais da Covid-19 no Reino Unido.

17H51 - Espanha prolonga período do estado de emergência

A Espanha prolongou o tempo do estado de emergência por mais duas semanas a partir deste domingo. A situação permite ao Governo manter as proibições e controlar os movimentos.

17h45 - Aumentou o número de mortos e de casos de infeção em Itália

O número de vítimas mortais da Covid-19 em Itália cresceu em 369 esta quarta-feira (236 ontem) e o número de casos de infeção aumentou 1.444 (1.075 ontem).

No total, em Itália, já morreram 29,684 pessoas e 214.457 já foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

16h53 - OMS alerta para o risco de regresso ao confinamento

O responsável máximo pela Organização Mundial de Saúde voltou a alertar hoje para o risco do regresso ao confinamento nos países que não tiverem muito cuidado no aligeirar das medidas de restrições.

A transição deve ser "extremamente cuidadosa e por fases", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.


16h28 - Covid-19. Número de doentes recuperados em franca ascensão
16h21  - Estudo do Banco de Portugal

Um estudo do Banco de Portugal conclui que as famílias que têm indivíduos entre 35 e 44 anos são as mais afetadas pela queda dos rendimentos e as famílias de menores rendimentos as mais beneficiadas pelas moratórias dos créditos.

O Banco de Portugal divulgou hoje o Boletim Económico, que inclui um estudo sobre os efeitos da crise da pandemia covid-19 no rendimento das famílias.

Segundo o estudo, em média, e após as medidas de apoio ao rendimento postas em prática pelo Governo ('lay-off' e apoio a trabalhadores independentes) e as moratórias dos créditos e regime excecional para pagamento das rendas, o rendimento disponível das famílias tem uma redução de cerca de 5%, decorrente de uma redução de 8,2% do rendimento do trabalho.

De acordo com o estudo, o efeito da pandemia é variável por grupos de famílias, sendo que a pandemia não teve qualquer impacto no rendimento para um número considerável de famílias, "principalmente o caso das famílias que não têm rendimentos do trabalho e aquelas em que todos membros trabalham em setores não afetados pela pandemia, que representam cerca de 50% do total de famílias".

Já quanto ao impacto negativo no rendimento disponível, este é mais acentuado nas famílias com rendimento mais elevado e nas famílias de escalões etários mais jovens, sobretudo nas famílias entre 35 e 44 anos (com uma queda do rendimento disponível de 9,8% e do rendimento do trabalho de 10,9%). - Lusa

15h31 - Secretário de Estado norte-americano diz que há "provas significativas" mas sem certeza absoluta de que o vírus saiu de um laboratório chinês em Wuhan.

Mike Pompeo afirmou ainda que a China podia ter poupado a vida a centenas de milhares de pessoas em todo o mundo se tivessem sido mais transparentes sobre o novo coronavírus. "Eles tinham uma escolha, mas optaram por esconder o surto em Wuhan", disse Pompeo durante uma conferência de imprensa. "A China continua a recusar partilhar informação que precisamos para que as pessoas estejam seguras", acrescentou.

14h30 - MNE defende que imagem de Portugal sai reforçada da crise

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou esta quarta-feira que a imagem de Portugal sai reforçada da crise de covid-19, alegando que se conseguiu unidade política mantendo a democracia viva e preservando as capacidades de resposta, designadamente do SNS.

14h07 - Mais de 257 mil mortos

A pandemia de Covid-19 já matou 257.687 pessoas e infetou mais de 3,6 milhões em todo o mundo. De acordo com os dados reunidos pela agência France Presse, foram registados 257.687 mortos e mais de 3.675.860 casos infetados em 195 países.

Pelo menos 1.138.800 pessoas foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos lideram em número de óbitos e casos, com 71.078 e 1.204.475, respetivamente.

13h30 - “Devemos voltar às aulas com toda a confiança”

Sobre o regresso às aulas, Graça Freitas garante que “está a ser ponderado para garantir a segurança de toda a comunidade escolar”.

“Obviamente nunca há risco zero”, ressalva a diretora-geral da Saúde, sublinhando que está a ser feito é a imposição de “um conjunto de regras para diminuir o risco”.

Graça Freitas apela a que o regresso às aulas seja feito “de forma ordeira e respeitando todas as regras impostas”. O mais importante é “evitar ao máximo a transmissão direta através de gotículas e a transmissão indireta através de superfícies”.

“Devemos voltar às aulas com toda a confiança, desde que se garanta que toda a comunidade escolar contribua para este esforço”, sublinha Graça Freitas. “O risco de voltar para a escola é o risco de viver em comunidade. Portanto, não há motivo para que os pais não deixem os filhos irem à escola”, conclui.

13h27 – “Avós vulneráveis devem ser protegidos”

Sobre o convívio entre avós e netos, Graça Freitas sublinha que “se os avós já tiverem uma idade avançada (superior a 65 anos) e alguma patologia associada, têm de ser observadas precauções”.

“Se os avós forem vulneráveis devem ser protegidos”, afirma.

A diretora-geral da Saúde explica que o convívio familiar com estas pessoas deve manter-se “cumprindo as recomendações que têm sido feitas”.

Relativamente à eventual abertura dos lares, Graça Freitas diz que está a ser estudada a possibilidade de serem feitas “visitas seguras”.

13h24 – Manual instrutivo publicado hoje

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, referiu na conferência de imprensa que esta quarta-feira irá ser publicado o manual “Saúde e Atividades Diárias – Medidas de prevenção e controlo da Covid-19” com instruções genéricas para a população em geral.

“Este manual inclui, nomeadamente, as regras básicas que devem ser observada em relação à ventilação, seja agora ou no Verão”, disse Graça Freitas.

13h21 – Conhecimento do novo coronavírus é ínfimo

O responsável pelo INSA frisa que os conhecimentos sobre o novo coronavírus são ínfimos.

“Estivemos a responder ao coronavírus e agora queremos que ele nos responda a nós. Agora queremos resposta do Covid”.

Fernando Almeida relembra que há outros coronavírus e “não podemos confundir estirpe com linhagem”.

Com estirpes exigem sete, quatro que não são tão agressivos, dois que foram muito agressivos (SARS e MERS) e “este agora que é uma nova estirpe”.

“E esta estirpe tem várias linhagens. E estas linhagens mantendo o seu padrão genómico associado (…) 150 linhagens diferentes, mas sempre da mesma estirpe”.

Fernando Almeida recorda que “os vírus fora dos seres vivos desaparecem não têm capacidade para sobreviver. Só existem se houver um ser vivo”.

13h18 - Circuitos Covid e não-Covid são para manter

António Lacerda Sales refere que o surto "não acabou" e que os hospitais têm de estar preparados para tudo. 

Sobre a retoma da atividade normal nos hospitais, o secretário de Estado da Saúde reconhece que não é possível prever quantos meses é que esta retoma irá durar.

Promete, no entanto, que todos os meios e recursos, públicos e privados, vão ser utilizados nesse sentido.

13h12 - Doentes com diabetes e hipertensão

Em resposta aos jornalistas, o secretário de Estado da Saúde esclareceu que estes dois grupos de doentes "podem ficar tranquilos e confiantes". Garante que, havendo uma descompensação, ficarão sob o chapéu das "doenças crónicas".

António Lacerda Sales acrescenta que está provado que, sendo fatores de maior risco, não estão associados a uma maior possibilidade de infeção por Covid-19, o que justifica a diferença entre uma diabetes ou hipertensão "compensada" ou "descompensada", esta última que estará "obviamente sob a alçada da doença crónica".

O governante realça que a lista de doenças na declaração de retificação que excluiu os diabéticos e hipertensos tem um caráter apenas "exemplificativo".

De acordo com esta retificação, os "imunodeprimidos e os portadores de doença crónica" podem justificar a falta ao trabalho mediante declaração médica, desde que não possam desempenhar a sua atividade em regime de teletrabalho ou através de outras formas de prestação de atividade.

13h07 - Descodificação do genoma

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está a coordenar um grupo que vai descodificar o genoma do novo coronavírus.

Fernando Almeida recorda que até agora o objetivo é o combate ao novo coronavírus, mas está na altura de procurar as respostas que o coronavírus pode dar.

“Vamos entrar em fase de sequenciação do genoma do coronavírus”, afirma.

O responsável pelo INSA frisa que é “necessário perceber a impressão digital deste coronavírus”.

O objetivo é “perceber se o vírus que saiu de Wuhan é o mesmo”. E encontrar as cadeias de transmissão.

Para Fernando Almeida a sequenciação do genoma “permite perceber cadeias de transmissão”.

“Já foram encontradas 150 mutações do novo coronavírus, desde que saiu da China e chegou a Portugal”, afirmou.

12h57 - Número de mortos sobe para 1089. Há 26182 casos confirmados

Há registo de mais 15 vítimas mortais (+1,4%) e mais 480 casos nas últimas 24 horas (+1,9%).

Até ao momento há 2076 casos de recuperação, mais 333 do que ontem. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, a taxa de letalidade global em Portugal é de 4,2% e acima dos 70 anos é de 15%.

O número de pessoas em tratamento domiciliário representa 84,7% dos casos. A percentagem de casos em internamento é de 3,2%, sendo que 0,5% estão em unidade de cuidados intensivos.

Na habitual conferência de imprensa, António Lacerda Sales salientou que há já 287 mil utentes inscritos na plataforma TraceCOVID.

Desde 1 de março foram realizados mais de 471 mil testes de diagnóstico em Portugal. Entre 1 a 4 de maio a média foi de 10.700 testes por dia, sendo que estes dados não estão ainda totalmente fechados.

O governante salientou, no entanto, que os cientistas "não se limitam a fazer testes" e que todos os dias se sabe mais sobre a doença, nomeadamente o trabalho de sequenciação do genoma do Covid-19, essencial para compreender o impacto da pandemia em Portugal.

Até ao final da semana prevê-se que estarão já sequenciados cerca de 450 coronavírus, acrescentou o secretário de Estado da Saúde.

12h38 - Assembleia da República: máscara não será obrigatória para "uso da palavra"

A conferência de líderes parlamentares decidiu esta quarta-feira que não será obrigatória a utilização de máscara de proteção individual no "uso da palavra" no plenário ou em comissões da Assembleia da República.

No entanto, não será permitida a entrada, circulação ou permanência nas instalações do parlamento a quem não usar máscara.

11h32 - Costa anuncia mais apoios para sócios-gerentes e trabalhadores independentes

O primeiro-ministro visitou esta quarta-feira o Instituto da Segurança Social, em Lisboa, onde realçou o esforço "extraordinário" destes serviços, considerando que "superaram" os compromissos assumidos pelo Governo.

António Costa destacou que este é um trabalho de grande importância, uma vez que se trata de "salvar vidas" de empresas e pessoas, no fundo, de famílias "que dependem do rendimento para sobreviver a cada mês".

O chefe de Governo anunciou ainda o alargamento de apoios a sócios-gerentes de microempresas com trabalhadores a cargo, o aumento do prazo de garantia para acesso ao subsídio social de desemprego e a cobertura de trabalhadores independentes sem descontos no último ano.

10h28 - Espanha regista 244 mortes nas últimas 24 horas

Depois de três dias com números abaixo de 200, Espanha registou nas últimas 24 horas mais 244 vítimas mortais do novo coronavírus.

O total de óbitos no país é agora de 25.817 desde o início da pandemia (685 novos casos desde ontem).

O número de casos confirmados em Espanha subiu para 220.325.

10h11 - Bruxelas estima contração recorde de 7,7% na zona euro

A Comissão Europeia estima que a economia da zona euro conheça este ano uma contração recorde de 7,7% do PIB, como resultado da pandemia da Covid-19.

De acordo com as Previsões Económicas da Primavera hoje divulgadas - as primeiras a terem em conta o impacto da crise provocada pela pandemia - o executivo comunitário reviu em profunda baixa as anteriores projeções de crescimento.

Para Portugal, prevê-se que o défice das contas públicas atinja os 6,5% do PIB em 2020, com a dívida pública a atingir os 131,6% do PIB.

Para 2021, a Comissão Europeia prevê uma diminuição do défice orçamental nacional para os 1,8% do PIB, bem como uma descida da dívida pública para os 124,4% do PIB.

9h57 - África com 1.959 vítimas mortais

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países.

O número total de doentes recuperados subiu de 15.587 para 16.315.

9h23 - Quase mil novos casos na Alemanha

No dia em que é conhecido o novo pacote de medidas para o desconfinamento, sabe-se que a Alemanha teve um aumento de 947 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, para um total de 164.807.

O número de vítimas mortais é agora de 6.996, mais 165 em relação ao dia anterior.

Há um total de 137.400 pessoas consideradas curadas.

8h55 - Alemanha vai reabrir lojas e escolas

A Alemanha anuncia esta quarta-feira mais medidas de desconfinamento que incluem a reabertura de lojas e escolas este mês.

O projeto de acordo entre Governo e regiões obtido pela agência France-Presse prevê a reabertura de todas as escolas, incluindo escolas primárias e jardins de infância já a partir da próxima semana, mas respeitando as medidas de higiene e distanciamento.

O acordo deixa para os diferentes estados regionais a decisão sobre o reinício das aulas nas universidades. Quanto ao secundário, o Governo já tinha dado a autorização para a reabertura.

Quanto às lojas, passam a poder estar abertas as lojas com mais de 800 metros quadrados, desde que respeitem as condições de higiene e evitem aglomerados.

As várias regiões vão poder também decidir sobre a reabertura de restaurantes, cafés, bares e hotéis.

7h48 - China regista dois novos casos

As autoridades da China registaram apenas dois casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, ambos oriundos do exterior e detetados na província de Shaanxi, no noroeste do país.

A China eleva assim para nove o número de novos casos registados desde o início de maio.

Não há registo de vítimas mortais até às 23h59 de terça-feira (16h59 de terça-feira em Lisboa), ainda segundo as autoridades chinesas.

O número de infetados ativos no país fixou-se em 339, depois de 53 pessoas terem tido alta.

Desde o início da epidemia, a China registou 82.883 infetados e 4633 mortos devido à Covid-19. Até ao momento, 77.911 pessoas tiveram alta.

As autoridades chinesas referiram que 735.577 pessoas que tiveram contacto próximo com infetados estiveram sob vigilância médica. Permanecem sob observação 6973.

7h28 - Estados Unidos com 2333 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 2333 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, indicou a Universidade Johns Hopkins.

Estes novos óbitos, registados até à 1h30 desta quarta-feira em Lisboa e a mesma hora na véspera, elevam para 71.022 o número de vítimas mortais desde o início da epidemia no país, o mais afetado pela covid-19 no mundo, de acordo com os dados oficiais.

Na terça-feira, os Estados Unidos tinham registado 1015 mortos, no balanço diário mais baixo em um mês.

Os Estados Unidos registam também o maior número de pessoas infetadas com a doença, com mais de 1,2 milhões de casos identificados.

6h53 - Ponto de situação


O Governo estabeleceu as regras que definem o regresso às aulas presenciais para os alunos dos 11.º e 12.º anos. O retorno acontecerá a 18 de maio para aulas das disciplinas sujeitas a exame.

Os alunos que não frequentem as aulas presenciais, por opção dos encarregados de educação, têm as faltas justificadas. Nestes casos a escola não está obrigada a garantir o ensino à distância, ao contrário do que sucederá nos grupos de risco.

Num documento enviado pelo Ministério de Tiago Brandão Rodrigues às escolas há várias medidas para a organização escolar. Estas são algumas das principais:

Nas salas de aulas, só um aluno pode estar sentado por secretária e não pode estar de frente para outro colega;
. Os intervalos devem ser reduzidos ao máximo e devem realizar-se dentro das salas de aula;
. As aulas decorrem das 10h00 às 17h00, com os alunos divididos em dois blocos horários: ou têm aulas de manhã ou à tarde;
. A utilização de máscara dentro do recinto escolar é obrigatória e o distanciamento social deve ser praticado.
Ajuste direto para compra de material
O Ministério da Saúde vai divulgar um relatório com com as razões que justificaram o ajuste direto na compra de material para combater a pandemia. Em causa estão quase 80 milhões em 17 contratos celebrados entre 12 de março e 23 de abril com sete empresas.Durante os 45 dias do estado de emergência foram detidas 433 pessoas. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que a criminalidade diminuiu em 50 por cento.

Os negócios não foram sujeitos a concurso público e alguns realizaram-se sem que fosse assinado nenhum contrato por escrito.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde afirmam que "a urgência imperiosa" das compras dispensa contrato escrito.
Nenhum dos contratos por ajuste direto foi ainda publicado no Portal dos Contratos Públicos.

A ministra da Saúde garante que a legalidade foi respeitada e que os contratos vão ser tornados públicos, afirmando que se trata de um regime excecional.

Marta Temido diz ainda que, se houver algo que precise de uma auditoria nos contratos celebrados, tal será feito pelas entidades competentes.
Contrato para realização de testes
Por sua vez, o secretário de Estado da Juventude e Desporto nega favorecimento a um ex-sócio na celebração de um contrato para a realização de testes à Covid-19.

Em causa estão contratos celebrados entre um laboratório de testes e as autarquias do centro do país.

Em comunicado, João Paulo Rebelo informa que adiantou aos presidentes de câmara que tinha conhecimento de que a empresa tinha capacidade para realizar mais 200 testes diários.

O governante assegura que o assunto foi abordado de forma transparente e que não tem qualquer interesse económico. Sublinha também que a sociedade que tinha com o administrador do laboratório acabou em 2015.

João Paulo Rebelo é um dos cinco secretários de Estado nomeados para coordenar a resposta à Covid-19 a nível regional.
O quadro em Portugal
Portugal registou na terça-feira mais 11 mortos com Covid-19, o valor mais baixo desde o dia 25 de março. Já morreram 1074 pessoas com a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
O número de infetados subiu para 25.702, mais 178. Há 818 doentes internados. Destes, 134 estão em unidades de cuidados intensivos. A recuperar em casa estão 22.067 pessoas.

Pela primeira vez Portugal, registou uma vítima mortal com menos de 40 anos. Perto de 90 por cento dos mais de mil mortos tinham mais de 70 anos.
O quadro internacional
À escala global, a pandemia da Covid-19 já provocou mais de 256 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Isto de acordo com o balanço diário da agência France Presse.

Um laboratório israelita, foi ontem noticiado, isolou anticorpos do novo coronavírus que podem ser injetados nas pessoas contaminadas e combater a infeção.
O instituto vai agora patentear o tratamento e tentar que seja produzido em larga escala.

O Japão também está a concluir ensaios de um novo medicamento em doentes com o novo coronavírus.

O Reino Unido é agora o país com mais casos mortais na Europa, na sequência de uma atualização de dados. Em Espanha morreram 185 pessoas em 24 horas. E em Itália registaram-se 236 mortes, mas o número de novas infeções baixou.