Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Foto: Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. No registo das últimas 24 horas Portugal Portugal teve mais oito óbitos e 884 casos confirmados de Covid-19. No total, o país regista 1944 mortos e 72.939 casos confirmados desde o início da pandemia.

Mais atualizações


22h47 - Campanha de vacinação contra a gripe arranca amanhã

Em plena pandemia, a campanha de vacinação começa esta segunda-feira. Idosos institucionalizados e profissionais de saúde são prioritários. O mesmo acontece com as grávidas, que têm pela primeira vez acesso gratuito à vacina.


21h24 - Hospital de Beja. 20 cirurgias adiadas

O número de profissionais de saúde infetados com covid-19 no hospital de Beja subiu para 26.

Este surto foi detetado no bloco operatório do hospital na quinta-feira e levou à suspensão de 20 cirurgias programadas.


20h10 - Pelo menos oito casos no hospital de Faro

Foram detetados casos de Covid-19 no Hospital de Faro. O Centro Hospitalar do Algarve confirmou os resultados positivos em profissionais de saúde e disse que estes profissionais estão a proceder a uma nova testagem.

A RTP conseguiu apurar que são já oito casos. O Centro Hospitalar do Algarve garantiu que o atendimento aos doentes decorre normalmente.

19h03 - Mais 1.766 casos em Itália nas últimas 24 horas

O país registou 1.766 novos casos, menos do que os contabilizados no dia anterior. No entanto, houve uma redução nos testes realizados. Quanto ao número de vítimas mortais houve registo de 17 mortes nas últimas 24 horas, num total de 35.835 óbitos desde o início da pandemia.

17h15 - Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira vão acontecer com adaptações

O secretário do Turismo da Madeira afirmou hoje que os concursos para as tradicionais festas de Natal e Fim de Ano na região já foram lançados, mas os programas vão ser adaptados ao contexto da pandemia da Covid-19.

“Já lançámos os concursos e temos algumas surpresas reservadas relativamente a qualquer um destes grandes acontecimentos da tradição da Madeira na época natalícia e final do ano”, declarou Eduardo Jesus à margem da cerimónia da entrega de 24 distinções de Mérito Turístico a várias pessoas e entidades da região, assinalando o Dia Mundial do Turismo.

O governante adiantou que, em relação a esses dois importantes eventos do cartaz turístico da Madeira, altura do ano em que a ilha registava ocupações hoteleiras perto dos 100 por cento, é necessário “promover uma série de cuidados que atendam às recomendações da autoridade de saúde”.

O responsável destacou que, à semelhança do que aconteceu este ano com a Festa da Flor, cujo programa foi “reinventado”, também estes eventos vão ser adaptados às circunstâncias relacionadas com as regras de segurança impostas por causa da pandemia da Covid-19.

16h43 - Paços de Ferreira com dois casos de Covid-19 em dia de jogo com o Sporting

O Paços de Ferreira confirmou a existência de dois casos positivos de Covid-19 na equipa profissional de futebol, mas assegura que o restante plantel está em condições de segurança de defrontar hoje o Sporting.

Em comunicado partilhado nas redes sociais, o emblema nortenho confirma que "foi detetado teste positivo nos atletas João amaral e Mohamed Diaby" e que "ambos se encontram assintomáticos e desde ontem [sábado] em isolamento, cumprindo o Plano de Contingência previamente definido no clube".

"A situação foi de imediato comunicada à Autoridade Local de Saúde e os dois atletas estão em quarentena, cumprindo todo o protocolo de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde. A Liga Portugal também foi devidamente informada", pode ler-se no comunicado.

15h59 - Lares confinados em Castelo de Vide após duas funcionárias testarem positivo

Dois lares de idosos em Castelo de Vide (Portalegre) estão confinados, após duas funcionarias terem testado positivo à Covid-19, existindo 12 casos ativos no concelho, disse este domingo à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

“Para já está tudo bem, uma grande parte (utentes dos lares) já foi testada, continuamos a aguardar o resultado de mais testes. Os utentes e funcionários estão confinados”, disse.

De acordo com o autarca, o lar João Palmeiro Novo e o lar do Convento de São Francisco, ambos pertencentes à Fundação Nossa Senhora da Esperança “estão a seguir as regras” indicadas pela Segurança Social que está também a acompanhar este caso.

Num comunicado publicado no sábado na página do município de Castelo de Vide na rede social Facebook, é explicado que a Segurança Social está a “acompanhar” a evolução do processo, de modo “muito pró-ativo e competente”, dando a “atenção devida” a uma instituição particular de solidariedade social, onde duas funcionárias testaram positivo.

Numa outra nota publicada hoje na mesma rede social, o município explica as pessoas que testaram positivo se encontram com “sintomas ligeiros e/ou assintomáticas, não inspirando cuidados de saúde especiais”.

15h25 - Açores com dois novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram mais dois casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, ambos na ilha de São Miguel, que respeitam a pessoas não residentes na região, revela hoje a autoridade de saúde regional.

Os casos diagnosticados referem-se a um jovem de 23 anos e a uma mulher com 31, que desembarcaram na região provenientes de ligação aérea com o território continental, tendo o primeiro obtido resultado positivo para a Covid-19 no teste de despiste realizado à chegada e o segundo no teste efetuado após o sexto dia.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 295 casos de infeção pelo novo coronavírus, 70 dos quais estão ativos, (49 na ilha de São Miguel, 10 na ilha Terceira, seis na ilha do Pico, quatro na ilha Graciosa e um na ilha de Santa Maria).

14h15 – Portugal com 665 novos casos e nove mortos nas últimas 24 horas

Portugal registou este domingo mais 665 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 73604 o total desde o início da pandemia no país. Há ainda mais nove vítimas mortais nas últimas 24 horas, para um total de 1953.

Do total de novos casos de infeção, 246 encontram-se na região Norte, 70 no Centro, 252 em Lisboa e Vale do Tejo, 55 no Alentejo, 38 no Algarve, um nos Açores e três na Madeira.

14h05 - Mais de 998 mil mortes e quase 33 milhões de infetados a nível mundial

A pandemia de Covid-19 já causou 998.463 mortes e mais de 32.915.550 casos de infeção a nível mundial, um aumento de cerca de 5.500 mortes e quase 300.000 diagnósticos positivos em relação a sábado, avança a AFP.

Os números são uma estimativa que não reflete “mais que uma fração do número real de contágios”, esclarece a agência francesa, já que há vários países com pouca capacidade de testagem.

Ainda assim, apontando para mais 5.529 mortes e 299.285 diagnósticos positivos do que no sábado, esta agência noticiosa estima que já se atingiram, a nível mundial, pelo menos 998.463 mortes e 32.915.500 casos de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o balanço relativo às últimas 24 horas, os países com mais mortes são a Índia (1.124), os Estados Unidos (871) e o Brasil (869).

Os Estados Unidos são o país com mais mortes contabilizadas até agora com a Covid-19, com 204.499 em 7.079.689 casos diagnosticados, num país que regista ainda 2.750.459 recuperações.

13h56 - Restaurantes pedem às 308 autarquias autorização para esplanadas cobertas no inverno

A Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR enviou hoje um pedido urgente a todas as câmaras municipais para que autorizem a utilização de “esplanadas cobertas” no sentido de poderem enfrentar as condições climatéricas do inverno no combate à Covid-19.

“O regresso do inverno, no contexto da pandemia, acrescentou problemas ao setor da restauração, o crescimento do número de infetados e o impedimento do uso das esplanadas, por questões climatéricas, reduziu a lotação dos espaços para metade e coloca todo um setor sobre grande pressão”, observou o presidente da associação, afirmando acreditar que a cobertura das esplanadas pode minorar o “risco de incumprimento dos clientes” e dos “empresários da restauração”.

Daniel Serra referiu que o setor da restauração não pode ignorar que, nos últimos dias, “existiram episódios de incumprimento” que colocaram pessoas em risco e afetaram a confiança”, e por essa razão a PRO.VAR pede que não se “poupe esforços” e apela ao Governo e às câmaras municipais que procurem “reforçar a fiscalização no terreno”.

11h25 - Número de recuperados é superior ao de infetados em 24 horas em África

O número de recuperados da covid-19 em África nas últimas 24 horas, um total de 7.178, é superior ao de novos casos, de 5.730, havendo também registo de mais 155 mortes, informaram hoje as autoridades de saúde africanas.

10h47 - Alemanha com mais 1411 novos casos de Covid-19

Depois de, no sábado, ter atingido os 2.507 casos, a Alemanha regista hoje 1.411 diagnósticos de covid-19, uma quebra que se pode dever ao facto de nem todos os estados comunicarem os seus dados ao fim de semana. Saiba mais aqui.

10h30 - Efeito da pandemia. No Reino Unido, Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris Johnson chegou ao poder. Saiba mais aqui

09h19 - Rússia com mais 7.867 novos casos e 99 vítimas mortais

07h50 - Índia com mais de 1.100 mortos e de 86 mil casos nas últimas 24 horas

07h40 - China com 14 casos nas últimas 24 horas, 42 dias sem contágios locais

07h30 -  México regista 399 mortos e 5.573 casos nas últimas 24 horas

07h15 - Argentina com 387 mortos e 11.249 infetados num só dia

07h00 - EUA registam quase mil mortos e perto de 50 mil casos nas últimas 24 horas

De acordo com o último boletim da DGS, em 24 horas registaram-se em Portugal mais oito óbitos e 884 casos confirmados de Covid-19. No total, o país regista 1944 mortos e 72.939 casos confirmados desde o início da pandemia.

Quanto ao número de casos recuperados, há agora mais 377, num total de 47.380 casos recuperados no país. O número de casos ativos é agora de 23.615, mais 499 do que ontem.

Há nesta altura 615 pessoas internadas com Covid (menos nove do que ontem), das quais 85 nos cuidados intensivos (menos uma).

A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou maior número de casos e óbitos nas últimas 24 horas: morreram seis pessoas e mais 472 ficaram infetadas. Na região Norte registou-se um óbito e 292 novos casos. Já na região Centro houve registo de um óbito e 62 novos casos.

Segue-se a região do Algarve, com 30 novos casos e o Alentejo, com mais 20 casos. Açores e Madeira registaram, respetivamente, mais cinco e três novos casos do novo coronavírus.