Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI



22h30 - Brasil supera as 160 mil mortes

A covid-19 já provocou 160.074 mortos no Brasil, depois da confirmação de mais 190 óbitos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

As autoridades brasileiras confirmaram a notificação de 10.100 novos casos da doença neste domingo, o que elevou para 5.545.705 o número de infeções pelo novo coronavirus confirmadas no país desde o início da pandemia.

22h15 - Centro Hospitalar de Leiria suspende entrada de acompanhantes e visitas

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça, anunciou hoje a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de covid-19.

Numa nota, o CHL explica que “devido ao contexto epidemiológico atual, a ‘task force’ covid-19” da instituição “atualizou o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações” por não profissionais, tendo o conselho de administração deliberado a suspensão da entrada de acompanhantes, cuidadores e visitas até 14 de novembro nos “serviços de internamento e em áreas dedicadas covid-19”.

22h00 - Madeira com oito novos casos e primeira morte nas últimas 24 horas

A Madeira registou hoje oito novos casos positivos e o primeiro óbito associado à covid-19, estando em estudo 52 outras situações, informou a autoridade regional de sáude.

“Hoje há oito novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 455 casos confirmados de covid-19” desde o início da pandemia, anunciou o Instituto da Administração de Saúde (IASaúde).

No boletim epidemiológico diário, a autoridade regional adianta que dos novos casos detetados, cinco são importados (quatro provenientes de Lisboa e Vale do Tejo e um de França) e três são de transmissão local.

21h40 - Angola anuncia mais 230 casos e duas mortes

Angola registou mais 230 casos de covid-19 e duas mortes no país, totalizando agora mais de 11 mil infetados, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais duas mortes, uma no Cuando Cubango e outra no Malanje, um homem e uma mulher, de 80 e 89 anos, respetivamente.

21h20 - Autarca de Braga em isolamento critica suspensão geral das feiras

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considerou hoje “excessiva” a suspensão em abstrato de todas as feiras do país, numa mensagem através de uma rede social, em que também anunciou que vai ficar em isolamento profilático.

21h10 - Universidade de Aveiro regista mais oito casos e uma recuperação

A Universidade de Aveiro (UA) contabilizou hoje mais oito infeções pelo novo coronavírus, o terceiro maior número de casos desde que foi detetado um surto naquela instituição de ensino há cerca de um mês, indicou fonte académica.

20h50 - Empresários algarvios prevêem o encerramento de mais de 70% dos hotéis

70 por cento dos hotéis do Algarve vão encerrar nos próximos dias. Os empresários do turismo da região alertam que não será possível a sobrevivência de todos após a pandemia.
Já foram dispensados trabalhadores com contratos a termo, e muitos dos que estão nos quadros preparam-se para o lay off.

20h40 - Moçambique regista mais uma morte e 119 novos casos

Moçambique registou mais uma morte e 119 infeções pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado no país para 12.988 casos - 80% dos quais recuperados - e 93 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

A vítima foi um homem moçambicano de 46 anos que morreu durante o internamento num hospital da área da cidade de Maputo.

20h23 - Número de doentes hospitalizados com Covid continuam a subir na região norte

Nos Hospitais de Gaia e de São João, no Porto, as taxas de ocupação estão acima dos 85 por cento. É a maior subida desde abril. ###1271918## Este sábado o diretor clinico do hospital de Santo António admitia que tinha esgotado o internamento nos cuidados intensivos e a enfermaria Covid estava no limite.

Contactada pela Antena 1, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo remeteu para amanhã um balanço da ocupação das camas dedicadas a doentes Covid, apesar da reunião do grupo de gestão de camas já ter sido realizada.

19h50 - França soma mais 231 mortos e ultrapassa 1,4 milhões de infeções

A França registou nas últimas 24 horas 231 mortes associadas à covid-19 e 46.290 novas infeções pelo novo coronavírus, aumentando para 1.413.915 o número total de infetados desde o início da pandemia, divulgaram hoje as autoridades francesas.

O número total de mortos já chega a 37.019 no país, segundo dados das autoridades de saúde francesas.

Pelo segundo dia consecutivo, a taxa de positividade dos testes à covid-19 ficou acima de 20%.

19h30 - JSD/Madeira mantém congresso regional mas em formato digital

A JSD/Madeira anunciou hoje que vai manter a realização do seu Congresso Regional a 7 e 8 de novembro, mas alterou o seu formato para a via digital devido à pandemia de covid-19.

19h15 - Novo confinamento no Reino Unido pode durar mais do que um mês

O novo confinamento em Inglaterra pode durar mais do que as quatro semanas previstas se as taxas de infeção do novo coronavírus não caírem suficientemente depressa, disse hoje o ministro do Conselho de Ministros britânico, Michael Gove.

O confinamento anunciado no sábado pelo primeiro-ministro Boris Johnson deverá vigorar entre a próxima quinta-feira e 2 de dezembro.

Johnson diz que é necessário impedir que os hospitais fiquem sobrelotados por pacientes com covid-19 dentro de semanas.

18h56 - Presidente da República recebe partidos na segunda-feira a partir das 11h

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber na segunda-feira os nove partidos com assento parlamentar, a partir das 11h00, após a audiência ao primeiro-ministro, marcada para meia hora antes.


18h45 - Cabo Verde com mais 55 infetados nas últimas 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 55 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando a 8.848 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

18h23 - Nove funcionárias e sete idosos infetados em centro social de Arcos de Valdevez

Nove funcionárias e sete utentes do Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), concelho de Arcos de Valdevez, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje a direção da instituição que resolveu "isolar todos os idosos".

18h10 - Alunos do secundário de Paços de Ferreira passam a ter aulas à distância

Duas escolas secundárias de Paços de Ferreira, concelho do Tâmega e Sousa, região que tem vindo a registar aumento de casos covid-19, anunciaram hoje que vão passar a ter aulas à distância a partir de segunda-feira.

Através de comunicados publicados quer nas redes sociais, quer nas suas páginas oficiais na Internet, as Escola Secundárias de Paços de Ferreira e a D. António Taipa, localizada em Freamunde, alertam a comunidade escolar para a passagem "temporária" do regime presencial para o regime à distância.

"Existem muitos alunos, professores e funcionários com sintomas compatíveis com a covid-19 e em isolamento profilático, pelo que os grupos de funcionários em exercício de funções começam a acusar um desgaste acentuado que torna difícil o cumprimento do Plano de Contingência e Higienização dos espaços e equipamentos. Lembro que temos 1.507 alunos e 70 turmas. Com um cenário destes não dispomos de condições de higienização dos espaços com a regularidade necessária", lê-se no comunicado assinado pelo diretor da Escola Secundária de Paços de Ferreira, José Valentim Teixeira de Sousa.

Também a direção da Escola Secundária D. António Taipa alerta que a partir de segunda-feira todos os alunos do secundário (regular e profissional) passam ao regime não presencial, uma medida que abrange estudantes do 10.º, 11.º e 12.º anos.
17h51 - Itália supera os 700 mil casos de contaminações

Itália registou hoje 27.907 contaminações com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 709.335 desde o início da pandemia, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

O número de mortes com covid-19 nas últimas 24 horas em Itália foi 208, havendo agora um total de 38.826 óbitos a lamentar.

O país, que chegou a ser o epicentro da pandemia na Europa, voltou a ter menos de 30.000 novas contaminações diárias, após dois dias a ultrapassar essa fasquia, mas a redução pode dever-se também a uma diminuição no número de testes: 183.457, no sábado, comparando com 215.085, na sexta-feira.

O número de casos curados em Itália, desde o início da pandemia, é agora de 292.380, incluindo os 2.954 casos das últimas 24 horas.

17h25 - Marcelo, Ferro e Costa prestam homenagem aos mortos na 2.ª feira em Belém

O chefe de Estado, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro vão participar na segunda-feira de manhã numa cerimónia de homenagem aos mortos, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, em dia de luto nacional.

De acordo com o programa previsto, esta "Cerimónia do içar da bandeira nacional em dia de luto nacional e homenagem a todos os falecidos, em especial às vítimas da pandemia da doença covid-19" terá início pelas 10:00, com a chegada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, chegarão ao local os presidentes de tribunais superiores, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Na Praça Afonso de Albuquerque, junto à entrada do Palácio de Belém, onde estará uma guarda de honra composta por militares do esquadrão presidencial, a bandeira nacional será primeiro içada até ao topo, ao som do hino nacional, e depois colocada a meia haste, em silêncio.

17h10 - Festa da Castanha no Curral das Freiras assinalada só com missa e prémios

A Festa da Castanha foi hoje assinalada no Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, Madeira, apenas com uma missa evocativa e entrega de prémios aos produtores devido à pandemia da covid-19.

A Festa da Castanha, um evento que se realiza há 37 anos, é considerada "o importante evento de dinamização e promoção deste importante produto agrícola regional, que atrai todos os anos milhares de pessoas ao coração da Ilha", segundo uma nota do município de Câmara de Lobos.

17h00 - Ucrânia reporta mais 7.959 e 110 mortos

16h43 - Feirantes acusam Governo de lhes "tirar o pão"

As feiras estão proibidas a partir do dia 4 de novembro, em 121 municípios no âmbito das medidas para travar a pandemia.

O vice presidente da Federação Nacional das Associações de Feirantes, Artur Andrade, diz que é discriminatório e incompreensível proibir uma actividade comercial ao ar livre, que tem respeitado todas as regras sanitárias.

16h30 - Presidente da Proteção Civil Distrital do Porto defende Estado de Emergência

O presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto defendeu hoje que o Estado de Emergência deve ser declarado ainda que "de forma geral" e considera as medidas anunciadas pelo Governo de combate à covid-19 como "muito positivas".

"As medidas anunciadas vieram, de uma forma geral, dar resposta aquelas que foram as propostas dos autarcas do distrito do Porto feitas na última semana. Não é um recolher obrigatório, mas é um dever de recolhimento. Não é bem a mesma coisa, mas tende no mesmo sentido. São positivas. Mas eu defendo que o Estado de Emergência deve ser declarado", disse Marco Martins.

16h12 - Bélgica com mais 16.915 infetados e 173 óbitos

16h00 - Mais 15 positivos elevam para 28 casos de lar em São Brás de Alportel

O Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel registou no sábado mais 15 casos de utentes positivos ao novo coronavírus, que se encontram sem sintomas de covid-19, anunciou a Câmara Municipal.

De acordo com o município, os casos foram detetados durante a testagem semanal que está a ser realizada desde a ocorrência dos primeiros casos positivos, elevando para 28 o número de casso relacionados com este lar.

15h42 - Novas restrições na Alemanha terão custos de 19 mil milhões de euros

As novas restrições para fazer face à pandemia de covid-19 vão custar à economia alemã 19.000 milhões de euros e cerca de 600.000 empregos, segundo estimativas contidas em estudos de institutos de estudos económicos hoje divulgados.

Segundo o Instituto de Estudos Económicos (DIW) de Berlim, a hotelaria e a gastronomia serão os setores mais afetados com a diminuição da faturação de 5.800 milhões de euros, o que representa uma queda de 55% nas receitas trimestrais habituais.

15h15 - Internamentos com novo recorde

Os internamentos por Covid-19 nos hospitais portugueses ultrapassaram nas últimas 24 horas os dois mil, estando agora internados um total de 2.122 doentes, indica hoje o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim, o número de pessoas hospitalizadas continua a subir há cerca de duas semanas, sendo agora 2.122 pessoas, mais 150 do que no sábado.

Por sua vez, os doentes internados nas Unidades de Cuidados Intensivos diminuíram ligeiramente nas últimas 24 horas, estando 284 pessoas internadas nestas unidades, menos duas do que sábado.

15h03 - África com mais 239 mortes e um total de 1.784.083 casos

O continente africano notificou nas últimas 24 horas mais 239 mortes devido à covid-19, aumentando para 42.869 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.784.083 pessoas na região, segundo dados oficiais.

14h54 - Número de mortos bate recorde no Irão com 434 vítimas em 24 horas

O número de mortos causado pelo novo coronavírus bateu hoje novo recorde no Irão, com 434 óbitos em 24 horas, o que eleva o total de mortes desde o início da pandemia para mais de 35 mil, anunciou o Ministério da Saúde.

O país registou também 7.719 novas infeções confirmadas desde sábado.

No total, o Irão contabiliza mais de 620.000 casos de Covid-19 desde que foi detetado o primeiro doente no país.

14h48 - Um dia de Todos os Santos atípico

Muitos portugueses prestaram homenagem aos entes queridos, esta manhã, debaixo de muitas restrições.

14h21 - Reportagem RTP nos cuidados intensivos do Hospital de São João

A assistência programada a doentes não Covid está a ser posta em causa devido ao recorde de internamentos relacionados com o novo coronavírus. Os hospitais estão a criar novas unidades e enfermarias, mas as vagas são poucas para tanta procura.

O São João abriu já a terceira UCI totalmente Covid com a adaptação da cirurgia geral. A RTP acompanhou um turno nesta unidade, onde os profissionais assumem a preocupação com a rapidez e dimensão desta segunda vaga.

14h05 - Portugal com 3062 novos casos e 37 mortes nas últimas 24 horas

O país registou mais 3062 casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total nacional para 144341 desde o início da pandemia. Contabilizam-se ainda mais 1491 pessoas recuperadas da doença, para um total de 81771.

Houve ainda em Portugal mais 37 óbitos no último dia. O total passa assim, para 2544.

Do total de novas infeções, 1616 registaram-se na região Norte do país, 430 no Centro, 876 em Lisboa e Vale do Tejo, 74 no Alentejo, 59 no Algarve, uma nos Açores e seis na Madeira.

Em internamento hospitalar estão mais 150 pessoas do que ontem, num total nacional de 2122, um novo recorde.

Em Unidades de Cuidados Intensivos há hoje menos duas pessoas do que na véspera (total de 284).

14h05 - Lojistas falam em tsunami de desemprego

13h25 - Feirantes acusam Governo de lhes "tirar o pão"

O presidente da Federação Nacional das Associações de Feirantes acusou hoje o Governo de "tirar o pão aos feirantes" por proibir, a partir de quarta-feira, as feiras em 121 municípios no âmbito das medidas para travar a pandemia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Federação Nacional das Associações de Feirantes, Joaquim Santos, acusou o Governo de "deixar ficar para trás milhares de feirantes" e prometeu "uma grande surpresa em Lisboa na próxima semana", precisando que "vão pedir para trabalhar".

"Só sairemos de Lisboa quando tivermos a certeza que podemos feirar", disse.

Com esta proibição, "fecham as feiras e mandam os portugueses para recintos fechados até às 22h00", afirmou Joaquim Santos, considerando que "esta decisão é uma vergonha num país democrático".

12h48 - Presidente da República em entrevista à RTP esta segunda-feira

Entrevista esta segunda-feira, na RTP 1 e RTP 3, às 20h50, a partir do Palácio de Belém.

A evolução da pandemia em Portugal, as novas medidas restritivas e a possibilidade de ser decretado de novo o Estado de emergência vão ser os temas fortes da entrevista que vai ser conduzida pelo jornalista António José Teixeira.

12h37 - 46 milhões de infetados e quase 1,2 milhões de mortos em todo o mundo

12h08 - Ministro italiano da Saúde diz que os últimos dados sobre o novo coronavírus no país são "assustadores" e que o país tem no máximo dois dias para aprovar novas restrições.

Este sábado Itália registou mais 32 mil casos e pouco menos de 300 mortes.

11h39 - AstraZeneca Plc confirmou este domingo que os reguladores de saúde britânicos deram início a um processo acelerado de revisão da vacina para o novo coronavírus que está a desenvolver com a Universidade de Oxford.

Nesta fase, os reguladores conseguem ter acesso a dados sobre o desenvolvimento da vacina em tempo real e a dialogar diretamente com as empresas que a estão a desenvolver.

11h19 - Mulher de 97 anos é primeira morte registada na Madeira

A Madeira registou hoje a primeira morte provocada pela covid-19, tratando-se de uma mulher com 97 anos que se encontrava hospitalizada no Hospital do Funchal, informou a Secretaria Regional da Saúde do arquipélago.

"É com pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de um doente com covid-19 na Região Autónoma da Madeira", diz o Governo da Madeira na informação divulgada, endereçando "sentidas condolências à família enlutada".

No mesmo documento, a Secretaria Regional adianta que se trata de uma mulher, de 97 anos "com várias comorbilidades associadas, que se encontrava hospitalizada na unidade polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça".

A mulher estava internada "desde o dia 27 de outubro, dia em que foi confirmado o diagnóstico desta doença", adianta, mencionando que "o óbito foi verificado durante esta madrugada".

11h04 - Irão com mais 434 vítimas mortais em 24 horas para um total de 35,298 e 7.719 novos casos

10h16 - Israel começou testes com humanos da vacina que está a desenvolver para a Covid-19

10H09 - Malásia com 957 novos casos mas sem qualquer vítima mortal

08h35 - Alemanha com mais 14.177 casos e 29 vítimas mortais

08h21 - República Checa com 11.428 casos e 173 mortes

08h10 - Rússia com novo recorde diário. Mais 18.665 casos e 245 vítimas mortais

08h07 - Austrália sem qualquer casos entre a comunidade. Primeira vez dos últimos cinco meses

08h05 - Autorização da compra de Remdesivir publicada em Diário da República

A resolução do Governo português de comprar 100.000 frascos do medicamento Remdesivir, para o tratamento da covid-19, foi publicada hoje em Diário da República e permite gastos este ano até 20 milhões de euros.

08h00 - Brasil regista 407 mortes e 18.947 casos em 24 horas

Retomamos aqui o acompanhamento da situação no país e no mundo ao minuto.

Este sábado, no final de um longo Conselho de Ministros extraordinário, António Costa anunciou as medidas que serão aplicadas já a partir de 4 de novembro nos 121 concelhos do país que têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes. Nesses concelhos habita 70 por cento da população do país.


O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber o primeiro-ministro na segunda-feira de manhã e, ao longo do dia, os nove partidos com assento parlamentar, disse à Lusa fonte da Presidência da República.