Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

António Pedro Santos - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h03 - Brasil contabiliza 18.615 casos e 194 mortes nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou 18.615 novos casos de covid-19 e 194 mortes nas últimas 24 horas, registando mais de seis milhões de infetados no acumulado e mais de 169 mil óbitos, anunciou o Ministério brasileiro da Saúde.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, que indica que o país sul-americano regista hoje 5.432.505 pacientes recuperados da covid-19.

A taxa de incidência é de 2,9%, com 2.889 casos por cada 100 mil habitantes.

O foco da pandemia no país continua a ser São Paulo (sudeste), o estado mais rico e populoso do país, com 4.153 novos casos e 11 mortes nas últimas 24 horas, contabilizando total de 1.209.588 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia e 41.267 vítimas mortais.

Segue-se o estado de Minas Gerais com 396.933 casos acumulados e 9.777 mortes desde o início da pandemia, tendo registado nas últimas 24 horas 1.399 novos infetados e 45 mortes.

O Brasil tornou-se, na sexta-feira, no terceiro país do mundo a transpor a marca dos seis milhões de infetados, apenas atrás dos Estados Unidos e da Índia, de acordo com o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

22h25 - Centro de Retaguarda de Paços de Ferreira abre com 20 profissionais de saúde

O segundo Centro de Retaguarda covid-19 do distrito do Porto, localizado em Paços de Ferreira, abre segunda-feira com "cerca de 20 profissionais de saúde" e poderá acolher numa fase de arranque 35 doentes, revelou a Proteção Civil.

"Não é o contingente ideal, mas neste momento é o possível. Abre (segunda-feira) com cerca de 20 profissionais desde clínicos a auxiliares. Houve muita dificuldade em conseguir recursos humanos para este centro, mas graças aos esforços de todos podemos arrancar e materializar algo essencial para uma zona que está com grande pressão", disse à agência Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.

Planeado para acolher até 50 pessoas infetadas com o novo coronavírus, o segundo Centro de Retaguarda covid-19 do distrito do Porto localiza-se no antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, podendo "numa fase de arranque" acolher 35 doentes.

Marco Martins descreveu que "as autoridades vão continuar o trabalho de recrutamento de profissionais" de forma "a alagar e garantir as condições" para acolher mais pessoas.

O recrutamento está a ser levado a cabo pela Segurança Social, via Cruz Vermelha Portuguesa, com o apoio da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), bem como do Agrupamento de Centros de Saúde local.

Este será o segundo centro de retaguarda para doentes que testaram positivo à covid-19, sendo que o primeiro, que abriu a 26 de outubro no Seminário do Bom Pastor, em Valongo, acolhe "entre 35 a 40 doentes", acrescentou Marco Martins, salvaguardando que "a ocupação tem decorrido com uma grande taxa de rotatividade".

Em causa estão estruturas criadas no distrito do Porto para infetados com o novo coronavírus que não tenham retaguarda ou condições em casa ou nas instituições onde vivem, mas que possam sair do hospital, aliviando assim a pressão que as unidades de saúde registam com a pandemia da covid-19.

22h14 - Empresários desiludidos com apoios anunciados pelo Governo


22h08 - Estados Unidos esperam começar vacinação contra a covid-19 antes de meados de dezembro


22h06 - G20 garante esforços para distribuição equitativa às vacinas contra a covid-19


22h04 - Cadeia de Faro. Há 62 reclusos e quatro trabalhadores com covid-19


22h03 - Risco elevado de infeção. 15 concelhos saem da lista


22h01 - Região Autónoma dos Açores com 25 casos novos

A Região Autónoma dos Açores registou 25 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dos quais 18 na ilha de São Miguel e sete na ilha Terceira, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

De acordo com uma nota da Autoridade de Saúde, desde o início da pandemia de covid-19 registaram-se nos Açores 796 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando neste momento ativos 310 casos positivos: 243 em São Miguel, 62 na ilha Terceira, dois na ilha de São Jorge e três no Faial.

Já recuperaram 392 pessoas, duas nas últimas 24 horas, na ilha Terceira.

21h59 - Madeira regista 11 novos casos

A Madeira registou hoje 11 novos casos de covid-19 - três importados e oito de transmissão local - elevando para 683 as situações confirmadas, das quais 166 estão ativas, revelou a Direção Regional de Saúde.

Segundo este organismo, até hoje foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.143 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

19h27 - Reino Unido regista mais 398 mortes

O Reino Unido registou hoje 398 mortes associadas à covid-19 num período de 24 horas, elevando o total de óbitos registados desde o início da pandemia para 55.024, o mais alto na Europa.

Os dados oficiais disponibilizados indicam 18.662 novos casos diários de covid-19 e o total de casos confirmados no Reino Unido ascende agora a 1.512.045.

Hoje, foi anunciado que o primeiro-ministro britânico vai aliviar as medidas restritivas de combate à pandemia no Natal para facilitar as reuniões familiares, numa altura em que se anuncia um reforço de três mil milhões de libras para o serviço de saúde.

O alívio das restrições foi confirmado por Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, segundo a agência EFE.

Johnson deve detalhar na segunda-feira o seu plano para voltar a instaurar um sistema de três níveis de restrições a partir de 02 de dezembro, quando terminam as medidas de confinamento decretadas em 05 de novembro.

Na próxima semana, deve também ser anunciado um financiamento suplementar de três mil milhões de libras (3,36 mil milhões de euros) para ajudar o Serviço Nacional de Saúde britânico a ultrapassar o impacto da pandemia de covid-19.

19h03 - Cabo Verde com mais 42 infetados nas últimas 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 42 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 10.276 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 234 amostras desde sábado e pela primeira vez em vários dias nenhuma deu resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, que ainda é o principal foco da pandemia em Cabo Verde, com 157 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (2), São Lourenço dos Órgãos (1), Santa Cruz (1) e Ribeira Grande (1).

Foram também diagnosticados novos casos positivos da doença nas ilhas do Fogo (32), Santo Antão (4) e São Vicente (1).

Na ilha do Fogo, com casos ativos nos concelhos de São Filipe (129), Mosteiros (9) e Santa Catarina (2) e dezenas de novas infeções diárias a transmissão da doença continua generalizada.

Nas últimas 24 horas ainda foram dados como recuperados da doença 81 casos em todo o arquipélago, mantendo-se o total acumulado de mortes por complicações associadas à covid-19 em 104.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 10.276 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago conta atualmente com 439 casos ativos da doença e 9.730 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

18h51 - G20 promete todos os esforços para acesso equitativo às vacinas

Os dirigentes do G20 comprometeram-se hoje a fazer todos os esforços para garantir o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19, de acordo com a declaração final de uma cimeira virtual, marcada por um tom consensual e pobre em anúncios concretos.

"Não desistiremos de nenhum esforço para garantir o acesso acessível e equitativo (às vacinas, testes e tratamentos) para todos", refere o documento final apresentado pelo G20, citado pela agência France-Presse.

Neste encontro ficou definido que a Indonésia será a anfitriã do G20 em 2022 e a Índia em 2023.

"Inicialmente a presidência da Indonésia esa prevista para realizar-se em 2023. Contudo, nesse ano a Indonésia terá também a presidência da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Por isso foi acordado a Índia a troca de presidência", explicou o ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros, Retno Marsudi.

A cimeira das 20 maiores potências económicas mundiais realizou-se, este ano, em formato virtual e aconteceu sob a presidência da Arábia Saudita, o que suscitou críticas das organizações da defesa dos direitos humanos.

Num momento em que a pandemia matou quase 1,4 milhões de pessoas pelo mundo, os presidentes e chefes de estado afirmam "apoiar totalmente" os dispositivos montados pela Organização Mundial da Saúde para assegurar que as vacinas não sejam destinadas apenas aos países mais ricos.

Os membros do G20 prometem responder "positivamente às necessidades de financiamento que ainda existem", numa altura em que começam a delinear as campanhas de vacinação em larga escala.

18h47 - Serviços prisionais com 435 casos positivos

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) contabiliza 435 casos positivos de covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos, num universo total de cerca de 20 mil pessoas.

Na informação divulgada hoje, a DGRSP especifica que há a registar 351 casos de reclusos ativos (num total de 11.226) e 100 casos clinicamente recuperados, incluindo duas crianças, filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires.

Entre os trabalhadores do quadro há 74 casos ativos, a que se somam mais 10 trabalhadores externos.

Do conjunto de trabalhadores, há 124 casos clinicamente recuperados, havendo também mais quatro jovens internados em centros educativos.

Os dados da DGRSP referem que na sequência de um recluso do Estabelecimento Prisional de Faro ter, na sexta-feira, acusado positivo à covid-19, foi ativado o plano de contingência do estabelecimento prisional.

Os reclusos foram colocados em quarentena e, em articulação com a saúde pública, foram, tal como os trabalhadores, todos testados no sábado.

Recebida a totalidade dos resultados ao início da tarde de hoje, a DGRSP revelou que há 62 reclusos e quatro trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Faro que acusaram positivo à covid-19.

A direção-geral esclarece que os reclusos positivos, todos assintomáticos, foram afetados a uma única ala do estabelecimento prisional onde se encontram em isolamento e sob acompanhamento clínico.

No Estabelecimento Prisional de Vila Real, por se ter verificado também um caso positivo num recluso, foi ativado o plano de contingência, tendo os reclusos sido colocados em quarentena e, juntamente com todos os trabalhadores, sido objeto de testagem na quinta-feira.

Os resultados recebidos indicam que há apenas um trabalhador positivo.

Os dados respeitantes aos casos de covid-19 nos estabelecimentos prisionais de Izeda, Guimarães, Lisboa e Tires mantêm-se inalterados.

Em todos os estabelecimentos prisionais mantêm-se suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados.

18h03 – Espanha vai começar programa de vacinação contra a Covid-19 em janeiro

O primeiro-ministro espanhol anunciou este domingo que o país irá iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus já em janeiro.

Pedro Sánchez afirmou que Espanha e Alemanha são os primeiros países da União Europeia a terem um plano de vacinação completo.

17h43 - Proibição de circulação entre concelhos tem 10 exceções

A proibição de circulação entre concelhos entre 27 de novembro e 2 de dezembro e entre 4 e 8 de dezembro prevê um conjunto de exceções, como deslocações para trabalhar, por motivos de saúde ou outros "de urgência imperiosa".

Contudo, ao contrário do que aconteceu no último fim de semana de outubro e dia de Todos os Santos, em que a circulação entre concelhos também esteve proibida, não serão permitidas deslocações para assistir a espetáculos culturais.

No decreto estão estabelecidas 10 exceções à proibição de circulação entre concelhos de Portugal continental, nomeadamente as deslocações para desempenho de funções profissionais com declaração emitida pela entidade empregadora ou pelo próprio, no caso de trabalhadores independentes e empresários em nome individual.

Os profissionais de saúde e trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social, os professores e pessoal não docente dos estabelecimentos escolares, os agentes de proteção civil, as forças de segurança, os militares e os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) não necessitam de declaração da entidade empregadora para circular.

Podem igualmente circular entre concelhos os titulares de órgãos de soberania, dirigentes dos parceiros socais e dos partidos políticos representados na Assembleia da República e "pessoas portadoras de livre trânsito emitido nos termos legais", assim como ministros de culto, pessoal de missões diplomáticas e consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal.

São também permitidas as deslocações para os estabelecimentos escolares, para centros de dia, para participar em atos processuais e para atendimentos em serviços públicos, desde que munidos de um comprovativo do respetivo agendamento.

As deslocações necessárias para "saída de território nacional continental" e de cidadãos "não residentes para locais de permanência comprovada" podem igualmente ser realizadas, tal como "deslocações por outras razões familiares imperativas, designadamente o cumprimento de partilha de responsabilidades parentais".

É ainda permitido o "retorno ao domicílio".

17h13 - Itália regista mais 562 mortes e 28.337 novos casos

Itália registou mais 562 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, período em que se registaram 28.337 novos casos, números abaixo dos registados nos últimos dias, embora o número de testes tenha sido inferior, informou a EFE.

Com os dados do último dia, Itália regista agora um total de 1.408.868 casos de contágio desde 21 de fevereiro, quando foi declarada a emergência a nível nacional, e 49.823 mortos.

Foram declaradas recuperadas da Covid-19 13.574 pessoas nas últimas 24 horas, mas há 3.801 doentes internados em unidades de cuidados intensivos (+43).

17h11 - Estados Unidos estimam começar vacinação antes de meados de dezembro

Os Estados Unidos esperam começar a campanha de vacinação contra a Covid-19 antes de meados de dezembro, assim que obtiverem a aprovação das autoridades sanitárias, anunciou hoje Moncef Slaoui, um alto quadro da ação governamental para a vacinação.

“O nosso plano é conseguir transportar as vacinas para os locais de imunização nas 24 horas seguintes à aprovação. Espero, por isso, que tenha início no segundo dia após a aprovação, ou seja, 11 ou 12 de dezembro”, disse Moncef Slaoui em declarações à CNN.

Este alto quadro acrescentou que, uma vez lançada esta campanha de vacinação massiva, o país deverá atingir a “imunidade coletiva” em maio.

“Normalmente, com o nível de eficácia que temos (95%), o facto de imunizar quase 70% da população permitirá ter uma imunidade coletiva. Segundo os nossos estudos, deverá acontecer em maio”, afirmou.

Para Moncef Slaoui o sucesso da campanha está também dependente do fator social, já que existe uma desconfiança em relação à vacina.

“Espero que baixe a perceção negativa que há em torno da vacina e que aumentem os níveis de aceitação. Vai ser essencial para nos ajudar”, afirmou.

16h45 - Novas medidas restritivas "são incoerentes" e prejudicam as empresas, diz CIP

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal considerou hoje que as medidas anunciadas no sábado pelo Governo para conter a pandemia "não são consistentes, ponderadas e não estão sequer cientificamente fundamentadas", prejudicando as empresas e o país.

"As medidas restritivas que atingem os próximos dois fins de semana, a que se junta a tolerância de ponto para alargar esses fins de semana até aos feriados de 1 e 8 de dezembro, traduzem-se num forte condicionalismo em relação a oito dias completos", refere a CIP em comunicado.

"A situação é agravada pelo encerramento das escolas em 30 de novembro e em 7 de dezembro, o que implica um problema adicional para centenas de milhares de pais que terão de assegurar a necessária assistência aos filhos", acrescenta.

Para a confederação, "o anúncio do Governo é tanto mais grave quanto se recomenda e remete para as empresas a possibilidade de "suspenderem a laboração" nestes dias (30 de novembro e 7 de dezembro)".

"Numa situação de quebra dramática dos rendimentos, o país não pode dar-se ao luxo de perder tantos dias de produção, não existindo qualquer base científica que justifique o encerramento generalizado das empresas", diz a associação de empregadores.

16h18 - Movimento "pela liberdade" aguarda reunião com Marcelo após ação de protesto

O Presidente da República "comprometeu-se" hoje a receber o Movimento Cidadãos Unidos, que organizou uma caravana automóvel na zona de Belém, em Lisboa, e se cruzou com o chefe de Estado, referiu um dos elementos do grupo.

Em declarações à agência Lusa, Luís Freire Filipe disse que a caravana "bloqueou" o carro onde seguia Marcelo Rebelo de Sousa, que, "olhos nos olhos, se comprometeu a ouvir" as reclamações deste movimento, "isento partidariamente e sem ideologia".

O movimento, que considera o recolher obrigatório uma medida desproporcional, realizou hoje um "buzinão pela liberdade" em Lisboa e no Porto, apelando ainda aos cidadãos para repetir o protesto no resto do país, junto a autarquias, entre as 12h00 e as 13h00.

14h37 - Portugal com 4788 novos casos e 73 mortes nas últimas 24 horas

Foram registados mais 4788 casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, elevando o total nacional para 260758. Ocorreram ainda mais 73 óbitos, para um total de 3897.

Dos novos casos registados pelas autoridades de saúde, 3091 estão no Norte do país, 637 no Centro, 844 em Lisboa e Vale do Tejo, 112 no Alentejo, 73 no Algarve, 18 nos Açores e 13 na Madeira.

Deram-se mais 3540 casos de recuperação da doença desde ontem, pelo que o total de pessoas recuperadas no país é agora de 172919.

O número de internamentos é agora de 3151 (mais 126 do que na véspera). Em Unidades de Cuidados Intensivos estão 491 pacientes (mais seis nas últimas 24 horas).

13h26 - Mais um óbito em Moçambique e 56 novas infeções

13h22 - Portugueses aproveitaram para passear na praia antes do horário de recolhimento

Durante a noite, as ruas de Lisboa e Porto estiveram desertas. Mas esta manhã não faltou quem quisesse aproveitar um domingo de sol à beira rio, ou à beira mar, já a pensar no confinamento a partir da hora de almoço.

12h57 - Pandemia matou mais de 1,3 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de Covid-19 matou, pelo menos, 1.381.915 pessoas no mundo, desde que foi relatado o início da doença na China, no final de dezembro de 2019, segundo um balanço da AFP de hoje, a partir de fontes oficiais.

O balanço da Agência France Press contabiliza mais de 58.165.460 casos de infeção em todo o mundo, oficialmente diagnosticados desde o início da propagação e, destes, pelo menos, 37.053.500 já são considerados curados.

O número de casos diagnosticados, no entanto, reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam o teste para rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de testes.

Os EUA são o país mais afetado em mortes e infeções, com 255.905 óbitos e 12.090.469 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos, 4.529.700 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos EUA, os países mais afetados são o Brasil (168.989 mortes e 6.052.786 casos), a Índia (133.227 óbitos e 9.095.806 infeções, o México (101.373 mortes e 1.032.688 casos) e o Reino Unido (54.626 óbitos e 1.493.383 casos).

12h31 - Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A admissão de utentes em lares e outras instituições dispensa a realização de um teste à Covid-19 se este tiver cumprido nos últimos 90 dias os critérios de fim de isolamento, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde.

A orientação emitida pela DGS estabelece os procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos, Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados e outras respostas dedicadas a pessoas idosas e instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco durante a "Fase de Mitigação" da pandemia da Covid-19.

"No momento da admissão em qualquer das instituições previstas na presente Orientação, os residentes/utentes que nos últimos 90 dias cumpriram os critérios de fim de isolamento nos termos da Norma 004/2020 da DGS não necessitam de um teste negativo", pelo que não deve ser realizado novo teste laboratorial para SARS-CoV-2", refere o documento.

A norma anterior determinava que a admissão de novos residentes/utentes na instituição implicava um teste laboratorial para SARS-CoV-2 negativo.

12h20 - Surto em hortofrutícolas de Torres Vedras sobe para 98 infetados

O surto de Covid-19 entre trabalhadores de explorações hortofrutícolas de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, subiu para 98 infetados e está "contido, não se esperando mais casos", disse hoje fonte oficial do município.

A mesma fonte disse que estão infetados 98 trabalhadores de explorações agrícolas de várias empresas hortofrutícolas, depois terem sido realizados testes a largas dezenas de trabalhadores.

"Não se espera mais casos, à partida o surto está contido", assegurou a mesma fonte.

Os 98 trabalhadores, todos de nacionalidade estrangeira, estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros.

12h15 - G20 promete não desistir de nenhum esforço para garantir acesso à vacina

Os dirigentes do G20 prometeram este domingo "não desistir de nenhum esforço" para garantir o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, de acordo com um rascunho da declaração final da cimeira, num tom consensual, mas pobre em anúncios concretos.

"Não desistiremos de nenhum esforço para garantir o acesso acessível e equitativo (às vacinas, testes e tratamentos, nota da redação) para todos", está escrito no texto consultado pela Agência France-Presse (AFP).

A cimeira das 20 maiores potências económicas mundiais realiza-se, este ano, num formato virtual que retira muito do seu brilho, e acontece sob a presidência da Arábia Saudita.

11h59 - Rússia repete quase 25 mil casos diários e contabiliza 401 mortes

A Rússia registou nas últimas 24 horas 24.581 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, muito perto do máximo histórico do dia anterior (24.822), segundo as informações divulgadas hoje pelas autoridades locais.

O número de mortes registadas nas últimas 24 horas foi de 401, depois de no dia anterior se contabilizarem 467, o que soma um total de 36.179 óbitos, e 18.000 doentes recuperados.

Moscovo, o epicentro da pandemia na Rússia, também registou números de infeções um pouco menores do que no dia anterior, ao contabilizar 6.575, contra os 7.168 de sábado e mais 75 mortes.

A segunda cidade russa com mais casos, São Petersburgo, contabilizou 2.668 novas infeções.

11h43 - Sociedade de Oncologia defende teleconsultas no apoio aos doentes

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) valorizou a aposta na teleconsulta para manter o acompanhamento dos doentes oncológicos no contexto das restrições impostas pela pandemia de covid-19, evitando um adiamento massivo de consultas.

Em entrevista à Lusa, a presidente da SPO, Ana Raimundo, destacou que "menos de 10% das consultas de follow-up foram adiadas".

De acordo com um inquérito aos serviços de oncologia médica de todo o país, apresentado hoje no 17.º Congresso Nacional de Oncologia e que avaliou o impacto inicial da pandemia em Portugal, entre março e abril, quase 60% dos serviços inquiridos "tiveram um crescimento de 30% das teleconsultas face ao volume total".

"No caso de oncologia, considerada uma doença crónica e em que, normalmente, o médico assistente já conhece o doente, as teleconsultas funcionam bastante bem. O `feedback` foi muito positivo por parte dos doentes, que se sentiram seguros pelo facto de não terem de se deslocar ao hospital, e pelos próprios profissionais, que conseguem fazer uma avaliação do estado do doente de forma eficaz", afirmou.

11h30 - Grécia entra na terceira semana de confinamento com recorde de óbitos

A Grécia iniciou hoje a sua terceira semana de confinamento nacional sem saber se a medida, anunciada até dia 30, será prolongada, perante o registo do mais elevado número de mortes por covid-19 num só dia.

A Organização Nacional de Saúde Pública anunciou, sábado à tarde, o registo de 108 mortes por covid-19, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia na Grécia para os 1.527.

A comunicação social grega afirma, contudo, que o número divulgado apenas inclui os óbitos até às 15:00 de sábado e que, só nas oito horas seguintes, se registaram mais 70 mortes devido ao novo coronavírus.

Segundo os dados mais recentes, a Grécia também ultrapassou de novo o seu recorde de número de pacientes ligados a um ventilador, 522, elevando a pressão sobre os serviços públicos de saúde.

A segunda vaga da pandemia está a ter efeitos mais graves no norte da Grécia, com 606 dos 2.311 novos casos de infeção a registarem-se em Salónica, a segunda maior cidade do país, onde as unidades de cuidados intensivos atingiram o limite, não aceitando novos pacientes.

A Grécia tem uma semana para aplanar a curva de contágios e poder sair do confinamento na data prevista, 30 de novembro.

11h25 - Sociedade médica pede `Via verde` oncológica para travar mortalidade

A presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), Ana Raimundo, defende a criação de uma `via verde` no tratamento do cancro e a libertação dos médicos de família no acompanhamento da covid-19 como estratégias contra o aumento da mortalidade.

"Os médicos de família devem ser libertados desse trabalho ligado à covid-19 para os centros de saúde para fazerem as consultas aos seus doentes. Depois, no caso dos doentes oncológicos, devia haver nos hospitais a `via verde` oncológica", afirmou à Lusa a dirigente da instituição, que alertou para a redução drástica do número de novos diagnósticos e de primeiras consultas em oncologia com a chegada da pandemia a Portugal.

Os números de um inquérito promovido pela SPO aos serviços de oncologia médica de todo o país, apresentado hoje no 17.º Congresso Nacional de Oncologia e que avaliou o impacto inicial da pandemia em Portugal entre março e abril, apontaram para uma quebra de 60 a 80 por cento dos novos diagnósticos de cancro. Para Ana Raimundo, o impacto desta realidade será bastante visível dentro de alguns anos.

11h10 - Alemanha regista 138 mortos e 15.741 novos casos em 24 horas

A Alemanha registou 138 mortos por covid-19 e 15.741 novos casos de contágio pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, longe do recorde de 23.648 casos registado na sexta-feira.

No entanto, ao domingo e à segunda-feira é costume haver um desfasamento dos números de novos casos, uma vez que nem todos os estados federados comunicam os seus dados e os laboratórios realizam menos testes.

Segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) atualizados à meia-noite, o número de casos positivos desde o início da pandemia no país, em janeiro, ascende hoje a 918.269, com 14.022 vítimas mortais, um aumento de 138 nas 24 horas anteriores.

O RKI calcula que cerca de 603.800 pessoas tenham recuperado da doença e que atualmente haja cerca de 300.400 casos ativos.

A incidência acumulada nos últimos sete dias situa-se em 140,7 casos por cada 100.000 habitantes.

10h55 - EUA ultrapassam os 12 milhões de infetados

Os Estados Unidos da América (EUA) chegaram hoje aos 12.051.253 casos confirmados por SARS-CoV-2, vírus que provoca a covid-19 e que provocou 255.588 mortes neste país, de acordo com o relatório independente da Universidade Johns Hopkins.

Segundo este balanço há, nas últimas 24 horas, mais 155.377 novas infeções e 1.291 mortes.

A barreira dos 12 milhões de casos foi ultrapassada apenas seis dias depois de os EUA alcançarem os 11 milhões de infeções e apenas 12 dias depois de atingir os 10 milhões, um sinal de que o país tem uma forte propagação de infeções.

Na quinta-feira, os EUA registaram um recorde absoluto de novas infeções ao registar num só dia 200.146 novos casos, um dia que também contou com o maior número de mortes em 24 horas, 2.239, desde o início de maio, em plena explosão da pandemia.

Embora Nova Iorque não seja o estado com o maior número de contágios, continua a ser o mais atingido por mortes, com 34.287, seguindo-se o Texas (20.751), Califórnia (18.666), Florida (17.930) e Nova Jersey (16.746).

No número de infeções, o estado do Texas e o da Califórnia ultrapassam um milhão, com 1.117.583 e 1-099.523, respetivamente, seguindo-se o da Florida (931.827), Ilinóis (646.286) e em quinto lugar Nova Iorque (584.850).

O Instituto de Avaliações Métricas e de Saúde, da Universidade de Washington, cujos modelos de previsão da evolução da pandemia costumam ser definidos pela Casa Branca, estima que até ao final do ano os EUA alcançarão as 320.000 mortes e no primeiro dia de março de 2021 chegue às 440.000.

10h33 - África com mais 313 mortos e 13.539 infetados nas últimas 24 horas

África registou 313 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 49.412 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 2.057.001 pessoas no continente, segundo dados oficiais.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o novo coronavírus infetou nas últimas 24 horas mais 13.539 pessoas nos 55 Estados-membros da organização, e o número de recuperados em igual período foi de 8.595, para um total de 1.737.277.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 858.576 infeções e 22.447 mortos por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza um total de 765.409 casos de infeção e 20.845 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, registando um total de 679.817 pessoas infetadas e 18.022 mortos.

Na África Oriental, há 253.595 casos e 4.926 vítimas mortais, na África Ocidental, o número de infeções é de 201.233, com 2.837 mortos, e a África Central regista 63.780 casos e 1.180 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.535 mortos e 112.676 infetados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 5.256 vítimas mortais e 320.962 casos de infeção.

Entre os seis países mais afetados estão também a Argélia, que regista 73.774 infeções e 2.240 mortos, a Etiópia, que contabiliza 105.352 casos de infeção e 1.636 vítimas mortais, e a Nigéria, com 66.228 infetados e 1.166 mortos.

Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola regista 336 óbitos e 14.413 casos, seguindo-se Moçambique (123 mortos e 14.981 casos), Cabo Verde (104 mortos e 10.234 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.121 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.421 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 974 casos).

10h13 - Câmara de Santa Cruz aprova orçamento de 33,4 milhões de euros e diz que "o pior está para vir"

A Câmara de Santa Cruz, na Madeira, aprovou um orçamento municipal para 2021 de 33,4 milhões de euros, que prevê o reforço dos apoios sociais devido à pandemia, porque considera que "o pior está para vir", segundo o seu presidente.

"Este orçamento, no valor de 33,4 milhões de euros, reflete acima de tudo a trajetória de rigor na gestão financeira do município", disse o presidente da única autarquia do país e da Região Autónoma da Madeira governada pelo Juntos Pelo Povo (JPP), partido que tem seis dos sete vereadores do executivo. O PSD tem um representante.

Filipe Sousa salientou que este orçamento, aprovado por unanimidade em reunião do executivo, representa "um acréscimo de quatro milhões de euros" em comparação com 2020.

"Reflete a dinâmica do lado da receita - e forçosamente temos de inscrever a que advém dos fundos comunitários e de acesso a fundos próprios, por via das instituições financeiras -- e do rigor que se implementou do lado da despesa", afirmou.

Filipe Sousa considerou que a câmara está "minimamente preparada para acudir aos problemas das famílias, de forma direta ou indireta", neste contexto de dificuldades provocado pela pandemia da covid-19.

Contudo, enfatizou, "tudo vai depender da evolução da pandemia", até porque "o pior ainda está para vir, tendo em conta o número de empresas e as dificuldades que estão a ter para manter os postos de trabalho".

9h52 - Putin anuncia que Rússia está disposta a fornecer vacina a todos os países

O anúncio foi feito este sábado na reunião dos 20 países mais ricos do mundo.

O Presidente russo afirma que para além da Sputnik V, que já está a ser ministrada na Rússia, o país terá em breve mais duas vacina desenvolvidas internamente para combater a pandemia.

Os líderes das vinte economias mais desenvolvidas dizem que não pode haver um mundo a duas velocidades e que a vacina tem de chegar a todos.

9h23 - Inglaterra sairá do confinamento a 2 de dezembro

O Governo inglês confirmou que o confinamento instaurado no país por quatro semanas não será prolongado além de 2 de dezembro, data à qual regressará às restrições locais para limitar a propagação da segunda vaga do novo coronavírus.

Na próxima segunda-feira, o primeiro-ministro, Boris Johnson, “confirmará que o confinamento nacional terminará a 2 de dezembro e indicará como a Inglaterra irá regressar a um plano de restrições locais dividido em três níveis”, foi hoje anunciado num comunicado emitido por Downing Street.

Este plano voltará a aplicar os três níveis já existentes antes do confinamento, mas várias zonas serão colocadas no patamar acima para manter a propagação sob controlo e preservar o que foi conseguido com o confinamento.

Este plano será discutido e aprovado no domingo, durante a reunião do Governo, e apresentado na segunda-feira no parlamento.

“Os ministros anunciarão na próxima quinta-feira qual o nível de restrição em que cada região será colocada”, adianta o comunicado.

9h05 - Despesa do SNS cresceu 5,8% até outubro e atingiu máximos históricos

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) acumulada até outubro cresceu 5,8%, o que representa mais 502,8 milhões de euros, e atingiu 9.111,5 milhões de euros, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

De acordo com fonte oficial das Finanças, numa nota enviada hoje à Lusa que antecipa a Síntese da Execução Orçamental da Direção-Geral do Orçamento a ser divulgada na próxima semana, a "despesa do SNS acumulada até outubro acelerou e tem um crescimento muito elevado de 5,8 % (+502,8 ME), atingindo máximos históricos".

"Já a despesa mensal do mês de outubro cresceu a uma taxa extraordinária de 9% em termos homólogos", de acordo com o gabinete do ministro João Leão.

O Ministério das Finanças refere, ainda, que o "forte crescimento da despesa" se explica "pela aceleração das despesas com pessoal" de 6,1% (+212,3 milhões de euros), "em resultado do crescimento muito elevado do número de profissionais de saúde comparando com o período homologo".

Outras razões apontadas são o investimento no SNS, que mais do que duplicou, ao subir 108,3% (112,7 milhões de euros) para 216,8 milhões, bem como as despesas com aquisições de bens e serviços, que cresceram 2,8% (135,7 milhões de euros).

O investimento no SNS já tinha aumentado 119% até setembro, em termos homólogos, atingindo 187 milhões de euros e ultrapassando a execução completa do ano 2019, em que somou 156 milhões, divulgou em outubro o Ministério das Finanças.

De acordo com as Finanças, até setembro a evolução refletiu a "forte dinâmica de crescimento no âmbito do plano de investimentos Ferrovia 2020 e de outros investimentos estruturantes e, ainda, a aquisição de material médico para o combate à covid-19 destinado aos hospitais".

O défice das contas públicas agravou-se em 7.767 milhões de euros até setembro face ao período homólogo, totalizando 5.179 milhões de euros, anunciou o Ministério das Finanças em comunicado, em 27 de outubro.

8h45 - China com mais 17 infetados, três de contágio local

A China registou 17 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, 14 dos quais importados e três de contágio local.

As infeções locais foram registadas na região da Mongólia Interior (norte, 2) e na cidade de Xangai (leste, 1).

Foram detetadas importações em Xangai (3), Pequim (1) e Fujian (sudeste, 4), Shaanxi (norte, 2), Tianjin (nordeste, 1), Sichuan (centro, 1), Zhejiang (sudeste, 1) e Guangxi (sudeste, 1).

A Comissão Nacional de Saúde não anunciou quaisquer novas mortes da covid-19, pelo que o número se manteve em 4.634, inalterado desde meados de maio.

Desde o início da pandemia, 86.431 pessoas foram infetadas com o novo coronavírus na China.

8h23 - Regeneron autorizada a usar tratamento com anticorpos monoclonais nos EUA

A entidade reguladora norte-americana concedeu autorização urgente à empresa de biotecnologia Regeneron para a utilização no país do tratamento com anticorpos monoclonais que o Presidente dos EUA recebeu em outubro contra a covid-19.

A autorização da Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) limita o uso do fármaco a pessoas com mais de 12 anos que tenham apresentado resultados positivos no teste à covid-19 e que estejam em risco de desenvolver um caso grave da doença, explicou a cientista chefe da FDA Denise M. Hinton numa carta enviada à empresa.

O medicamento contém dois anticorpos potentes que, em estudos preliminares, mostraram resultados promissores na contenção da infeção, especialmente se administrado durante as fases iniciais da doença.

Ponto da situação

O primeiro-ministro anunciou este sábado as novas medidas adotadas no âmbito do estado de emergência, que irá prolongar-se até 8 de dezembro. Uma delas será a proibição de circulação entre concelhos nos próximos feriados, mais precisamente entre as 23h00 de 27 de novembro e as 5h00 de 2 de dezembro e entre as 23h00 de 4 de dezembro e as 5h00 de 9 de dezembro.

Foi ainda determinada a suspensão das atividades letivas nas vésperas de feriado de 30 de novembro e 7 de dezembro e haverá tolerância de ponto na Função Pública nestes dias, para termos “um mês de dezembro o mais tranquilo possível”, justificou António Costa.

O líder anunciou que da lista de concelhos de risco em Portugal vão sair 17 concelhos: Aljustrel, Alvaiázere, Beja, Borba, Caldas da Rainha, Carrazeda de Ansiães, Ferreira do Alentejo, Fornos de Algodres, Golegã, Santa Comba Dão, São Brás de Alportel, Sousel, Tábua, Tavira, Vila Real de Santo António, Vila Velha de Ródão e Vila Flor.

O “mapa de risco” em Portugal, que cumpre critérios europeus, está agora dividido em quatro níveis: “risco extremamente elevado”, dentro do qual se encontram agora 47 concelhos; “risco muito elevado”, com 80 concelhos; “risco elevado”, com 86 concelhos e, por fim, “risco moderado”, no qual estão 65 concelhos.


Nos concelhos de “risco elevado”, onde há mais de 240 casos por 100 mil habitantes, vai manter-se a proibição da circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00 e será aumentada a ação de fiscalização do cumprimento do teletrabalho, que segundo o primeiro-ministro não está a ser cumprido em todos os locais onde é obrigatório.

Para os concelhos de “risco muito elevado e extremamente elevado”, com mais de 480 casos por 100 mil habitantes, serão tomadas medidas adicionais. Nos sábados, domingos e feriados de 1 e 8 de dezembro, será proibida a circulação na via pública e é obrigatório o encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13h00 e as 5h00.

Ainda nesses locais, será obrigatório o encerramento de estabelecimentos comerciais a partir das 15h00 nas vésperas de feriado (30 de novembro e 7 de dezembro).

Situação em Portugal

O boletim epidemiológico de sábado confirmou 6472 novos casos de Covid-19, mais 62 mortos e 6379 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (4070 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1534), a região centro (656), Alentejo (97 e Algarve (57). A Madeira registou mais 48 novos casos e os Açores dez.

Do total de óbitos, 24 foram registados no norte do país, 23 na região de Lisboa e Vale do Tejo, nove na região centro, cinco no Alentejo e um no Algarve.

Há menos 54 doentes internados e mais quatro nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 3025 doentes com Covid-19 internados, dos quais 485 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 255.970 casos confirmados, 3824 óbitos e 169.379 recuperados. Há 82.767 casos ativos, mais 31 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 80.521 pessoas em vigilância, mais 112 do que ontem.

Situação no mundo

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.373.381 mortos resultantes de mais de 57,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.