Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h58 - Covid-19 expôs debilidades de sistemas de saúde europeus

A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, afirmou hoje que a Covid-19 expôs as debilidades dos sistemas de saúde europeus e apelou ao reforço do financiamento para reforçar a sua capacidade.

Num relatório hoje divulgado sobre a situação dos sistemas de saúde europeus, a comissária apela a que os 47 Estados-membros do Conselho assegurem "níveis adequados de financiamento público", sublinhando que "a redução orçamental em cuidados primários e saúde pública tem repercussões negativas nos resultados sanitários".

Segundo Mijatovic, a pandemia da covid-19 "expôs as suas debilidades e falta de capacidade" dos sistemas de saúde europeus, "atrofiados" pelas medidas de austeridade implementadas em diversos países depois da crise financeira de 2008.

"Hospitais, laboratórios e agências de saúde pública têm trabalhado para além do que os seus meios permitem e há falta de capacidade diagnóstica em muitos estados" e "o fornecimento de equipamento de proteção individual tem sido frequentemente insuficiente e os assistentes sociais e de saúde na linha de frente enfrentam um risco maior de doença e morte", adianta a comissária.

22h50 - Parlamento chumba projetos-lei de novas medidas de apoio à Cultura

O parlamento chumbou hoje os quatro projetos-lei, apresentados pelo BE, PAN, PCP e pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues, de reforço ou criação de novas medidas de apoio à Cultura, em contexto pandémico.

Em reunião plenária, apenas foi aprovado o projeto de resolução do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que "recomenda ao Governo que adote um conjunto de medidas de valorização dos profissionais do setor da cultura, e que submeta à aprovação da Assembleia da República um estatuto jurídico do intermitente nas áreas artísticas".

Este projeto de resolução foi aprovado com votos contra do PS, abstenções do CDS-PP e Iniciativa Liberal e votos favoráveis dos restantes partidos com assento parlamentar.


22h35 - Brasil ultrapassa 10 milhões de infeções pelo novo coronavírus

O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, ultrapassou hoje 10 milhões de infeções pelo novo coronavírus (10.030.626), no momento em que o registo do primeiro caso no país está prestes a completar um ano.

Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro, no seu último boletim epidemiológico, que contabiliza 51.879 diagnósticos de covid-19 nas últimas 24 horas.

Em relação ao número de mortes, o Brasil totaliza 243.457 vítimas mortais, após ter somado 1.367 óbitos entre quarta-feira e hoje.

O país sul-americano, um dos focos mundiais da pandemia e que enfrenta uma segunda vaga da doença e a expansão de uma nova estirpe detetada no Amazonas, teve o seu primeira caso de infeção detetado em 26 de fevereiro de 2020.

Desde então, o Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, tornou-se no segundo país do mundo com mais mortes devido à covid-19, atrás dos Estados Unidos, e o terceiro em infeções, depois da nação norte-americana e da Índia.

Além disso, o Brasil é também uma das nações com maior número de recuperados: 8.995.246, sendo que 791.923 pacientes infetados estão sob acompanhamento médico em território brasileiro, quer em hospitais, quer nas suas residências.

Segundo dados do Governo Federal, a taxa de letalidade da covid-19 permanece em 2,4% e a taxa de incidência é hoje de 116 mortes e 4.773 casos por 100 mil habitantes.

22h15 - Quando a necessidade aguça o engenho. Os novos negócios da pandemia

21h50 - Recebidos pelo PR. Parceiros sociais pedem "desconfinamento inteligente"

21h30 - Falta de rede de internet no Vimioso dificulta aulas à distância

21h10 - Hospital de São João restabelece atendimento de doentes não covid

20h50 - Vacinas perdem mais de metade da eficácia face à variante da África do Sul
20h35 - DGS fiscaliza processo de vacinação

20h20 - Ministério Público triplica número de inquéritos por vacinação indevida
20h10 Guiné-Bissau regista mais 26 casos

A Guiné-Bissau registou 26 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.025, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo as autoridades, na quinta-feira foram registados no país mais 26 casos, elevando o total acumulado para 3.025.

Os dados indicam também que há 491 casos ativos e que foram dadas como recuperadas mais cinco pessoas, elevando o total acumulado de recuperações para 2.487.

Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau registou 46 vítimas mortais.

Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o Governo guineense decidiu decretar o estado de calamidade até 23 de fevereiro.

19h50 - Câmara de Gondomar isenta pequeno comércio de taxas e rendas até abril

A Câmara de Gondomar aprovou hoje a isenção, até 01 de abril, do pagamento de taxas e rendas do pequeno comércio, num apoio que representa uma redução na receita municipal de cerca de 190 mil euros, anunciou o município.

Denominado "Gondomar Protege", o programa de apoio aos pequenos comerciantes atingidos pela covid-19 "prevê a isenção do pagamento de taxas e outros rendimentos municipais, representando um esforço municipal de quase 190 mil euros", descreve uma publicação na página da autarquia do distrito do Porto na internet.

O conjunto de medidas engloba a isenção do pagamento, por um período de quatro meses a contar desde 01 de janeiro de 2021, de "taxas de publicidade e/ou ocupação de espaço público, toldos e afins, relativas a todos os estabelecimentos, à exceção das médias e grandes superfícies comerciais".

19h25 - Madeira volta a ter recolher obrigatório às 19:00 nos dias úteis a partir de 2.ª feira

O Governo Regional da Madeira decidiu hoje que, a partir de segunda-feira, o recolher obrigatório voltará a ser alargado para as 19:00 nos dias úteis, fechando as atividades comerciais uma hora antes.

Segundo a resolução aprovada hoje pelo Conselho do Governo sobre as medidas de controlo da pandemia de covid-19, a partir de segunda-feira a proibição de circulação na via pública voltará a vigorar entre as 19:00 e as 05:00 nos dias úteis.

Também a partir de segunda-feira, nos dias úteis, as atividades de natureza comercial, industrial e de serviços na região terão de encerrar às 18:00.

19h10 - CIP quer desconfinamento inteligente e aproveitamento de fundos

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defendeu hoje, em Lisboa, ser necessário encontrar formas para um "desconfinamento inteligente", nomeadamente com o regresso à escola de alguns níveis e alívio das medidas para a restauração.

"Neste momento, o que deveríamos fazer era encontrar formas de um desconfinamento inteligente, como está a ser falado, até um determinado nível de escolaridade, os alunos possam voltar à escola, [...] da mesma maneira como se deveria desconfinar determinas tipologias da restauração com uma massificação de testes", considerou o presidente da CIP, António Saraiva, após uma audiência com o Presidente da República, em Belém.

Para este responsável, a par do combate pela saúde pública, tem que se assegurar a economia, uma vez que, "além de salvar vidas, vamos ter que continuara a alimentar essas vidas".

Adicionalmente, os patrões pedem o correto aproveitamento dos fundos comunitários, como a "bazuca", o quadro financeiro plurianual" e o que falta utilizar do programa Portugal 2020, em instrumentos produtivos, capitalização e recapitalização das empresas.

18h50 - OMS apela nações produtoras de vacinas a aderirem ao esquema mundial COVAX

A Organização Mundial de Saúde apelou as nações que produzem vacinas contra a Covid-19 para não as distribuírem de forma unilateral mas para as doar ao esquema COVAX, de âmbito mundial, de forma  a garantir uma distribuição justa.

O apelo do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, coincide com acordos da China com países africanos e quando a Rússia distribui vacinas na América Latina e a União Europeia estuda a entrega de vacinas a países pobres, à revelia do COVAX.  

Tedros disse que os acordos unilaterais daquelas nações fragilizam os objetivos igualitários a que se propõe o COVAX, e lembrou que o esquema pode acomodar pedidos de Governos que "prefiram fazer as suas doações a certos países, por serem seus vizinhos ou por terem relações fortes".

"O que podemos fazer, se isso for encaminhado através do COVAX, é que a doação referida possa ir para esses países e as reservas da COVAX seja encaminhada para outro países", disse tedros em conferência de imprensa a partir da sede da OMS em Genebra. "Para conseguirmos um equilíbrio", explicou.

18h25 - Pais e diretores de escolas queixam-se de falhas na Internet que deixam alunos sem aulas

Pais e diretores de escolas alertaram hoje para falhas na rede de internet que estão a dificultar o acompanhamento das aulas online, que começaram há dez dias para mais de um milhão de alunos dos ensinos básico e secundário.

"A rede que temos não permite ter um ensino digital a funcionar a 100% porque o plano digital está atrasado e os alunos acabam por ser os prejudicados", disse à Lusa Rui Martins, da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), onde têm chegado queixas de pais que temem que as falhas na internet deixem os seus filhos para trás nas aulas online.

Segundo Rui Martins, uns não conseguem entrar nas plataformas onde estão a ser dadas as aulas, enquanto outros deixam de repente de ouvir professores e colegas, perdendo o fio condutor da matéria que está a ser ensinada.

A situação também preocupa professores, que acabam por perder muito tempo à espera que todos os alunos "entrem" nas aulas, lembrou por seu turno o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Segundo Filinto Lima, "o problema que antes existia nas escolas passou agora para casa", o problema está em ter muita gente ao mesmo tempo ligada.

18h10 - Processos em curso ultrapassaram os adiados apesar da suspensão de prazos

O número de processos mantidos em andamento (10.487), desde a entrada em vigor da lei da suspensão dos prazos judiciais devido à pandemia, foi superior ao dos processos adiados (10.443), revelou hoje o Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Segundo informação prestada pelo CSM à agência Lusa a propósito dos efeitos da segunda lei de suspensão de prazos judiciais, estes dados - 10.487 processos realizados/ou que se mantiveram em curso e 10.443 processos adiados - correspondem aos tribunais de primeira instância das 23 comarcas e tribunais de competência alargada.

"Como é possível verificar pelos dados reportados ao CSM, o número de processos realizados é superior ao número dos adiados", salienta o CSM, que é o órgão de gestão e disciplina da magistratura judicial.

Quanto aos 10.487 processos realizados, 4.378 ocorreram na semana de 25 a 30 de janeiro, 3.046 na semana de 01 a 06 de fevereiro e 3.045 na semana de 08 a 13 de fevereiro.

Em contrapartida, dos 10.443 processos adiados, 3.437 verificaram-se  na semana de 25 a 30 de janeiro, 3.637 na semana de 01 a 06 de fevereiro e 3.369 na semana de 08 a 13 de fevereiro.

17h55 - Surto em lar privado de Estremoz com 38 infetados e um óbito

Um surto de covid-19 num lar privado em Estremoz, no distrito de Évora, já infetou 38 pessoas, entre utentes e funcionárias, tendo morrido uma idosa, disse hoje à agência Lusa a gerente da unidade, Sónia Linhol.

A responsável indicou que o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, infetou 27 dos 32 utentes do Solar do Poço Coberto - incluindo a vítima mortal -, e 11 das cerca de 30 funcionárias.

Sónia Linhol adiantou que um homem e uma mulher, utentes do lar, estão internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Segundo a gerente do Poço Coberto, entre os utentes infetados, que estão no lar, "dois ou três têm sintomas ligeiros e os restantes estão assintomáticos", acrescentando que estas pessoas estão no 1.ºandar da casa de repouso, enquanto os utentes que fizeram testes com "resultados negativos" estão no rés-do-chão do edifício.

"As funcionárias infetadas estão em casa em isolamento profilático", acrescentou.

O primeiro caso no lar foi detetado no dia 05 deste mês.

17h45 - Retoma da atividade no Hospital Santo António será "cautelosa e progressiva"

A retoma das atividades clínicas não Covid-19 será "cautelosa e progressiva" porque as unidades intensivas mantêm uma ocupação elevada no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que integra o Hospital Santo António, revelou hoje fonte da instituição.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o diretor do departamento de neurociências do CHUP, José Barros, afirmou que as camas das enfermarias de cirurgia estão a ser "devolvidas" à atividade regular, mas que a ocupação levada nas unidades intensivas "impossibilita a retoma abrupta".

"O processo será cauteloso e progressivo. Já passamos por isto uma vez: no outono pediam-nos a retoma a todo o vapor, dias depois estávamos todos assustados a recentrar a vida na covid-19", salientou.

17h40 - Mais de 100 mil mortos em África aponta balanço da France Presse

O continente africano ultrapassou esta quinta-feira as 100 mil vítimas mortais com Covid-19 registadas oficialmente, refere a agência francesa de notícias.

17h30 - OMS sem provas de que variante da África do Sul seja mais mortal

A responsável da unidade técnica anticovid da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse hoje não haver provas de que a variante do vírus identificada na África do Sul seja mais mortal do que outras.

Tão pouco há indícios de que cause um maior número de casos graves e seja mais difícil de diagnosticar, afirmou em conferência de imprensa, em Genebra, na sede da organização.

"Identificou-se sim um aumento na capacidade de contágio, parecida com a que observamos com a variante do Reino Unido", admitiu Van Kerkhove.

Outro aspeto detetado pela OMS foi que as vacinas anticovid de fabricantes como Johnson, Novavax ou AstraZeneca têm menor eficácia perante esta variante, detetada, segundo a organização, em cerca de meia centena de países.

A diretora do Programa de Imunizações da OMS, Kate O'Brien, sublinhou a propósito que o ensaio clínico realizado com a vacina da AstraZeneca durante o período de circulação desta variante decorreu com um número reduzido de pacientes, e não incluiu ninguém gravemente infetado com covid-19.

"Isto é importante, porque o que estamos a ver é que todas as vacinas tendem a ser mais eficazes em pessoas com quadros severos", sublinhou a epidemiologista. 

17h20 - Apoios insuficientes e empresas em situação pior do que em 2020, defende CCP

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defendeu hoje que os apoios disponibilizados pelo Governo para fazer face à pandemia são insuficientes, sublinhando que, neste momento, as empresas estão numa situação pior do que no primeiro confinamento.

"O conjunto de apoios que têm sido promovidos pelo Governo são insuficientes para o nível de profundidade das necessidades e muitos deles vêm atrasados", afirmou o presidente da CCP, João Vieira Lopes, após uma audiência com o Presidente da República, em Belém, Lisboa.

O líder da CCP manifestou ao Presidente da República que este novo confinamento está a causar um "conjunto de problemas graves" às empresas, que se encontram agora "numa situação muito pior do que há um ano", quando ainda tinham algumas reservas.

"Neste momento, as empresas estão exaustas e exauridas de meios", vincou.

Para a confederação do comércio é importante que o executivo estabeleça "objetivos claros" em relação ao confinamento e, a partir daí, programe um desconfinamento "sólido", evitando entradas e saídas que são um problema para as empresas.

17h07 - Vaticano admite demitir funcionários que não queiram ser vacinados
16h55  - Pessoas com doença mental grave não têm prioridade na vacinação

16h45 - Reino Unido registou 454 mortes perante declínio da prevalência do vírus

O Reino Unido registou 454 mortes e 12.057 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mas estudos indicam que a prevalência da doença está em declínio, de acordo com dados publicados hoje pelo Governo britânico.

Na quarta-feira tinham sido notificadas 738 mortes e 12.718 casos, mas a média diária dos últimos sete dias é de 551 mortes e 12.084 infeções.

Entre 12 e 18 de fevereiro houve uma redução de 26,9% de mortes de covid-19 e de 20,3% no número de pessoas com um resultado de teste positivo confirmado em relação aos sete dias anteriores.

Esta tendência coincide com os resultados publicados hoje do estudo React da universidade Imperial College, que avalia regularmente a prevalência do vírus na população, e que indicam que os níveis do novo coronavírus em Inglaterra estão em declínio.

O estudo recolheu amostras de 85.400 pessoas entre 04 e 13 de fevereiro e estimou que 0,51% da população estava infetada com covid-19, sintomática ou assintomática, o que é 68% abaixo da estimativa de 1,57% há quatro semanas atrás, entre 06 e 22 de janeiro.

16h35 - Pandemia provoca queda de um ano na esperança de vida nos EUA

A esperança de vida nos Estados Unidos caiu um ano no primeiro semestre de 2020, em resultado do impacto da pandemia de covid-19, segundo dados de uma agência governamental dos EUA.

Os norte-americanos podem agora esperar viver, em média, até aos 77,8 anos, a mesma expectativa de vida registada em 2006 e menos um ano do que em 2019, depois da queda mais drástica desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com dados hoje revelado pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde, um departamento do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA.

"Nunca vimos uma queda tão forte desde a primeira metade do século 20, quando as doenças infecciosas eram mais comuns", comentou Elizabeth Arrias, em declarações ao jornal The Washington Post.

O impacto da pandemia na queda da esperança de vida foi mais visível na população negra e latino-americana, refletindo as disparidades raciais provocadas pela crise sanitária que está a afetar fortemente os Estados Unidos, um dos países mais fustigados com a propagação do novo coronavírus, com quase meio milhão de mortes.

Os negros norte-americanos perderam 2,7 anos de expectativa de vida e os latinos perderam 1,9, contra uma queda de 0,8 anos na população branca.

No final do primeiro semestre de 2020, a expectativa de vida para o total da população era de 77,8 anos, mas era de 72 anos para os negros e 79,9 para os latinos, sendo de 78 anos para a população branca.

16h25 - Governo afasta data para desconfinamento

"Ainda estamos muito longe de números que permitam avançar com o desconfinamento para breve", referiu a ministra da Presidência.

Mariana Vieira da Silva referiu que o país tem "reduzido de forma significativa os novos infectados mas temos de chamar a atenção que esse não é o único indicador para onde devemos olhar. É preciso acautelar a capacidade de resposta do SNS, internamentos e internamento em UCI e também o número de óbitos. E nestas duas variáveis ainda que existam reduções, ainda estamos muito longe de números que permitam começar a avançar paro o desconfinamento em breve".

"O número de pessoas em cuidados intensivos é muito elevado e não é compatível com estarmos a criar a expectativa de desconfinamento para breve", sublinhou a ministra.

16h15 - Governo aprova medidas de apoio social e contratação de enfermeiros no estrangeiro

Algumas das medidas aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros

- alargamento do apoio aos trabalhadores em teletrabalho, que poderão optar pelo "apoio à família" nas situações em que ambas as funções sejam difíceis de concilar.

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou que os pais em teletrabalho que optem pelo apoio à família têm de informar a empresa “três dias antes” de passarem para esse regime.

De acordo com as alterações aprovadas, o apoio passa a existir em "três situações", para famílias monoparentais, para pais com filhos até ao quarto ano de escolaridade e para trabalhadores com dependentes a cargo, com um grau de deficiência ou incapacidade "igual ou superior" 60 por cento .

O pagamento do apoio seguirá um esquema diferencial dos atuais 66 por cento até aos 100 por cento nas situações de famílias monoparentais e nos casos de partilha alternada semanal entre progenitores. O diferencial será assumido pela Segurança Social, "sem encargos para as empresas", detalhou Mendes Godinho.

Nos restantes casos, o montante a receber mantém-se nos 66 por cento do salário base.

Fica a faltar a publicação do decreto-lei em Diário da República para que as alterações possam entrar em vigor.

- Acesso às escolas de acolhimento para trabalhadores essenciais mantém-se inalterado, pelo que, os professores não serão abrangidos de forma específica.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esclareceu que "as escolas de acolhimento estão organizadas para poder responder aos pais que sendo trabalhadores essenciais não podem estar em teletrabalho".

"Não é uma medida que corresponda a todos os trabalhadores essenciais, independentemente de poderem ou não estar em teletrabalho", referiu.

- Governo decretou como "especial interesse público" a contratação de enfermeiros estrangeiros, de forma a cumprir a norma prevista no decreto do estado de emergência e que está a ser contestada pela Ordem dos Enfermeiros, através de uma providência cautelar.

"Esta é uma matéria da maior importância e urgência", pelo que esta aprovação permite ao Governo prosseguir com a contratação enquanto decorre nos tribunais o processo aberto com a providência cautelar, de forma a "reforçar o SNS".

15h50 - PSP acaba com festa ilegal com 26 pessoas e detém jovem com arma de fogo

A PSP acabou na segunda-feira com uma festa ilegal com 26 pessoas num edifício na Travessa do Chafariz de El-Rei, em Lisboa, tendo detido um jovem de 19 anos por posse ilegal de arma de fogo, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) explicou que a detenção do suspeito ocorreu na freguesia de Santa Maria Maior e que foram levantados 26 autos de contraordenação por violação às restrições do estado emergência, devido ao contexto pandémico.

"No âmbito do policiamento dedicado à fiscalização das restrições do estado de emergência, foi o suspeito avistado durante uma operação policial para acabar com uma festa ilegal com 26 participantes, na Travessa do Chafariz de El-Rei", adiantou a PSP.

De acordo com o Cometlis, o jovem tentou fugir "em passo acelerado" na via pública, depois de se ter percebido da presença das forças policiais.

15h47 - Mais de mil pessoas saíram do internamento hospitalar nos últimos três dias

Mais de mil pessoas com covid-19 saíram do internamento hospitalar nos últimos três dias, estando hoje hospitalizados 3.819 doentes, dos quais 688 em unidades de cuidados intensivos.

O número de internamentos hoje é o mais baixo desde 11 de janeiro, quando se registavam 3.983 casos.

Nos últimos três dias saíram do internamento 1.013 doentes, dos quais 96 das unidades de cuidados intensivos.

Esta descida do número de internamentos, mais acentuada em enfermaria e com menos expressão nos cuidados intensivos, tem vindo a ser sentida diariamente desde o dia 02 de fevereiro.

15h43 - Comissão de acompanhamento dos Açores diz que houve "evolução bastante positiva"

O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores considerou hoje que a situação epidemiológica da região teve uma "evolução bastante positiva", mas apelou ao cumprimento das medidas de contenção.

"Sabemos que a realidade epidemiológica é boa e, em termos de números, é baixa na região, no entanto, um descuido pode levar a que se perca tudo. Todos nós precisamos de continuar a cumprir com as medidas de prevenção e a manter os cuidados", afirmou Gustavo Tato Borges, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, em conjunto com o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses.

Segundo o mesmo, a região teve um pico de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, "na segunda semana do ano", mas desde então registou "uma tendência decrescente consolidada".

"Temos uma evolução bastante positiva da pandemia nos Açores", sublinhou.

15h37 - Enfermarias dos hospitais do Centro com 64% de taxa de ocupação

A taxa de internamento em enfermarias covid-19 nos hospitais da região Centro baixou na quarta-feira de 69 por cento para 64 por cento da sua ocupação, revela o relatório de hoje da Administração Regional de saúde do Centro (ARSC).

O número de internados em unidades de cuidados intensivos também baixou, embora em menor percentagem, registando uma redução de 74 por cento para 72 por cento.

O boletim diário revela que às 23h59 de quarta-feira estavam internadas 745 pessoas em enfermaria, menos 56 do que na terça-feira, e 129 em unidades de cuidados intensivos, menos seis.

15h27 - China ocultou informação à OMS na recente missão a Wuhan

A China ocultou informação sobre os primeiros casos de covid-19 há um ano, o que favoreceu os contágios, e fê-lo novamente na recente missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Wuhan, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).

"A China claramente quer evitar ser acusada de ser o lugar onde começou a pandemia", disse o diretor executivo da organização de defesa dos direitos humanos, Kenneth Roth, numa conferência de imprensa organizada pela Associação de Correspondentes das Nações Unidas (ACANU).

Segundo Roth, durante a missão dos especialistas da OMS a Wuhan, que terminou na semana passada, Pequim "recusou partilhar informação anónima sobre os primeiros casos", quando apenas metade dos 174 identificados inicialmente estavam relacionados com o famoso mercado Huanan, em Wuhan, o que indicia encobrimento.

Do mesmo modo, "houve em Wuhan 92 doentes hospitalizados com sintomas semelhantes aos da covid em outubro e novembro de 2019, mas a China só deu à OMS testes de anticorpos muito posteriores, sem radiografias ou análises de sangue, exames que teriam mostrado que o surto estava presente um ou dois meses antes do admitido", disse, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Além disso, "Pequim continua a promover a teoria maluca de que a covid-19 pode ter sido causada pelo contacto com alimentos congelados, apesar de não haver provas de alguém em qualquer parte do mundo ter sido infetado desse modo", sublinhou o responsável máximo da HRW.

15h21 - Zimbabué torna-se no oitavo país africano a começar vacinação

O Zimbabué iniciou hoje a sua campanha de vacinação contra a covid-19, tornando-se no oitavo país africano a realizar a inoculação da fórmula para combater a doença provocada pelo novo coronavírus.

O vice-presidente do país, Constantino Chiwenga, tornou-se na primeira pessoa deste país da África Austral a receber a vacina contra a covid-19.

15h10 - Debates para renovação do estado de emergência agendados para 11 e 25 de março

A conferência de líderes parlamentares agendou hoje para os dias 11 e 25 de março debates sobre eventuais decretos presidenciais para a renovação do estado de emergência em Portugal para o combate à epidemia de covid-19.

14h46 - Portugal tem mais 1.944 infeções e 105 mortos nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 105 óbitos devido à Covid-19 e 1.944 novos casos. Segundo o boletim diário da DGS, há menos 2.562 casos ativos, menos 7.128 contactos em vigilência e mais 4.401 recuperados.

A região de Lisboa e Vale do Tejo contabilizaou mais 969 casos de covid-19, a região Norte mais 489, no Centro mais 287, no Alentejo mais 59 e no Algarve mais 56. Também nas regiões autónomas foram registados novas infeções: mais 16 nos Açores e mais 68 na Madeira.

Desde quarta-feira, registou-se uma diminuição nos internamentos: há menos 318 doentes em enfermarias e menos 31 em unidades de cuidados intensivos.

Portugal já contabilizou um total de 792.829 casos de covid-19 e 15.754 óbitos, desde o início da pandemia.

14h43 - Doze utentes já vacinados de lar em Évora estão infetados

Doze utentes já vacinados contra a covid-19 de um lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Évora estão infetados com o novo coronavírus, mas encontram-se assintomáticos, disse hoje o provedor da instituição.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da SCM de Évora, Francisco Lopes Figueira, indicou que os 12 infetados são utentes do Recolhimento Ramalho Barahona, o maior dos dois lares da instituição, com 140 residentes.

"São pessoas perfeitamente cobertas pela vacina" contra a covid-19 e a deteção da infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 ocorreu no passado fim de semana, "17 dias depois da toma da segunda dose", referiu o responsável.

Segundo o provedor, o primeiro caso foi o de uma utente que foi transportada para as urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), devido a outros problemas de saúde, onde fez um teste com resultado positivo. Os outros 11 casos de infeção com o vírus da covid-19 foram detetados no próprio dia e no dia seguinte, na sequência da realização de um total de "126 testes rápidos e 229 testes PCR" na instituição, adiantou.

Lopes Figueira assinalou que estes 12 utentes com covid-19 estão assintomáticos e foram transferidos para a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) de Évora, criada numa residência universitária, por decisão da Autoridade de Saúde Pública.

"A vacina reduz os sintomas e a agressividade da doença, mas quem está vacinado é contagiável e contagia", observou o responsável.

14h35 - Menos de metade dos países usou plataforma africana para compra de vacinas

Menos de metade dos 55 países e territórios de África usou a plataforma africana para a compra de vacinas contra a covid-19, tendo sido reservadas apenas 180 milhões de doses dos 670 milhões disponíveis.

De acordo com dados avançados hoje, durante a conferência de imprensa semanal, pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (África CDC), numa altura em que terminou o prazo para a encomenda das vacinas através da plataforma, apenas 26 países fizeram reservas de 180 milhões de doses das três vacinas disponíveis: AstraZeneca/Oxford; Johnson&Johnson e Pfizer/Bion-Tech.

"É possível que os países queiram começar os programas de vacinação através do mecanismo Covax", disse o diretor do África CDC, John Nkengasong, quando questionado sobre o nível de adesão à plataforma criada pela União Africana e cujas compras são financiadas pelo Afreximbank.

14h28 - PSP encerra ginásio e identifica clientes escondidos em alçapão

A PSP encerrou na terça-feira um ginásio em funcionamento, no concelho em Vila Franca de Xira, e identificou oito clientes, sete dos quais tentaram esconder-se num alçapão, anunciou hoje aquela força policial.

De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), a operação policial ocorreu na vila do Forte da Casa, na sequência de uma ação de fiscalização ao cumprimento das medidas previstas no estado de emergência, tendo sido identificadas oito pessoas que se encontravam no interior do estabelecimento.

"Numa das entradas do ginásio foi possível intercetar um cliente, bem como a proprietária do mesmo", adianta o Cometlis em comunicado.

Segundo a PSP, os outros clientes tentaram "dissimular a sua presença, através de um alçapão que dava acesso ao telhado do edifício", depois de se terem apercebido da presença da polícia. Na sequência da ação das forças policiais, foram levantados nove autos de contraordenação, correspondentes a 11 infrações.

A PSP ressalva que o ginásio se encontrava "em claro incumprimento às medidas decorrentes da declaração do estado de emergência em vigor, nomeadamente, por se encontrarem em violação do encerramento de atividade do estabelecimento, dever geral de recolhimento obrigatório e uso de máscara".

14h21 - Açores aliviam restrições, mas mantêm cerca em Rabo de Peixe

O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas de contenção da covid-19 em todos os concelhos do arquipélago, mas a vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande (São Miguel), continuará sujeita a cerca sanitária.

"Tem havido uma progressiva redução de casos, mas ainda não é suficiente para alterar a medida restritiva em vigor. É uma decisão muito difícil, temos perfeitamente consciência disso, mas não podemos deixar de a tomar, manter a cerca até nova avaliação na próxima segunda-feira", adiantou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

A vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, está sujeita a cerca sanitária desde o dia 13 de janeiro, mas desde 5 de fevereiro que se aplica apenas a uma parte da vila.

14h13 - União Europeia estabelece lista comum de testes rápidos para a covid-19

A União Europeia (UE) acordou hoje uma lista comum de testes rápidos de antigénio para a covid-19, bem como um conjunto normalizado de dados que devem constar dos certificados dos resultados, que os Estados-membros devem reconhecer mutuamente.

Estas listas harmonizadas agora estabelecidas pelo Comité de Segurança da Saúde da UE dão seguimento à recomendação adotada por unanimidade pelos 27, em 21 de janeiro passado e sob presidência portuguesa do Conselho da UE, com vista ao estabelecimento de um quadro comum para a utilização de testes rápidos de antigénio para a covid-19 e reconhecimento mútuo dos resultados por toda a União.

"Os testes rápidos de antigénio são cruciais para abrandar a propagação da covid-19 e devem fazer parte da nossa resposta global à pandemia. Se forem exigidos ou recomendados testes negativos à covid-19 para qualquer atividade, é essencial que sejam mutuamente reconhecidos, e resultem em certificados reconhecidos em toda a UE. Isto é essencial, particularmente no contexto de viagens. Os nossos cidadãos precisam de clareza e previsibilidade", comentou hoje a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

13h57 - Rússia admite não ter capacidade de resposta para procura da Sputnik V

O Kremlin admitiu hoje que não tem capacidade para responder aos pedidos internacionais da vacina para a covid-19 Sputnik V, produzida na Rússia.

"A procura da vacina russa no estrangeiro é realmente muito elevada. Tão elevada que excede consideravelmente a capacidade de produção", disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, numa conferência de imprensa.

O porta-voz do Kremlin sublinhou que "a campanha nacional de vacinação é uma prioridade absoluta", detalhando que "todas as capacidades de produção foram mobilizadas e, em primeira instância, elas trabalham para o mercado interno".

De acordo com o Fundo Russo de Investimentos Diretos - a agência fundada em 2011 para investir no capital social de empresas na Rússia - 27 países na Europa, América Latina, Médio Oriente, África e Ásia registaram oficialmente a vacina Sputnik V.

Peskov disse ainda que a Rússia propôs a outros países a produção da vacina russa, para aumentar a sua capacidade de oferta.

De acordo com o diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kiril Dmitriev, a Rússia fechou contratos com 15 empresas farmacêuticas de 10 países, que serão capazes de produzir cerca de 1,4 mil milhões de doses, suficientes para vacinar 700 milhões de pessoas.

13h39 - PGR abre 33 inquéritos sobre plano de vacinação

O Ministério Público já procedeu à instauração de 33 inquéritos, no que respeita a irregularidades relacionadas com o plano de vacinação Covid-19: sete na área da Procuradoria-Geral Regional de Lisboa, oito na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto, dez na área da Procuradoria-Geral Regional de Coimbra e oito na área da Procuradoria-Geral Regional de Évora.

"Para além de situações anteriormente confirmadas, foram, designadamente, instaurados inquéritos relativamente a factos noticiados relativos a instituições particulares de solidariedade social de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso ou relacionados com a vacinação de responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz", segundo informação enviada à RTP.

13h20 - Metade dos sul-africanos pode ter sido infetada com o coronavírus, indica estudo

Metade dos 59 milhões de habitantes da África do Sul pode ter sido infetada com o vírus SARS-CoV-2, de acordo com dois estudos, que estimam que vários milhares de mortes por covid-19 não aparecem nas estatísticas oficiais.

O país africano oficialmente mais atingido pelo coronavírus, e que conduziu uma extensa campanha de testes na primeira vaga da pandemia, registou cerca de 140.000 mortes acima dos registos médios da mortalidade no país desde maio de 2020, de acordo com o South African Medical Research Council (SAMRC).

A maior companhia privada de seguros médicos do país, Discovery, estima que cerca de 90 por cento, ou 120 mil, destas mortes são atribuíveis à covid-19.

De acordo com estatísticas oficiais, a África do Sul regista 48.478 mortes relacionadas com o coronavírus, e 1.496.439 casos acumulados de infeções. Estes números são subestimados, segundo o responsável pelo departamento de estatísticas da Discovery, Emile Steep.

"As mortes atribuídas à covid são subestimadas em quase todos os países do mundo", afirmou à AFP.

O responsável estima que a mortalidade relacionada com a covid-19 é de cerca de 0,4 por cento na África do Sul. Assumindo que 120.000 pessoas morreram devido à doença, tal significaria que mais de 30 milhões de pessoas terão sido contaminadas, de acordo com os cálculos de Steep, ou seja, cerca de metade da população.

A estimativa da Discovery é consistente com um estudo de anticorpos, que revela que entre 32 por cento e 63 por cento dos sul-africanos contraíram o vírus desde o início da pandemia.

13h06 - Pandemia já matou mais de 2,43 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.430.693 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, em dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 109.857.920 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 67.422.400 pacientes já foram considerados curados.

13h02 - Equipas de Cuidados Intensivos já estão a ser menos solicitadas

Já começa a sentir-se nas UCI’s dos hospitais nacionais um certo alívio na constante chegada para cuidados de doentes Covid. O médico João Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, relata já uma pressão menor nesta altura.
Apesar do alívio que já se sente nas UCIs, o médico intensivista João Gouveia explica que é cedo demais para desconfinar totalmente.

12h47 - Turquia já vacinou mais de 5 milhões de pessoas com a vacina chinesa da Sinovac Biotech

12h44 - Suécia. Risco de terceira vaga é "substancial" 

O Governo sueco prolongou a recomendação para o encerramento de piscinas públicas, ginásios e museus devivo aos casos de Covid-19 no país.

Primeiro-ministro sueco diz que a avaliação da Agência de Saúde é de que ainda existe o risco de uma terceira vaga.

12h36 - PIB da OCDE recua 4,9% em 2020, maior contração desde 1962

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da OCDE caiu 4,9% em 2020, o maior declínio desde o início das séries estatísticas em 1962, informou hoje a organização com base em estimativas provisórias.

Esta contração contrasta com o aumento de 1,6% registado nas economias destes países em 2019.

12h29 - Financiamento do Estado dispara para 12.343 milhões de euros em 2020 - BdP

O financiamento das administrações públicas disparou em 2020 para 12.343 milhões de euros, o valor mais alto desde dezembro de 2014 e que compara com 1.200 milhões de euros em 2019, informou hoje o BdP.

Segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), no ano passado as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 10.600 milhões de euros e junto do exterior em 2.300 milhões de euros.

Em contrapartida, neste período, o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes totalizou -600 milhões de euros.

O financiamento através de títulos foi de 19.100 milhões de euros. Em compensação, verificou-se um financiamento através de empréstimos líquidos de depósitos de -6.700 milhões de euros.

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do setor, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.

12h15- Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com recorde de consultas em janeiro

Os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo registaram um recorde no atendimento de pessoas com sintomas de covid-19 durante o mês de janeiro, com 61.289 consultas, avançou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).

"Realizaram em janeiro de 2021 quase tantas consultas como em todo o último trimestre de 2020", indicou a ARS da região de Lisboa e Vale do Tejo, revelando que o somatório de outubro, novembro e dezembro resulta num total de 68.143 consultas, um valor superior em 6.854 consultas ao verificado no primeiro mês deste ano.

12h14 - Hospital de São João no Porto restabelece áreas "mais críticas" de atividade

O Hospital de São João, no Porto, está a restabelecer as áreas "mais críticas" de atividade não covid-19, como oncologia, cardiovascular, neurovascular, e áreas cirúrgicas à medida que o internamento de doentes com SARS-CoV-2 tem diminuído, foi hoje divulgado.

Em resposta à agência Lusa, o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) afirmou que a atividade para doentes não covid-19 está a ser restabelecida "à "medida que reduz o internamento com doentes" infetados pelo novo coronavírus.

12h00 - Atividade económica acentua redução em janeiro - INE

A atividade económica acentuou a redução em janeiro, refletindo o agravamento das limitações à mobilidade no contexto pandémico, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, o indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, diminuiu entre outubro e dezembro (para os -1,6 pontos), suspendendo o perfil de recuperação observado entre abril e setembro, após ter registado o mínimo da série em abril.

Por sua vez, o indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas, já disponível para janeiro, registou uma redução (dos -0,3 pontos para -0,7 pontos), contrariando o aumento observado em dezembro e interrompendo o perfil de recuperação observado entre maio e outubro, refere.

O índice de volume de negócios nos serviços (incluindo o comércio a retalho) diminuiu 10,6% em dezembro, após ter diminuído 9,7% no mês precedente.

11h51 - Hospital de Braga já tem como foco recuperar cirurgias e consultas

O Hospital de Braga conta hoje com 75 doentes covid-19, um número que fica "bem longe" dos 190 registados há três semanas e que permite agora colocar o foco na recuperação de consultas e cirurgias.

11h27  - Agência Europeia de Medicamentos autoriza vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos


11h02 - Fenprof pede fiscalização

A Federação Nacional dos Professores pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho para fiscalizar a situação dos professores e educadores que estão a suportar todas as despesas relativas ao teletrabalho.

A decisão por parte da estrutura sindical surge na sequência de um inquérito segundo o qual a generalidade dos docentes em teletrabalho está a pagar do seu bolso os custos relativos a despesas da atividade profissional.

10h58 - PSP de Loures fecha restaurante ilegal

A Polícia de Segurança Pública encerrou, na madrugada do passado sábado, um restaurante ilegal na Pontinha, em Odivelas, tendo identificado 17 pessoas que participavam numa festa e o proprietário, em incumprimento das restrições no âmbito do estado de emergência.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere, em comunicado, que as autoridades, depois de verificarem "movimentação anormal" de pessoas na rua, dirigiram-se ao espaço em causa e identificaram 17 pessoas "em clara violação das medidas restritivas" contra a Covid-19.

10h50 - Pessoal da Agência de Saúde sueca com proteção policial devido a ameaças

Alguns funcionários a Agência de Saúde da Suécia, responsável pela resposta do país à pandemia, estão com proteção policial devido a várias ameaças contra eles.

10h49 - GNR detetou nove pessoas a jogar airsoft de forma ilícita na Feira

A GNR identificou nove homens a praticar airsoft (jogo onde se simulam operações militares usando réplicas de armas), violando as medidas para combater a Covid-19, em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.

10h20 - África com mais 473 mortos e 14.642 infetados nas últimas 24 horas

10h10 - Professores prometem desligar computadores como protesto

Um grupo de professores promete desligar, esta quinta-feira, o computador durante 15 minutos, em protesto e de forma simbólica.

É uma reivindicação durante as aulas de ensino à distância, para reclamar melhores condições de trabalho ao Ministério da Educação.

Estes docentes até já enviaram um manifesto dirigido ao Governo.

Se a resposta não for positiva, os professores ameaçam um apagão informático cada vez mais prolongado.

09h59 - GNR encerrou restaurante em Aveiro com quatro pessoas no interior

A GNR encerrou na quarta-feira um restaurante em Aveiro com quatro pessoas no interior, violando as normas em vigor para combater a pandemia de covid-19, informou hoje aquela força militar.

Em comunicado, a GNR esclarece que o estabelecimento, situado em Azurva, estava a funcionar, encontrando-se no seu interior clientes a consumir bebidas alcoólicas.

09h58 - Airbus reduz prejuízo em 2020 para 1.133 ME

A Airbus perdeu 1.133 milhões de euros em 2020, abalada pela crise da covid-19, menos do que os 1.362 milhões de euros negativos em 2019 devido a provisões excecionais, e não vai distribuir dividendos, foi hoje anunciado.

09h47 - Confinamento. "Abertura deve ser feita com cuidados extremos"

A descida do número de novos contágios e de internamentos revela que as medidas de confinamento estão a resultar, mas o matemático Henrique Oliveira diz que é preciso aguardar pelos dados do início de março para se ver se é mesmo assim.

O professor do Instituto Superior Técnico deixa um aviso: “Implementar mudanças nesta altura no confinamento levaria a um aumento das infeções por Covid-19.”

Henrique Oliveira reconhece que os números estão a melhorar, mas deixa um alerta e refere que é preciso não baixar a guarda, porque o índice de transmissão já está a crescer em pelo menos numa região do país.
 09h27 - Rússia vai registar uma terceira vacina para a Covid-19 a 20 de fevereiro

Chama-se CoviVac e será registada daqui a dois dias, avança esta manhã a agência de notícias Interfax.

08h53 - Air France/KLM. Grupo vai despedir mais seis mil pessoas ao longo deste ano

O anúncio foi feito esta quinta-feira. A companhia aérea francesa, que também inclui holandesa KLM, já tinha cortado quase nove mil postos de trabalho no ano passado. A indústria da aviação é uma das mais afetadas pela atual crise pandémica.

08h52 - Teletrabalho pode fazer aumentar natalidade na Europa

O teletrabalho a longo tempo provocado pela pandemia da covid-19 poderá levar ao aumento dos nascimentos em toda a Europa por permitir a conciliação da atividade laboral com a vida familiar, revela um estudo publicado hoje.

Segundo o estudo da Coimbra Business School (CBS) e da Universidade de Málaga, Espanha, com uma amostra de mais de 19 mil trabalhadores de 34 países europeus, entre os quais Portugal, o trabalho a tempo inteiro no modelo presencial desincentivava as famílias a terem mais do que um filho.

"A mudança nas condições de trabalho que a pandemia veio provocar poderá ter duas consequências benéficas: aumentar o número de filhos que cada família decide ter e aumentar a produtividade de cada colaborador, por permitir que estes poupem imensas horas em deslocações, reduzam o stress e tenham uma maior satisfação global com o emprego", refere a autora, Carla Henriques, docente do CBS.

De acordo com o estudo, antes da pandemia eram os trabalhadores a tempo parcial que se imaginavam a expandir a família, contrariamente ao que acontecia com quem trabalhava mais horas.

08h46 - Portugueses no Brasil pedem ajuda ao Governo para regressar a Portugal
 08h44 - República Checa com número recorde de internamentos graves por causa da Covid

Estão internados em condições graves 1227 pessoas. Os hospitais estão com dificuldade em dar resposta a este núemro elevado.

08h33 - Resposta orçamental nacional alinhada com a Europa - Comité Risco Sistémico

O pacote português de resposta à crise da pandemia de covid-19 está alinhado com a média europeia, pouco abaixo de 10% do PIB, de acordo com um relatório do Comité Europeu de Risco Sistémico (ESRB) divulgado na terça-feira.

De acordo com os gráficos presentes no documento acerca dos pacotes orçamentais de resposta à pandemia, é possível observar que o português se situa alinhado com a média europeia, perto, mas abaixo, dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019.

08h28 - Rússia com mais 13,447 casos e 480 vítimas mortais

08h11 - Alemanha com mais 10207 casos e 534 vítimas mortais

08h07 - Pfizer diz que variante sul-africana pode reduzir significativamente a proteção da sua vacina

Um estudo em laboratório aponta no sentido de que a variante sul-africana pode reduzir a proteção dos anticorpos da vacina da Pfizer em dois terços, não sendo certo que a vacina seja eficaz contra esta mutação.

A Pfizer já está a realizar esforços para a criação de um versão melhorada da vacina ou uma dose adicional que possa aumentar a proteção.

08h04 - Air France-KLM com perdas de 7,1 mil ME em 2020

A Air France-KLM anunciou perdas de 7,1 mil milhões de euros em 2020, um resultado "sem precedentes" causado pela pandemia, que atingiu duramente o setor dos transportes aéreos e privou o grupo de dois terços dos clientes.

Devido a esta situação, a empresa vai despedir mais 6000 pessoas durante 2021.

A companhia aérea Franco-holandesa acaba de revelar que devido às perdas de 2020 e a retoma muito tímida este ano terá de juntar esta supressão de empregos aos 8700 suprimidos o ano passado.

7h22 - Agências europeias do medicamento avaliam vacinas

Responsáveis pelas agências europeias do medicamento reúnem-se esta quinta-feira para um ponto de situação sobre as vacinas contra a Covid-19, encontro em que deverá ser analisada a adaptação às novas variantes do SARS-CoV-2.

“Vamos focar-nos muito em questões relacionadas com a estratégia da Covid-19 em aspetos que têm a ver com a avaliação dos medicamentos a nível europeu, nomeadamente as vacinas e a sua monitorização”, adiantou o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento.

7h00 - Apoios aos pais na agenda do Governo e do Parlamento

O reforço dos apoios aos pais que ficam com os filhos em casa, em período de encerramento das escolas, está esta quinta-feira na agenda do Governo e da Assembleia da República.

Durante a manhã, o Conselho de Ministros aprova as propostas apresentadas na quarta-feira aos parceiros sociais, para que os pais com filhos na escola até ao final do 1.º ciclo e as famílias monoparentais possam optar entre estar em teletrabalho ou receber o apoio à família.

À tarde, no Parlamento, o assunto volta a estar na ordem do dia com a apreciação, pedida pelo PCP e pelo BE, tendo em vista alterar o decreto-lei com as medidas de apoio social, na sequência do fecho das escolas e do retorno ao ensino à distância.

6h41 - Ponto de situação

O Serviço Nacional de Saúde tem agora menos médicos do que tinha no início da pandemia. Em nove meses, 800 médicos deixaram de trabalhar para o sistema público. É uma diminuição de 2,5 por cento.Em março, o Serviço Nacional de Saúde tinha 31.898 médicos e, no final no ano passado, 31.098.


O número de saídas não foi compensado pelo número de novas contratações anunciadas pelo Governo.

Já o número de técnicos de diagnóstico e terapêutica e de enfermeiros aumentou. Entre março e dezembro, verificou-se um aumento de 2921 enfermeiros.
O presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, afirma que a diminuição do número de médicos se deve à falta de condições atrativas no Serviço Nacional de Saúde, mas também aos profissionais que foram para a reforma.
Travão à contratação de enfermeiros estrangeiros

Está suspenso o processo de contratação de enfermeiros estrangeiros por causa de uma providência cautelar da Ordem dos Enfermeiros.

O decreto do Governo em tempos de pandemia permite a contratação de enfermeiros estrangeiros sem reconhecimento de competências pela Ordem.

O Conselho de Ministros tem agora de apresentar uma resolução que fundamente o prejuízo grave para o interesse público se não houver contratação de enfermeiros.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirma que o Governo se precipitou no processo de contratação de enfermeiros estrangeiros. Ana Rita Cavaco alerta que algumas pessoas se apresentaram na Ordem dos Enfermeiros com diplomas falsos.
Pais vão poder trocar teletrabalho por apoio aos filhos
A medida é para pais com filhos até ao 4.º ano de escolaridade. Em alguns casos, não haverá penalizações de salário.

Por outro lado, os pais que fiquem em casa para apoiar os filhos vão receber 100 por cento do ordenado.
O Governo apresentou ontem aos parceiros sociais a proposta que alarga os apoios sociais aos pais com filhos menores de 12 anos e que são afetados pelo fecho das escolas.
Balanço da operação da PSP
A operação levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública no Carnaval acabou com 23 pessoas detidas, das quais 12 por violação de confinamento obrigatório, porque estavam infetadas.

Em quatro dias, a polícia passou mais de 2100 multas. Foram ainda encerrados 17 estabelecimentos comerciais.
O quadro em Portugal
Morreram mais 127 pessoas em 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de quarta-feira.

Havia ontem registo de mais 2324 infetados e estavam internadas menos 345 pessoas. Nos cuidados intensivos permaneciam 719 doentes.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.419.730 mortes resultantes de mais de 109,4 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Comissão Europeia anunciou ontem a compra de mais 300 milhões de vacinas até ao final do ano.
Bruxelas está a preparar um plano para acelerar a aprovação e a produção de vacinas capazes de combater as novas variantes da Covid-19.