Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Sergio Perez - Reuters

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h48 - Brasil com mais 559 mortes e 27.756 casos de infeção pelo coronavírus

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia de covid-19, registou 559 mortos e 27.756 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, segundo reportado este domingo pelas autoridades de saúde brasileiras.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil totaliza 224.504 óbitos devido à covid-19 e os casos positivos chegam a 9.204.731 desde o registo da primeira infeção no país, há cerca de 11 meses.

Das 27 unidades federativas que constituem o país sul-americano, São Paulo é o foco da pandemia, concentrando 1.777.368 diagnósticos de infeção, seguido por Minas Gerais (734.486), Bahia (588.106) e Santa Catarina (576.815).

Já entre os estados com mais óbitos contam-se São Paulo (53.034), Rio de Janeiro (29.811), Minas Gerais (15.060) e Rio Grande do Sul (10.669).

No momento, a taxa de letalidade da doença no país está fixada em 2,44%, enquanto que a taxa de incidência é de 107 mortes e 4.380 casos por 100 mil habitantes.

Em relação ao total de recuperações, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial, com 8,027 milhões de pacientes recuperados da doença, atrás dos Estados Unidos da América e da Índia. Por outro lado, 953.185 cidadãos infetados permanecem sob acompanhamento médico no país.

21h29 - Alemanha decide apoio a Portugal "no início da semana"

O Ministério da Defesa da Alemanha vai decidir, no início da semana, o apoio que será enviado a Portugal para ajudar no combate à covid-19, depois de terminada uma missão exploratória ao país, disse este domingo fonte oficial.

De acordo com fonte do Ministério da Defesa, em declarações à agência Lusa, "os resultados estão a ser avaliados depois do regresso da equipa exploratória alemã", estando as "primeiras conclusões" previstas para "o início da próxima semana".

A Reuters acrescentou, na sua página oficial da Internet, que a Alemanha enviará pessoal e equipamento médico, uma informação que terá sido confirmada pelo próprio Governo de Angela Merkel.

Na edição deste domingo, a "Der Spiegel" revelou que "devido à situação catastrófica em Portugal, a `Bundeswehr`(Forças Armadas alemãs) vai enviar voos de ajuda com pessoal e material médico para Portugal no início da semana".

De acordo com informações recolhidas pela publicação alemão, que não cita qualquer fonte, "uma equipa de 27 médicos e paramédicos será enviada num transporte militar para ajudar os hospitais sobrecarregados".

"A equipa de emergência ficará inicialmente em Portugal durante três semanas", detalhou.

21h19 - Estados Unidos da América ultrapassam os 440.000 mortos

Os Estados Unidos da América ultrapassaram este domingo o total de 440.000 mortes por covid-19 desde o início da pandemia, segundo a mais recente contagem independente da Universidade John Hopkins, que contabiliza mais de 26 milhões de casos no país.

De acordo com o balanço da instituição, morreram, desde o início da pandemia, 440.221 pessoas devido à doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais mais de 90.000 morreram durante este mês.

O estado de Nova Iorque continua a ser o mais atingido no país, com 43.453 mortes, seguido da Califórnia (40.702), Texas (36.924), Florida (26.360), Pensilvânia (21.617), Nova Jérsia (21.484) e Illinois (21.213).

Já o número de casos confirmados encontra-se acima dos 26 milhões desde o início da pandemia.

As autoridades norte-americanas, que lançaram uma campanha nacional de vacinação com falhas e lenta, querem acelerar as injeções, pretendendo cobrir grande parte da população antes do verão.

Este balanço da Universidade John Hopkins ultrapassa as previsões do número de mortos estimado inicialmente pela administração do antigo presidente norte-americano, que projetou, na melhor das hipóteses, entre 100.000 e 240.000 devido a esta doença.

20h55 - Profissionais de saúde infetados falam de epidemia dentro da epidemia

Os profissionais de saúde dizem que há uma epidemia dentro da pandemia. São cada vez mais os que acabam por ficar infectados. Foram 22 mil desde Março do ano passado, mas nas últimas semanas o numero quase triplicou. Para além dos que estão doentes ou em isolamento profilático, há centenas de profissionais de saúde que estão em reabilitação porque a Covid-19 deixou sequelas.


20h54 - Mortes não Covid em Portugal aumentaram 13 por cento

As mortes não Covid em Portugal aumentaram 13 por cento desde que chegou a pandemia. São os efeitos colaterais de um sistema de saúde que precisou de concentrar esforços na resposta aos doentes infectados com o novo coronavírus.

O estudo conduzido pelo investigador Carlos Antunes aponta como razões para mais mortes o adiamento de consultas, atrasos nos diagnósticos e tratamentos.

20h44 - AstraZeneca vai antecipar nove milhões de doses para a Europa

A AstraZeneca vai antecipar nove milhões de doses para a Europa, para chegar aos 40 milhões até ao fim de Março. Isto é metade do que ficou previsto no contrato. No terreno, nos diferentes países da União Europeia, a vacinação avança a diferentes velocidades.

França já suspendeu na Ilê de France as primeira vacinas para os maiores de 75 anos.

20h42 - Novas medidas de contenção da pandemia de covid-19 entraram em vigor à meia-noite

Desde a meia-noite deste domingo, só se pode passar a fronteira com Espanha com uma justificação de trabalho ou saúde. Este domingo, caiu muito o movimento de viaturas nos oito postos que estão abertos.

A GNR alerta para o risco de tentar passar nas ligações locais com o país vizinho.

20h39 - Proteção Civil vai intervir no Hospital Garcia de orta e inicia pré-triagem

A Proteção Civil vai fazer uma intervenção no Hospital Garcia de Orta semelhante que ao fez no Hospital Santa Maria, iniciando-se uma pré-triagem no serviço de urgências.


20h37 - Nova estirpe do Sars-Cov-2 apresenta maior risco de transmissão também em crianças

A nova estirpe do Sars-Cov-2 revela maior risco de contágio entre crianças e jovens. Por esta razão, a directora do serviço de infeciologia do Hospital Dona Estefânia defende que todas as escolas devem permanecer encerradas.


20h35 - Atrasos das vacinas fazem alargar primeira fase de vacinação de março para abril

O ministério da Saúde considera inaceitável a utilização indevida de vacinas. Por isso, pediu que seja preparada antecipadamente uma lista de pessoas prioritárias suplentes, para responder quando surgirem imprevistos ao plano definido.

O Governo lembra que a utilização indevida de vacinas é susceptível de punição criminal ou disciplinar.

Este domingo, ficou a saber-se que as primeiras vacinas da AstraZeneca chegam a Portugal dia nove, são 73 mil doses.

20h26 - "A sobrecarga que se verifica na região do Norte é inferior à que se verifica em Lisboa"

O médico intensivista José Artur Paiva, presidente do Colégio da Especialidade na Ordem dos Médicos, revelou que os hospitais de Lisboa mostram maior sobrecarga do que na região Norte.


20h14 - Pelo menos nove doentes transferidos de hospitais de Lisboa para o Norte

Os hospitais de Lisboa já não conseguem tratar os doentes em tempo útil. João Gouveia, o médico que preside à Comissão Nacional de Acompanhamento de Resposta à Covid-19 diz que o nível de procura é insustentável. Na última noite, os hospitais da capital transferiram, pelo menos, mais nove doentes para fora da região.


20h11 - Chanceler austríaco anunciou que a Áustria vai receber doentes portugueses

A Áustria vai receber doentes portugueses com Covid-19. A pressão sobre os cuidados intensivos em Portugal está a atingir o maior pico desde que começou a pandemia. Sebastian Kurtz, o chanceler austríaco, anunciou o apoio a Portugal depois de um telefonema com António Costa.


19h41 - Angola com 14 novos casos positivos, dois óbitos e 20 recuperações

Angola registou 14 novos casos de covid-19, duas mortes e 20 doentes considerados recuperados nas últimas 24 horas, anunciaram este domingo as autoridades de saúde angolanas.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, hoje divulgado, os casos registaram-se em Luanda (11), Huambo (2) e Huíla (1), com idades compreendidas entre 3 e 73 anos, sendo quatro do sexo masculino e 10 do sexo feminino.

As duas mortes, duas mulheres de 49 e 81 anos, verificaram-se em Luanda.

Foram consideradas recuperadas da doença mais 20 pessoas com idades entre 6 e 77 anos.

19h38 - França ultrapassa os 76.000 mortos e aumentam as hospitalizações

A França ultrapassou este domingo oficialmente os 76.000 mortos por coronavírus, com 195 nos hospitais nas últimas 24 horas, enquanto aumentou o número de pessoas internadas e as que foram enviadas para as unidades de cuidados intensivos.

Os 195 mortos nos hospitais são menos que os 242 comunicados no sábado, e também os registados nos dias anteriores. No entanto, as autoridades sanitárias apenas transmitem as mortes nas residências em dois dias por semana, à terça-feira e sexta-feira.

No total, morreram 53.354 pessoas com covid-19 nos hospitais, e 22.703 em residências.

19h28 - Cabo Verde com mais 89 infetados e um morto em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 89 infetados pelo novo coronavírus, e um morto, nas últimas 24 horas, elevando para 14.070 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados este domingo pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 586 amostras desde sábado, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 25 infetados (em 195 amostras), contando agora com 330 casos ativos.

19h21 - PS quer vacina já para Ferro e "vices", deputados aguardam algumas semanas

O PS propôs este domingo que seja dada prioridade imediata à vacinação contra a covid-19 do presidente, vice-presidentes do parlamento e que os restantes deputados sejam vacinados em fase posterior, "nas semanas e meses seguintes".

A proposta consta de uma carta, a que a Lusa teve acesso, enviada ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela líder do grupo parlamentar dos socialistas, Ana Catarina Mendes, e em que também se sugere a criação de um grupo de trabalho no parlamento, com representação de todos os partidos, para fazer um "plano interno" de vacinação.

O presidente e vice-presidentes "devem constar do grupo a ser vacinado de imediato, como primeira prioridade na Assembleia da República, evoluindo-se para os restantes grupos nas semanas e meses seguintes, de forma articulada com o ritmo do plano nacional e como já resultava do pedido do primeiro-ministro", lê-se na carta, assinada por Ana Catarina Mendes.

19h13 - Von der Leyen com farmacêuticas para iniciar resposta europeia sobre bio-defesa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniu-se este domingo com os presidentes executivos das farmacêuticas com as quais a comissão assinou Acordos de Compra Antecipada de vacinas, para iniciar o trabalho de preparação europeu sobre a bio-defesa.

A reunião realizada através de videoconferência teve como objetivo "lançar o trabalho sobre a preparação europeia para a bio-defesa", refere a Comissão Europeia em comunicado, lembrado que irá criar uma Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA, na sigla em inglês), visando conferir uma "abordagem mais estruturada" à preparação para uma pandemia.

Além dos presidentes executivos da BionNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Curevac e Sanofi, participaram também na reunião por videoconferência os comissários europeus Stella Kyriakides e Thierry Breton, o conselheiro especial da presidente da Comissão Europeia para o novo coronavírus, Peter Piot, e Moncef Slaoui, bem como o diretor executivo da Agência Europeia de Medicamentos, Emer Cook.

O trabalho com a indústria farmacêutica permitiu focar ambos em "melhorar a preparação" da Europa para enfrentar "uma pandemia a médio prazo" e em ajudar a defrontar os "desafios mais imediatos" relacionados com a covid-19, esclarece ainda o comunicado da Comissão Europeia, adiantando que a HERA vai ajudar a "antecipar ameaças e identificar respostas", pelo que a indústria será um "importante parceiro".

18h57 - União Europeia anuncia que vai receber mais doses da vacina da Astrazeneca

A presidente da Comissão Europeia anunciou este domingo que a União Europeia vai receber mais nove milhões de doses da vacina contra a covid-19 por parte da Astrazeneca.

Com esta entrega, a União Europeia passa a ter um total de 40 milhões de doses.

Ursula Von Der Leyen anunciou na rede social Twitter que a entrega vai ser realizada uma semana antes do que estava decidido.

"A empresa farmacêutica vai também aumentar o seu processo de manufaturação na Europa", concluiu.

17h38 - Hospitais do Centro registam 47 altas em 24 horas

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro anunciou hoje que registou no sábado 47 altas, 42 em enfermaria e cinco em unidades de cuidados intensivos, nos hospitais públicos da região, com exceção para o distrito de Aveiro.

"Até às 24h00 deste sábado registaram-se 42 altas em enfermaria covid e cinco altas de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) covid", adianta um comunicado de imprensa da ARS do Centro.

A nota explica que os dados recolhidos neste sábado não contabilizam os do Centro Hospitalar Baixo Vouga, distrito de Aveiro, que contempla o Hospital Infante D. Pedro, Hospital Distrital de Águeda e o Hospital Visconde Salreu de Estarreja.

O documento refere que "há um total de 1.405 doentes covid internados, destes 1.269 em enfermaria, mais um do que no sábado, e 136 em UCI, dos quais 106 ventilados" e registaram-se "85 admissões hospitalares".

Os hospitais públicos da região Centro contabilizaram "47 óbitos em meio hospitalar", ou seja, em unidades dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, uma vez que os dados de Aveiro hoje não foram contabilizados.

"As taxas de ocupação quer nas enfermarias covid, quer nas UCI covid nos hospitais da região é de 91%. Não houve alteração do número de camas covid em enfermaria ou UCI nos Hospitais da região", assume o comunicado.

17h24 - Polícia dispersa protesto do setor da hotelaria e restauração em Budapeste

A polícia de Budapeste dispersou hoje um protesto do setor da hotelaria e restauração em que se apelava à desobediência civil e a uma revisão das restrições impostas para conter a pandemia na Hungria.

Os organizadores da manifestação, que decorria numa praça central da capital húngara, incentivaram os restaurantes a desobedecer às regras do 'lockdown' em vigor e a abrir ao público os seus estabelecimentos já a partir de segunda-feira, desafiando as medidas restritivas que limitam os restaurantes e cafés a funcionar em regime de 'take away'.

"Esgotaram-se todas as medidas a que recorremos até hoje, por isso, a partir de agora, todos os negócios devem abrir, num espírito de desobediência civil", afirmou Aron Ecsenyi, um dos organizadores do protesto, citado pela agência noticiosa Associated Press (AP).

O protesto aconteceu numa altura em que se intensificam os apelos para que o Governo húngaro avance com novas medidas de apoio ao setor da hotelaria e restauração, severamente penalizado pelos já quase três meses de confinamento no país, em vigor desde 11 de novembro.

O executivo húngaro tem, contudo, insistido que apenas a vacinação em massa da população irá permitir um levantamento do 'lockdown'.

17h21 - Itália com mais 11.252 casos e 237 mortes em 24 horas

Itália registou 11.252 novas infeções por covid-19 e 237 mortes nas últimas 24 horas e a percentagem de positivos no total de testes realizados aumentou 0,9 pontos percentuais, para 5,27%, anunciou hoje o Ministério italiano da Saúde.

Assim, Itália regista um total de 2.553.032 casos de infeção pelo novo coronavírus e de 88.516 óbitos, desde o início da crise sanitária naquele país, em 21 de fevereiro.

Nas últimas 24 horas foram registadas menos novas infeções do que nas 24 horas anteriores, no entanto, também foram realizados menos testes (213.364, em comparação com 298.010 no dia anterior).

A Itália tem atualmente 453.968 casos ativos, dos quais 20.096 internados em hospitais e, desses, 2.215 em unidades de cuidados intensivos. Os restantes encontram-se em casa com sintomas leves ou assintomáticos.

A região que mais casos notificou nas últimas 24 horas foi a Lombardia (1.438), seguida da Campânia (1.401), Emília-Romanha (1.277) e da Apúlia (1.069).

16h46 - SIM lamenta que só hoje Governo tenha pedido lista de suplentes para vacinação

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou que "só hoje" o Ministério da Saúde tenha mandado realizar uma lista de "suplentes" prioritários para vacinação contra a covid-19 para evitar a má utilização das vacinas.

O Ministério da Saúde considerou hoje "inaceitável" qualquer utilização indevida das vacinas, alertando que este ato pode ser "criminalmente punível", e pediu à 'Task-Force' que prepare uma lista de outras pessoas prioritárias a quem poderão ser administradas caso a pessoa inicialmente definida não a possa tomar, uma situação que deve ser devidamente reportada.

"A nossa surpresa é só agora, mais de seis meses depois de se saber que se iria realizar um plano de vacinação, que o Ministério da Saúde tenha obrigado a que uma coisa básica seja posta no terreno", disse à agência Lusa o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.

Para o dirigente sindical, esta situação é "muito simples" de resolver: "Havendo, por exemplo, 30 vacinas disponíveis numa instituição, o que se tem de fazer é criar uma bolsa de suplentes para esse lote de vacinas".

Isto porque pode haver um imprevisto e a pessoa que estava para ser vacinada não poder e chama-se um suplente e a outra pessoa será vacinada noutra altura, explicou Roque da Cunha, sublinhando que assim "não haverá desperdício de vacinas".

"Mas mais vale tarde do que nunca e mais uma vez apelamos que se planeie, que se trabalhe e que se evite a propaganda política em relação às vacinas", defendeu.

16h43 - China deteta novamente coronavírus em carne importada do Brasil

Uma análise realizada a carne suína congelada importada do Brasil deu positivo para o novo coronavírus responsável pela covid-19 em Zhejiang, uma província do leste da China, divulgou hoje o regulador local.

Num comunicado, a Administração de Supervisão dos Mercados da cidade de Jinhua afirmou que a análise a um lote de carne suína importada do Brasil teve resultado positivo para a covid-19, na quinta-feira.

A carne, com um peso total de cerca de 16,3 toneladas, chegou ao porto de Xangai a 14 de janeiro, onde esteve em quarentena até 27 de janeiro.

Ao chegar a Jinhua, foi detetado novo coronavírus em duas amostras, uma do interior e outra do exterior das embalagens.

As autoridades isolaram o lote, desinfetaram o armazém e testaram 46 funcionários, tendo todos dado negativo. Ainda assim, 13 funcionários ficaram em isolamento, sob observação médica por terem tido um contacto próximo com a carne.

O lote foi enviado pela produtora alimentar brasileira BRF SA.

No final de novembro, a BRF anunciou que a China tinha autorizado um matadouro da empresa que processa carne suína e de frango em Lajeado, no Estado brasileiro de Rio Grande do Sul, a retomar as exportações para o mercado chinês, após uma suspensão devido a um surto de covid-19 entre o pessoal detetado em maio.

16h24 - Média de novos casos diários ultrapassa 16 vezes o pico da primeira vaga

A média de novos casos diários de covid-19 na última semana foi 16 vezes superior à da pior semana da primeira vaga da pandemia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

No dia 27 de janeiro foi registado um total de 90.234 casos contabilizados nos sete dias anteriores, com uma média diária de 12.891 casos, muito acima do que se verificou na semana de abril de 2020, pico da primeira vaga.

A 2 de abril de 2020, o total de casos dos sete dias anteriores era 5.618, correspondendo a uma média de 803 novos casos por dia, refere o INE, acrescentando que esse total semanal só viria a ser ultrapassado em 4 de outubro, quando o número chegou a 10.760 casos, começando a crescer exponencialmente até ultrapassar mais de 40 mil casos semanais em meados de novembro.

14h52 - África com mais 622 mortes e 17.596 casos em 24 horas

África registou mais 622 mortes por covid-19 para um total de 90.454 óbitos, e 17.596 novos casos de infeção em 24 horas, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados é de 3.551.956 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização em 24 horas foi de 18.725, para um total de 3.033.621 desde o início da pandemia.

A África Austral continua como a região mais afetada, com 1.696.285 infetados e 48.613 mortos. A África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.449.236 casos e 43.951 mortes.

14h28 - Portugal com número máximo em cuidados intensivos e 303 mortos

Portugal regista hoje 858 pessoas internadas em cuidados intensivos, o maior número de sempre, e 303 mortes relacionadas com a covid-19, o mesmo valor alcançado no passado dia 28, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim revela também que estão internadas 6.694 pessoas, mais 150 do que no sábado, das quais 858 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 15, valor este que representa um novo máximo da fase pandémica.

Nas últimas 24 horas foram registados 9.498 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, num total de 720.516, e mais 7.511 recuperados, totalizando 526.411 desde o início da pandemia.

14h25 - Figueira da Foz. Câmara leva ajuda à porta de casa

14h15 - Austrália regressa ao confinamento em Perth

14h14 - Portugal regista mais 303 mortes e 9498 novos casos de covid.

14h04 - TAP suspende 93% da operação em fevereiro devido às novas restrições

A TAP anunciou hoje a suspensão de 93% da sua operação em fevereiro, acima da redução de 73% anteriormente prevista, devido às novas restrições à mobilidade para combater a propagação de covid-19 e à queda adicional da procura.

Numa mensagem aos colaboradores, a que a Lusa teve acesso, assinada pelo presidente do Conselho de Administração, Miguel Frasquilho, e pelo presidente da Comissão Executiva, Ramiro Sequeira, a TAP informou que, face às novas restrições e a "uma queda adicional da procura", decidiu "suspender 93% do total da sua operação -- quando comparada com o mês de fevereiro do ano passado, pré-covid".

"O anterior plano de voos, ajustado em baixa há cerca de dez dias, já muito condicionado por diversas restrições e fraca procura, apontava para uma redução da oferta de 73% em fevereiro", apontou a empresa.

Entre as novas medidas adotadas para combater a pandemia estão a exigência de apresentação de testes negativos no embarque, a imposição de quarentenas, a proibição de entrada de viajantes e cidadãos dos países mais afetados pela pandemia, a suspensão e proibição de voos e confinamentos obrigatórios.

"À proibição e suspensão de voos nas ligações aéreas entre Portugal e países como o Reino Unido, Angola, Brasil e Alemanha, junta-se o novo quadro do estado de emergência português, que entrou hoje em vigor, o qual mantém o autoconfinamento e determina a proibição de deslocações de cidadãos nacionais para fora do território nacional, o que está em linha com a tendência europeia e mundial, de restrição temporária de todas as viagens não essenciais", salientou a TAP.

"Estas restrições provocam elevados e acrescidos constrangimentos à nossa atividade, contrariando as projeções já de si pouco animadoras", acrescentou.

Desta forma, a partir de 1 de fevereiro, a TAP vai continuar a assegurar as ligações dos portugueses entre Lisboa, Porto, Madeira e Açores, bem como às cidades com comunidades portuguesas significativas (Newark e Boston, nos Estados Unidos da América, Toronto, no Canadá, Madrid, Barcelona, Málaga, Valência, Amesterdão, Bruxelas, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Paris, Nice, Toulouse, Marselha, Lyon, Milão e Roma, na Europa, e Bissau, Conacri, Dacar, Maputo, Praia, São Vicente e São Tomé e Príncipe, em África).

14h02 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 31 novos doentes com covid-19, existindo atualmente na região 460 casos positivos ativos, anunciou a Autoridade de Saúde do arquipélago.

14h01 - São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, onze novos casos do novo coronavírus e aumentou a infeção para um total de 1. 256.

13h59 - Sequelas covid-19. Centenas de profissionais da saúde em reabilitação

13h57 - Vacinas. Diretor regional do INEM do Porto afastado do cargo

13h33 - Número de novas infeções desce no norte e centro de forma sustentada

13h31 - Hospitais de Lisboa transferiram mais nove doentes para fora da região

13h29 - Áustria vai receber doentes portugueses de covid-19

13h27 - Atraso vacinação. Só em abril se atingirá meta estabelecida para março

13h25 - Vilar Formoso é um dos pontos de fronteira menos restritivos

12h21 - Utilização indevida de vacinas pode ser "criminalmente punível"

O Ministério da Saúde diz ser "inaceitável" qualquer utilização indevida de vacinas contra a covid-19, alertando que este ato pode ser "criminalmente punível", e pediu à Taske Force que prepare uma lista de outras pessoas prioritárias.

"A utilização indevida das vacinas contra a covid-19 pode constituir conduta disciplinar e criminalmente punível, em face da factualidade concreta que venha a apurar-se em sede de inquérito", afirma o Ministério da Saúde (MS) em comunicado.

O MS anuncia ainda que determinou que a Task Force responsável pelo plano de vacinação prepare uma lista de outras pessoas prioritárias a quem poderão administrar a vacina.

Para o MS, é "inaceitável qualquer utilização indevida de vacinas que decorra durante o processo de vacinação", lembrando que o Plano de Vacinação "foi concebido com base em critérios técnicos, suportados na melhor evidência científica".

"A operacionalização do Plano prevê que, no caso de, por circunstâncias imprevistas, não ser possível administrar todas as doses definidas numa determinada entidade, face às características de conservação das vacinas e com o intuito de evitar a sua inutilização, as mesmas possam vir a ser administradas a pessoas não previstas inicialmente", refere no comunicado.

Contudo, também nestas situações se deverão observar as prioridades definidas pelo Plano de Vacinação, sublinha.

"Tendo em vista obviar a qualquer falta imprevista de pessoas numa entidade priorizada para vacinar, o Ministério da Saúde entendeu determinar que a Task Force reforce instruções para que as entidades responsáveis pela operacionalização do plano preparem, de antemão, uma lista de outras pessoas prioritárias a quem poderão administrar as vacinas, no caso de impossibilidade superveniente de alguma das pessoas inicialmente definidas, devendo, ainda, tal circunstância ser devidamente reportada", refere no comunicado.

11h53 - Reino Unido confiante na vacinação após garantias da UE

O governo britânico mostrou-se confiante que o programa de vacinação contra a covid-19 está seguro após receber garantias da União Europeia em relação ao caso da exportação das vacinas, declarou a ministra do Comércio, Liz Truss.

11h28 - Operação na fronteira do Caia decorre com normalidade e sem incidentes
11h26 - Estado de emergência. Fronteiras com pouco fluxo de automóveis

11h23 - Covid-19. Onda de solidariedade na Covilhã com os profissionais de saúde

11h01 - DGS pede que se respeitem as prioridades na vacinação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que para evitar o desperdício de doses da vacina contra a covid-19 deve vacinar-se "qualquer pessoa elegível", mas respeitando a ordem de prioridades "na medi"A administração de vacinas é organizada de forma a evitar o desperdício de doses, pelo que a vacinação deve prosseguir, mesmo que não estejam vacinadas todas as pessoas identificadas como mais prioritárias dentro da Fase 1", adianta a DGS na norma sobre a "Fase 1 da Campanha de Vacinação contra a covid-19", divulgada no sábado e publicada no `site`.

A Direção-Geral da Saúde refere que nestes casos, por exemplo, "a vacinação deve prosseguir para as pessoas com comorbilidades com menos de 65 anos de idade mesmo que não estejam vacinadas todas as pessoas com 65 ou mais anos de idade".

Segundo a DGS, "os frascos (não perfurados) que sobrarem de uma sessão vacinal" devem ser utilizados no mesmo dia e os "já perfurados não podem ser transportados".

"A Campanha de Vacinação contra a covid-19 é planeada de acordo com a alocação das vacinas contratadas para Portugal, administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada", lê-se no documento, onde constam os grupos prioritários para receber a vacina.

Entre os grupos prioritários para receber a vacina na fase 1 passam a estar também as pessoas com 80 ou mais anos.

A norma contempla questões relacionadas com o armazenamento e distribuição das vacinas e os pontos de vacinação, que podem ser adaptados, se for necessário, a esta campanha de vacinação, em articulação com as autarquias e outros parceiros.

Enquanto a disponibilidade das vacinas for limitada, designadamente na Fase 1, a vacinação é priorizada para quem mais dela beneficia, pelo que não devem ser priorizadas para vacinação as pessoas que recuperaram da infeção por SARS-CoV-2. da do possível".

10h30 - Alemanha mantém tendência de queda no número de infeções e de óbitos

A Alemanha registou 11.192 novos casos de SARS-CoV-2 e 399 mortes relacionadas com a covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo a tendência de queda dos principais números da pandemia, segundo o Instituto Robert Koch (RKI).

Com a necessária cautela para os números do fim de semana, os valores são inferiores aos reportados na sexta-feira (14.022 casos e 839 óbitos) e no sábado (12.321 e 794), refere a EFE.

Em relação ao último domingo, quando se registaram 12.257 novos casos e 349 óbitos, as infeções caíram mais de mil, mas as mortes aumentaram.

O número máximo de contágios diários assinalou-se no dia 18 de dezembro, com 33.777 novas infeções, e o recorde de mortos foi comunicado a 14 de janeiro, com 1.244 óbitos.

A principal taxa de incidência cumulativa também continua a diminuir. Nos últimos sete dias, foram identificadas 75.040 infeções em todo o país, o que representa 90,2 casos por 100 mil habitantes. O país tinha atingido 200 no final de dezembro.

A Alemanha soma um total de 2.216.363 casos de infeção pelo novo coronavírus e 56.945 mortes com ou de covid (2,5%).

Apesar desta tendência, o governo alemão e os estados federais não pretendem relaxar as atuais restrições, porque o objetivo é reduzir a incidência cumulativa abaixo de 50 por 100.000 habitantes, para ser possível rastrear todas as infeções e quebrar as cadeias de contágio.

Até à manhã de sábado, mais de 2,7 milhões de pessoas já tinham recebido na Alemanha, pelo menos, a primeira dose da vacina contra o SARS-CoV-2, segundo os últimos dados oficiais.

10h25 - Passar para Espanha só é possível com motivos justificados

10h05 - Hospitais de Lisboa estão a transferir doentes para o Norte

08h59 - O México registou 1.495 mortos devido à covid-19 e 15.337 casos nas últimas 24 horas.

08h58 - Os Estados Unidos registaram 3.188 mortes causadas pela covid-19 e 163.718 casos nas últimas 24 horas.

08h39 - Pandemia adiou tratamentos e regresso de doentes lusófonos em Portugal

O adiamento de consultas, exames e cirurgias está a preocupar os doentes africanos em Portugal, que entendem os constrangimentos impostos pela pandemia, mas receiam o agravamento da sua doença, enquanto se debatem com recursos cada vez mais limitados.

"Há doentes que esperam há meses por consultas e depois veem-nas adiadas. Outros, esperam os exames e estes são adiados. E até as cirurgias, que passados alguns meses eram feitas nos hospitais privados, agora demoram muito mais tempo", contou à Lusa o presidente da Girassol Solidário -- Associação de Apoio aos Doentes Evacuados de Cabo Verde.

Segundo Peter Mendes, estes tempos de espera numa altura de incerteza como a que se vive causa "uma grande ansiedade nestes doentes, que temem sobretudo ficar infetados".

A Girassol Solidário gere três casas em Lisboa, duas em Marvila e uma na Calçada da Tapada, com capacidade para 18 doentes. Ali ficam até ter alta, embora alguns tratamentos que impliquem respostas que não existem em Cabo Verde se prolonguem.

Trata-se de uma alternativa ao alojamento em pensões sem condições, onde durante anos centenas de cabo-verdianos doentes moraram enquanto faziam os seus tratamentos, e que ainda hoje é uma resposta para outros doentes africanos com quem o Estado português tem acordos na área da saúde, como Angola.

A Girassol Solidário confronta-se atualmente com um aumento exponencial de pedidos de ajuda, nomeadamente alimentar, provocado pelo crescimento do desemprego que atingiu algumas famílias e amigos com que estes doentes contavam e que agora já não podem ajudar.

"Estamos a receber pedidos de doentes que estão em Portugal ao abrigo dos acordos na área da saúde, mas também de outros cabo-verdianos e até portugueses, confrontados com a crise e a falta de comida na mesa", disse.

E assume a sua preocupação perante os recursos cada vez menores para acudir a cada vez mais pedidos: "Se não houver mais recursos, isto vai ser o caos".

Os pedidos também não param de chegar ao Centro Padre Alves Correia (CEPAC), fundado em 1992 para o acolhimento e apoio a imigrantes, particularmente os lusófonos.

Em 2020, este centro apoiou 586 beneficiários, dos quais 14,56% vieram através das juntas médicas dos seus países.


08h35 - Pandemia aumentou doentes lusófonos em Portugal em risco de sem-abrigo

A covid-19 aumentou o número de sinalizações para a linha de emergência social de doentes lusófonos que estão em Portugal através dos acordos na área da saúde, segundo a presidente de uma instituição que apoia esta população mais vulnerável.

Fundado há quase 30 anos, o Centro Padre Alves Correia (CEPAC) acolhe e apoia imigrantes, na maioria lusófonos, incluindo os que vêm para Portugal receber tratamentos médicos.

No ano passado, os beneficiários deste centro aumentaram para o dobro do ano anterior, atingindo os 586, de 19 nacionalidades, mas sobretudo da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

A presidente do CEPAC, Ana Mansoa, disse à agência Lusa que a pandemia de covid-19 veio prejudicar a vida destes doentes.

Por um lado, os que vieram com apoio no alojamento e subsídio do país de origem, mas ainda assim precisavam de ajuda, deixaram de poder contar com este apoio, porque quem os ajudava também perdeu rendimento.

Quem veio por sua conta e risco e tinha um trabalho para sobreviver e pagar as despesas também foi afetado, pois os trabalhos precários foram os primeiros a ser dispensados.

"Quem não tem acesso às pensões, tenta um emprego para sobreviver. Estas pessoas em trabalhos precários perderam os empregos e perderam as casas, apesar das leis que proíbem os despejos", referiu.

O agravamento da pandemia e consequente crise vieram colocar em risco de passarem a sem-abrigo alguns destes cidadãos africanos.

"Nunca foi uma percentagem esmagadora, mas os cidadãos sem abrigo ou em risco de se tornarem sem-abrigo aumentaram e levaram a mais sinalizações para a linha de emergência social", acrescentou.

A este centro chegam sobretudo pedidos de alimentos, o que preocupa quem pretende ajudar.

Só entre 22 de dezembro do ano passado e 19 de janeiro deste ano, o CEPAC levou cabazes de ajuda alimentar a 559 famílias em situação de vulnerabilidade social.

08h31 - Vacina da AstraZeneca chega a Portugal no dia 9 de fevereiro

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca chega a Portugal no dia 9 de fevereiro, revelou hoje o coordenador da `taskforce` responsável pelo plano de vacinação, Francisco Ramos.

"Chegarão cerca de 113 mil doses, salvo erro, no dia 09 de fevereiro", adiantou à SIC Notícias o coordenador da `taskforce` sobre a mais recente vacina a ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) para a sua introdução no mercado e administração a todas as pessoas com mais de 18 anos, numa decisão tomada na sexta-feira.

Paralelamente, Francisco Ramos referiu que está prevista a chegada este domingo de mais 10.800 doses da Moderna e cerca de 80 mil da vacina da Pfizer/BioNTech no dia seguinte, manifestando ainda a expetativa da autorização da vacina da Janssen pela EMA no mês de março, contribuindo para o reforço do ritmo de vacinação no país durante o segundo trimestre.

Questionado sobre a polémica em torno de alguns episódios de vacinação de pessoas que não estariam entre os grupos prioritários desta primeira fase, como terá ocorrido na delegação do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e na Segurança Social de Setúbal, o responsável pelo processo de vacinação contra a covid considerou-a "lamentável", mas demarcou a `taskforce` desses casos.

"Não procuro ter conhecimento dessas situações. Não me parece que seja competência nem preocupação da `taskforce` andar à procura de quem faz batota. Outras entidades terão de atuar", sublinhou, acrescentando: "O que foi feito esta semana foi solicitar à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde que promovesse auditorias no sentido de averiguar sobre o cumprimento das regras e desses critérios".


Os controlos fronteiriços terrestres voltaram a ser repostos.

Passar para Espanha só é possível com motivos justificados. Só há oito postos abertos 24 horas: são os de Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim.

Há cinco em que a passagem será permitida apenas nos dias úteis entre as 7h00 e as 9h00 e as 18h00 e as 20h00: são as de Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos.

O caminho rural de Rio de Onor, em Bragança,também está aberto a passagens transfronteiriças, mas apenas às quartas-feiras e aos sábados entre as 10h00 e as 12h00.