Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Hugo Delgado - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h50 - Hungria anuncia levantamento de restrições após progressos na vacinação

A Hungria, um dos países europeus com uma das mais elevadas taxas de mortalidade por covid-19 a nível mundial, anunciou que vai começar a levantar, já quarta-feira, algumas restrições em função dos progressos obtidos na vacinação.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 25% dos 10,7 milhões de habitantes do país, já receberam pelo menos uma dose de uma das vacinas, destacou o primeiro-ministro Viktor Orbán num vídeo publicado no Facebook.

Budapeste autorizou não só as três vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), mas também a russa Sputnik V e a chinesa Sinopharm, com a qual foi vacinado o próprio governante.

"No último mês aumentámos 2,5 vezes o número de vacinas, pelo que a partir de amanhã (quarta-feira) as lojas podem abrir novamente e os serviços poderão voltar a funcionar", disse o primeiro-ministro magiar no vídeo.

As aberturas mencionadas incluem cabeleireiros e salões de estética, mas restaurantes e hotéis ainda ficam excluídos.

As escolas também voltarão a abrir a partir de 19 de abril, assim que terminar o processo de vacinação dos docentes, acrescentou Viktor Orbán.

23h40 - Um terço dos doentes em risco de ter problemas psiquiátricos/neurológicos indica estudo 

Cerca de um terço das pessoas que têm Covid-19 podem desenvolver problemas neurológicos ou psiquiátricos, com ansiedade e doença bipolar entre os mais comuns, de acordo com um estudo publicado hoje na revista Lancet Psychyatry.

A partir da análise de dados eletrónicos de 236.379 pacientes norte-americanos que tiveram covid-19, os investigadores da universidade britânica de Oxford concluíram que a 34 por cento foi também diagnosticado um problema psiquiátrico (ansiedade em 17% e bipolaridade em 14%) até seis meses depois de recuperarem da doença.

Entre aqueles que estiveram internados nos cuidados intensivos, há uma prevalência de acidente vascular cerebral de 07% e 02% de casos de demência.

Estes diagnósticos, a par de outros 10 problemas analisados neste estudo observacional, são mais comuns em pacientes com covid-19 do que em outros que tiveram gripe ou outras infeções respiratórias durante o mesmo período, sugerindo um impacto direto da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

O principal autor do estudo, Paulo Harrison, afirmou que "os riscos individuais para a maioria destes problemas são baixos, mas o efeito na população pode ser substancial e fazer-se sentir nos sistemas de saúde e sociais por causa da escala da pandemia e pelo facto de muitos serem crónicos."

"Estes são dados reais de um grande número de pacientes. Confirmam a alta taxa de diagnósticos psiquiátricos após a covid-19 e mostram que também ocorrem problemas sérios no sistema nervoso, tais como acidentes vasculares e demências, que embora mais raros, são significativos, sobretudo em quem teve casos graves de covid-19", afirmou.

23h30 - Vacinação aberta a todos os adultos nos EUA a partir de 19 de abril

Os Estados Unidos são agora o país que já mais vacinou contra a Covid 19 no mundo. Já foram administradas mais de 150 milhões de doses, no país com maior número de mortes, mais de 550 mil, onde a vacinação é a maior aposta para controlar a pandemia. A média rondou os três milhões de injeções por dia, na última semana.

A Administração Biden elegeu a reabertura das escolas como prioridade.

De acordo com a CDC, a principal agência pública de saúde dos EUA, 80 por cento dos professores, dos funcionários escolares e dos educadores de infância, tinham recebido até final de março pelo menos uma dose da vacina.

A Casa Branca voltou esta terça-feira a antecipar metas, em duas semanas. Todos os adultos passam a ser elegíveis para vacinação no dia 19 de Abril, anunciou o Presidente.

23h00 - Turquia volta a ter mais de 200 mortes por dia

As mortes por covid-19 na Turquia superaram hoje novamente as duas centenas, com 211 casos, o número mais elevado desde o início de janeiro, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde turco.

Há dias que as autoridades alertam para o que parece ser uma terceira vaga da epidemia, após o primeiro pico em abril do ano passado e o segundo em dezembro, quando se registou o atual recorde de 257 mortes em apenas um dia.

Ao mesmo tempo, estão a disparar os contágios detetados, que hoje superaram os 49.000, o máximo até agora.

22h55 - Faixa de Gaza palestiniana sofre novo encerramento parcial de atividades

A Faixa de Gaza vai sofrer, a partir de quarta-feira, um novo encerramento parcial de atividades devido ao aumento de contágios do novo coronavírus, que alcançou novos máximos diários este mês, anunciou hoje o Ministro do Interior.

A taxa de infeções na Faixa, com mais de dois milhões de palestinianos, disparou desde que foi detetada a variante britânica do vírus no início do mês e voltou hoje a superar 1.400 novos casos de covid-19.

A partir de quarta-feira será proibida a circulação de automóveis até domingo e serão encerradas todas as instituições escolares até novo aviso. A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina e Oriente Próximo (UNRWA) já tinha anunciado hoje o encerramento dos seus centros, após ter de encerrar 20 escolas e a assiduidade de estudantes ter diminuído em cerca de 70 por cento nos dias anteriores.

"Estaremos prontos para voltar à educação presencial tão rapidamente quanto a situação epidémica estabilize", disse à agência Efe o diretor do programa educativo da UNRWA, Farid Abu Azra, garantindo ainda que o ensino continuará ‘online’.

As instituições governamentais também suspenderam as suas atividades e a celebração de casamentos, enquanto os mercados semanais e os velórios em casa continuarão a ser proibidos.

22h43 - Novo recorde no Brasil com mais de 4.000 mortes em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia, 4.000 mortes diárias (4.195) devido à covid-19, um novo recorde que elevou o total de óbitos para 336.947, segundo o Governo.

O recorde anterior havia sido notificado na última quarta-feira, quando o país chegou às 3.869 vítimas mortais num só dia.

Além da nova marca histórica na pandemia, o Brasil continua a ser o país com mais mortes registadas em 24 horas, muito acima dos Estados Unidos, país mais afetado pela covid-19 em números absolutos, ou da Índia, uma tendência que foi observada ao longo de todo o mês de março e que se tem mantido em abril.

22h21 - Cabo Verde regista 84 novos casos e ultrapassa 18 mil no total

Cabo Verde registou mais 84 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e chegou aos 18.023 as infeções acumuladas desde 19 de março de 2020, informou hoje o Ministério da Saúde.

22h13 - Surto de Covid fecha colégio em Rio de Mouro pouco depois da reabertura

Um surto com 55 infetados levou ao encerramento de um colégio em Rio de Mouro, no concelho de Sintra. Entre crianças, pais, avós e funcionários foram testadas 500 pessoas. O edifício da escola foi desinfetado.


22h02 - ONG Médicos Unidos da Venezuela pede declaração de emergência nacional

A ONG Médicos Unidos de Venezuela (MUV) informou hoje que 442 profissionais da saúde faleceram devido à covid-19 e instou as autoridades venezuelanas a declararem uma "emergência nacional" para proteger os trabalhadores do setor.

"Temos informação de 18 novas mortes de profissionais da saúde, relacionadas com a covid-19, atingindo 442 [vítimas no total], enquanto os porta-vozes oficiais reportam 1.678 mortes totais no país", explica na sua conta do Twitter.

Os dados fazem parte de um registo que a própria ONG realiza desde 16 de junho de 2020, "com base em critérios clínicos, epidemiológicos, de radiodiagnóstico e de laboratório (PR/RT-PCR)".

"Deve ser declarada uma emergência nacional e assistir os trabalhadores", afirma a MUV.

Por outro lado, a Academia de Medicina e a Academia de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais, da Venezuela, emitiram um comunicado conjunto alertando que "perante uma nova onda epidémica, é urgente vacinar" a população "com vacinas de reconhecida segurança e eficácia, não com produtos experimentais".

"A maioria dos países organiza as estratégias de controle da covid-19 em função de acelerar os planos de vacinação a pelo menos 70 por cento da sua população. Esta é a forma mais eficaz e segura de sair da pandemia", explicam.

"Uma limitada cobertura de vacinas junto com novas ondas epidémicas é o pior cenário epidemiológico com um vírus altamente transmissível. Infelizmente, é esse o cenário que vivemos atualmente na Venezuela", alertam.

Afirmam que a Venezuela "transita por uma segunda onda epidémica, consequência imediata do aumento sustentado da mobilidade desde dezembro e que se intensificou durante o carnaval, depois de ter sido decretada uma flexibilização sem critérios epidemiológicos".

"A baixa conectividade e a ampla escassez de gasolina durante 2020, na Venezuela, resultaram numa epidemia geograficamente fragmentada com menos impacto do que o esperado (…) atualmente, a frágil e limitada infraestrutura de saúde foi colapsada pela crescente demanda de hospitalizações, unidades de emergência e de terapia intensiva, do fornecimento de oxigénio e medicamentos, com o consequente e lamentável aumento da mortalidade por covid-19", explicam.

21h36 - AstraZeneca. Especialistas continuam a recomendar vacina

As notícias sobre os casos raros de tromboses em pessoas vacinadas com a Astrazeneca não assustam os especialistas portugueses que querem deixar uma mensagem de tranquilidade.

Médicos e investigadores continuam a validar as normas e indicações da EMA - por sua vez seguidas pela DGS. Dizem que até administrariam a vacina aos seus familiares.

Em Portugal já foram administradas 473 mil doses com a vacina da astrazeneca.

21h10 - OMS e Agência Europeia do Medicamento divergem sobre vacina da AstraZeneca

Um alto responsável da Agência Europeia do Medicamento garante que há uma ligação direta entre a vacina da Astrazeneca e a formação de coágulos no sangue em várias pessoas.

Este responsável revelou que a agência já chegou a essa conclusão, mas oficialmente a EMA só anuncia uma posição oficial nos próximos dias.

A Organização Mundial de Saúde continua a insistir que há mais benefícios do que riscos na administração desta vacina contra a covid19.

Mas foram já suspensos os testes com a Astra Zeneca que estavam a ser feitos em crianças.

21h00 - Bolsonaro e Putin conversam por telefone sobre vacina Sputnik V

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, conversou hoje, via telefone, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa reunião em que foi abordada a aquisição e produção da vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida na Rússia.

"Acabei de receber um telefonema do Presidente Putin. Um dos assuntos mais importantes que tratámos aqui foi a possibilidade de virmos a receber a vacina Sputnik, daquele país. Logicamente, dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui, no Brasil, e estamos ultimando o contacto com as demais autoridades (...), sobre como podemos, efetivamente, importar essa vacina", disse Bolsonaro, num vídeo partilhado nas redes sociais após a reunião.

"Esperamos, inclusive, caso seja aprovada a vacina Sputnik, que possamos vir a produzi-la no Brasil", acrescentou o chefe de Estado brasileiro.

Ao longo da conversa com Putin, Bolsonaro esteve acompanhado pelos ministros da Relações Exteriores, Carlos Alberto França, da Saúde, Marcelo Queiroga, da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, órgão regulador brasileiro), António Barra Torres.

Coube a Barra Torres informar que uma equipa da Anvisa viajará até à Rússia para inspecionar as fábricas de produção da Sputnik e dos seus consumíveis.

"Temos a confirmação do envio da nossa missão de vigilância sanitária à Rússia, já com o 'ok' da Rússia nesse sentido, para que possamos efetuar a inspeção nas instalações de produção, tanto de insumos, quanto da própria vacina", afirmou Barra Torres.

20h40 - Angola com mais quatro mortes e 168 novos infetados

As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje mais quatro mortes, 168 novas infeções e 37 doentes recuperados nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais.

20h20 - Ribeira de Pena critica cálculo que põe concelho no vermelho com 8 casos

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena considerou hoje injusta a fórmula de cálculo que coloca o município na linha vermelha de risco para a covid-19 com apenas oito casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

João Noronha participou hoje numa reunião com o primeiro-ministro, mas, segundo o autarca, Ribeira de Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, pertence, neste momento, ao grupo de concelhos que apresenta o nível de risco de contágio à covid-19 mais baixo (risco moderado), com seis casos.

19h56 – França tem mais de 30 mil pessoas hospitalizadas devido à pandemia

Os números da covid-19 em França continuam a aumentar e já há 30.639 pessoas hospitalizadas, um aumento de 732 pessoas em comparação com a véspera, segundo divulgaram hoje as autoridades sanitárias gaulesas.

Destes pacientes admitidos nos hospitais, há agora 5.626 em estado grave e internados em unidades de cuidados intensivos, um aumento de 193 pessoas face a segunda-feira.

Este aumento do número de pessoas hospitalizadas acontece na altura em que o país entra no terceiro período de confinamento generalizado a todo o território. Desde segunda-feira que as deslocações permitidas são apenas a 10 quilómetro do domicílio, exceto em casos de trajetos essenciais ou trabalho.

De forma a reduzir o avanço deste terceiro pico, a França está a apostar na vacinação, com a abertura hoje do centro de vacinação no Stade de France, o maior estádio de futebol francês, localizado junto da capital, Paris.

O Governo conta assim vacinar 10 mil pessoas semanalmente nesta infraestrutura, que se localiza numa das periferias mais afetadas da capital.

19h22 – Quase 580 mil pessoas com vacinação completa, 6% da população

Perto de 580 mil pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19, o que representa seis por cento da população, das quais cerca de 300 mil são idosos com 80 ou mais anos, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o relatório semanal da DGS, 579.069 portugueses já receberam as duas doses da vacina contra o SARS-CoV-2, 83.652 das quais na última semana.

Vacinadas com a primeira dose estão agora 1.334.338 pessoas (13% da população), tendo 135.736 recebido esta toma na última semana, indica ainda a DGS.

Por grupos etários, destaca-se a faixa dos idosos com 80 ou mais anos, na qual 85% (576.599 pessoas) já foram vacinados com a primeira toma e 44% (298.862) já têm a vacinação completa.

19h20 – ‘Task force’ mantém programa de vacinação com AstraZeneca

A ‘task force’ que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai manter a vacina da AstraZeneca no processo até surgir uma posição oficial da Agência Europeia do Medicamento (EMA), da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Infarmed.

Perante as declarações de hoje ao jornal italiano ‘Il Messaggero’ do responsável pela estratégia de vacinação da EMA, Marco Cavaleri, que confirmou “uma ligação” entre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e a ocorrência de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas, fonte da ‘task force’ disse à Lusa que o plano imediato é aguardar por uma decisão.

“Vamos esperar pela posição oficial da EMA e da DGS. Por agora mantém-se a vacina da AstraZeneca no programa de vacinação”, afirmou a mesma fonte.

18h49 – Vacinação no Reino Unido em desaceleração

O Reino Unido registou 20 mortes e 2.379 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Governo britânico, que também tem vindo a notar um decréscimo de vacinas administradas.

Embora a prioridade nas segundas doses possa explicar que a média de pessoas vacinadas com a primeira dose esteja em declínio desde meados do mês passado, nos últimos dias a média de pessoas imunizadas com a segunda dose também baixou.

No domingo foram inoculadas 40.744 pessoas com a primeira dose, menos 82% do que há uma semana atrás, e 64.590, menos 76,7% do que no domingo anterior.

No total, 31.622.367 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus, das quais 5.496.716 receberam uma segunda dose, a qual é administrada com um intervalo de entre três e 12 semanas.

Hoje, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reiterou o apoio à vacina AstraZeneca, a qual foi suspensa em alguns países devido a preocupações de que possa causar coágulos sanguíneos.

18h46 – Itália soma 7.767 novos casos na véspera da reabertura das escolas

A Itália registou 7.767 contágios pelo novo coronavírus e 421 óbitos associados à doença covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais divulgados na véspera da reabertura das escolas em todo o país.

Depois de um mês encerradas e de um ensino realizado à distância, as escolas reabrem na quarta-feira em todo o país.

Com o registo destes novos contágios pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) nas últimas 24 horas, o país totaliza, até à data, 3.686.707 casos de pessoas que ficaram infetadas, de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

Com os dados divulgados hoje, o número total de mortes recenseadas no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, situa-se agora nos 111.747, de acordo com a mesma fonte.

No que diz respeito aos recuperados, o país regista um total de 3.019.255, um aumento de 21.733 recuperações face ao dia anterior.

18h21 – Infarmed rejeita posição unilateral antes das conclusões da EMA

O Infarmed rejeita tomar qualquer posição unilateral sobre a alegada ligação da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 e a formação de tromboembolismos em pessoas vacinadas antes de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciar uma conclusão.

"A posição do Infarmed é de alinhamento com o regulador europeu. Está a decorrer a reunião [do Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância] da EMA e será divulgada uma conclusão assim que terminar. Estamos a aguardar", afirmou fonte oficial da Autoridade Nacional do Medicamento à agência Lusa.

A reunião do comité da agência europeia, que conta com representantes do Infarmed, começou hoje e deve prolongar-se até sexta-feira, mas as questões em torno da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca devem estar no topo da agenda, após a declaração do responsável pela estratégia de vacinação da EMA, Marco Cavaleri, a confirmar "uma ligação" entre a vacina e a ocorrência de coágulos sanguíneos.

"Obviamente, este é um assunto prioritário na reunião e o comité vai analisar os novos dados que chegaram dos diversos países", acrescentou a mesma fonte.

17h58 – Espanha com 6.623 novos casos e 128 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 6.623 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.317.948 o total de infetados até agora no país, com os contágios a subir, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços de saúde também contabilizaram desde segunda-feira 128 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 75.911.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha subiu de 163 (segunda-feira) para 165 (hoje), diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Navarra (363), Madrid (288), País Basco (273) e Catalunha (204).

Por outro lado, subiu para 9.463 o número de hospitalizados com a covid-19 (8.944), o que corresponde a 8% das camas, das quais 1.990 pacientes em unidades de cuidados intensivos (1.925), 20% das camas desse serviço.

17h55 – OMS reitera que benefícios da vacina AstraZeneca superam riscos

Os benefícios do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca superam os riscos, de acordo com os dados mais atuais, considera a Organização Mundial de Saúde (OMS), que admite para os próximos dias uma "avaliação mais conclusiva".

O diretor para os assuntos de regulação e pré-qualificação, Rogério Gaspar, disse hoje numa conferência de imprensa da OMS que a informação atual não estabelece nenhum vínculo entre a vacina e certos tipos de trombose, mas acrescentou há "dados a chegar todos os dias" e que a OMS está a analisá-los com a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

A EMA esclareceu também hoje que ainda está a avaliar a possível ligação entre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 e a formação de tromboembolismos, após um responsável da instituição ter confirmado essa relação.

O comité de segurança da agência, com sede em Amesterdão, "ainda não chegou a uma conclusão e a revisão está atualmente em curso", adiantou a EMA numa declaração à AFP.

Paralelamente, a agência europeia informou que uma decisão sobre esta matéria deve apenas ser anunciada nos próximos dois dias.

16h56 - Governo moçambicano aprova novo decreto sobre medidas de prevenção

O Governo moçambicano aprovou hoje o decreto que regulamenta as novas medidas anunciadas na segunda-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, para a contenção da covid-19, incluindo o alargamento do recolher obrigatório a todas as capitais provinciais do país.

Na sua comunicação à nação na segunda-feira, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou o alargamento do recolher obrigatório a todas as capitais provinciais do país, devido ao aumento da taxa de positividade de covid-19 e manteve as restrições em vigor desde o início do ano face à pandemia.

16h43 - Organizadores em contacto com autoridades para realizar desfile do 25 de abril

A comissão promotora do desfile que assinala o 25 de Abril de 1974 está a realizar contactos com as autoridades para verificar se existem condições sanitárias para a celebração, devido à pandemia da covid-19.

16h02 - Presidente dos EUA antecipa meta de elegibilidade para vacinação

O Presidente dos EUA, Joe Biden, vai anunciar hoje que todos os adultos nos Estados Unidos estarão elegíveis para a vacina contra a covid-19 até 19 de abril, dez dias antes da meta anterior.

Anteriormente, o Presidente democrata tinha prometido que 90% dos adultos estariam elegíveis até 19 de abril, mas hoje - de acordo com a estação televisiva CNN, que cita uma fonte governamental - Biden vai dizer que os planos estão adiantados e estendem-se à totalidade dos adultos norte-americanos, uma meta que apenas estava prevista para 1 de maio.

Três vacinas estão autorizadas nos Estados Unidos: a da Johnson & Johnson, que requer apenas uma dose por pessoa, e as da Moderna e as da Pfizer/BioNTech, administradas em duas doses.

Os Estados Unidos, que deram um grande impulso à sua campanha de vacinação, estão com mais de três milhões de injeções por dia em média nos últimos sete dias, de acordo com as autoridades.

Mais de 107 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos, segundo dados do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública do país.

Pelo menos 62 milhões de americanos estão totalmente imunizados, incluindo mais de uma em cada duas pessoas com mais de 65 anos.

15h24 - Espanha prolonga restrições para voos que cheguem do Brasil e da África do Sul

O Governo espanhol prolongou até 27 de abril as restrições em vigor aos voos provenientes do Brasil e da África do Sul, podendo apenas aterrar no país aviões com espanhóis ou residentes e também com passageiros em trânsito internacional.

Os ministérios da Saúde e dos Transportes espanhóis recordaram numa declaração que esta é a quinta extensão da decisão tomada inicialmente em 2 de fevereiro último, que estabeleceu medidas excecionais para limitar a propagação e o contágio da covid-19, através da limitação dos voos com estes dois países.

Estas restrições não afetam o pessoal aeronáutico necessário para levar a cabo atividades de transporte aéreo.

Estão ainda previstas outras isenções, como os voos de aviões do Estado, serviços de busca e salvamento, voos com escala em território espanhol para fins não comerciais e com destino final noutro país, voos exclusivos de carga, voos humanitários, médicos ou de emergência.

Madrid acredita que "embora seja verdade" que o risco de importação de casos do Brasil e da África do Sul pode ser reduzido graças às medidas de controlo sanitário aplicados à chegada a Espanha, "isto não impede que se continuem a tomar precauções extremas contra a potencial propagação das variantes brasileiras e sul-africanas".

15h14 - Só 6% da população adulta da UE totalmente vacinada e 14% com primeira dose

Só 6% da população adulta da União Europeia (UE) foi totalmente vacinada contra a covid-19 até esta segunda-feira, enquanto 14,2% dos adultos europeus já receberam a primeira dose do fármaco, revelam dados hoje consultados pela Lusa.

Os dados constam da ferramenta `online` criada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação no espaço comunitário, que revela que, até dia 05 de abril de 2021, apenas 6% dos cidadãos com mais de 18 anos da UE tinham sido totalmente imunizados contra a covid-19, enquanto outros 14,2% receberam a primeira dose da vacina.

Tendo por base dados transmitidos pelos países àquela agência europeia sobre as campanhas nacionais de vacinação (normalmente duas vezes por semana), os dados do ECDC consultados pela Lusa indicam também que foram distribuídas cerca de 93 milhões de doses para a UE, das quais pelo menos 74 milhões já foram administradas.

Por país, Portugal segue a tendência europeia e tem 6,4% da população adulta totalmente vacinada (com a segunda dose) e 15,2% com a primeira dose recebida.

14h33 – Fronteiras com Espanha fechadas enquanto for "estritamente necessário"

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais entre Portugal e Espanha vai manter-se enquanto for "estritamente necessário", devido à pandemia da covid-19, sem avançar datas.

No domingo, o Ministério da Administração Interna confirmou que as fronteiras com Espanha vão continuar fechadas até 15 de abril e hoje o ministro Eduardo Cabrita disse que, enquanto for necessário, a medida é para manter.

Questionado sobre se já era possível apontar uma data para o levantamento dos controlos, o governante preferiu não arriscar, remetendo para um nova avaliação da situação epidemiológica nos dois países.

"Desejamos todos que possamos recuperar a normalidade, mas o que fazemos é uma avaliação quinzenal e também aqui não correremos a imprudência que é estar a fazer uma projeção que seja desmentida pela realidade", explicou.

14h13 – R(t) mantém-se no 1 no continente

O R(t), indicador de transmissibilidade do vírus, mantém-se no 1 no continente, número que alcançou ontem. A nível nacional encontra-se também inalterado, nos 0,98.

A taxa de incidência nacional fixa-se, tal como na véspera, em 62,8 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Assim sendo, Portugal continua esta terça-feira entre a zona verde e a amarela do quadro da matriz de risco.

14h10 – Internamentos em Portugal diminuíram

Os internamentos no país desceram no último dia. Segundo o mais recente relatório da DGS, há agora 504 pessoas hospitalizadas, menos 32 do que na véspera.

Em Unidades de Cuidados Intensivos, no entanto, o número subiu ligeiramente. Há agora 113 pacientes em UCI, mais um do que ontem.

14h03 - Portugal com 874 novos casos e dois óbitos em 24 horas

Foram registados mais 874 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, elevando para 824368 o total acumulado desde que a pandemia chegou ao país.

Segundo a DGS, 599 dos novos casos registados no último dia correspondem a notificações laboratoriais positivas que se deram no fim de semana. Assim sendo, apenas 275 dos casos dizem respeito a segunda-feira.

Contam-se também mais duas vítimas mortais da Covid-19, para um total de 16887.

O número de recuperados no último dia foi 894, pelo que existem já 781537 pessoas dadas como recuperadas da doença.

Do total de novos contágios no último dia, 273 ocorreram na região Norte, 140 no Centro, 317 em Lisboa e Vale do Tejo, 57 no Alentejo, 18 no Algarve, 37 nos Açores e 32 na Madeira.

14h00 - Norte tem 25 concelhos com crescimento superior a 50% de novos casos

Vinte e cinco concelhos da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram um crescimento superior a 50% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 entre a penúltima e última semana de março, revela hoje um relatório.

O documento da ARS-N mostra que 25 dos 85 concelhos tutelados pela instituição contabilizaram um crescimento superior a 50% de novos casos de infeção entre a penúltima (21 a 27 de março) e última semana de março (28 a 3 de abril).

Dos 18 concelhos do distrito do Porto, oito aumentaram o número de novos casos, tendo o maior crescimento sido registado em Santo Tirso (467%), que passou de seis para 34 novos casos.

13h54 - África com mais 235 mortos e 9.695 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 235 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 114.083 desde o início da pandemia, e 9.695 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.280.598 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 33.269, para um total de 3.846.126 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando hoje 1.917.633 infetados e 60.329 mortos associados ao contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.552.416 casos e 52.995 mortes.

13h51 - Concelhos com baixa densidade populacional contestam forma de cálculo do nível de risco

13h50 - Índice de transmissibilidade preocupa os especialistas

13h35 – Situação nas escolas. “Estamos preocupados”

O primeiro-ministro assume a preocupação com a situação nas escolas perante a maior transmissibilidade da variante britânica. António Costa sublinhou os esforços de testagem e vacinação massiva da comunidade escolar que está em curso, mas reconhece que a situação é diferente em relação ao que ocorria no primeiro período.

Dada a maior transmissibilidade da variante, existem mais casos quando são efetuados testes de despiste após a deteção de um caso. Por isso, é necessário “alargar o universo de vigilância”, incluindo às famílias, frisou o primeiro-ministro.

“Esta variante faz aumentar muito significativamente os riscos de transmissibilidade”, reconheceu.

13h33 - Todos os bombeiros estarão vacinados antes da época de incêndios

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assegurou hoje que todos os bombeiros estarão vacinados contra a covid-19 antes da época de incêndios florestais, com a vacinação dos cerca de nove mil elementos que faltam a partir de segunda-feira.

13h28 – AstraZeneca. Portugal vai seguir indicações da Agência Europeia do Medicamento

Em reposta às questões dos jornalistas sobre a relação entre a vacina da AstraZeneca e a ocorrência de tromboses, o primeiro-ministro disse apenas que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deverá tomar uma posição sobre a inoculação ainda hoje e que o Infarmed deverá seguir essas indicações.

Questionado se Portugal está a ponderar a suspensão da vacina no pais, o primeiro-ministro considerou fundamental que haja uma “posição uniforme no quadro da União Europeia”.

13h27 - Machico é o concelho do país com maior taxa de incidência de Covid-19


13h24 – Limites “servem de sinal de alerta para todos”

Questionado sobre a necessidade de travar o plano de desconfinamento, António Costa destacou que a há, para além de uma avaliação quinzenal, há uma avaliação que é feita “todos os dias” pelas autoridades. O primeiro-ministro sublinhou que os limites impostos pelo Governo para o travão ou recuo no desconfinamento são “muito exigentes” e que devem servir de sinal de alerta “para todos”.

“É fundamental que cada um seja responsável pelo seu próprio comportamento”, disse ainda.

13h21 - Açores com 17 novos casos em São Miguel e 26 recuperados

13h20 – “Este vírus, com esta variante, é muito transmissível”

No final da reunião, o primeiro-ministro aproveitou também para deixar um apelo generalizado a todos os portugueses, nomeadamente a quem aproveita por estes dias a reabertura das esplanadas.

“É muito bom que o possam fazer. Mas é bom que o possamos continuar a fazer”, disse António Costa, frisando que o momento de reabertura deve ser feito com “todas as cautelas” de forma a evitar abrandar ou mesmo recuar num futuro próximo.

“A pandemia não passou, o vírus continua por aí”, afirmou o chefe de Governo, frisando que a maior parte dos casos em Portugal é agora da variante britânica e que mesmo as escolas, em há alguns meses havia pouca transmissibilidade, existe agora maior contaminação. “Este vírus, com esta variante, é muito transmissível”, alertou.

Em concreto, Costa apelou ao uso de máscara nas esplanadas, pedindo mesmo a que um grupo “beba o café à sua vez para não estarmos todos sem mascara ao mesmo tempo”.

13h16 – Costa: habitação precária e temporária é “padrão comum” nos concelhos com maior incidência de casos

O primeiro-ministro esteve reunido durante a manhã com os autarcas dos municípios com maior taxa de incidência. António Costa frisou que há 20 concelhos do país com mais de 120 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

O chefe de Governo assinalou na declaração final que a reunião “permitiu identificar um padrão comum ao conjunto destas situações”.

“Na generalidade dos casos tratam se de surtos com origem em situações onde há concentração de pessoas em habitação precária e temporária”, frisou.

Tais habitações estão associadas a grandes obras públicas em curso, colheitas ou trabalhos em unidades industriais.

O Governo decidiu então, em coordenação com vários ministérios envolvidos, articular ações especificas com as autoridades de saúde pública e a ACT de forma a garantir melhores condições sanitárias nos locais de residência, mas também ações de testagem massiva para detetar possíveis focos e quebrar cadeias de transmissão.

António Costa apelou às autoridades patronais para a necessidade de cuidados sanitários e acompanhamento com testagem, mas também aos cuidados a ter pelos próprios trabalhadores.

Prevê-se um reforço de efeitos da PSP e GNR nos concelhos de maior incidência de forma a reforçar as ações de fiscalização.

13h08 - SNESUP insiste na vacinação de docentes
 13h05 - Suécia regista 21.802 casos de Covid-19 e 35 vítimas mortias

São números relativos à sexta-feira até hoje.

12h48 - São Tomé e Príncipe regista 35 mortes um ano depois do primeiro caso

São Tomé e Príncipe completa hoje um ano desde o aparecimento do primeiro caso de covid-19 no arquipélago, com 35 óbitos e 2.244 cidadãos infetados por uma doença que mudou a forma de vida dos são-tomenses.

A 06 de abril de 2020, o país foi o último lusófono a registar a primeira infeção pelo novo coronavírus, que fora detetado mais de quatro meses antes na China. São Tomé e Príncipe continua a ser, entre os países de língua portuguesa, o que regista menos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e de mortes associadas à covid-19.

12h47 - Inflação homóloga na OCDE sobe para 1,7% em fevereiro

A inflação homóloga na OCDE subiu para 1,7% em fevereiro de 2021, contra 1,5% em janeiro, e manteve-se em 0,9% na zona euro, anunciou hoje a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Num comunicado, a OCDE refere que a descida dos preços da energia moderou-se para -0,1% em fevereiro, contra -3,9% em janeiro, enquanto a inflação dos preços dos alimentos abrandou para 3,0% em fevereiro, contra 3,1% em janeiro.

A inflação anual da OCDE, excluindo alimentos e energia, abrandou ligeiramente, para 1,6% em fevereiro, contra 1,7% em janeiro.

Em fevereiro de 2021, a inflação homóloga aumentou nos Estados Unidos (para 1,7%, contra 1,4% em janeiro), Alemanha (para 1,3%, contra 1,0%), Itália (para 0,6%, contra 0,4%) e Canadá (para 1,1%, contra 1,0%).

A inflação homóloga abrandou no Reino Unido (para 0,7% em fevereiro, contra 0,9% em janeiro) e manteve-se em 0,6% em França.

No Japão, a deflação global dos preços continuou em fevereiro (-0,4%), mas a um ritmo mais lento do que em janeiro (-0,6%).

12h36 - AstraZeneca. Relação entre risco e benefício "claramente favorável a tomar vacina"

Um responsável da Agência Europeia de Medicamentos veio a público admitir uma ligação entre a vacina da AstraZeneca e casos de coágulos. Em entrevista à RTP, o médico Bernardo Mateiro Gomes criticou estas declarações à imprensa italiana e realçou a importância da transmissão de tranquilidade.
A Direção-Geral da Saúde sublinha, por sua vez, que não se trata de uma posição oficial da Agência Europeia de Medicamentos, mas apenas uma entrevista a um jornal, e que, por isso, é prematuro tomar qualquer decisão.

12h30 - Apoio extrarodinário ao rendimento dos trabalhadores vai ser alargado

O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) vai ser alargado, passando a incluir situações com quebras de rendimento registadas no primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no parlamento.

12h16 - PM espanhol diz que 15 milhões de pessoas estarão totalmente vacinadas no país na semana de 14 de junho

E 25 milhões a 19 de julho

12h13 - Caldeira Cabral defende que Portugal não deve depender de fundos europeus
 12h03 - Comissão Europeia dá 'luz verde' a apoio de 35 milhões de euros para empresas dos Açores

A Comissão Europeia aprovou hoje um apoio do Estado português de 35 milhões de euros para as empresas dos Açores afetadas pela crise da covid-19 que mantiveram os postos de trabalho, uma ajuda em forma de subvenções diretas.

12h02 - Nem há "receitas certas", nem o Governo pretende ir "a todo o lado" - Siza Vieira

O ministro da Economia admitiu hoje que "não há receitas certas" na resposta à pandemia e o Governo não pretende ir "a todo o lado" nos apoios concedidos, mas a evolução do desemprego mostra que "tem valido a pena".

"Os últimos números que ainda ontem (segunda-feira) foram conhecidos mostram que o desemprego em fevereiro acabou por ter uma evolução positiva relativamente a janeiro, no número de inscritos nos centros de emprego, e a taxa de subutilização de emprego continua relativamente estável. Este sucesso coletivo na preservação do emprego é o que nos leva a pensar que o esforço que fizemos tem valido a pena", disse Pedro Siza Vieira numa audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação sobre a resposta económica e social à pandemia.

Avançando que, entre dezembro do ano passado e março deste ano, "só para as empresas a fundo perdido foram já pagos cerca de 1.300 milhões de euros, entre apoios a emprego e apoios a fundo perdido de outra natureza", Siza Vieira sustentou que "isto teve algum impacto positivo".

Exemplo disso é "o que tem acontecido ao nível do desemprego", que "tem surpreendido a todos -- incluindo o Governo - e aos observadores internacionais pela positiva", disse.

Ainda assim, Siza Vieira reconheceu que "não há receitas certas", até porque "não é fácil concretizar conjunto de medidas inéditas", sendo que "em muitos momentos o Governo também fica frustrado por a resposta tardar ou por ter que ir ajustando sucessivamente as respostas". (Lusa)

11h54 - Bernardeschi tem teste positivo e aumenta casos entre internacionais italianos

O futebolista Federico Bernardeschi, médio da Juventus, teve resultado positivo num teste ao novo coronavírus, sendo o mais recente de vários casos de jogadores infetados que estiveram nos compromissos da seleção de Itália.

11h50 - Teletrabalho não é "nenhuma panaceia dos tempos modernos" mas tem vantagens

O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, destacou hoje que o Governo não vê no teletrabalho "nenhuma panaceia dos tempos modernos", mas sinalizou as suas vantagens, nomeadamente ao nível da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.

"Não vemos no teletrabalho nenhuma panaceia dos tempos modernos. Mas sabemos da inevitabilidade do recurso a novas formas de prestação do trabalho e queremos, porque podemos tirar dele as vantagens que possa ter ao nível da motivação e da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional", disse o governante.

11h33 - França mantém objetivo de vacinar com uma inoculação 10 milhões de pessoas até meio de abril, 20 milhões em maio e 30 milhões em junho

11h18 - OMS não apoia a ideia de passaportes de vacinação

Organização Mundial da Saúde diz que não é certo que a vacinação impeça a transmissão do vírus.

11h15 - Moderna chega a acordo com a Catalent para expandir a produção de vacinas nos EUA

Acordo vai duplicar a produção de vacinas nas instalações da Catalent no Indiana, para cerca de 400 por minuto.

11h02 - Índia administra 4,3 milhões de vacinas em 24 horas

"Num marco importante na luta da Índia contra a Covid-19, mais de 4,3 milhões de vacinas foram administradas nas últimas 24 horas. Esta é a maior cobertura de vacina num único dia no país", anuncia em comunicado o Ministério indiano da Saúde.

Ao todo, a Índia administrou 83 milhões de doses da vacina da AstraZeneca (Covishield) e do laboratório indiano Bharat Biotech, produtor da vacina Covaxin. Esta imunização implica duas doses para completar o tratamento. Até ao momento, só 10,3 milhões de pessoas receberam a segunda dose da vacina.

10h56 - Responsável da EMA admite ligação entre vacina da AstraZeneca e tromboses
Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos, afirma que a estrutura estará em condições de dizer que "há um vínculo" entre episódios de tromboses e a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

Em declarações ao italiano Il Messagero, este responsável sublinha, no entanto, que ainda não é possível estabelecer "o que provoca esta reação": "Ainda não o sabemos. Nas próximas horas diremos que existe um vínculo, mas não podemos compreender como acontece".

10h37 - Timor-Leste regista primeira morte por Covid-19 e 13 novos casos

Timor-Leste registou hoje a primeira morte de uma pessoa, infetada com o coronavírus SARS-CoV-2, contabilizando ainda 13 novos casos, anunciaram hoje as autoridades.

10h35 - OMS espera reavaliar as vacinas chinesas da Sinopharm e Sinovac até ao final de abril

OMS irá avaliar dados adicionais sobre estas vacinas.

10h13 - Sindicato dos pilotos apela ao Governo para por fim às restrições de voos para o Brasil

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) apelou ao Governo para acabar com a proibição de voos da TAP para o Brasil, que diz estar a criar uma "situação de clara injustiça concorrencial" relativamente às outras companhias europeias.

"Apelamos ao Governo português para que corrija esta situação de clara injustiça concorrencial e asfixia económica que torna ainda pior um cenário já de si catastrófico", sustenta o SPAC numa carta enviada na segunda-feira ao ministro das Infraestruturas e Habitação.

10h05 - Desemprego aumenta em fevereiro para 8,3% na zona euro e 7,5% na UE - Eurostat

A taxa de desemprego aumentou, em fevereiro, para os 8,3% na zona euro e os 7,5% na União Europeia (UE) face ao período homólogo, mantendo-se estável na comparação em cadeia, segundo o Eurostat.

Na zona euro, a taxa de desemprego aumentou, na variação homóloga, de 7,3% para 8,3%, o que representa um número absoluto de 13,571 milhões de pessoas desempregadas.

Na UE, o desemprego subiu de 6,5% em fevereiro de 2020 para 7,5% no mesmo mês de 2021, para um total de 15,953 milhões de desempregados.

No que respeita ao desemprego dos jovens, a taxa fixou-se nos 17,3% na zona euro e nos 17,2% na UE, um aumento face aos, respetivamente, 15,4% e 15,0% homólogos, mas registando um ligeiro recuo na comparação com as taxas de janeiro: 17,4% em ambas as zonas.

Em fevereiro, havia 2,967 milhões de pessoas com menos de 25 anos desempregadas, das quais 2,394 milhões na zona euro.

10h00 - Critério penalizador

Sete municípios do país arriscam-se a perder o comboio do desconfinamento. O primeiro-ministro reúne-se hoje com os responsáveis das autarquias onde se regista uma maior incidência de casos de Covid-19. São elas Alandroal, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e ainda Rio Maior.

No entanto, estes autarcas contestam o critério com que o ordenamento é feito, sublinhando que as regiões com menos população acabam por ser penalizadas e que bastam algumas dezenas de casos para colocar estas autarquias na lista vermelha.


09h58 - A maior parte dos membros da UE vão ter vacinas suficientes da Covid-19 para imunizar a maior parte da população até ao final de junho, de acordo com memorando interno a que a Bloomberg News teve acesso.

09h33 - Mais de 3 milhões de vítimas mortais por causa da Covid-19

Já morreram mais de 3 milhões de pessoas por causa da Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com contabilização da Reuters.

Brasil e Índia são dois países onde o número de vítimas mortais tem aumentado substancialmente nos últimos dias.

09h21 - Rússia com mais 8.328 casos e 389 vítimas mortais

09h00 - Farmacêutica francesa Valneva reportou resultados positivos para a vacina contra a Covid-19 que está a desenvolver

Valneva planeia realizar a fase três dos testes ainda este mês.

08h07- Reino Unido vai começar a vacinação com a Moderna em meados de abril

08h06 - Teletrabalho na Administração Pública sem impacto negativo na produtividade - estudo

A produtividade e qualidade do trabalho dos funcionários públicos colocados em teletrabalho manteve-se igual ou melhorou por comparação com o registado quando estão em regime presencial, segundo os resultados de um estudo realizado pela DGAEP.


08h06 - Chega propõe "lei-tampão" de preços de combustíveis durante epidemia

O deputado único do Chega entregou segunda-feira no Parlamento um projeto de lei para impor tetos máximos de preços de combustíveis enquanto se mantiverem as medidas restritivas de atividades para combater a pandemia.

"1,239 euros/litro para o gasóleo simples, 1,432 euros/litro para a gasolina simples e 0,692 euros/litro para o GPL (Gás Liquefeito de Petróleo)", são os valores propostos pelo partido da extrema-direita parlamentar, num "regime excecional e temporário de preços máximos dos combustíveis líquidos, no contexto de restrições e limitações à atividade económica", em virtude da epidemia de SARS-CoV-2, segundo o documento.

08h05 - Comissão Europeia aprova ajuda de 4.000 ME do Estado francês à Air France

A Comissão Europeia aprovou hoje um plano do Estado francês para conceder até quatro mil milhões de euros de ajuda à Air France, para recapitalizar a companhia aérea atingida pela pandemia e pelo crise de passageiros.

A recapitalização da Air France prevê "a conversão do empréstimo estatal de três mil milhões de euros já concedido pela França num instrumento de capital híbrido", bem como uma "injeção de capital pelo Estado" através de um aumento de capital "aberto aos acionistas existentes e ao mercado", até um montante máximo de mil milhões de euros, declarou a Comissão Europeia em comunicado.

O Estado francês será autorizado a aumentar a sua participação na Air France para "um pouco menos de 30%" do capital da empresa, em relação aos atuais 14,9%, após a aprovação do plano de ajuda, adiantou na segunda-feira o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire.

Em troca, a Air France terá de ceder 18 'slots' (faixas horárias) de voo a outras companhias no aeroporto de Orly em Paris, acrescentou.

7h50 - Coreia do Norte renuncia aos Jogos Olímpicos

A Coreia do Norte anunciou que não estará representada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no verão, invocando riscos de contágio da Covid-19.

O comité olímpico norte-coreano "decidiu não participar nos Jogos Olímpicos para proteger os atletas da crise sanitária mundial causada pela Covid-19", segundo o Ministério dos Desportos de Pyongyang.

A participação da Coreia do Norte, potência nuclear isolada do resto do mundo, nos últimos Jogos Olímpicos de inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul, foi um factor decisivo na aproximação diplomática de 2018.

7h46 - Alemanha acima dos 6800 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 6885, para um total de 2.900.768 reportados desde o início da pandemia.

Morreram, no mesmo período, mais 90 pessoas, para um total acumulado de 77.103.

7h25 - "Bolha" de viagem entre Austrália e Nova Zelândia

Austrália e Nova Zelândia vão abrir uma "bolha" de viagem a partir de 19 de abril, permitindo que os respetivos habitantes se desloquem entre os dois países sem se submeterem a um confinamento obrigatório.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou a medida, mas não excluiu que, em caso de potenciais surtos, esta "bolha" seja de novo suspensa.

"As pessoas precisam de ter um plano para a possibilidade da viagem ser interrompida no caso de um surto", advertiu.

7h07 - Timor-Leste reporta primeira morte associada à Covid-19

Timor-Leste registou a primeira morte por Covid-19, uma mulher de 44 anos que sofria de hipertensão e insuficiência renal e que faleceu no Hospital de Lahane, em Díli.

Fonte do Centro Integrado de Gestão de Crise, citada pela agência Lusa, explicou que a vítima, que estava com sintomas ligeiros, foi inicialmente colocada em isolamento no centro de Tasi Tolu, tendo posteriormente sido transferida para Vera Cruz quando os sintomas se agravaram.

6h38 - Ponto de situação

A circulação entre concelhos já é permitida desde a meia-noite. Apesar disso, há regras que se mantêm nesta segunda fase de desconfinamento.
Mantém-se o dever de recolhimento domiciliário. O teletrabalho deve manter-se sempre que possível. E o uso de máscaras em espaços públicos continua a ser obrigatório.
Rt a subir

O índice de transmissibilidade da Covid-19 subiu para 1 no continente. Quer isto dizer que cada pessoa infetada está a infetar outra pessoa.

O índice está a subir desde 10 de fevereiro.
A região que mais preocupa é o Algarve, que apresenta o maior número de casos por 100 mil habitantes.
Taxa de incidência
O concelho em Portugal com maior taxa de incidência é Machico, na Ilha da Madeira. Tem 480 casos por 100 mil habitantes.

Em Portugal continental, há seis concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

A linha vermelha traçada pelo Governo para acelerar ou desacelerar o desconfinamento é de 120 casos por 100 mil habitantes.
António Costa reúne-se com autarcas
O primeiro-ministro reúne-se esta terça-feira com os autarcas dos muncípios com maior taxa de incidência: Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior e Alandroal, que nas últimas horas saiu da lista da Direção-Geral da Saúde.

São concelhos com mais de 240 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
Na semana passada, depois da reunião do Conselho de Ministros, António Costa avisou que os concelhos acima do limiar de risco poderiam não avançar na próxima fase do desconfinamento.
O quadro em Portugal
Em 24 horas, houve registo de mais seis mortes associadas à Covid-19 e 159 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o mais recente boletim epidemiológico da DGS, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.

Estavam ontem internadas mais 19 pessoas, para um total de 536. Nos cuidados intensivos, estavam menos cinco pessoas, para um total de 112.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.853.908 mortes, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Governo britânico vai oferecer por semana dois testes gratuitos à Covid-19 para toda a população.
A ideia é incentivar a população a testar-se antes de ir a locais com maior contacto social, por exemplo, e quebrar casos e correntes de transmissão escondidos.

Em França, há ministros suspeitos de participarem em jantares de luxo ilegais.