Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Callaghan O'Hare - EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimento sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas registaram-se 111 casos de Covid-19 em Portugal, elevando para 50410 o número total de infeções desde que a pandemia chegou ao país. O número total de óbitos é agora 1722 e o de recuperados 35626. A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos de Covid-19, totaliza hoje 25.617, mais 68 do que no dia anterior.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



22h01 - Pandemia. Redução de rendimentos afetou mais os jovens

As faixas etárias jovens, dos 18 aos 21 e dos 22 aos 37 anos, foram as mais afetadas pela redução de rendimentos causada pela pandemia, de acordo a edição do European Consumer Payment Report, da Intrum, hoje divulgado.

De acordo com o estudo da Intrum, que abrange 24 países europeus, 67% das pessoas inquiridas situadas nas faixas etárias dos 18 aos 21 e dos 22 aos 37 anos foram afetadas pela redução de rendimentos causada pela pandemia.

Em contrapartida, as gerações mais velhas (dos 55 aos 64 anos) e com mais de 65 anos foram as menos afetadas, com percentagens de 42% e 20%, respetivamente.

Em Portugal, 63% dos jovens inquiridos entre os 22 e 37 anos, afirmam que a covid-19 teve um impacto negativo no seu bem-estar financeiro, uma percentagem superior à média europeia, que se situa nos 53% nesta faixa etária, e também superior à média europeia do total de inquiridos, que é de 47%.

No que diz respeito às consequências da pandemia, em Portugal, 19% dos jovens entre os 22 e 37 anos afirmam necessitar por vezes de pedir dinheiro emprestado para pagar as contas, uma média ligeiramente abaixo da europeia (22%).

Já nas faixas etárias dos 18 aos 21 anos e dos 38 aos 44 anos, os portugueses inquiridos dizem também já o ter feito, com a média a situar-se nos 22%, neste caso, acima da média europeia (18%).

21h49 - Bélgica aperta medidas para fazer face à pandemia

O aumento de novos casos de covid-19 na Bélgica levou o governo federal a impor novas restrições à população. Os contactos sociais estão outra vez mais limitados e há regras ainda mais apertadas no comércio.


21h48 - Turismo fala já em prejuízos de 320 mil milhões

A Alemanha desaconselha as viagens para varias regiões de Espanha e a Itália quer estender o estado de emergência até ao fim de Outubro. Consequências de uma pandemia que continua a avançar com o aumento de novos casos de infecção e a paralisar a economia europeia. O setor do Turismo fala já em prejuízos de 320 mil milhões de euros.


21h45 - Transporte Aéreo só em 2024 vê recuperação

A Organização Mundial de Saúde alerta que o novo coronavírus está a expandir-se pelo Mundo e que não é um vírus de uma só estação. Dados que trazem ainda maiores preocupações ao setor da aviação, um dos mais afetados pela pandemia. A Associação Internacional de Transporte Aéreo acredita que só em 2024 é que o tráfego aéreo pode regressar aos valores pré-pandemia.


21h43 - Reino Unido. Portugueses querem visitar família sem regras da quarentena

Os portugueses que vivem e trabalham no Reino Unido querem ser dispensados da quarentena obrigatória para poderem visitar as famílias em Portugal no Verão. Criaram para esse efeito uma petição online que em dois dias recolheu quase mil assinaturas.



19h51 - França anuncia aumento de testes semanais para 500 mil

A Direção-Geral da Saúde francesa anunciou o aumento do número de testes numa altura em que o país contabiliza já 30.223 mortes devido à covid-19.

19h10 - Cabo Verde com mais 26 infetados e total de 2.354 casos

O país registou mais 26 pessoas infetadas com covid-19 em três ilhas nas últimas 24 horas, elevando o acumulado a 2.354 casos, mas 1.616 já foram dados como recuperados.

Além dos 26 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, foram confirmados por análise laboratorial, no mesmo período, mais 66 recuperados da doença (metade dos quais na ilha do Sal), permanecendo ativos 714 casos no país.

Com os dados de hoje, o acumulado desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro infetado com covid-19 no arquipélago, passa a ser de 2.354 casos, com 1.616 recuperados, 22 óbitos e dois estrangeiros transferidos para os países de origem.

19h03 - Passageiros que recusem teste na chegada à Madeira ficam em confinamento obrigatório

Os passageiros que viajem para a Madeira e se recusem a fazer teste de despistagem à covid-19 incorrem num crime de desobediência, podendo as autoridades de saúde determinar o confinamento obrigatório por 14 dias, anunciou hoje o Governo Regional.

"O viajante que se recuse a realizar o teste de despiste PCR ao SARS-Cov2 incorre no crime de desobediência e a autoridade de saúde pode, no âmbito das suas competências, determinar o confinamento obrigatório no período de tempo necessário a completarem-se 14 dias desde a sua chegada à região em estabelecimento hoteleiro para o efeito, sendo os custos de hospedagem imputados ao viajante", disse hoje o secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos.

Esse período de confinamento obrigatório por um período de 14 dias poderá ser feito no respetivo domicílio, em estabelecimento de saúde ou em estabelecimento hoteleiro.

19h01 - Madeira prorroga situação de calamidade e determina uso obrigatório de máscara

O Governo da Madeira decidiu hoje prorrogar a situação de calamidade no arquipélago, até 31 de agosto, devido à pandemia de covid-19, e determinou o uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos.

O uso obrigatório de máscara comunitária de proteção aplica-se "em espaços ou locais de acesso, permanência ou utilização, públicos ou equiparados", explicou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, sublinhando que está incluído "todo o tipo de espaço público, fechado ou aberto".

Pedro Ramos avançou que a obrigação do uso de máscara comporta, porém, exceções.

As crianças até aos 10 anos, "pessoas incapacitadas pela dificuldade de colocar ou retirar a máscara sem assistência" e "outras situações previamente identificadas pelas autoridades de saúde" não ficam abrangidas pela medida.

18h15 - Programa de 10 milhões para a prevenção em instituições sociais

A portaria que cria o Programa Adaptar Social+, no valor de 10 milhões de euros, e que permite a lares e outras instituições sociais adquirirem equipamentos de proteção individual para a covid-19, foi publicado em Diário da República.

Ao abrigo deste mecanismo, adianta um comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as instituições do setor social que gerem equipamentos de resposta a idosos e a pessoas vulneráveis podem candidatar-se à linha de apoio de 10 milhões de euros para reforço das medidas de prevenção e equipamento de proteção individual face à covid-19.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada na nota informativa, realça a importância da inicativa, dizendo: "Com o Programa Adaptar Social+, com 10 milhões de euros, apoiamos as instituições do setor social, nomeadamente lares, a reforçar as medidas de prevenção do contágio da pandemia e equipamentos de proteção individual, para estas estruturas estarem preparadas para uma eventual segunda vaga".

"O Programa Adaptar Social+ apoia, nomeadamente, a aquisição de equipamentos de proteção individual para utilização pelos trabalhadores e utentes (como máscaras, luvas ou viseiras), a instalação de equipamentos de higienização, de dispensa automática de desinfetantes ou a aquisição de aparelhos de medição de pressão arterial, termómetros e oxímetros", indica a nota.

O programa também abrange a instalação de equipamentos que garantam o distanciamento físico, como divisórias.

17h45 - Centro Hospitalar do Oeste com menos 16% de consultas e 29% de cirurgias

O CHO reduziu a atividade programada no primeiro semestre deste ano devido à pandemia de covid-19, face ao período homólogo, com menos de 16% de consultas e 29% de cirurgias.

A quebra deveu-se "à paragem da atividade assistencial por causa da pandemia (em março e abril), assim como à morosidade que os procedimentos e regras de segurança trouxeram na retoma da atividade assistencial", justificou a administradora Elsa Baião à Lusa.

No primeiro semestre, realizaram-se 74.670 consultas em 2019 e 62.984 em 2020, uma quebra de 16%. No mesmo período do ano, o CHO efetuou 3.677 cirurgias em 2019 e 2.611 em 2020, registando-se assim uma redução de 29%.

17h42 - Trabalhadores portugueses na Galiza só terão de registar primeira entrada

O responsável do Serviço Galego de Saúde acaba de explicar que os trabalhadores portugueses na Galiza só terão de fazer o registo decretado para os visitantes de Portugal àquela região da primeira vez que cruzarem a fronteira.

"Não é preciso que preencha o formulário todos os dias (...). O que queremos é facilitar as coisas, dar as boas vindas à Galiza e não complicar", com uma medida que visa contribuir "para a segurança de todos", explicou à Lusa António Fernandes Campa, do Sergas - Serviço Galego de Saúde, da Junta da Galiza.

Segundo publicado hoje no Diário Oficial da Galiza, os viajantes provenientes de Portugal e de cinco comunidades do norte de Espanha que visitem a Galiza terão, a partir de quarta-feira, de fazer um registo em que fornecem os contactos.

Aos trabalhadores transfronteiriços - quer portugueses na Galiza quer galegos em Portugal - basta preencher o documento da primeira vez que cruzem a fronteira, deixando em branco o campo da "data prevista de saída", assinalou.

"Queremos simplificar a vida a quem nos visita", garantiu António Fernandes Campa.

O registo pode ser feito através de um número de telefone (0034 881 002 021) ou um formulário disponível 'online' na página oficial do Sergas, indicou este responsável.

17h35 - Liga belga arranca a 8 de agosto à porta fechada

A nova temporada da liga belga de futebol vai arrancar no início de agosto com os jogos a serem disputados à porta fechada, devido à pandemia da covid-19.

Segundo os organizadores da competição, a possibilidade de ter público nos estádios foi equacionada, mas o súbito aumento do número de infetados nos últimos dias levou à decisão de fechar os encontros aos adeptos.

17h31 - Brasil perde mais de um milhão de empregos na pandemia

O país perdeu mais de um milhão de empregos no primeiro semestre do ano devido à pandemia de covid-19, que paralisou grande parte das atividades económicas do país entre o final de março e o início de junho. Entre janeiro e junho, as empresas brasileiras registaram 6.718.276 contratações e 7.916.639 demissões, o que levou à destruição de 1.198.363 empregos, segundo dados do Registo Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia do Brasil.

No mês passado, o mercado laboral no Brasil apresentou uma pequena melhoria face ao mês de maio. Junho teve 16% menos demissões (166.799) e 24% mais admissões (172.520) do que o mês de maio, segundo o Governo brasileiro.

O saldo do mês de junho ficou negativo em 10.984 vagas já que ocorreram 895.460 admissões e 906.444 demissões. Em maio, os números foram 722.940 e 1.073.243, respetivamente.

A ligeira melhoria nos dados de emprego coincide com a gradual diminuição das medidas de distanciamento social impostas pelos governos regionais para conter a pandemia, cujo avanço fez do Brasil o segundo país com mais mortes e infeções do mundo, atrás dos Estados Unidos.

Este ano, se as previsões forem cumpridas, o país sofrerá a maior retração nas últimas décadas, com uma queda no Produto Interno Bruto (PIB) estimada em cerca de 6%.

16h56 - Imposição de quarentenas na Europa coloca em risco milhões de empregos

A imposição de quarentenas entre países europeus pela covid-19, como as do Reino Unido ou da Noruega a viajantes provenientes de Espanha, coloca em risco até 197,5 milhões de empregos este ano a nível global.

A falta de colaboração entre os países europeus para estabelecer um quadro comum contra a covid-19 fará aumentar o número de empregos afetados no Velho Continente em 2020 de 18,4 milhões para 29,5 milhões, com uma perda de 1,6 biliões de dólares (1,4 biliões de euros) no PIB.

Declarações feitas numa entrevista à Efe, pela presidente do World Travel and Tourism Council (WTTC), Gloria Guevara.


16h37 - Enfermeiros preocupados com segunda vaga nos lares

A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifesta "séria preocupação" com a ausência de medidas adicionais para acautelar o impacto de uma segunda vaga de covid-19 nos lares. Pediu, por isso, uma audiência urgente ao Governo.

"Em termos gerais, é preciso avançar rapidamente para um modelo integrador, com tutela conjunta da Segurança Social e da Saúde, bem como uma rede de coordenação a nível nacional, regional e local destinada a` prevenção, controlo e monitorização de infeções e de resistência aos antimicrobianos, a` semelhança da existente nos diferentes níveis de prestação de cuidados", defende o vice-presidente da OE, Luís Filipe Barreira, em comunicado.

16h07 - Moçambique com 19 novos casos, total acumulado de 1.720

O país mantém ainda o registo de óbitos inalterado em 11 mortes. Há mais seis casos de recuperação, elevando o total para 602 recuperados.

Até hoje foram testados em Moçambique 54.081 casos suspeitos.

"Moçambique conta com um cumulativo de 43 indivíduos internados devido a covid-19. Destes, 10 estão sob cuidados médicos em centros de isolamento", acrescenta-se no comunicado de hoje do Ministério da Saúde.

O país tem atualmente 1.105 casos ativos de covid-19, registando-se o maior número da Cidade de Maputo, com 249, seguindo-se Cabo Delgado (234), Província de Maputo (216) e Nampula (209).

15h37 - Perdas para turismo mundial atingem quase 273 mil ME até maio

A pandemia de Covid-19 provocou perdas de 320 mil milhões de dólares (272,8 mil milhões de euros) no turismo mundial, de janeiro a maio, segundo o barómetro publicado hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

"É mais do triplo das perdas registadas ao nível de receitas do turismo internacional durante a crise económica mundial de 2009", considerou a organização, que é uma agência das Nações Unidas e tem sede em Madrid.

De janeiro a maio, o número de turistas internacionais caiu 56% em relação ao mesmo período de 2019, o que representa 300 milhões de visitantes a menos.

Entre os principais riscos para o setor, a OMT aponta "o ressurgimento do vírus e o risco de novos confinamentos", indicando também a situação na China e nos Estados Unidos, importantes pontos de origem de turistas.

15h29 - Funcionário do Parlamento testou positivo para Covid-19

Um funcionário do Parlamento português testou positivo para Covid-19. As seis pessoas que estiveram em contacto direto com este assistente operacional estão em quarentena e vão ser testadas. São também funcionários do Parlamento.

Este é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Assembleia da República.

15h26 - IATA agrava projeções e só prevê recuperação do tráfego aéreo em 2024

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) piorou hoje as previsões sobre recuperação do tráfego aéreo, prevendo agora que só se atinjam em 2024 os níveis anteriores à Covid-19, devido a uma "recuperação mais lenta do que esperado".

"O tráfego global de passageiros só regressará aos níveis pré-Covid-19 em 2024, um ano mais tarde do que o previsto anteriormente", indica a IATA numa projeção hoje divulgada.

A IATA afirma, também, esperar que "a recuperação em viagens de curta distância continue a ser mais rápida do que em viagens de longa distância".

Em concreto, a contribuir para este cenário de "recuperação mais pessimista" está relacionado com a "redução das viagens realizadas pelas companhias aéreas", com a "fraca confiança dos consumidores" e ainda com a "lenta contenção do vírus nos Estados Unidos e nas economias em desenvolvimento", como a China.

Esta entidade diz ainda esperar que "o número de passageiros aumente 62% em 2021 em relação à redução acentuada de 2020, mas ainda assim será inferior em quase 30% em comparação com 2019".

15h21 - Um terço dos espanhóis desistiu de transportes públicos e metade de eventos culturais

Quase um terço dos espanhóis não usa transportes públicos por medo da Covid-19 e mais de metade da população deixou de ir a eventos culturais e de praticar desporto em áreas fechadas, segundo um estudo hoje publicado.

Entre os que continuam a usar transportes públicos, 44% reduziram a sua utilização ao mínimo.

Ainda de acordo com o estudo, 53% dos inquiridos decidiram deixar de ir a eventos culturais e 51% deixaram de praticar desportos em áreas fechadas.

O inquérito também mostrou que 32% das pessoas que costumavam comer em restaurantes deixaram de o fazer e 55% dos que continuam, fazem-no com menos frequência.

Além disso, um terço dos inquiridos admitiu que já não vai a centros comerciais e quase metade diz que diminuiu a frequência com que visita estes locais.

15h10 - Tecnologia pioneira inativa num minuto mais de 99% do vírus no ar

Uma tecnologia pioneira, que consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar – e que chega aos 100% no espaço de cinco minutos –, acaba de ser desenvolvida em Portugal, foi hoje anunciado.

A nova tecnologia no combate à Covid-19 foi criada no âmbito de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra, disse hoje à agência Lusa o coordenador da investigação, João Nunes.

“Em um minuto, de 16.982 partículas de vírus SARS-CoV-2, numa amostra apenas cinco partículas não foram inativadas (‘mortas’, no senso comum), o que deu um resultado de 99,97%. E, ao fim de cinco e 15 minutos, obteve-se uma inatividade total, 100%, e sem qualquer variação no comportamento do vírus”, sublinha João Nunes.

O ensaio foi efetuado em 27 amostras diferentes, sendo “todos os resultados validados cientificamente”, acrescenta o investigador e presidente da associação BLC3.

15h07 - Diagnosticados seis novos casos num só dia nos Açores

Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis novos casos positivos de infeção por Covid-19, todos na ilha de São Miguel, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Um dos casos respeita a uma mulher de 53, não residente nos Açores, que chegou por via aérea, oriunda do continente, em 26 de julho, e na segunda-feira obteve resultado positivo no teste de despiste.

Os outros dois casos diagnosticados na sequência das análises realizadas são de um homem de 62 anos e uma criança de 12 anos, que também chegaram aos Açores por via aérea, oriundos do continente, em 25 de julho.

15h02 - Utentes da praia de Manta Rota queixam-se do incumprimento de regras

Utentes da praia de Manta Rota têm-se queixado do incumprimento de regras para conter a pandemia de Covid-19, mas a Câmara de Vila Real de Santo António garantiu que as zonas balneares do concelho “obedecem ao estipulado”.

Uma das utentes que frequenta a praia algarvia contou à agência Lusa que, no domingo passado, pôde verificar no areal da praia de Manta Rota que a praia estava “lotada” e as pessoas se posicionavam “sem ter em conta qualquer medida de contingência e distanciamento social”.

“Ultrapassa-se largamente a lotação da praia e não há fiscalização do cumprimento da mesma. Não há distanciamento social. Não há qualquer indicação da lotação da praia, como sinalética ou bandeiras”, criticou a utente dessa praia do distrito de Faro.

A mesma fonte salientou que pôde também ver no passadiço de acesso à praia “pessoas aglomeradas”, que “não usavam máscaras” e “não respeitavam o distanciamento social”.

14h59 - Madeira torna obrigatório o uso de máscara na rua

A partir de 1 de agosto vai ser obrigatório o uso de máscara nas ruas da Madeira. É uma medida de proteção face ao aumento do número de turistas que visitam o arquipélago. A informação foi avançada à Antena 1 pelo secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.


14h42 - O futebolista dominicano Mariano Díaz, avançado do Real Madrid, acusou positivo à Covid-19.

14h21 - Imposição de quarentenas na Europa coloca em risco 197,5 milhões de empregos

A imposição de quarentenas entre países europeus pela Covid-19, como as do Reino Unido ou da Noruega a viajantes provenientes de Espanha, coloca em risco até 197,5 milhões de empregos este ano a nível global, foi hoje anunciado.

Numa entrevista à Efe, a presidente do World Travel and Tourism Council (WTTC), Gloria Guevara, recordou que nestas previsões para o setor, que apontam para o pior dos cenários, a queda do turismo causaria uma perda no Produto Interno Bruto (PIB) mundial de mais de 5,5 biliões de dólares (4,7 biliões de euros), menos 62% que em 2019, e o número de chegadas turísticas a nível mundial seria reduzido em 73%.

A falta de colaboração entre os países europeus para estabelecer um quadro comum contra a Covid-19 fará aumentar o número de empregos afetados no Velho Continente em 2020 de 18,4 milhões para 29,5 milhões, com uma perda de 1,6 biliões de dólares (1,4 biliões de euros) no PIB.

14h16 - Pandemia teve "claro impacto" na área das hepatites virais, diz Isabel Aldir

A diretora do Programa Nacional para as Hepatites Virais afirmou hoje que houve “um claro impacto” da pandemia de Covid-19 no diagnóstico destas doenças que é preciso recuperar, fazendo mais rastreios e iniciar os tratamentos que tinham ficado pendentes.

“Não vale a pena pensar que não houve impacto, porque houve”, “as equipas de rastreio que estavam no terreno tiveram que suspender a sua atividade”, as consultas de saúde primários também reduziram muito e “houve certamente diagnósticos que não aconteceram”, disse Isabel Aldir em entrevista à agência Lusa, no Dia Mundial das Hepatites.

Segundo a médica infeciologista, os tratamentos na área das hepatites virais também foram protelados porque “as pessoas não chegavam aos cuidados hospitalares ou então já estando viram as suas consultas adiadas pelo confinamento”.

14h10 - Lojistas com quebras médias de 40,2% desde 1 de junho

A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) contabiliza perdas dos lojistas de 40,2% desde 1 de junho, de acordo com dados do observatório que a entidade tem vindo a publicar devido à pandemia de Covid-19.

A associação detalhou que "Lisboa acentua diferenças face ao resto do país, com quebras de vendas médias no mesmo período de 42,3%".

13h41 - Turistas britânicos mantêm viagens para Portugal no outono

Turistas britânicos que visitam Portugal fora da época alta do verão mantêm as reservas para este ano, mas existe preocupação com as restrições de viagem relacionadas com a pandemia Covid-19, consideram os operadores turísticos.

As agências de viagem que trabalham com grupos pequenos estão a acompanhar de perto as orientações do governo britânico que, até agora, manteve Portugal como um destino de risco, ao qual desaconselha viagens não essenciais, mas o setor tem esperança que Portugal acabe por ser incluído na lista dos países isentos de quarentena na chegada ao Reino Unido, o que viabilizaria os seguros de viagem essenciais à sua atividade.

John Dixon, diretor da Prestige Holidays, disse à agência Lusa que a clientela, sobretudo idosa, aprecia sobretudo destinos tranquilos como a ilha da Madeira e tem flexibilidade, por isso pode cancelar mais perto da data da viagem. "Se não puderem ir este ano, podem ir no próximo", acredita.

Também Karl Watson, da Inntravel, uma agência que oferece pacotes com atividades como caminhadas ou passeios de bicicleta em várias partes do país, adiantou que mantém reservas em viagens previstas para setembro e outubro, mas não está a aceitar novas marcações.

13h35 - Albufeira alerta banhistas para riscos da pandemia e de queda das arribas

A Câmara de Albufeira (Algarve) lançou uma campanha nas praias do concelho, a alertar os banhistas para os comportamentos de risco, não só pela pandemia da Covid-19 como pela instabilidade das arribas.

Sob o lema ‘Albufeira praias seguras’, a campanha de sensibilização apela aos utilizadores dos areais para que adotem “medidas de proteção e o respeito pela sinalética existente à entrada das praias”, refere a autarquia em comunicado.

De acordo com a autarquia, além da colocação de mastros com bandeiras que indicam a ocupação das praias e dispensadores de álcool gel, foram marcados corredores de circulação de sentido único e aumentada a sinalética.

13h22 – Portugal com mais 111 casos de infeção, três mortes e 251 recuperados

Nas últimas 24 horas registaram-se 111 casos de Covid-19 em Portugal, elevando para 50410 o número total de infeções desde que a pandemia chegou ao país.

O número total de óbitos é agora 1722 e o de recuperados 35626.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos de Covid-19, totaliza hoje 25.617, mais 68 do que no dia anterior.

13h13 - Mais de 654 mil mortos e 16,5 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia já provocou a morte de pelo menos 654.477 pessoas e infetou 16.514.500 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

De acordo com os dados da AFP, há pelo menos 9.347.300 pessoas consideradas curadas.

O balanço indica ainda que, na segunda-feira, foram registadas 4.418 mortes e 218.588 novos casos. Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus últimos balanços foram os Estados Unidos (679 óbitos), a Índia (654) e o Brasil (614).

Os Estados Unidos são o país mais afetado, tanto em mortes como em casos, com 148.056 óbitos em 4.294.770 casos registados, de acordo com a contagem da Universidade John Hopkins. Pelo menos 1.325.804 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil, com 87.618 mortes em 2.442.375 casos, o Reino Unido, com 45.759 mortes (300.111 casos), o México, com 44.022 mortes (395.489 casos), e a Itália, com 35.112 mortes (246.286 casos).

13h10 - EUA iniciam 30 mil ensaios em voluntários para testar vacina

Duas empresas norte-americanas começaram, na passada segunda-feira, a testar uma vacina experimental contra a covid-19, com a participação de 30 mil voluntários.

A empresa de biotecnologia Moderna começou a fase final de testes, como conta a jornalista da Antena 1 Isabel Gaspar Dias.

13h05 - Mais de 80 IPSS vão comprar equipamentos de proteção a preços reduzidos

Um total de 84 instituições sociais de todo o país aderiu a uma central de negociação que vai adquirir equipamentos de proteção individual (EPI) contra a pandemia de Covid-19, em que cada máscara custa 18 cêntimos.

Os fornecedores vão entregar às instituições aderentes, em cada mês, a partir de agosto e até janeiro de 2021, "2.200 caixas de 50 máscaras e 6.000 caixas de 100 luvas", entre outros EPI, revelou à agência Lusa o presidente da UNITATE, Tiago Abalroado.

Os fornecedores que concorreram "enviaram as fichas técnicas" dos EPI e na comparação foi escolhido "o preço mais barato para cada um dos produtos", referiu, adiantando que quatro empresas vão fornecer os vários equipamentos de proteção.

Segundo o responsável, após a negociação, o preço unitário de cada máscara ficou a 18 cêntimos, cinco litros de álcool-gel a 11,85 euros, o par cobre-sapatos a sete cêntimos, toucas a dois cêntimos, aventais a quatro cêntimos e o par luvas a 26 cêntimos.

12h45 - PM timorense pede ajuda ao parlamento para aprovar leis para controlo da doença

O primeiro-ministro timorense pediu hoje “ajuda” ao Parlamento Nacional para que aprove alterações à lei de imigração e asilo e à lei do sistema de saúde, para poder continuar a aplicar medidas de controlo e prevenção da covid-19.

“Precisamos de ajuda do Parlamento Nacional para o esforço depois do estado de emergência, para continuar a controlar a situação”, disse Taur Matan Ruak, intervindo na Assembleia Nacional.

“Pedimos ao parlamento que nos ajude a alterar a lei do sistema de saúde, e a de imigração e asilo, para ajudar o Governo a minimizar os riscos”, notou.

Taur Matan Ruak disse que caso isso não aconteça, a “alternativa é o estado de emergência” de novo no país. “Se quiserem estado de emergência, o Governo está disponível, mas para enquadrar estas medidas de controlo nas leis, precisamos da ajuda do parlamento”, sublinhou.

11h56 - Covid-19. Câmara de Alcoutim realiza testes serológicos gratuitos

11h30 - Madrid torna obrigatório o uso de máscara em todo o lado e a todas as horas

A decisão foi anunciada há momentos para conter a propagação do vírus. 

Estão também proibidos ajuntamentos com mais de 10 pessoas, mesmo em casa. Autoridades locais alertam ainda que o Governo tem que apertar as medidas de controlo no aeroporto para identificar novos casos de Covid-19 à entrada no país.

Os bares também passam a estar obrigados a fechar à uma da manhã.

11h20 - Viajantes de Portugal e norte de Espanha terão de fornecer contactos para visitar Galiza

Os viajantes provenientes de Portugal e de cinco comunidades do norte de Espanha que visitem a Galiza, a partir de quarta-feira, terão de fazer um registo em que fornecem os contactos, foi hoje publicado no Diário Oficial da Galiza.

De acordo com a norma publicada, a medida é aplicável a visitantes de países com alta incidência de casos de Covid-19, onde as autoridades galegas incluem entre outros Portugal ou Bélgica, assim como a turistas ou residentes que tenham estado, nos últimos 14 dias, nas comunidades espanholas de Aragão, Catalunha, Navarra, País Basco e La Rioja.

11h17 - Aumento de casos na Grécia leva a medidas mais apertadas

A Grécia vai obrigar o uso de máscaras em mais espaços públicos fechados para evitar o aumento de casos no país.

As autoridades do país registaram um aumento de caos na segunda metade deste mês.

11h02 - África ultrapassa barreira dos 18.000 mortos e soma 859.237 casos

O número de mortos em África devido ao novo coronavírus ultrapassou a barreira dos 18.000 mortos, contabilizando agora 859.237 infetados, dos quais 506.534 recuperados, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 18.160, mais 413 nas últimas 24 horas, em 859.237 infetados (mais 12.926).

10h47 - OMS diz que estamos a viver uma "primeira grande onda" de Covid-19

O porta-voz da OMS afirmou hoje que o mundo ainda está na primeira onda de Covid-19. "Vai ter altos e baixos" mas vai "ser longa".

10h31 - Covid-19: Banca europeia está "resiliente" face ao impacto da pandemia

A banca europeia mostrou-se "resiliente" face aos impactos económicos provocados pela pandemia de covid-19, de acordo com as conclusões da divisão de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE).

Num teste de 'stress' a 86 bancos da zona euro sobre como lidaram com o "choque económico" causado pela pandemia de covid-19, direcionado à "identificação de potenciais vulnerabilidades no setor bancário num horizonte de três anos", os resultados demonstram, segundo o BCE, que o setor, na zona euro, "consegue aguentar o 'stress' induzido pela pandemia".

De acordo com Frankfurt, a avaliação teve como base os cenários das duas projeções macroeconómicas do BCE de junho (com o central a prever uma queda de 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro e o severo a prever um declínio de 12,6% em 2020) e os testes de 'stress' da Autoridade Bancária Europeia (EBA) a bancos de toda a União Europeia.

10h22 - Aumento de casos em Hong Kong

Hong Kong registou mais 106 novos casos de Covid-19, incluindo 98 transmitidos localmente.

A situação na região está a piorar. Autoridades preparam-se para implementar a proibição de jantares em restaurantes e ajuntamentos com mais de duas pessoas.

10h15 - Reino Unido dá segundo golpe a Espanha. Viagens a Canárias e Baleares desaconselhadas. Leia aqui

10h04 - Consumo das famílias na zona euro com maior queda no 1.º trimestre em 20 anos

O consumo das famílias por habitante caiu 3% na zona euro no primeiro trimestre devido às medidas de contenção de combate à covid-19 na Europa, enquanto o rendimento disponível e a poupança aumentaram, divulgou hoje o Eurostat.

Este é, segundo o Eurostat, o "decréscimo mais elevado desde o início da série temporal em 1999", após uma descida de 0,4% na zona euro no anterior trimestre, o último de 2019.

Já no conjunto da União Europeia (UE), o consumo por habitante baixou 2,9% no primeiro trimestre, após uma diminuição de 0,2% no trimestre anterior, registando-se também aqui a maior queda desde 1999.

No que toca ao rendimento real por habitante das famílias da zona euro, verificou-se um aumento de 1,1% no primeiro trimestre de 2020, após um decréscimo de 1,1% no quarto trimestre de 2019.

09h17 - Autoridades alemãs alertam que o aumento de novos casos de Covid-19 no país é preocupante

"Não sabemos se estamos a sofrer uma segunda vaga da pandemia. É possível".

9h07 - Médicos Sem Fronteiras apontam o dedo a fabricante norte-americana

A organização não-governamental acusa a fabricante norte-americana Cepheid de estar a cobrar quatro vezes mais do que devia por cada teste à Covid-19 e de estar a fazer negócio à custa da pandemia.

Em comunicado, a organização apela à distribuição de testes "de forma equitativa e acessível em todos os países".

"Ter um teste de diagnóstico rápido e preciso é essencial para a gestão em tempo real das pessoas afetadas pelo vírus, a fim de enfrentar esta pandemia. Tantas vidas poderiam ser salvas se corporações como a Cepheid disponibilizassem o seu teste com urgência e de forma acessível em todos os países", refere ainda a MSF.

8h43 - Vietname isola cidade por 15 dias

O Vietname suspendeu, a partir de hoje, todos os meios de transporte de e para Danang, a terceira maior cidade do país.

De acordo com o Ministério dos Transportes vietnamita, nos próximos 15 dias nenhum avião, comboio, autocarro, táxi ou barco pode entrar ou sair da cidade, onde também foram suspensos os transportes públicos e impostas medidas de distanciamento social.

Na sexta-feira, as autoridades sanitárias vietnamitas tinham já identificado 14 novos casos da doença em Danang, no centro do país, após 99 dias sem qualquer infeção comunitária em todo o território.

8h39 - Portugueses retidos na Venezuela vão ser repatriados

Duas centenas de portugueses retidos na Venezuela por causa da pandemia devem ser repatriados ainda esta semana.

A informação foi avançada pelo cônsul-geral de Portugal em Caracas. A chegada está prevista para sexta-feira, no Funchal.

8h37 - China deteta 68 casos nas últimas 24 horas

A China diagnosticou mais 68 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 57 na região de Xinjiang, seis na província de Liaoning e um em Pequim.

Além destes, foram diagnosticados mais quatro casos em viajantes estrangeiros, ou seja, casos "importados".

8h20 - Vacina. EUA iniciam 30 mil ensaios em voluntários

A empresa de biotecnologia Moderna iniciou na segunda-feira um dos maiores ensaios do mundo para testar a eficácia de uma vacina experimental contra a Covid-19 em 30 mil voluntários. A iniciativa decorre em colaboração com o Governo norte-americano.

Numa conferência de imprensa, o principal epidemiologista nos EUA, Anthony Fauci, explicou que a primeira injeção da vacina experimental da Moderna foi administrada a um voluntário em Savannah, Geórgia, às 6h45 de segunda-feira (11h45 em Lisboa).

7h38 - México com mais 342 mortos e 4.973 infetados

O México registou 342 mortos e 4.973 casos nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 44.022 e de infetados para 395.489 desde o início da pandemia.

O Ministério da Saúde mexicano indicou ainda que 256.777 pacientes recuperaram da infeção e que 85.986 são casos considerados suspeitos e aguardam o resultado de exames laboratoriais.

Atualmente, o México é o sexto país do mundo em infeções, atrás dos Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, e o quarto em mortes por milhão de habitantes, depois dos Estados Unidos, Brasil e Reino Unido.

7h30 - EUA registam mais 679 mortos e mais de 57 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 679 mortos e mais de 57 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, indicou a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Os dados de segunda-feira elevam o número total de mortes para mais de 147.500 e o de contágios para mais de 4,28 milhões desde o início da epidemia no país, de acordo com o balanço realizado pela agência France Presse.

7h20 - Risco de desnutrição de 6,7 milhões de crianças

A Unicef alertou esta terça-feira para o risco de cerca de 6,7 milhões de crianças com menos de cinco anos virem a sofrer níveis perigosos de desnutrição este ano devido à pandemia.

A partir de uma análise publicada na revista The Lancet, o Fundo das Nações Unidas para a Infância observou que 80% das crianças em risco vivem na África subsaariana e no sul da Ásia.

"Faz sete meses desde que os primeiros casos da covid-19 foram relatados e é cada vez mais claro que as repercussões da pandemia estão a prejudicar as crianças mais do que a própria doença", afirmou, em comunicado, a diretora executiva da Unicef, Henrietta Fore.

A mesma responsável lembrou que as taxas de pobreza das famílias e a insegurança alimentar aumentaram, com cortes nos serviços essenciais de nutrição e nas cadeias de abastecimento, e com acentuados aumentos nos preços dos alimentos em alguns lugares.

"Como resultado, a qualidade da dieta das crianças piorou e a taxa de desnutrição aumentará", salientou.

A mesma responsável sublinhou que o agravamento da dieta e a interrupção dos serviços de nutrição vão piorar outras formas de desnutrição em crianças e mulheres, como o nanismo, deficiência de micronutrientes, sobrepeso e obesidade.

Segundo a Unicef, nos primeiros meses da pandemia houve uma redução geral de 30% na cobertura de serviços vitais de nutrição, com alguns países a registarem uma interrupção muito maior.
Ponto de situação
O Governo admitiu na segunda-feira o fim do Estado de Calamidade na área da Grande Lisboa, incluindo nas 19 freguesias mais afetadas. Todos os concelhos da Área Metropolitana devem ficar em "situação de contingência". O ministro Eduardo Cabrita refere que já não há razões para manter distinções entre os municípios.

Isto significa que os estabelecimentos comerciais continuam a encerrar às 20h com exceção dos super e hipermercados e postos de combustível.  

Mantém-se a proibição de consumo de álcool na via pública e os ajuntamentos são limitados a dez pessoas. Esta última é uma das diferenças em relação à situação anterior: até agora nas 19 freguesias os ajuntamentos estavam limitados a cinco pessoas. Deixa de existir também o dever cívico de recolhimento domiciliário.

A decisão será tomada em Conselho de Ministros.

Na segunda-feira, Portugal registou mais dois mortos, 135 novos casos e 158 recuperados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos de Covid-19 no país, totaliza hoje 25.549, mais 101 casos do que na véspera.