Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Paulo Novais - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h56 - Utentes só devem recorrer ao Santa Maria de ambulância "em situações justificadas"

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte apelou hoje à população para apenas recorrer de ambulância ao serviço de urgência dedicado ao SARS-CoV-2 do Santa Maria "em situações justificadas", já que a unidade tem registado "picos de afluência".

Em comunicado, este centro hospitalar dá conta de que este serviço de urgência do Hospital de Santa Maria "tem registado picos de afluência", que "quase metade dos utentes são transportadores de ambulância, mas destes só 15% apresentam situações que justificam o recurso a uma urgência hospitalar".

Os restantes 85% "são triados com prioridade verde ou azul, representando uma sobrecarga evitável".

Por isso, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte apela à população "que só recorra ao transporte de ambulância em situações justificadas e se dirija ao centro de saúde nas situações de ausência ou sintomas ligeiros".

Deste modo, será possível garantir que "os recursos hospitalares, em situação de grande sobrecarga, se concentrem no tratamento dos doentes com situações de maior gravidade".

Apesar da "grande afluência e sobrecarga", os profissionais do Hospital de Santa Maria "garantem a observação dos doentes", acrescenta a nota.

A urgência dedicada a doentes infetados com o novo coronavírus também está em processo de ampliação de "33 para 51 postos de atendimento em simultâneo", que vai estar "concluída no próximo fim de semana".

23h23 - Costa avisa que momentos de tensão vão prolongar-se por mais algumas semanas

O primeiro-ministro advertiu hoje que os "momentos de tensão" por causa da pandemia vão durar mais algumas semanas e assumiu que não teria aligeirado medidas no Natal se já se conhecesse o impacto da variante inglesa.

"Vamos ter esta tensão ainda por mais umas semanas seguramente", declarou António Costa no programa "Circulatura do Quadrado", na TVI-24.

Sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal, o líder do Executivo referiu que se deverá atingir "um momento em que o número de novos casos por dia vai deixar de subir, perdendo força a variação diária".

"Mas só depois disso começaremos a baixar o número de pessoas que carecem de internamento. E só depois disso começaremos a baixar o número de óbitos por dia. Portanto, não vale a pena alimentarmos a ilusão de que não estamos a enfrentar o pior momento. Vamos continuar a enfrentar o pior momento ainda durante as próximas semanas", avisou o primeiro-ministro.

23h09 - António Costa não acredita em aulas presenciais dentro de 15 dias

O primeiro-ministro afirmou hoje que não acredita que as aulas presenciais possam ser retomadas no espaço de 15 dias face à evolução da situação epidemiológica do país e adiantou que a alternativa será o ensino "online".

Esta convicção foi transmitida por António Costa no final do programa "Circulatura do Quadrado", na TVI-24, moderado pelo jornalista Carlos Andrade, com a participação habitual da líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, do antigo dirigente do PSD Pacheco Pereira e do membro do Conselho de Estado António Lobo Xavier.

"Não acredito que daqui a 15 dias se regresse ao ensino presencial", declarou o líder do executivo, que também adiantou que o Governo não repetirá a medida que tomou na sexta-feira passada no sentido de decretar uma interrupção no ano letivo, com compensações nos períodos tradicionais de férias.

"Por isso, devemos retomar o ensino online", admitiu António Costa.

22h40 - Brasil ultrapassa 220 mil mortes após somar 1.283 óbitos em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 220 mil mortes (220.161) devido à covid-19, após somar 1.283 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro no seu último boletim epidemiológico.

Em relação às infeções, o número de casos detetados entre terça-feira e hoje ascendeu a 63.520, totalizando 8.996.876 pacientes diagnosticados desde o início da pandemia, registada oficial no Brasil no final de fevereiro último.

Assim, a taxa de incidência da covid-19 em território brasileiro é hoje de 105 mortes e 4.281 casos por cada 100 mil habitantes.

No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, o foco da pandemia é o Estado de São Paulo, que, sozinho, é responsável por mais de 1,7 milhões de casos positivos (1.731.294) e concentra 52.170 vítimas mortais.

21h31 - Angola anuncia mais 27 casos e 214 pacientes recuperados

Angola detetou, nas últimas 24 horas, mais 27 casos de covid-19 e considerou 214 pacientes como recuperados, informou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Segundo Franco Mufinda, os novos casos foram registados em Cabinda (13), Huambo (6), Luanda (5), Zaire (2) e Benguela (1), com idades dos 14 aos 88 anos, dos quais 22 do sexo masculino e cinco, feminino.

Foram recuperadas 214 pessoas, com idades de 4 aos 71 anos.

Neste período, 1.520 amostras foram processadas, com o cumulativo a apontar para 354.611 análises até à data.

Angola eleva assim o total de casos para 19.580, dos quais 1.516 em tratamento, incluindo três em estado crítico e nove graves, contabilizando ainda 17.602 recuperados e 462 mortos.

21h27 - Pandemia. Câmara de Lisboa vai apoiar 10 mil empresas

A Câmara de Lisboa anunciou que vai apoiar 10 mil empresas. As ajudas vão estender-se aos taxistas, para quem estão destinados 500 euros cada um.


21h13 - Governo dá parecer favorável ao decreto de renovação do Estado de Emergência

O Governo deu esta quarta-feira parecer favorável ao decreto do Presidente da República para a renovação do Estado de Emergência, para os próximos 15 dias. A decisão foi tomada após Marcelo Rebelo de Sousa ter ouvido os partidos.

O presidente enviou o projeto de diploma para apreciação na Assembleia da República.

O decreto permite o recurso a profissionais de saúde reformados ou formados no estrangeiro e é permitido o encerramento de escolas.

O texto não faz referência ao ensino à distância, mas também não o proibe. Marcelo Rebelo de Sousa abre ainda possibilidade do fecho de fronteiras de determinadas origens.

20h55 - França. Obrigatória a máscara cirúrgica e proibidas as de tecido

A variante britânica do novo coronavírus está a espalhar-se pelo país e o presidente pondera avançar para o terceiro confinamento.


20h53 - Hospital de Penafiel estragou 600 doses da vacina contra a covid-19

Tudo por causa de uma falha no sistema de refrigeração na farmácia do hospital. A administração abriu um inquérito e admitiu avançar com um processo-crime.


20h51 - Observação da língua pode ajudar a diagnosticar a covid

Uma equipa de investigadores espanhóis examinou centenas de doentes infectados com covid-19 e detectou alterações em 25 por cento da amostra.


20h49 - Vacinas comprometidas. Bruxelas compara Astrazeneca a uma mercearia de esquina

A Astrazeneca informou a Comissão Europeia de que não consegue entregar as vacinas inicialmente previstas. Bruxelas acusou-a de desrespeitar o contrato, mas a farmacêutica disse que isso não é verdade e que o contrato apenas a obriga a fazer os melhores esforços.


20h47 - Portugal suspendeu os voos de e para o Brasil

O governo brasileiro não reagiu, como constatou o Correspondente da RTP no Rio de Janeiro, Pedro Sá Guerra.


20h46 - Grande Lisboa. Alguns hospitais já esgotaram a capacidade

Os restantes estão já perto do limite da capacidade de internamento para doentes covid-19.


20h43 - Luxemburgo já se ofereceu para ajudar Portugal

O coordenador da unidade covid do maior centro hospitalar do grão-ducado é uma portuguesa que se tornou a primeira residente no Luxemburgo a ser vacinada.


20h40 - Hospital da Luz recebe doentes do Amadora-Sintra

Doentes foram transferidos para o Hospital da Luz e serão tratados nessa unidade por equipas mistas constituídas também por profissionais do Amadora-Sintra.


20h22 - Amadora-Sintra garante rede de oxigénio estabilizada no hospital

Para evitar novos constrangimentos, a administração anunciou o reforço da rede de fornecimento e a melhoria da capacidade de resposta a eventuais aumentos de consumo.


20h21 - Falha no oxigénio obriga Hospital Amadora-Sintra a transferir 82 doentes

Uma falha na distribuição de oxigénio obrigou o Hospital Amadora-Sintra a transferir 82 doentes. Doentes covid e não-covid foram levados para vários hospitais da região de Lisboa e para o hospital de campanha de Portimão.


20h20 - Rotura dos hospitais. Governo inicia contactos para ajuda internacional

A Alemanha confirmou que está a avaliar uma possível ajuda a Portugal. O Governo terá pedido enfermeiros, médicos intensivistas, equipamentos e até vagas para transferir doentes para o estrangeiro.

20h00 - França regista quase 27 mil novos casos do vírus

Nas últimas 24 horas foram detetados 26.916 novos casos de covid-19 em França, elevando assim o total de casos para 3.106.859 desde o início da pandemia, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

Tal como o número de casos, também o número de internamentos continua a subir havendo atualmente 27.169 pessoas hospitalizadas e 3.107 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

O agravamento dos números vai levar o Governo francês a estudar até ao fim de semana a possibilidade de um novo confinamento, já que o recolher obrigatório das 18:00 às 06:00 se tem mostrado insuficiente para conter a pandemia um pouco por todo o país.

19h49 - Médicos militares alemães passaram pelo Amadora-Sintra

A Antena 1 já confirmou, esta tarde, a presença de um grupo de médicos militares alemães, em Portugal.

Esses profissionais passaram, por exemplo, pelo Hospital Amadora-Sintra para avaliar as necessidades, em particular em termos de equipamento.

19h47 - Especialistas dizem que há 40 mil inquéritos por realizar e pedem mais meios

A Associação de Médicos de Saúde Pública alertou hoje para a necessidade de um "reforço importante" do número de rastreadores para seguimento de contatos de risco de covid-19, salientando que há cerca de 40 mil inquéritos epidemiológicos em atraso.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, houve um reforço de rastreadores, "mas, infelizmente, não foi consentâneo com as necessidades" para as quais têm vindo a alertar "há longo tempo".

"Neste momento, os dados que tenho, e não são dados nacionais, apontam para cerca de 40 mil inquéritos epidemiológicos em atraso", disse Ricardo Mexia em resposta a questões levantadas por deputados na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Portanto, reiterou, "é fundamental haver um reforço importante" de rastreadores para enfrentar a pandemia de covid-19.

19h27 - Cabo Verde regista mais 103 novos casos em 24 horas

Cabo Verde registou mais 103 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 13.722 os casos positivos acumulados desde 19 de março, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social avançou que do total de 702 resultados recebidos, somam-se 103 casos novos positivos, e quase metade (48) na cidade da Praia, na ilha de Santiago.

Ainda na maior ilha do país foram diagnosticados novas infeções em Santa Catarina (5), São Miguel (4), São Salvador do Mundo e Tarrafal (três cada) e uma na Ribeira Grande.

A ilha de São Vicente teve mais 33 novos casos, em 240 amostras analisadas, o Maio com mais três, tal como o Fogo, um cada nos concelhos de Mosteiros, São Filipe e Santa Catarina.

Desde terça-feira, as autoridades de saúde deram alta a mais 67 pessoas, perfazendo um total de 12.908 casos considerados recuperados.

19h26 - África do Sul recebe primeiras vacinas em 1 de fevereiro

A África do Sul receberá na próxima segunda-feira as primeiras doses da vacina contra a covid-19 produzida na Índia, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde, Zweli Mkhize.

"O primeiro lote de um milhão de doses sairá da Índia no domingo, 31 de janeiro, chegando à África do Sul no dia 1 de fevereiro", disse o ministro.

O governante, que falava ao país por videoconferência, explicou que o plano de vacinação começará em todas as províncias do país depois de cumprido um período de quarentena do lote de vacinas.

As primeiras doses da vacina SII/AstraZeneca contra a covid-19, produzidas pelo Instituto Serum da Índia (SII), serão destinadas a profissionais de saúde, referiu o ministro da Saúde sul-africano.

19h23 - Embaixada alemã confirma diálogo entre Lisboa e Berlim sobre possível apoio

A Embaixada da Alemanha em Lisboa confirmou hoje à Lusa que está em curso "um diálogo" entre os Governos alemão e português sobre "um possível apoio alemão" aos esforços de Portugal para ultrapassar a atual crise sanitária da covid-19.

"A Embaixada da Alemanha em Lisboa confirma que existe um diálogo em curso entre os Governos alemão e português no que diz respeito a um possível apoio alemão aos esforços portugueses para ultrapassar a atual crise sanitária", indicou fonte oficial da representação diplomática alemã na capital portuguesa numa breve declaração por escrito, após ter sido questionada pela Lusa sobre uma eventual ajuda por parte da Alemanha a Portugal no atual contexto da crise pandémica.

A mesma nota acrescentou que "a decisão sobre as áreas concretas de cooperação será tomada em estreita coordenação entre os dois Governos".

18h36 - Madeira disponível para receber doentes do continente

O Governo da Madeira mostrou-se esta quarta-feira disponível para receber doentes infetados com covid-19 do continente português que precisem de internamento hospitalar, na sequência da "sobrecarga" existente nos hospitais nacionais.

Em comunicado, o executivo madeirense de coligação PSD/CDS, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, diz ter informado o Ministério da Saúde que tem capacidade para apoiar o Serviço Nacional de Saúde nesta matéria.

"O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, já estabeleceu o contacto com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a operação da transferência dos doentes covid-19 será operacionalizada assim que obtiver resposta positiva por parte do Ministério da Saúde", pode ler-se no documento.

Segundo o comunicado, a ministra da Saúde "agradeceu o apoio e a solidariedade demonstrada pelos governantes na Madeira neste momento difícil em que a maioria dos hospitais já estão sem capacidade para internar mais doentes".

O titular com a pasta da Saúde no arquipélago deu conta nesse contacto que a Madeira "dispõe de camas, de equipamentos e de recursos humanos diferenciados para tratar doentes covid-19" e que também tem em funcionamento um Serviço de Medicina Intensiva de nível máximo de diferenciação para tratamento de doentes críticos.

No comunicado é referido que, "inicialmente, o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, poderá receber até três doentes".

18h33 - PS prevê ensino à distância na renovação do estado de emergência

No final da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, o Partido Socialista avançou que a previsão é que, "a recuperarmos o ensino, como queremos recuperar, o mais rapidamente possível", ocorra o ensino à distância.

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, não confirmou se depois do Carnaval as aulas presenciais serão ou não retomadas, pois tal depende da evolução da pandemia no país.

O socialista frisou que, nas próximas duas a três semanas, será essencial o confinamento para que seja achata a curva pandémica.

"O Partido Socialista manifestou o apoio ao senhor Presidente da República para que seja proposto o decreto de renovação do estado de emergência", acrescentou.

17h44 - Variantes do Reino Unido e África do Sul detetadas em mais de 100 países

As variantes mais contagiosas do novo coronavírus, descobertas no Reino Unido e África do Sul, já foram detetadas em mais de cem países, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No dia 25 de janeiro, a OMS concluiu que a variante do Reino Unido já se encontrava em pelo menos 70 países e que a estirpe descoberta na África do Sul está presente em pelo menos 31.

Em relação ao balanço anterior, feito no dia 12 de janeiro, a variante britânica passou para mais dez países e a da África do Sul para mais oito.

Quanto à estirpe detetada no Brasil, passou a estar presente em pelo menos oito países, mais seis do que anteriormente.

Por todo o mundo, a comunidade científica debruça-se sobre a composição genética destas novas estirpes do SARS-CoV-2 para perceber o que as torna mais contagiosas, mas ainda não há certezas sobre a sua perigosidade.

17h37 - Itália regista 15.204 infeções e 467 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 15.204 novas infeções de covid-19 e 467 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde, o que representa o maior aumento nos últimos 10 dias, mas com um número elevado de testes.

No total, 2.501.147 pessoas foram infetadas no país desde o início da emergência sanitária no país, em fevereiro de 2020.

Os contágios aumentaram hoje para 15.204, mais quatro mil do que na terça-feira, um aumento notável que coincide com o maior número de testes realizados para detetar a doença.

Nas últimas 24 horas foram realizados quase 300.000 testes, aos quais se somam os antígenos.

Por outro lado, a pressão hospitalar continua a diminuir, já que dos 477.969 casos atualmente positivos, 21.161 estão hospitalizados com diferentes sintomas, menos 194 do que na terça-feira.

Por outro lado, 2.352 pacientes estão internados em Unidades de Cuidados Intensivos, o que representa menos 20 pessoas desde o dia anterior.

17h30 - Cerca de 90% dos profissionais de saúde dos hospitais privados não foram vacinados

Cerca de 90% dos profissionais de saúde dos hospitais privados ainda não foram vacinados contra a covid-19, nem sabem quando vão receber o fármaco, alertou esta quarta-feira o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

"O total de profissionais de saúde vacinados nos hospitais privados ronda os 1.700 ao dia de hoje. Estamos a falar de cerca de 90% do pessoal de saúde que ainda não foi vacinado e, pior do que isso, não sabe quando é que vai ser", afirmou Óscar Gaspar.

Ouvido na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, o responsável da APHP assegurou que esta situação é motivo de "grande preocupação neste momento".

"Há alguma perturbação e até indignação de muitos profissionais porque sabem que são considerados como de primeira linha, na primeira fase de prioridade de vacinação, e a verdade é que não só não receberam [a vacina], como não lhes foi dito ainda quando é que a podiam tomar", considerou Óscar Gaspar.

Um médico "não é diferente por ter um vínculo com o Serviço Nacional de Saúde ou com qualquer outra entidade", defendeu o presidente da APHP, para quem em causa está a segurança dos profissionais de saúde e dos próprios utentes dos hospitais privados.

17h07 - Reino Unido regista mais 1.725 mortes e remete desconfinamento para março

O Reino Unido registou 1.725 mortes e 25.308 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, que hoje indicou que o confinamento nacional em Inglaterra não será levantado antes de março.

Os números de hoje foram superiores às 1.631 mortes e 20.089 casos notificados na véspera, mas aumentam os totais desde o início da pandemia covid-19 para 101.887 mortes e 3.715.054 casos.

Entre 21 e 27 de janeiro, foram registadas 8.597 mortes, o que equivale a uma média diária de 1.228 e a um aumento de 0,9% em relação aos sete dias anteriores.

Também a média diária de infeções caiu para 29.900 casos entre 21 e 27 de janeiro, período em que 209.301 receberam um resultado de teste positivo, uma redução de 28,9% em relação aos sete dias anteriores.

17h02 - Mais sete mortes e 871 infetados em Moçambique

Moçambique registou mais sete óbitos por covid-19, totalizando 336 mortes, e registando ainda 871 novos casos, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde.

Os sete óbitos foram registados em pessoas de nacionalidade moçambicana desde o dia 23, com idades entre 34 e 92 anos.

Moçambique passa a ter um total acumulado de 34.926 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, das quais 258 estão internadas (79% destes na Cidade de Maputo) e 64% estão recuperadas.

Um total de 331.929 casos suspeitos foi testado em Moçambique desde o anúncio da primeira infeção em março.

17h00 - Rui Rio avançou que decreto vai prever possibilidade de ensino à distância

O presidente do PSD, Rui Rio, disse esta quarta-feira que o decreto do Presidente da República para o próximo estado de emergência vai prever a possibilidade de ensino à distância, aspeto que classificou como "muito positivo".

"Não vale a pena continuar a fingir, como o Governo disse, que apenas empurrou o ano letivo quinze dias para a frente. O decreto permitirá e muito bem que haja ensino à distância", afirmou Rio, considerando que as escolas que o puderem fazer - privadas ou públicas - não podem ser prejudicadas.

16h48 - BE defende o regresso do ensino misto

No final da reunião com o Presidente da República sobre o novo decreto do Estado de Emergência, Catarina Martins apelou também à reabertura, assim que for possível, das creches e das escolas para os alunos com menos de 12 anos.

Sobre a vacinação dos titulares dos órgãos de soberania, a coordenadora do BE fez apenas uma curta declaração, em que admitiu concordar com a vacinação apenas das mais altas figuras do Estado.

16h34 - Enfermeiras de hospitais da região de Lisboa relatam sentimento de angústia

Rutura, medo, frustação, angústia e cansaço são as palavras mais usadas por duas enfermeiras sobre o que se passa nos hospitais.

Uma profissional de saúde dos cuidados intensivos do hospital de Santa Maria, outra de uma enfermaria covid do Amadora-Sintra.

16h23 - Cerca de 600 vacinas inutilizadas no Tâmega e Sousa por refrigeração "inadequada"

Num esclarecimento enviado à agência Lusa, o CHTS, que inclui os hospitais de Penafiel e Amarante, indica que o conselho de administração "ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respetivas responsabilidades".

O hospital deu indicações para reforçar a vigilância às vacinas e revelou estar "em avaliação a apresentação de participação por eventual processo crime".

Segundo a fonte, o problema ocorreu com 113 frascos (cada um daria para cinco ou seis vacinas) que tinham chegado na segunda-feira ao hospital e deviam ter sido administradas na terça-feira.

O CHTS sediado em Penafiel informa "que, assim que teve conhecimento do problema", na manhã de terça-feira, realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas". Cerca de 600 vacinas contra a covid-19 ficaram inutilizadas devido a uma "utilização inadequada dos sistemas de refrigeração da farmácia do hospital", disse hoje o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que avalia apresentar um processo-crime.

16h19 - Governo suspende voos de e para o Brasil

O Governo português suspendeu os voos de e para o Brasil, a partir das 00h00 de 29 de janeiro, devido à situação pandémica no mundo, ao agravamento do número de casos em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus Sars-Cov-2.

"Até ao dia 14 de fevereiro, estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido", refere o Ministério da Administração Interna, em comunicado.

16h09 - Região Centro reforça resposta com mais 77 camas

Os hospitais públicos da região Centro reforçaram em mais seis o número de camas para fazer face à atual pandemia, acrescido de 71 novos lugares nas estruturas de apoio de retaguarda, anunciou esta quarta-feira a Administração Regional de Saúde (ARS).

Em comunicado, a ARS do Centro informa que, na terça-feira, no contexto do combate à pandemia da covid-19, foram instaladas cinco camas de enfermaria e uma para cuidados intensivos em hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da região.

Por outro lado, "foram ativadas (...) estruturas de apoio de retaguarda para `doentes covid` no Hospital Militar de Coimbra, em Viseu e em Leiria", dispondo de 31, 30 e 10 camas cada uma, respetivamente, num total de 71.

Segundo dados da ARS, atualizados à meia-noite de terça-feira, para "todos os hospitais da região", o número de internados com covid-19 era de 1.392, mais nove do que no dia anterior.

16h08 - Norte tem 24 concelhos com uma taxa de incidência superior a 1.800

Vinte e quatro concelhos da região Norte registaram uma taxa de incidência superior a 1.800 novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, revela hoje um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

Dos 75 concelhos da região Norte, 24 contabilizaram uma taxa de incidência superior a 1.800 novos casos por 100 mil habitantes, duplicando o limite dos 960 casos por 100 mil habitantes, estipulado pelas autoridades sanitárias para colocar um concelho em risco "extremamente elevado" de contágio.

O documento da ARS-N, a que a Lusa teve hoje acesso, mostra que 39 concelhos registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, mas 24 duplicaram esse valor.

O relatório reporta a evolução da situação epidemiológica entre o dia 05 e 25 de janeiro e fixa a taxa de incidência da região Norte nos 1.458 novos casos por 100 mil habitantes.

O documento indica ainda que, na semana de 12 a 18 de janeiro, 52 concelhos da região registaram um aumento superior a 10% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, ao passo que 14 apresentaram um decréscimo superior a 10%.

15h41 - Bruxelas faz ultimato à AstraZeneca e pede empenho na entrega de vacinas

A Comissão Europeia apelou esta quarta-feira ao "pleno empenho" da farmacêutica AstraZeneca na entrega atempada e nas doses acordadas de vacinas contra a covid-19 para a União Europeia (UE), fazendo um ultimato antes de uma nova reunião esta noite.

"Esta noite, às 18h30 [hora de Bruxelas, menos uma em Lisboa], o comité diretor vai reunir-se de novo e convido a AstraZeneca a empenhar-se plenamente, a reconstruir a confiança, a fornecer informações completas e a estar à altura das suas obrigações contratuais, sociais e morais", vincou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

Em conferência de imprensa, em Bruxelas, numa altura de fortes tensões com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, a responsável avisou: "Deixem-me ser muito clara - os 27 Estados-membros da União Europeia consideram, de forma unânime, que a AstraZeneca tem de cumprir os seus compromissos estabelecidos no acordo".

A reunião de hoje, entre responsáveis da Comissão Europeia e representantes dos países da UE e da empresa, sucede-se a uma outra em que a farmacêutica prestou "explicações insuficientes", que geraram uma "profunda insatisfação entre os Estados-membros".

15h25 - Hospitais da região de Lisboa "a chegar ao final da linha"

A Ordem dos Médicos alertou esta quarta-feira que os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão a chegar "ao fim da linha", dado que não conseguem ampliar mais o número de internamentos nos cuidados intensivos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, explicou que os hospitais estão a trabalhar para além do planeamento de contingência que foi feito no início da pandemia.

"Estamos a chegar ao final da linha, porque os hospitais que tinham no seu plano inicial de contingência 100/120 camas para covid estão a chegar às 200/300, o que significa que já ultrapassaram aquilo que era o seu plano inicial de contingência feita há uns meses", explicou.

O responsável demonstrou ainda grande preocupação com a falta de resposta noutras especialidades, sublinhando que os hospitais centrais e periféricos não estão a conseguir internar "doentes de média gravidade" ou a dar atenção a outros doentes que precisam de cuidados hospitalares.

"A nossa grande preocupação é não só a mortalidade e o impacto da doença covid, mas também que estes hospitais periféricos e os centrais estão a ter menor resposta para as outras doenças que têm igual ou maior gravidade e que também matam com frequência", ressalvou Alexandre Valentim Lourenço.

Os hospitais já deixaram de conseeguir responder a especialidades como a urologia, cirurgia plástica ou dermatologia. De igual forma, a necessidade de mobilização de recursos humanos tem obrigado a adaptações:

"Neste momento, estamos a ter pediatras a ver adultos, estamos a ter outras especialidades a tratar de doentes de pneumonia covid, quando isso não é o habitual, mas o necessário. Não estamos a fazer o melhor, estamos a fazer o que necessário para resolver estes problemas", indicou.

14h16 - Mais 293 mortos e 15.073 novas infeções em Portugal

Nas últimas 24 houve registo de mais 293 óbitos - um novo máximo diário - e 15.073 novas infeções. No total, houve 11.305 mortes e 668.951 casos confirmados em Portugal.

O número de casos ativos é agora de 172.893. Houve ainda registo de mais 9.268 casos recuperados nas últimas 24 horas.

Em relação aos internamentos, há nesta altura 6.603 pessoas internadas (mais 131 do que ontem) e 783 utentes estão em cuidados intensivos (mais 18 do que ontem).

Nas últimas 24 horas houve mais 7.605 casos e 136 mortes em Lisboa e Vale do Tejo, de longe a região do país mais afetada. Seguem-se a região Norte, com mais 3.959 casos e 59 mortos e a região Centro, com mais 2309 novas infeções e 66 mortos.

No Alentejo, registaram-se mais 484 casos e 26 mortos e no Algarve houve mais 500 novas e infeções e cinco óbitos.

A Madeira teve nas últimas 24 horas a confirmação de mais 191 casos, enquanto os Açores registaram mais 25 casos e um óbito.

14h11 - Vacinação de titulares de órgãos de soberania: PM deverá ser o primeiro a receber a vacina

O despacho do Governo publicado esta quarta-feira em Diário da República enquadra a vacinação dos titulares de órgãos de soberania e define uma ordem concreta.

A ordem de vacinação dos membros do Governo é a seguinte:

  • Primeiro-ministro
  • Ministros de Estado
  • Ministro da Defesa Nacional
  • Ministra da Justiça
  • Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
  • Ministra da Saúde
  • Ministro do Ambiente e Ação Climática
  • Ministro das Infraestruturas e da Habitação
  • Secretários de Estado do Ministério da Saúde
  • Cinco secretários de Estado com funções de coordenação regional no combate à pandemia
  • Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
  • Os restantes ministros
  • Os restantes secretários de Estado dos Ministros de Estado, Defesa, Administração Interna, Justiça, Trabalho, Saúde, Ambiente e Infraestruturas
  • Um secretário de Estado dos restantes ministros
  • Os restantes secretários de Estado

Foi ainda solicitado ao Presidente da República a identificação dos elementos de serviços da Presidência da República que devem ser considerados prioritários, bem como membros do Conselho de Estado e representantes da República nas regiões autónomas.

O mesmo pedido foi feito ao presidente da Assembleia da República, que deve definir a prioridade de vacinação dos deputados e funcionários da AR "essenciais ao seu funcionamento".

O Governo solicitou listas de prioridades a outras entidades, como os presidentes dos Conselhos Superiores da Magistratura e tribunais abministrativos fiscais, presidentes do Tribunal Constitucional e Tribunal de Contas, Procuradora-Geral da República e magistrados do Ministério Público e presidentes dos Governos regionais dos Açores e Madeira.

Este despacho publicado hoje determina que a vacinação siga esta ordem "tendo em conta a disponibilidade semanal de vacinas".

14h02 - Hospital Amadora-Sintra abre enfermaria com médicos e doentes do Hospital da Luz

O Hospital Amadora-Sintra, no distrito de Lisboa, vai deslocar uma equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares para acompanhar os 19 doentes que vão ser transferidos para a enfermaria que vai abrir no Hospital da Luz.

"Estivemos durante a manhã a proceder quase a uma intervenção histórica, estamos a preparar a abertura ou a deslocalização de uma enfermaria para o Hospital da Luz", divulgou hoje o Hospital Amadora-Sintra.

13h25 - Quase 2,2 milhões de óbitos em todo o mundo

A pandemia já provocou pelo menos 2.159.155 mortes no mundo entre os 100.236.600 infetados. O balanço é da agência France Presse, com base nos vários dados a nível nacional. 

13h07 - BBC diz que brigada de inativação de explosivos foi enviada para zona industrial onde vacina das AstraZeneca é produzida

Uma fábrica do País de Gales que fabrica vacinas contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca foi parcialmente evacuada esta quarta-feira após receção de um "pacote suspeito".

13h06 - Número de óbitos em lar de Arraiolos sobe para quatro

O número de óbitos no surto de covid-19 detetado num lar do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, subiu para quatro, mais dois do que no anterior balanço, informou hoje a câmara municipal.

13h05 - Governo da República "falhou com a solidariedade" para com a Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que o Governo da República "falhou com a solidariedade aos madeirenses e porto santenses neste momento tão dramático", marcado pela pandemia da covid-19.

Miguel Albuquerque falava no debate mensal na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), subordinado ao tema "SARS-CoV-2 - covid-19 - Situação Epidemiológica", pandemia que na região já causou 35 óbitos, 4.661 casos positivos dos quais 2.680 recuperados e 1.946 estão ativos.

12h45 - Hospital Garcia de Orta (HGO) apela à população dos Concelhos de Almada e Seixal, para, que em caso de doença, recorra em primeiro lugar ao Médico de Família/Centro de Saúde.

Em comunicado, o apelo é para que "em caso de sinais e sintomas, compatíveis com doença respiratória, a população deve dirigir-se primeiro às áreas dedicadas para doentes respiratórios – ADR - dos Centros de Saúde - reservando as situações mais complexas, graves, agudas e urgentes para serem assistidas no hospital".

Diz ainda o HGO que "no decorrer da articulação regional permanente com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o Hospital Garcia de Orta continua a ter necessidade de transferir doentes, mediante disponibilidade de vagas comunicadas pela ARSLVT".

O Hospital Garcia de Orta "verifica novamente um crescimento dos doentes internados em enfermaria, positivos para a infeção por SARS-COV-2 e a necessidade de reajustar a lotação afeta à COVID-19, de modo a acomodar a necessidade do número de doentes internados positivos por infeção por SARS-COV-2".

Hoje o hospital regista "um total de 220 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 192 estão internados em enfermaria, 20 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 8 doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). O Hospital mantém a sobrelotação do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória."

12h34 - Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam desistir da vacinação.

12h13 - "Gostaríamos de produzir mais". AstraZeneca responde a críticas da UE

As tensões entre a AstraZeneca e a União Europeia começaram depois de, na sexta-feira passada, a farmacêutica anunciar que as entregas da vacina contra a Covid-19 na Europa seriam inferiores ao previsto. Perante as fortes críticas dos líderes europeus, o presidente executivo da empresa pede um pouco mais de compreensão e garante que a produção decorre durante "24 horas por dia, sete dias por semana". No entanto, Pascal Soriot esclarece que o Reino Unido terá prioridade na entrega das encomendas.


11h54 - Sanado surto em lar da Misericórdia de Montalegre

O surto de covid-19 no Lar S. José, da Misericórdia de Montalegre, no distrito de Vila Real, que registou 81 infetados e resultou em duas mortes, foi considerado sanado, anunciou hoje a instituição.

11h52 - Farmacêutica britânica AstraZeneca garante que a reunião com a União Europeia para discutir o plano de distribuição de vacinas vai acontecer esta quarta-feira tal como planeado

11h48 - Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde em Wuhan, segundo familiares dos falecidos.

Mais de um ano após o novo coronavírus surgir, no centro da China, uma equipa da OMS deslocou-se a Wuhan para investigar a origem da pandemia.

11h39 - Hospital Amadora-Sintra só deverá receber doentes no final da semana - ARS

A Administração Regional de Saúde de Lisboa admite que o problema na rede de oxigénio do Hospital Amadora-Sintra ainda não está resolvido e que a unidade só deverá poder receber doentes no final da semana.

11h24 - Mortes fora dos hospitais "têm de ser investigadas"

O pneumologista João Carlos Winck pede que se investiguem as causas para a ocorrência de cerca de 900 mortes por Covid-19 fora do ambiente hospitalar.

O pneumologista João Carlos Winck mostra-se preocupado com os dados da Direção-Geral da Saúde que apontam para a morte de quase 400 pessoas infectadas com Covid-19 em casa, assim como 500 óbitos em lares de idosos.
Antena 1

O também professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto diz à rádio pública que é preciso apurar as causas para estas mortes fora do contexto hospitalar.

11h20 - Associação de Ensino Privado quer preservar estágios clínicos

A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado apela a que os estágios clínicos não sejam cancelados e que os alunos sejam vacinados em condições de igualdade com os profissionais de saúde das unidades onde estagiam.

Ouvido pela agência Lusa, José Manuel Silva, da direção da APESP, lembra que, à semelhança do que aconteceu em março de 2020, foram cancelados os estágios dos cursos de saúde e técnicos de saúde.

"É um remake do que se passou no ano passado. Este procedimento é inadmissível e coloca em causa a formação de todos os profissionais de saúde atualmente em formação. A APESP entende que os alunos são um recurso para os serviços de saúde e não um encargo e numa época em que todos os recursos na saúde são escassos, não me parece uma boa solução não aproveitar estes estudantes", vincou o responsável.

11h18 - Máscaras comunitárias. ECDC prepara orientações

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças está a preparar orientações sobre a utilização de máscaras faciais comunitárias contra a Covid-19, depois de alguns países europeus terem obrigado ao uso de máscaras cirúrgicas ou FFP2.

"Está prevista uma atualização das orientações do ECDC sobre máscaras faciais comunitárias, em data a ser confirmada", indicou a agência europeia, em resposta à agência Lusa.

O ECDC enfatiza, por agora, que a sua posição sobre as máscaras faciais ainda "não mudou" e que "continuam a ser válidas" as recomendações feitas no início da pandemia, que admitem máscaras comunitárias feitas com "múltiplas camadas" de tecido.

Face às novas variantes do SARS-CoV-2, a Alemanha e a França tornaram obrigatória a utilização de máscaras cirúrgicas ou FFP2 em locais como transportes públicos e lojas, proibindo as máscaras comunitárias. Já Espanha vai debater a situação e o Reino Unido resiste à imposição.

11h01 - Hospital de Viana do Castelo em situação "crítica", mas sem recorrer à Galiza

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informou hoje que a situação do hospital de Santa Luzia é "crítica", mas garantiu que ainda não houve necessidade de transferir doentes para unidades hospitalares na Galiza.

10h40 - Ajuda internacional

Secretário de Estado da Saúde afirma que o "mecanismo ainda não foi formalizado completamente mas está a ser equacionado no âmbito dos sistemas de apoio europeu".
Lacerda Sales foi também questionado sobre a situação vivida durante a última noite no Hospital de Amadora-Sintra, cuja rede de distribuição de oxigénio entrou em sobrecarga, o que levou à transferência de doentes para outras unidades.

"O Governo está em condições de garantir que fará sempre todos os esforços para que estas situações não voltem a repetir-se", redarguiu o secretário de Estado.

"O que se passou não foi nenhuma falta de oxigénio. O que se passou foi que entre mais de 300 doentes, cerca de 350, que estavam internados, mais de 150 estavam em ventilação não invasiva, que exige altos fluxos", explicou. 

10h32 - Governo diz que "vai estar atento" a eventuais taxas de esforço diferenciadas entre hospitais. Resposta a carta de administradores hospitalares

O secretário de Estado Lacerda Sales afirmou esta manhã que "vamos estar atentos a essas taxas de esforço de forma a equilibrar essas taxas de esforço".

Afirmou anda este responsável que "esta gestão é feita muitas vezes em tempo real".

As administrações de sete hospitais da Área Metropolitana de Lisboa criticam, num documento conjunto, a distribuição de doentes entre os hospitais da região e dizem que as unidades periféricas têm menor taxa de esforço do que as centrais.

10h21 - Hospital Amadora-Sintra vai continuar esta manhã a transferir doentes para outros hospitais. Hoje vão ser transferidos - pelo menos - mais 19 pessoas para outros hospitais

10h16 - África com mais 1.015 mortos e 18.612 infetados nas últimas 24 horas

09h38 - Covid-19. Dez por cento das vítimas morreram em casa e nos lares

Quase 400 doentes infetados com Covid-19 morreram em casa e mais de 500 em lares de idosos.

Os números são avançados pela Direção-Geral da Saúde e representam dez por cento do número total de óbitos provocados pela pandemia.

Os especialistas mostram-se surpreendidos com estes dados e dizem que é preciso investigar.
 09h36 - Estirpe brasileira. Virologista considera "provável" que vacinas tenham de ser modificadas

Laura Brum manifesta preocupação com os relatos sobre a propagação e os efeitos da variante brasileira do novo coronavírus. A virologista admite que esta estirpe acabe por obrigar a modificar as vacinas.

A investigadora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa diz que o mais difícil é detetar esta nova variante, já que exige um processo mais complexo de despiste.

Entrevistada pela jornalista Marta Pacheco, Laura Brum sublinha que os dados preliminares são preocupantes.
Uma entrevista à Antena 1 sobre as novas variantes do coronavírus que pode ser ouvida na íntegra após as 10h00.

09h35 - Indonésia com um recorde de vítimas mortais, mais 387

09h22 - Cidade de Pequim diz que vai apertar as medidas de controlo para pessoas que se desloquem de outras regiões da China

09h09 - Ajuda internacional. Ordem dos Enfermeiros diz que "não nos vai salvar"
 08h59 - Administrações de sete hospitais de Lisboa criticam distribuição de doentes

As administrações de sete hospitais da Área Metropolitana de Lisboa criticam, num documento conjunto, a distribuição de doentes entre os hospitais da região e dizem que as unidades periféricas têm menor taxa de esforço do que as centrais.

Num documento revelado hoje pelo jornal I, que escreve que a carta já foi enviada à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, as administrações do Centro Hospitalar Barreiro- Montijo, Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital Beatriz Ângelo (Loures), Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital José de Almeida (Cascais), Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e Hospital de Vila Franca de Xira, dizem que a distribuição de doentes não está a ser "equilibrada".

No apelo, as administrações hospitalares pedem uma distribuição mais equilibrada de doentes entre o centro e a periferia.

08h47 - O que aconteceu no Amadora-Sintra?

O presidente da administração regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo explicou que já estava previsto aumentar a capacidade da rede, mas não houve tempo por causa do aumento de doentes.

Luís Pisco confirmou esta manhã que a situação no hospital Amadora-Sintra já está regularizada.

08h46 - Professores reiteram apelo ao rastreio efetivo nas escolas

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) voltou hoje a apelar ao Governo para que faça um rastreio efetivo à covid-19 nas escolas e que lhes forneça os instrumentos necessários para o ensino à distância.

Em comunicado, a ASPL adianta que enviou um ofício ao Ministério da Educação a alertar para a necessidade urgente do rastreio efetivo de todos os alunos, professores e pessoal não docente, que continuam a trabalhar nas escolas.

No ofício enviado à tutela, a Associação destaca que algumas escolas se mantêm abertas para acolher os filhos ou dependentes dos profissionais dos serviços essenciais e para dar resposta à necessidade de acolhimento, proteção e alimentação dos alunos carenciados e/ou que se encontram em situações de risco.

08h18 - ´Mayor` de Moscovo diz que a pandemia está em declínio na cidade

Sergei Sobyanin volta a autorizar abertura à noite de bares, restaurantes e clubes noturnos.

Rússia registou hoje mais 17.741 casos e 594 vítimas mortais

08h06 - Situação de débito de oxigénio está regularizada no Hospital Amadora-Sintra

Em comunicado, O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) "informa que a sua rede de oxigénio medicinal encontra-se a funcionar de forma estabilizada e dentro de padrões de segurança, mantendo-se a monitorização permanente do seu fluxo. Tal como informado, verificaram-se ao início da noite de ontem um conjunto de constrangimentos na referida rede, tornando aconselhável a transferência de 53 doentes para outras unidades de saúde da região de Lisboa, com vista a garantir a diminuição do número de doentes internados a quem é necessário administrar oxigénio em alto débito".

Ainda de acordo com o Hospital nunca esteve em causa "a disponibilidade de oxigénio ou o colapso da rede, dado que os constrangimentos estavam relacionados com a dificuldade existente em manter a pressão. De igual modo, em momento algum os doentes internados estiveram em perigo devido a esta ocorrência, tendo as flutuações da rede sido colmatadas com recurso a garrafas de oxigénio, envolvendo a mobilização de vários profissionais, cujo esforço se enaltece e agradece publicamente".

O HFF agradece "a solidariedade dos hospitais que receberam os doentes" que foram transferidos e "corporações de bombeiros, INEM e empresas privadas que permitiram transferir os doentes num tempo relativamente curto. Este verdadeiro funcionamento em rede, envolvendo várias entidades, permitiu dar uma resposta exemplar a uma ocorrência extremamente desafiante".

Diz ainda o comunicado enviado às redaçõs que "o HFF é o hospital da região Lisboa com mais doentes COVID-19 internados: 363 à data de ontem, registando-se um aumento de 400% desde 1 de janeiro. Muitos destes doentes necessitam de oxigénio medicinal em alto débito".

Em curso estarão já "um conjunto de obras para reforço da rede de fornecimento de oxigénio, designadamente as áreas das enfermarias, serviços de urgência, unidades de cuidados intensivos, entre outras. O reforço desta infraestrutura vai melhorar a capacidade de resposta a eventuais necessidades de aumento do consumo".

Diz ainda o Hospital que "tiveram também já início os trabalhos de instalação de uma rede redundante na Torre Sintra, que - tal como a rede redundante já instalada na torre Amadora - irá reforçar a rede de gases medicinais já existente. Adicionalmente vai também ser instalado um tanque de oxigénio para alimentar em exclusivo a Área Dedicada a Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência e que ficará independente da rede principal do HFF".

08h05 - Amadora-Sintra transfere doentes para o Hospital da Luz

O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 19 doentes para uma enfermaria que irá abrir no Hospital da Luz, além dos 48 pacientes que hoje estão a ser transferidos para outras unidades hospitalares, informou a assessoria do centro hospitalar.

"Vamos abrir uma enfermaria com 19 camas no Hospital da Luz", declarou à agência Lusa a assessora do Hospital Amadora-Sintra, Diana Ralha.

7h49 - Índia com 137 mortes e mais de 12 mil casos em 24 horas

A Índia registou 137 óbitos associados à Covid-19 e 12.689 casos deste terça-feira. São mais três mil infeções do que no dia anterior.

Na terça-feira, as autoridades indianas haviam reportado 9102 casos, o valor mais baixo de infeções em mais de sete meses.

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 10,6 milhões de casos (10.689.527). É o segundo país com mais infeções, depois dos Estados Unidos, que, no último balanço, contavam mais de 25,4 milhões.

7h31 - China reporta 55 novos casos por contágio local

A Comissão de Saúde da China indicou que foram diagnosticados 75 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 55 por contágio local.

As infeções locais foram detetadas nas províncias de Heilongjiang (29), Jilin (14) e Hebei (sete). Pequim diagnosticou quatro novos casos e Xangai, a "capital" económica do país, registou um caso.

7h20 - Novos números da Alemanha

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus aumentou, na Alemanha, em 13.202 nas últimas 24 horas, para um total de 2.161.279 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch reporta, para o mesmo período, mais 982 mortes associadas à Covid-19, para um total de 53.972.

7h02 - Ponto de situação

O Hospital de Amadora-Sintra vai continuar esta manhã a transferir doentes para outras unidades. Na terça-feira registou-se uma sobrecarga da rede de distribuição de oxigénio. Foi excedida a capacidade.

Foram tranferidos 48 doentes para o Hospital de Santa Maria, o hospital de campanha instalado na Cidade Universitária, o Egas Moniz, Hospital das Forças Armadas e Hospital de Setúbal.
Nas próximas horas vão ser transferidas pelo menos 19 pessoas para o Hospital da Luz.O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo explicou, em declarações à rádio TSF, que já estava previsto aumentar a capacidade da rede, mas não houve tempo por causa do aumento de doentes.


O Amadora-Sintra tem 363 doentes com Covid-19 e está a equacionar transferir também doentes com outras patologias, que precisam de oxigénio.

Vinte dos doentes do Hospital Fernando Fonseca foram trasferidos para Santa Maria, também em Lisboa. Foram transferidos 16 doentes com Covid-19 e quatro com outros quadros - trata-se de doentes ventilados não invasivos, que não estão entubados e recebem oxigéno através de botijas.

A maioria dos hospitais da região de Lisboa está na última fase dos planos de contingência e com recursos humanos cada vez mais limitados. A subida do número de internados com Covid-19 tem feito aumentar a pressão.
Portugal tornou-se, nos últimos sete dias, o país do mundo com mais mortos e infetados por milhão de habitantes. Os especialistas advertem que a pressão nos hospitais vai piorar.
Belém continua a auscultar partidos
O decreto de renovação do estado de emergência deverá incluir o encerramento de fronteiras. A hipótese foi adiantada pelo CDS-PP e pelo PEV, depois das audiências de terça-feira, por videoconferência, com o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa estará a equacionar aplicar a mesma medida imposta em março do ano passado para travar o avanço da pandemia.
A renovação do estado de emergência deverá ser aprovada esta semana e entra em vigor no próximo domingo.
O quadro em Portugal
Portugal fixou ontem mais um máximo de casos mortais de Covid-19 desde o início da pandemia. Morreram mais 291 pessoas, para um total acumulado de 11.012 pessoas.

O número de infetados também voltou a subir: são mais 10.775, num total de 653.878.

Havia na terça-feira mais 52 pessoas internadas. Já são 6472. Nos cuidados intensivos estão agora menos dois doentes, num total de 775.

Há registo de 177.381 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.149.818 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

A nova estirpe do Brasil circula pelo Estado do Amazonas há cerca de três meses.
A estirpe, que motiva preocupação entre as estruturas sanitárias mundiais, está na origem do aumento em flecha de novas contaminações e de vítimas mortais naquele país sul-americano.