Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista, de acordo como relatório desta sexta-feira, mais 401 novos casos de Covid-19 e seis vítimas mortais. No total, morreram no país, de Covid-19, 1815 pessoas e, desde o início da pandemia, foram registados 57074 casos confirmados.

Mais atualizações



23h30 - Brasil aproxima-se dos 120 mil mortos

Mais 855 mortes com Covid-19 nas últimas 24h elevaram a 119.504 o número total de óbitos devido à doença desde o início da pandemia no Brasi, informou o Ministério de Saúde do país.

O Brasil, o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia de Covid-19 logo a seguir aos Estados Unidos, confirmou no mesmo período mais 43.412 casos de infeção com SARS-CoV-2, para um novo total de 3.804.803 pessoas contagiadas.

23h25 - Tribunal autoriza manifestação anti-máscaras em Berlim

A Justiça alemã autorizou a realização, sábado, de um protesto contra o uso obrigatório de máscaras e contras as medidas de combate à pandemia de Covid-19, decisão que anula a interdição imposta anteriormente pelo município da capital, Berlim.

Os promotores da manifestação intitulam-se "livres pensadores" mas muitos consideram-nos próximos da extrema-direita. Poderão agora desfilar em torno da porta de Brandeburgo.

Serão contudo obrigados a cumprir as próprias regras que contestam. O Tribunal Administrativo de Berlim impôs, como condição, que os participantes respeitem a distância mínima entre si. Não será obrigatório o uso de máscara.

O Tribunal justificou a sua decisão por considerar que "a existência de um perigo imediato para a segurança pública" não era um dado adquirido.

A edilidade berlinense proibiu a manifestação devido à impossibilidade de ser respeitada a distância mínima de 1,5 metros entre os participantes, num contexto de recrudescêndia da Covid-19 no país.

São esperadas 22 mil pessoas no protesto.

23H14 - Balanço da pandemia no mundo

Mais de 24.61 milhões de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 confirmados em todo o mundo, e registadas 832.804​ mortos com Covid-19, de acordo com um balanço da agência Reuters.

Casos da pandemia foram identificados em 210 países e territórios desde a primeira participação da doença na China em finais de dezembro de 2019.

22h40 - Regresso de público aos estádios está a ser "ponderado"

A diretora-geral da Saúde garantiu hoje que a possibilidade de o público regressar aos estádios de futebol está a ser "analisada e ponderada".

Graça Freitas, que hoje participou na cerimónia do sorteio das competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, não se quis comprometer com datas, lembrando que "tudo vai depender da evolução da doença [covid-19] no país".

"Não é uma situação posta de parte. Está a ser analisada e ponderada. Veremos como a doença se vai comportar para saber como podemos diversificar as nossas atividades", disse.

A diretora-geral da Saúde confessou que "mesmo não sendo uma entendedora [de futebol]", percebeu "o quão é importante para as competições ter o público presente nos estádios".

"Não existe nenhum preconceito ou tabu em relação ao público no futebol. É apenas uma questão de segurança. Sei que foi importante a retoma para todos os operadores, mas o público faz a diferença e senti isso nas transmissões que vi na televisão", partilhou.

21h53 - Penitenciária de Lisboa com cinco novos casos

O Estabelecimento Prisional de Lisboa registou cinco novos casos de infeção pelo novo coronavírus entre os reclusos. Entraram no EPL recentemente e por isso estavam a cumprir isolamento profilático.

Não têm sintomas associados à Covid-19 mas foram transferidos para o Hospital Prisional de São João de Deus, em Oeiras.

21h06 - Governo e lares assinam na próxima semana protocolo para equipas de emergência

Governo e instituições sociais devem assinar na próxima semana um protocolo para efetivar a criação de equipas de emergência distritais, recrutadas à Cruz Vermelha, destinadas a dar resposta a eventuais novos surtos de covid-19 em lares.

A informação foi avançada à Lusa pelo presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, depois de o jornal Eco ter avançado esta tarde que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) se prepara para avançar com a medida que prevê que equipas de médicos, enfermeiros e auxiliares possam ser recrutadas e mobilizadas pela Cruz Vermelha, em articulação com a Segurança Social, para responder a novos surtos em lares como os que aconteceram em Reguengos de Monsaraz e no Barreiro.

“São uma espécie de ‘task force’ que vai funcionar em cada distrito, com equipas polivalentes. Quando houver um surto, eles vão lá”, disse à Lusa Manuel Lemos, que adiantou que a assinatura do protocolo, que esteve prevista para hoje, passou para a próxima semana.

Ainda sem conhecer todos os pormenores, o presidente da UMP admitiu que as equipas possam ter em cada distrito uma dimensão ajustada ao número de instituições e de utentes ali existentes.

“Não pode ser igual para todo o lado”, disse, fazendo ainda um ponto de situação nos lares das misericórdias, com o lar do Barreiro a ser a única instituição tutelada pela UMP com casos de infeção por covid-19, em mais de 700 estruturas detidas pelas misericórdias, e sem registo de qualquer óbito nesta semana.

A Lusa contactou o MTSSS para obter mais informações e não obteve resposta até ao momento.

De acordo com o Eco, a Segurança Social vai criar 18 brigadas de intervenção rápida para reforçar temporariamente os recursos humanos nos lares, estando disponível para financiar diretamente essas equipas de emergência, que devem ser compostas por médicos, enfermeiros, ajudantes de ação direta e auxiliares de serviços gerais.

Recrutadas e mobilizadas pela Cruz Vermelha Portuguesa, em articulação com a Segurança Social, serão destacadas para os lares em situação mais vulnerável de resposta a surtos de covid-19 consoante as suas necessidades pontuais, com comprovada carência de recursos humanos motivada pela própria pandemia, mas também instituições onde ocorram surtos e que seja necessário separar utentes.

As equipas devem obedecer às regras das instituições, não se excluindo que Cruz Vermelha e tutela possam determinar também procedimentos a adotar.

O Eco adianta ainda que sempre que sejam chamados a um lar os profissionais destas equipas serão colocados em quarentena e terão que fazer teste de despiste para a covid-19 quando terminarem o trabalho na instituição e antes de poderem ser colocados noutra.

20h34 - Crianças com mais de 6 anos vão usar máscara nas escolas da Madeira

O uso de máscara nas escolas da Madeira vai ser obrigatório para crianças com mais de 6 anos, indicou hoje a Secretaria da Saúde e Proteção Civil, vincando que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A preparação do início do ano letivo no mês de setembro assenta numa estratégia baseada na articulação entre os profissionais da área da educação e da saúde", refere a entidade em comunicado, sublinhando que "existe um plano de retoma das atividades letivas segundo as orientações da saúde".

O tema foi abordado numa reunião, por videoconferência, com dirigentes de saúde ao nível nacional, na qual o secretário da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, referiu também que a região pretende adquirir 56 mil vacinas no âmbito do Programa de Vacinação Contra a Gripe.

O governante sublinhou que o uso de máscara na região é obrigatório e irá contemplar também as crianças com mais de 6 anos.

Em relação à capacidade de testagem ao novo coronavírus, Pedro Ramos disse que o Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Central do Funchal Dr. Nélio Mendonça realiza, atualmente, cerca de 1.800 testes por dia.

19h37 - Madeira regista quatro novos casos em cadeia de transmissão local

A Madeira registou hoje quatro novos casos de covid-19 numa cadeia de transmissão local sinalizada no Funchal, elevando o total de infeções ativas no arquipélago para 40, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje, há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a região contabiliza agora um total cumulativo de 158 casos confirmados de covid-19", lê-se no boletim diário do IASAÚDE.

Aquela entidade acrescentou que estes quatro novos casos são de uma cadeia de "transmissão local identificada no concelho do Funchal".

Quanto a essa cadeia, com associação a dois casos positivos recentemente diagnosticados no contexto da operação de rastreio do Aeroporto da Madeira, "a investigação epidemiológica permitiu identificar, até ao momento, nove contactos - seis foram casos confirmados e três foram negativos", refere o IASAÚDE no comunicado.

Todos os contactos permanecem em isolamento e a investigação epidemiológica continua em curso.

No que respeita à cadeia de transmissão identificada no Porto Santo, com associação a um caso confirmado na região de Lisboa e Vale do Tejo, o IASAÚDE indica que a investigação epidemiológica permitiu já identificar 23 contactos naquela ilha, três dos quais foram positivos e 20 negativos.

Também aqui todos os contactos permanecem em isolamento.

A Região Autónoma da Madeira contabiliza agora um total cumulativo de 158 casos confirmados de covid-19, já com 118 recuperados e 40 ativos, dos quais 29 são casos importados identificados nas atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são casos de transmissão local.

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 21 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 19 em alojamento próprio", refere o IASAÚDE.

Nas últimas 24 horas foi também sinalizada uma situação suspeita, referente a um viajante, que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde o dia 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 40.070 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17:00 de hoje, o que corresponde a cerca de metade dos passageiros desembarcados no arquipélago.

"À data, 17.418 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação `MadeiraSafeToDiscover`, 7.686 destas pessoas estão em vigilância ativa", sublinha o IASAÚDE.

Até hoje, foram contabilizadas na região autónoma 1.617 notificações de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 1.459 não se confirmaram.

19h19 - Mais de 30 atletas e elementos da equipa de futebol do Louletano infetados

Um total de 33 atletas e elementos da equipa de futebol sénior do Louletano Desportos Clube testaram positivo à covid-19, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Segundo a mesma fonte, o primeiro caso foi diagnosticado na quarta-feira e durante o dia de quinta-feira “foi feito o estudo à equipa”, tendo sido decidido que “todos deveriam ser testados” durante o dia de hoje.

Todos os profissionais foram “colocados em isolamento”, assim como “todos os contacto diretos, quer dos positivos como dos negativos”, acrescentou,

A equipa de futebol sénior do Louletano Desportos Clube está a disputar a Campeonato de Portugal de Seniores.

Hoje de manhã, a delegada de Saúde regional de Faro tinha afirmado que a situação epidemiológica no Algarve estava “estabilizada” apesar de a população ter praticamente triplicado, com o aumento de turistas.

“Não temos nenhum foco ou surto de grandes dimensões ativo. [Temos] Alguns pequenos surtos, de transmissão familiar ou laboral”, adiantou Ana Cristina Guerreiro na conferência de imprensa quinzenal da Proteção Civil Distrital, em Loulé.

18h28 - Espanha com quase 10 mil novos casos

As autoridades espanholas dizem que nas últimas 24 horas foram registados 9.779 novos contágios por Covid-19.

18h10 - França com novo aumento diário de casos de Covid-19

A França registou nas últimas 24 horas mais 7.379 novos casos do novo coronavírus. Ontem tinha aumentado 6.111.

17h55 - Surto em Vila Verde contagia 50 pessoas e tem "diversos 'links'"

Um surto de Covid-19 em Vila Verde com "diversos 'links' já levou ao contágio pelo novo coronavírus de 50 pessoas e colocou em vigilância ativa cerca de 60, adiantou hoje a autarquia.

16h58 - TAP reduz horário a todos os trabalhadores em setembro

A TAP anunciou hoje que vai aderir ao regime de apoio extraordinário à retoma progressiva, entre 01 e 30 de setembro, que prevê um mecanismo de redução do horário de trabalho para todos os trabalhadores.

16h57 - Ponta Delgada nos Açores regista um novo caso de infeção nas últimas 24 horas

16h53 - Reino Unido num dia com menos novos casos

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 1276 novos casos de Covid-19, menos do que os 1522 registados no dia anterior.

Morreram nove pessoas.

16h34 - Moçambique com mais 46 casos positivos para um total de 3697

16h12 - App Stayaway Covid já está disponível para download em Portugal no sistema Android. Clique aqui

15h56 - Hungria vai fechar fronteiras devido ao aumento de casos de Covid-19 no país

O primeiro-ministro hungaro Viktor Orban anunciou o encerramento de fronteiras a partir do dia 1 de setembro a estrangeiros.

Os nacionais que estejam fora do país terão que fazer quarentena.

15h41 - Mais dinheiro para o SNS

O Serviço Nacional de Saúde foi dotado de um investimento de mais 361 milhões de euros, nos primeiros sete meses do ano, em comparação com o período homólogo de 2019, e reduziu o valor dos pagamentos em dívida.

15h33 - Voo da euroAtlantic para Timor-Leste previsto para 6 de setembro

A companhia aérea portuguesa euroAtlantic deverá voar para Timor-Leste em 06 de setembro, num voo comercial que tem por objetivo levar professores e trazer cidadãos portugueses, confirmou à Lusa fonte da empresa transportadora.

A representação diplomática de Portugal naquele país já está a divulgar por 'e-mail', para conhecimento de todos os interessados, as condições e horários do voo, com base nas informações que recebeu da agência de viagens "Sonhando", operador turístico da euroAtlantic.

A partida de Díli está prevista para as 8h:00 de 08 de setembro com chegada a Lisboa às 22h30 do mesmo dia.

Para viajarem neste voo os passageiros terão de apresentar o teste à covid-19 negativo, realizado até 48 horas antes do voo. Quem não apresentar o resultado do teste ser-lhe-á recusado o embarque, informou o operador turístico.

15h20 - "Estabilizado" surto em Ciborro no concelho de Montemor-o-Novo

O surto de covid-19 na freguesia do Ciborro, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, está "estabilizado", apesar de registar um dos dois novos casos reportados hoje pelo município, disse a presidente da junta.

O Ciborro contabiliza, agora, 15 dos 36 casos ativos no concelho de Montemor-o-Novo, números que dizem respeito aos resultados dos testes conhecidos até às 21:00 de quinta-feira, dia em que foi registado, também, o primeiro caso curado desde que o atual surto foi divulgado.

"Os novos casos que têm aparecido são de pessoas que já estavam de quarentena, portanto, estão perfeitamente identificados dentro das cadeias de contágio conhecidas e não há novos casos na comunidade", justificou a presidente da Junta de Freguesia do Ciborro, Nélia Campino, em declarações à agência Lusa.

15h10 - 523 idosos e 224 funcionários de lares infetados

Portugal tem 60 lares com utentes com covid-19, num total de 523 idosos e 224 funcionários infetados com o novo coronavírus, revelou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

"Temos a indicação que há 60 estruturas residenciais para idosos com utentes positivos, o que representa 2,4% do total. Há 523 utentes e 224 funcionários infetados", afirmou Jamila Madeira na habitual conferência de imprensa para atualização dos números da pandemia.

15h00 - GNR reforça dispositivo em zonas balneares de Viana do Castelo e Caminha

O Destacamento de Intervenção do Porto da GNR vai reforçar o patrulhamento nas praias de Viana do Castelo e Caminha, onde têm sido detetados ajuntamentos em infração às regras de prevenção da covid-19, disse hoje fonte daquela força policial.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo disse que "na madrugada de hoje não foram detetados ajuntamentos significativos", e justificou o "reforço do comando do Porto, na noite de hoje, com o "aproximar do fim de semana".

"A necessidade de reforço do dispositivo será avaliada diariamente", referiu.

Aquela fonte adiantou que, "no início do mês de agosto, o efetivo do Comando Territorial de Viana do Castelo foi reforçado com militares a cavalo, pertencentes à Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), e com equipas ciclo", que asseguram, com bicicletas, o patrulhamento das zonas balneares.

As duas unidades estão sediadas em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha. 

14h48 - Portugal mais exposto à quebra no turismo mas tem 'rating' estável

Portugal está entre os países mais expostos à quebra do turismo associada à pandemia de covid-19, de acordo com um relatório divulgado hoje pela Moody's, que salvaguarda a estabilidade do 'rating' do país.

Num relatório intitulado "Exposição ao turismo concentrada no sul da Europa, mas os perfis de crédito permanecem resilientes", a agência de notação financeira Moody's inclui Portugal nas economias mais "afetadas por uma quebra prolongada no turismo" associada à covid-19, juntamente com a Grécia, Malta, Espanha, Chipre, Croácia e Itália.

"Dito isto, nenhum desses países está no top 10 do nosso 'ranking' de países mais expostos ao turismo mundialmente", pode ler-se no relatório, que indica a Croácia como "primeira em seis dos sete indicadores usados para avaliar a importância económica do turismo", e a Grécia em segundo.

A Moody's assinala que "os países com uma taxa relativamente alta de turistas internos estão relativamente menos expostos à crise atual".

"Entre os países onde o turismo é de grande importância económica, a Itália (51%), a Espanha (50%) e Portugal (42%) têm uma percentagem relativamente alta de turistas domésticos face ao total, o que mitiga os riscos globais", assinala a agência de 'rating'.

14h28  - Aumento do número de novos casos no últimos dias

"Há de facto um clima favorável a que isso possa acontecer", disse Graça Freitas. "Há um aumento da atividade do vírus em toda a Europa. Estamos a tentar o equilíbrio entre a segurança e saúde publica e a retoma da vida normal das pessoas".

O aumento deve-se também, afirmou a Diretora-geral da Saúde, ao facto de os novos casos estarem ligados a surtos. "Muitas vezes surtos familiares, pelo movimento de famílias de um para outro lado, surtos em instituições e surtos em empresas ou no local de trabalho".

"A situação está a ser acompanhada e controlada", disse Graça Freitas.

14h25 - Plano de inverno

Secretária de Estado da Saúde diz que continua a ser contruído. "Esperamos que nos próximos dias o possamos apresentar", disse Jamila Madeira.

14h23 - A DGS não tem a competência para fiscalizar eventos de massa, disse Graça Freitas

A atitude é a DGS pedir a colaboração das entidades que têm essa competência como, por exemplo, a GNR. De forma clara, a Diretora-geral da Saúde disse que a "DGS não tem essa competência".

14h18 - Uso obrigatório de máscaras?

Diretora-geral da Saúde diz que a DGS está a revisitar a "questão das máscaras".
Sobre a utilização de máscaras em espaços público, Graça Freitas disse que é preciso "ter noção do risco". Ou seja, "bom senso" na utlização das máscaras conforme os espaços e o número de pessoas nesses locais.

14h15 - Regresso às aulas

Diretora-geral da Saúde diz que as orientações para as escolas estão a ser "operacionalizadas". "Uma coisa são as orientações, outra é a capacidade que há de operacionalizar essas orientações", acrescentou.

Graça Freitas alertou que vai "haver necessidade de fazer muitos ajustamentos, que na fase de preparação quer quando começar o ano letivo".

14h11 - Durante o mês de agosto foram realizados em média 13714 testes por dia

13h59 - Em dois meses PSP e GNR autuaram quase 500 pessoas por falta de máscara

13h38 - Portugal com mais 401 casos de Covid-19 e seis vítimas mortais nas últimas 24 horas

No total, morreram no país, de Covid-19, 1815 pessoas e, desde o início da pandemia, foram registados 57074 casos confirmados.

De acordo com o último relatório das autoridades de saúde há neste momento em Portugal 13703 casos ativos, mais 196.

A registar também mais 199 pessoas recuperadas, para um total de 41566.

As autoridades têm também em vigilância 33930 pessoas, mais 64 do que no último relatório.

O maior aumento de novos casos registou-se em Lisboa e Vale do Tejo (+182), com o norte do país a registar mais 166 novos casos. Mais 29 no centro, mais 9 no Alentejo e mais 10 no Algarve.

Há neste momento 334 pessoas internadas, mais 17 do que no relatório anterior, e mais 3 em unidades de cuidados intensivos para um total de 38.

13h34 - GNR reforça dispositivo em zonas balneares de Viana do Castelo e Caminha onde têm sido detetados ajuntamentos em infração às regras de prevenção da Covid-19.

13h32 - Lar na Costa de Caparica com 20 infetados 

13h27 - França entra em recessão após uma queda histórica de 13,8% do PIB entre abril e junho

13h23 - Controlado surto na Comporta
 

O surto de covid-19 que obrigou ao fecho de dois restaurantes na Comporta, na costa alentejana, mantém-se com 22 casos positivos, levando a autoridade de saúde pública a declarar hoje a situação "controlada".

12h59 - Pelo menos 832 mil mortos e mais de 24,5 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 832.336 pessoas e infetou mais de 24,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h56 - Falta de recursos do SEF causou a acumulação de passageiros em Faro - ANA

A ANA -- Aeroportos de Portugal rejeitou hoje responsabilidades nas acumulações de passageiros verificadas nas chegadas do Aeroporto de Faro e considerou que na origem do problema esteve a falta de recursos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

12h28 - Presidente da Câmara de Mora considera que surto está controlado

O presidente da Câmara de Mora considerou hoje que o surto de covid-19 nesta vila alentejana está controlado, após o quinto dia sem registo de novos casos, o que mantém em 59 o número de pessoas infetadas.

12h16 - Testes com vacina da Johnson&Johnson

Testes para a segunda fase da vacina que está a ser desenvolvida vão ser realizados na Espanha, Holanda e Alemanha.

12h10 - Governador do Rio de Janeiro afastado do cargo por ordem judicial

Foi acusado pela PGR no âmbito de uma investigação sobre fraudes na área da saúde.

11h44 - Estudo revela que risco para as crianças é mínimo

Um estudo, que analisou 651 crianças infetadas com o novo coronavírus em hospitais da Inglaterra, País de Gales e Escócia, concluiu que a Covid-19 não provocou a morte a nenhuma criança saudável e em idade escolar.

O risco das crianças necessitarem de tratamento hospitalar é “mínimo” e em cuidados intensivos são “ainda mais reduzidos”, avança a BBC que cita um estudo da BMJ.

No entanto, as crianças negras, obesas e bebés muito pequenos correm um risco ligeiramente maior.

O estudo cobriu dois terços de todas as admissões de crianças no Reino Unido devido à Covid-19, entre janeiro e julho.

11h20 - Autoridades de Saúde consideram estar controlado surto de Covid-19 na Comporta

Na Comporta está posta de parte a hipótese de realizar testes massivos ao novo coronavírus. A informação foi divulgada pela delegada de saúde de Alcácer do Sal, que também confirmou serem negativos todos os testes realizados durante o dia de ontem. Tamara Prokopenko acredita que o contágio tenha sido externo. O número de casos associados ao surto mantém-se assim nos 22.


10h54 - Médicos querem conhecer com urgência plano para os centros de saúde

A associação de medicina geral e familiar quer conhecer com urgência plano para os centros de saúde no outono.

A associação quer saber com que meios os cuidados de saúde primários vão contar para enfrentar uma época em que a procura vai seguramente aumentar. Rui Nogueira, o presidente da associação, diz que esse plano já devia ser conhecido.
 Também a associação das unidades de saúde familiar aponta fragilidades aos cuidados de saúde primários que podem agravar-se no outono e inverno caso não sejam tomadas medidas. O presidente da entidade, Diogo Urjais, diz que são necessárias com urgência medidas que permitam uma prestação eficaz dos cuidados de saúde durante esse período.

A associação de medicina geral e familiar também admite surpresa com os números hoje divulgados pelo Jornal de Notícias que indicam que as consultas presenciais nos centros de saúde caíram para metade no mês de julho.

Houve nesse mês menos cerca de oitocentas mil consultas presenciais nos cuidados de saúde primários enquanto as consultas por telefone duplicaram.

O presidente Rui Nogueira diz que o medo do coronavírus e a redução de pessoal nos centros de saúde durante a pandemia explicam alguma coisa, mas não explicam tudo.


10h46 -África com mais recuperados que novos casos nas últimas 24 horas

África contabiliza hoje 28.850 mortos devido à covid-19, registando nas últimas 24 horas mais doentes recuperados (11.394) do que novas infeções (8.499), segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados mais recentes dos relatórios oficiais dos 55 membros da organização, a região registou mais 254 mortos do que na quinta-feira.

Os infetados são agora 1.220.511, mais 8.499 que no dia anterior, com os recuperados a totalizarem 953.643, mais 8.499.

10h20 - Europa adopta medidas mais restritivas para combater ressurgimento de casos

O Governo anunciou esta quinta-feira que vai colocar Portugal em estado de contingência a 15 de setembro e adoptar um conjunto de medidas, que ainda não são conhecidas. A estratégia aposta na prevenção, perante um aumento de casos no país, mas sobretudo na Europa. Vários países já anunciaram um endurecimento das medidas de combate. Conheça quais.

10h08 - Índia com mais de 77 mil casos num dia, novo recorde diário

A Índia contabilizou 77.266 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país, voltando a ultrapassar as 75.000 infeções pelo segundo dia consecutivo, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

Na quinta-feira, o país tinha comunicado 75.760 infeções, uma subida acentuada em relação ao valor mais alto anterior, registado em 22 de agosto, quando foram diagnosticadas 70.488 infeções.

Nas últimas duas semanas, a Índia ultrapassou as 60 mil infeções diárias, acumulando agora mais de 3,38 milhões de casos confirmados. Cerca de 47% das infeções ocorreram este mês.

As autoridades indianas registaram também 1.057 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 61.529 desde o início da pandemia.

10h02 - Quais as medidas a partir de 15 de setembro?

O Governo decidiu que a partir de 15 de setembro todo o território continental vai ficar em estado de contingência, deixando para mais tarde o anúncio de medidas específicas. O que é que o estado de contingência pode implicar?


9h40 - Birmânia encerra todas as escolas devido a um novo surto

A Birmânia decidiu encerrar todas as escolas secundárias do país na sequência de um novo surto de Covid-19 nos últimos dias, após adiar indefinidamente o início das aulas para escolas primárias.

"Como alguns alunos tiveram resultados positivos [covid-19], o comité nacional [de educação] decidiu não proceder conforme o planeado", disse hoje Ko Lay Win, diretor-geral do Departamento de Educação, à agência de notícias espanhola Efe.

9h00 - Filas no aeroporto de Faro

A abertura do corredor aéreo com o Reino Unido teve efeitos nas reservas turísticas do Algarve. Uma fotografia tirada no aeroporto de Faro e divulgada pelo deputado do PSD Cristóvão Norte mostra um aglomerado de pessoas na área de controlo das chegadas.


8h40 - Guterres quer recuperação da crise com combate a alterações climáticas

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) defendeu hoje seis ações que os governos devem implementar para recuperar de forma sustentável dos impactos da pandemia de covid-19, com vista ao combate às alterações climáticas.

António Guterres apelou hoje para a "transformação dos sistemas económicos, de energia e de saúde", e defendeu um conjunto de seis "ações positivas para o clima", que também servem para recuperar do impacto da pandemia, numa palestra em memória do tecnocrata e empresário industrial indiano Darbari Seth (1920-1999), que se realiza em Nova Deli.

Investir em empregos verdes, não salvar indústrias poluentes, terminar com os subsídios para os combustíveis fósseis, ter em conta os riscos climáticos em todas as decisões financeiras e políticas, trabalhar em conjunto e, "acima de tudo, não deixar ninguém para trás" são as ações que o secretário-geral propôs aos governos e às indústrias.

7h50 - Trabalhadores a recibos verdes podem renovar os pedidos de apoio por causa da pandemia

Quando terminarem agora no final de agosto os seis meses da ajuda à redução de atividade, podem renovar o pedido. O jornal Público obteve do Ministério do Trabalho a garantia de que os trabalhadores nessa situação vão poder beneficiar a partir de setembro da nova prestação fixa de 438 euros.


7h15 – Obrigatório o uso de máscara em Paris a partir de hoje

A partir de hoje é obrigatório o uso de máscara em toda a cidade de Paris. A capital francesa junta-se, assim, a outras cidades como Toulouse ou Marselha.

Quem não utilizar máscaras incorre numa multa de 135 euros.

A decisão de alargar a medida a toda a cidade surge depois da subida dos casos de infeção, pela terceira semana consecutiva.
Comporta põe de lado hipótese de realizar testes massivos

A informação foi divulgada pela delegada de saúde de Alcácer do Sal.

Todos os testes realizados ontem deram negativo.

O número de casos associados ao surto que terá começado num restaurante mantém-se nos 22, 18 trabalhadores da restauração e 4 familiares.
Consultas presenciais nos centros de saúde caíram para metade
Houve menos 819 mil atendimentos no mês passado do que há um ano.

O maior número vai para o norte do país.

Avança ainda o jornal de Notícias que o recurso às consultas por telefone duplicou, por causa do acompanhamento a infetados com covid-19.
Portugal aposta em estratégia preventiva numa Europa com número de casos em ascensão
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou esta quinta-feira que todo o país ficará em estado de contingência a partir de 15 de setembro para preparar o regresso às aulas e de muitos portugueses ao local de trabalho.

A ministra de Estado e da Presidência afirmou que nos próximos dias será delineado o conjunto de novas regras que passará a vigorar a partir da segunda quinzena de setembro. As reuniões do Infarmed também serão retomadas a 7 de setembro.

A estratégia aposta na prevenção, perante um aumento de casos no país, mas sobretudo na Europa. Portugal registou a maior subida no número de infeções desde 10 de julho. Foram mais de 399 infetados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, tem mais 186, o que representa 47 % do total nacional. Esta região mantém o estado de contingência que já vigorava.

Morreram mais duas pessoas com Covid-19 em 24 horas.

Na Europa, o número de casos está a subir com rapidez. Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e França lideram este aumento. Espanha anuncia 9.658 casos. França regista 6.111, Alemanha 1.507 e Itália 1.411. O Reino Unido registou o aumento diário mais elevado desde junho – 1522 novos casos em 24 horas.