Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22h15- Bibliotecário de Madrid combate o isolamento social dos idosos com leituras ao telefone

Em Espanha, o bibliotecário de uma pequena povoação, na comunidade de Madrid, lê livros ao telefone a idosos que vivem sozinhos ou em lares.
O projeto "Contos por telefone", é uma terapia para ajudar a combater o isolamento social em tempos de pandemia.

21h55 - Moçambique regista mais uma morte e 132 novos casos

Moçambique registou hoje mais um óbito por covid-19, elevando o total de mortes para 140, e mais 132 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

A vítima mortal foi um homem de 60 anos, em Maputo.

A capital voltou a concentrar a maioria dos novos casos, seguida pela província de Niassa, no norte do país.

O país contabiliza 28 pacientes internados devido à infeção

Moçambique tem um total acumulado de 16.812 infeções com o vírus da covid-19, 88% dos quais recuperados.

21h39 - COI expressa "total compromisso e confiança" nos Jogos de Tóquio2020

O Comité Olímpico Internacional (COI) expressou hoje “total compromisso e confiança” no sucesso de uma organização “em segurança” dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, no atual contexto de pandemia mundial.

Na reunião hoje realizada por videoconferência, o COI transmitiu agradecimentos ao governo japonês, à prefeitura de Tóquio e ao Comité organizador pelo trabalho desenvolvido, e à aprovação de um orçamento revisto face ao impacto da covid-19.

21h12 - Cabo Verde com mais 40 infetados nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias de Cabo Verde diagnosticaram mais 40 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 11.302 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 519 amostras desde sexta-feira e dois deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, que tem atualmente 27 casos ativos.

Foram ainda diagnosticados casos positivos da doença nas ilhas de São Vicente (22), Santo Antão (1) e Boa Vista (1).

Na ilha do Fogo, que desde o final de novembro é o principal foco da doença em Cabo Verde, foram diagnosticados mais 14 casos no concelho de São Filipe.

Naquela ilha, passam a estar ativos 101 casos de covid-19.

Nas últimas 24 horas ainda foram dados como recuperados da doença 28 casos em todo o arquipélago, com um total acumulado de 110 mortes por complicações associadas à covid-19.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 11.302 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago conta atualmente com 267 casos ativos da doença e 10.922 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

21h00 - Corrida aos centros comerciais em oito concelhos da região de grande Lisboa

Alivio em oito concelhos da zona da grande Lisboa. Levantadas as medidas de confinamento, pela primeira vez antes do Natal foi uma correria às compras e centros comerciais.


20h22 - França regista 199 mortes e 13.947 novos casos num dia

A França registou nas últimas 24 horas mais 199 mortes em meio hospitalar devido à covid-19 e 13.947 novos casos de contágio, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde.

O número total de mortes em França desde o início da pandemia ascende assim às 57.761, enquanto a taxa de testes positivos diários se situa nos 6,3%, muito abaixo dos 21% que se chegaram a registar no final de outubro, quando foi imposto o segundo confinamento, que se mantém até 15 de dezembro.

Nos últimos sete dias, foram hospitalizados 8.527 doentes, 1.144 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

20h10 - Nisa em risco extremamente elevado de contágio

Depois de um período livre da Covid-19, Nisa no alto-Alentejo está agora em risco extremamente elevado de contágio.
São pouco mais de seis mil habitantes e em 14 dias registaram 64 casos.

19h58 - Vinte mil portugueses poderão estar infetados durante o Natal

Ainda que o número que infetados esteja tendencialmente a descer, haverá, no mínimo, cerca de 20 mil portugueses infetados durante o Natal - a maioria sem saber.

A estimativa é feita por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e foi apresentada na última reunião do Infarmed pelo Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Henrique Barros.

19h33 - Angola reporta mais 100 novos casos positivos e uma morte

Angola registou mais 100 novos casos positivos de covid-19, recuperou 43 doentes e registou mais um morto totalizando agora 366 óbitos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda.

Luanda, foco da pandemia em Angola, Lunda Norte, Lunda Sul, Huambo, Namibe, Uíje, Zaire e Moxico são as províncias em que registaram os novos casos nas últimas 24 horas com idades entre os 11 e 80 anos.

Neste período, foram recuperados 43 doentes, nomeadamente 21 em Luanda, província com circulação comunitária do vírus, Moxico com 21 e a província do Zaire com um recuperado.

Segundo Franco Mufinda, nas últimas 24 horas foram processadas 3.151 amostras das quais 100 deram resultado positivo.

As autoridades sanitárias angolanas seguem 231 doentes internados nos centros de tratamento da covid-19.

19h10 -Ministério da Saúde abre vagas para mais 462 médicos especialistas

O Ministério da Saúde emitiu os despachos que permitem a abertura de concursos para recrutamento de 462 médicos especialistas: 140 em medicina geral e familiar, 15 em saúde pública e 307 na área hospitalar, no âmbito da conclusão do internato médico da segunda época.

18h53 - "Segunda de manhã já vai haver vacinas disponíveis"

O responsável pela operação militar de vacinação no país, o general Gustave Perna, explicou que depois da aprovação da vacina, sexta-feira à noite, a distribuição arrancou.

Nos Estados Unidos as primeiras vacinas contra a Covid-19 vão chegar aos 145 locais de vacinação na manhã de segunda-feira.

18h30 - Itália ultrapassa Reino Unido como país europeu com mais mortes

Itália tornou-se hoje o país europeu com mais mortes associadas à covid-19, ultrapassando o Reino Unido ao acumular 64.036 óbitos, depois de as autoridades italianas anunciarem mais 649 vítimas nas últimas 24 horas.

A atualização fez o país superar o Reino Unido, que totalizava até sexta-feira 63.506 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.809.455 casos de infeção com o vírus que provoca a doença.

De acordo com os dados avançados este sábado pelo ministério da Saúde italiano, foram notificados também 19.903 novos casos de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, quando já se registaram mais de 1,8 milhões de infeções.

As 649 mortes hoje confirmadas representam ainda assim uma descida face aos números de sexta-feira, em que se registaram 761 mortes associadas à covid-19, ou de quinta-feira, quando o total de óbitos ascendeu a 887.

18h00 - Mais duas mortes na Madeira

A Madeira regista hoje mais duas mortes relacionadas com a covid-19, elevando para cinco os óbitos desde o início da pandemia, segundo a Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil.

"No dia 12 de dezembro, faleceram no Hospital Dr. Nélio Mendonça dois doentes com covid-19 que estavam internados na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19. São dois doentes do género masculino, com idades compreendidas entre os 85 e os 89 anos, com comorbilidades associadas", lê-se num comunicado da autoridade de saúde.

A Madeira registou, desde o início da pandemia, 997 casos de infeção com o coronavírus que provoca a doença da covid-19, 265 dos quais se mantêm ativos.

17h45 -Subiu para três o número de mortes no lar de Argozelo, em Vimioso

O Lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, no distrito de Bragança, registou hoje, a meio da tarde, a terceira vítima mortal provocada pelo SARS-CoV-2, "uma mulher na casa dos 90 anos", indicou à Lusa a direção da instituição.

"Temos lamentar mais uma vítima mortal. Trata-se de uma mulher na casa dos 90 anos que já apresentava alguma debilidade tendo sido assistida por um funcionário durante a madrugada", explicou à Lusa António Oliveira, membro da direção daquela instituição do distrito de Bragança.

O responsável, indicou ainda que acabou de receber a informação oficial de que mais um profissional da instituição também está infetado pelo novo coronavírus.

O Lar de Argozelo tem todos os utentes infetados pelo novo coronavírus num total de 22, recontagem feita após o registo de mais uma morte.

Entre os colaboradores da instituição, o número sobe de sete para oito, após o registo de ultima hora de infeção por SARS-CoV-2, num profissional de saúde.

17h15 - Agência do medicamento dos EUA nega pressões para aprovar vacina

A agência norte-americana do medicamento, FDA, negou hoje qualquer “pressão” política para aprovar rapidamente a primeira vacina contra a covid-19 e relativizou os riscos da toma por pessoas com “alergias graves”.

“Trabalhámos rapidamente devido à urgência que esta pandemia representa, não devido a qualquer pressão externa”, disse o diretor da Food and Drug Admnistration (FDA), Stephen Hahn, numa videoconferência de imprensa.

A FDA emitiu na sexta-feira uma autorização de emergência para a vacina Pfizer/BioNTech e lançou uma gigantesca operação logística para a distribuir por todo o território norte-americano.

16h55 - Chile regista 1.807 novos casos e 64 mortos em 24 horas

O Chile registou hoje 1.807 novas infeções pelo novo coronavírus e 64 mortes, totalizando 569.781 pessoas infetadas e 15.846 mortes confirmadas desde o início da pandemia em março, informa a agência EFE.

Somando os casos confirmados e suspeitos, o número de mortos ascende a mais de 20 mil, de acordo com o Departamento de Estatística e Informação do Ministério da Saúde.

Informações das autoridades de saúde referem que dez regiões do país apresentam um aumento no número de contágios.

16h25 - Açores com 21 novos casos e 26 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 26 recuperações e 21 novos casos de covid-19, 16 detectados em São Miguel e cinco na ilha Terceira, resultado das 1.305 análises realizadas nos laboratórios da região.

A informação é divulgada na comunicação diária da Autoridade de Saúde Regional, que assinala que ainda está por aferir a origem de cinco dos novos casos identificados em São Miguel.

Dos outros novos casos registados em São Miguel, três estão relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas, seis resultam de uma nova cadeia partilhada entre Ribeira Grande e Ponta Delgada, um está associado a uma nova cadeia de transmissão na Lagoa e um está relacionado de uma nova cadeia em Ponta Delgada.

Dos cinco novos casos na ilha Terceira, um está inserido numa cadeia de transmissão previamente identificada, dois são resultado de duas novas cadeias (em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória) e dois ainda não têm a origem identificada.

Nas últimas 24 horas, foram ainda registadas 26 recuperações: 12 na Terceira e 14 em São Miguel.

16h00 - Infetados todos os utentes de lar em Argozelo, Vimioso

O número de utentes infetados pelo SARS-CoV-2 no Lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, subiu para 23, após a deteção de mais nove casos positivos depois uma nova testagem efetuada na sexta-feira, anunciou hoje a instituição.

Entre os idosos, "temos mais nove novos casos positivos. Os utentes do lar estão todos infetados. A este número juntam-se mais dois funcionários que também testaram positivo para o novo coronavírus, número que sobe para sete casos de infeção" entre o quadro de pessoal, explicou à Lusa António Oliveira, membro da direção daquela instituição do distrito de Bragança.

O responsável, deixou a garantia que todos os utentes "estão estáveis" e que estão a ser acompanhados por um médico e enfermeiros.

15h40 - Hospital das Forças Armadas acolheu mais de 400 doentes em apoio ao SNS

O Hospital das Forças Armadas recebeu desde o início de março 419 doentes proveniente de Hospitais da Administração Regional de Saúde do Norte, enquanto o Polo de Lisboa, em apoio à Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, acolheu 170 doentes.

Atualmente encontram-se 44 doentes internados no Polo do Porto e 22 doentes no Polo de Lisboa, estando-lhes a ser prestados os devidos cuidados de saúde.

As Forças Armadas disponibilizaram ao SNS, 50 camas de internamento no HFAR-Polo do Porto e 20 camas de internamento e 2 camas de Cuidados Intensivos no HFAR-Polo de Lisboa.

15h18 - Portugal registou o primeiro óbito na faixa entre os 10 e os 19

Trata-se de uma jovem de 19 anos, da região norte, que tinha outras patologias associadas. A informação consta do mais recente boletim epidemiológico.

15h10 - Sindicato dos Médicos questiona critérios de nomeação para direções clínicas

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) questionou hoje o governo sobre os critérios usados para a nomeação nas instituições de saúde, especialmente numa altura em que se espera uma liderança clínica forte.

Numa nota de imprensa o SMZS, que pertence à Federação Nacional dos Médicos, recorda que foi apresentada ao Ministério da Saúde, no início do ano, uma proposta negocial relativa à governação clínica.

14h57 - Guarda redes Joel Sousa do Tondela com teste positivo

O guarda-redes Joel Sousa do Tondela testou positivo ao SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, anunciou hoje a SAD do clube da I Liga de futebol que joga este domingo com o FC Porto para a Taça de Portugal.

"O Tondela informa que, após os habituais testes à covid-19 realizados 48 horas antes dos jogos, foi detetado um caso positivo no plantel e um inconclusivo na estrutura da SAD", anuncia o clube na sua página oficial na internet.

14h26 - Trump garante primeiras vacinações este domingo

Os Estados Unidos aprovaram a vacina da Pfizer e da BioNTech. Donald Trump garante que amanhã já haverá cidadãos norte-americanos vacinados.


14h05 – Portugal regista 88 mortos e 4413 novos casos em 24 horas

Há, no total, 5.461 mortos e 344.700 casos de covid-19 desde o início da pandemia.

O número de pessoas internadas regista uma grande descida: são menos 137 pessoas internadas (3093 continuam internadas), menos quatro em cuidados intensivos. No entanto, são ainda 503 pessoas que permanecem em unidades de cuidados intensivos.

Regista-se a recuperação de 4.805 pessoas, o que faz baixar em 480 pessoas o número de casos ativos, para um total de 70.786 pessoas.

O Norte é a região com mais novos casos (2.078), seguido de Lisboa (1347 novos casos).

14h00 - Oito municípios da Área Metropolitana de Lisboa com menos restrições no fim de semana

Oito municípios da Área Metropolitana de Lisboa deixaram este fim de semana de ter medidas mais restritivas, por terem diminuído a incidência de casos. O recolher obrigatório é só às 23h00.

É o caso da Amadora. Há uma semana, era impossível fazer compras. Hoje, os centros comerciais estão cheios.


13h50 - Paços de Ferreira é município do distrito do Porto com menos infetados por 100 mil habitantes

Já foi o concelho de Portugal com maior incidência de casos de Covid 19, mas Paços de Ferreira é agora o município do distrito do Porto com menos infetados por 100 mil habitantes: foram 294 os registados entre 30 de novembro e 7 de dezembro. Há duas semanas eram 465.

O autarca de Paços diz que a descida de casos se deve ao comportamento da população.

13h35 - Surto “controlado” no Hospital dos Capuchos com transferência de infetados

O surto de covid-19 detetado no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, que resultou já no contágio de 17 doentes e cinco profissionais de saúde está “controlado”, avançou hoje fonte oficial do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) à Lusa.

O foco de infeção “foi detetado na quarta-feira à noite e na quinta-feira foram diligenciadas as transferências dos doentes infetados para o Hospital Curry Cabral”, onde está situada a enfermaria dedicada à covid-19 do CHLC.

Segundo a mesma fonte, os 17 doentes transferidos estão “estáveis”, de acordo com as últimas informações, enquanto os cinco profissionais de saúde infetados “não estão a trabalhar e encontram-se em isolamento em casa”.

Paralelamente, há mais cinco doentes que estavam no serviço de Medicina Interna que não foram levados para o Curry Cabral, porque fizeram teste com resultado negativo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19. No entanto, estes cinco doentes “estão em isolamento no Hospital dos Capuchos e vão voltar a ser testados”.

Entretanto, o serviço de Medicina Interna – onde teve origem o surto, noticiado pela primeira vez na quinta-feira pelo Observador – “já foi desinfetado na sexta-feira e vai reabrir em breve”, segundo fonte oficial do CHLC, que garantiu o cumprimento dos protocolos determinados pela Autoridade de Saúde.

12h45 - Pelo menos 1,59 milhões de pessoas morreram devido à pandemia

A pandemia de covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.595.276 em todo o mundo desde que foi detetada na China no final do ano passado, avança hoje a agência francesa de notícias AFP.

Segundo a mesma fonte, foram oficialmente diagnosticados mais de 71.041.350 casos de infeção desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 44.731.000 já foram considerados curados.

Este número de casos diagnosticados reflete, no entanto, apenas uma fração do número real de infeções, já que alguns países testam só os casos graves e muitos países pobres têm capacidade limitada para fazer testes.

Nas últimas 24 horas, foram registados 12.326 óbitos e 702.077 novos casos em todo o mundo.
Os países que contabilizaram o maior número de mortes no último dia são os Estados Unidos, com 2.599 novas mortes, Itália (761) e México (693).

11h50 - Lar de Penamacor com 62 casos positivos entre utentes e funcionários

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, distrito de Castelo Branco, regista 50 casos de utentes infetados com covid-19 e 12 funcionários, informou hoje o presidente da instituição.

O surto ocorreu na principal valência da instituição particular de solidariedade social (IPSS), na vila de Penamacor, tendo sido confirmados 50 casos positivos num total de 75 utentes do lar, disse à agência Lusa Domingos Torrão.

Segundo o responsável da IPSS, 12 funcionários da instituição testaram também positivo, sendo que oito estavam ao serviço do lar e quatro regressavam de férias ou de ausência prolongada.

Os testes na principal valência da instituição foram realizados na segunda-feira e na terça-feira, acrescentou.

11h35 – Catalunha reabre centros comerciais na segunda-feira

Abrem também os grandes teatros na Catalunha esta segunda-feira.

Em Castilla-La Mancha foi decidido o prolongamento das medidas de nível 2 em toda a região por mais 10 dias.

11h30 - Aragón, Espanha, levanta restrições

O presidente de Aragón, Javier Lambán, anunciou o levantamento de restrições. “Não nos vais tremer a mão se tivermos de voltar a tomar medidas mais restritivas. O futuro depende da conduta individual”, defendendo que as festas de Natal se devem restringir ao “núcleo familiar”.

A decisão é de adiar o encerramento das lojas não essenciais para as 22h00, de permitir ginásios a 30% com uso de máscara, atividades culturais abertas até às 22h00 a 50%, o movimento passa a ser permitido por toda a comunidade, recolher no Natal e Ano Novo a partir da 1h30 da manhã.

11h24 - Mortos e infetados atingem números recorde nos EUA

Estados Unidos regista 231.775 contágios e 3.309 mortos num dia, valores recorde desde o início da pandemia.

11h09 - México aprova uso de emergência de vacina da Pfizer e BioNTech

A Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do Governo mexicano autorizou o uso de emergência da vacina da Pfizer e BioNTech para prevenir a covid-19, com a vacinação a arrancar este mês.

10h44 - Alemanha regista 28.438 novos contágios e 496 mortes

A Alemanha registou 28.438 contágios por covid-19 e 496 mortes nas últimas 24 horas, números muito próximos dos máximos de sexta-feira, divulgou hoje o Instituto Robert Koch (RKI), centro epidemiológico de referência.

Na sexta-feira, Berlim tinha registado 29.875 casos e 598 vítimas mortais.

Nos últimos sete dias foram contabilizados 135.944 casos na Alemanha - o país mais populoso da União Europeia (UE), com 83,2 milhões de habitantes -, colocando a incidência acumulada neste período de 163,8 casos por cada 100.000 habitantes.

No total, a Alemanha registou 1.300.516 contágios do novo coronavírus (1,5% da população), dos quais 21.466 morreram.

O Instituto Robert Koch estima que o número de recuperados da doença atinja as 957.500 pessoas, enquanto 320.000 estão atualmente infetados pela Sars-CoV2.

10h24 - Vaticano inicia plano de vacinação no início do próximo ano

Os trabalhadores e residentes do Vaticano, entre os quais o papa Francisco, vão poder começar a ser vacinados no início do próximo ano contra a covid-19, tendo reservado vacinas da empresa farmacêutica Pfizer.

O convite, às administrações do Estado da Cidade do Vaticano e à Santa Sé visa informar a todos que a vacina não é apenas para salvaguardar a própria saúde, mas também as das outras pessoas, é explicado na página oficial do Vaticano.

O novo diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli, explicou que "apenas através da imunização generalizada" da população "se podem obter benefícios reais em termos de saúde pública", para ganhar o controlo da pandemia de covid-19.

Para os cerca de 3.000 empregados e 800 residentes do Vaticano, Arcangeli adiantou que foi reservada a vacina fabricada pelo grupo farmacêutico Pfizer.

10h08 - África regista mais 404 mortes e recuperados ultrapassam 2 milhões

África registou 404 mortes devido ao SARS-CoV-2, mas somou mais 27.850 recuperados nas últimas 24 horas, ultrapassando os dois milhões de pessoas curadas, e contabilizando 19.283 novos infetados, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano conta agora com 2.010.127 de recuperados e um total de 55.669 mortos nos 55 membros da União Africana.

Desde o início da pandemia regista-se um total de 2.343.128 casos de pessoas infetadas.

9h55 - Rússia reportou mais 560 mortes por covid-19

O número total de mortos é de 46,453.

O país confirmou 28,137 novos casos, 6,622 deles em Moscovo, trazendo o total nacionalpara os 2,625,848 desde o início da pandemia.

9h40 - Covid-19: Mais de um terço dos portugueses não quer vacinar-se

Mais de um terço dos portugueses afirmam não querer vacinar-se contra a covid-19 por não acreditarem na eficácia do medicamento que deverá chegar a Portugal em janeiro, segundo um estudo da Eurosondagem hoje divulgado.

À questão "quando houver uma vacina contra a covid-19, acredita nela e vai vacinar-se?", 48,5% dos inquiridos respondem que "sim", 37,2% "não" e 14,3% têm dúvidas, não sabem ou não querem revelar o que farão.

Neste estudo da Eurosondagem para o Porto Canal e o semanário Sol, a maioria dos entrevistados que se opõem à vacina são do sexo feminino (37,2%), contra 36,9% do sexo masculino.

Entre os homens a vacina tem mais apoio (49%) do que entre as mulheres (48%). A Eurosondagem não estratificou as respostas a esta questão por grupos etários.

9h20 – Trump diz que conseguiram milagre médico

O presidente norte-americano considera um milagre médico ter sido conseguido produzir uma vacina em nove meses.


8h30 - OMS pede cuidados redobrados no Natal e passagem de Ano

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde lembra que o número de mortes semanais por covid-19 aumentou 60 por cento, nas últimas semanas.


7h55 - Estados Unidos aprovam vacina da Pfizer e administração começa em 24 horas

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês), que regula a comercialização de fármacos nos Estados Unidos, autorizou o uso da vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer para prevenir a covid-19. Donald Trump anunciou que a vacina já começou a ser distribuída por todo o país e que a primeira dose será administrada dentro de 24 horas.


113 concelhos voltam a ter recolhimento obrigatório às 13h00

São os municípios em risco muito elevado ou extremamente elevado de transmissão do novo coronavírus.

Oito concelhos da área metropolitana de Lisboa desceram do nível de risco "muito elevado" para o nível de risco "elevado", o que fará com que cerca de 1,5 milhões de pessoas possam dispor, neste fim de semana, de uma liberdade de circulação que não tiveram nos fins de semana anteriores, além dos feriados.

Em Odivelas, Oeiras, Seixal, Setúbal, Sintra, Amadora, Cascais e Vila Franca de Xira, vai poder sair-se à rua neste fim de semana até às 23 horas. O mesmo não acontece com Almada, Barreiro, Lisboa e Loures, os únicos territórios da AML que continuam com risco muito elevado e, portanto, com maiores restrições.

Para 113 concelhos do país, o recolhimento vai vigorar entre a uma da tarde e as cinco da manhã e volta a ser obrigatório no mesmo período deste domingo. Comércio e restauração têm também de fechar portas. A restauração pode funcionar depois desse horário, mas apenas para 'take-away' e entregas ao domicílio.

São consideradas exceções à obrigatoriedade de encerramento às 13:00 os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

É o quinto fim de semana consecutivo em que a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 ao fim de semana é aplicada nos concelhos considerados de risco muito elevado ou extremo de transmissão pelo novo coronavírus, com 113 municípios atualmente incluídos nestes dois níveis.

A decisão de manter esta restrição neste e no próximo fim de semana foi anunciada na semana passada pelo primeiro-ministro, António Costa, que disse que a estratégia do Governo é manter o esquema em vigor até ao Natal, reduzindo depois um pouco as restrições nas festas.

Atualmente, 35 concelhos estão no nível de risco extremo e 78 municípios no nível de risco muito elevado.

Portugal registou nas últimas 24 horas 95 mortos por Covid-19, o número mais elevado alguma vez registado desde o início da pandemia. Somou também mais 5080 novos casos.