Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Mais atualizações



22h18 - Quarto dia sem óbitos em Moçambique esta semana

Moçambique registou este sábado o quarto dia desta semana sem mortes por covid-19, anunciou o Ministério da Saúde no boletim de atualização diária sobre a pandemia.

"Nas últimas 24 horas, o país voltou a não notificar a ocorrência de óbitos em pacientes infetados pelo novo coronavírus", tal como já tinha acontecido nos dias 4, 5 e 7 de abril.

Moçambique anunciou hoje 72 novos casos de infeção com o vírus que provoca a covid-19, a maioria na cidade de Maputo.

21h37 - Cabo Verde com 207 infetados e quatro mortos em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram 207 infetados pelo novo coronavírus e quatro mortos nas últimas 24 horas, elevando para 18.836 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou este sábado o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.113 amostras desde sexta-feira -- um dos valores diários mais alto desde o início da pandemia -, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 18,6% e com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 98 infetados (em 561 amostras) com covid-19, contando agora com 713 casos ativos.

Em apenas 24 horas, a capital cabo-verdiana registou ainda quatro mortos por complicações associadas à covid-19, um valor máximo.

Trata-se do terceiro dia consecutivo em que o arquipélago regista acima de 200 novos casos.

21h10 - Portugal pode atingir 120 casos por 100.000 habitantes em dois meses

Portugal poderá atingir 120 novos casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes em dois ou mais meses, segundo o relatório de monitorização divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

"O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/Covid-19 por 100.000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 66, com tendência ligeiramente crescente a nível nacional", pode ler-se no segundo relatório de monitorização das "linhas vermelhas" da DGS e do INSA, relativo ao período entre 24 de março e 07 de abril.

"Estima-se que o tempo de duplicação da incidência seja de 86 dias, o que significa que, à atual taxa de crescimento, será preciso dois ou mais meses para atingir a linha de 120 casos por 100.000 habitantes", alertam os dois organismos.

Em 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse 1.

De acordo com o documento hoje divulgado, o índice de transmissibilidade (Rt) apresenta valores superiores a 1, tanto a nível nacional (1,02) como nas várias regiões de saúde do continente, com exceção da região do Alentejo (0,99).

A nível nacional, observa-se um aumento do valor do Rt desde 10 de fevereiro de 2021.

21h08 - Reino Unido regista mais 40 mortes e confirma diminuição de casos

O Reino Unido registou 40 mortes e 2.589 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Governo britânico, números que confirmam a tendência de diminuição dos últimos dias.

Na sexta-feira tinham sido notificadas 60 mortes e 3.150 novos casos de contágio e nos últimos sete dias houve 254 mortes (número idêntico ao da semana anterior) e 18.970 novos casos (uma diminuição de 32% em relação à semana anterior).

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde britânicas registaram mais 221 doentes admitidos nos hospitais, para um total de 2.862, e 406 estão em unidades de cuidados intensivos.

No total, morreram no Reino Unido 127.080 pessoas entre os 4.368.045 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia covid-19.

20h36 - Áustria já negociou a compra de um milhão de doses da vacina russa Sputnik-V

A Áustria já negociou a compra de um milhão de doses da vacina russa. A Alemanha também já garantiu a aquisição da Sputnik-V. Alguns países europeus tentam já todas as hipóteses de vacinação para que a imunidade de grupo possa ser atingida antes do Verão.


20h04 - Madeira com mais 26 infeções

A Madeira registou este sábado 26 novos casos de infeção com o vírus da covid-19 e tem 12 doentes hospitalizados, havendo agora 309 casos ativos no arquipélago, informou a Direção Regional de Saúde.

"Há a reportar 26 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira", pelo que o arquipélago "passa a contabilizar 8.575 casos confirmados" desde o início da pandemia da covid-19, lê-se no boletim epidemiológico diário divulgado pela autoridade de saúde insular.

Os novos casos, mais 12 do que os notificados na sexta-feira, "na sua maioria são já associados a contactos positivos" e estão em curso as respetivas investigações epidemiológicas.

As autoridades regionais de saúde indicam que hoje estão identificados 309 casos ativos na Madeira, dos quais, 13 são importados e 296 são de transmissão local.

19h08 - Guiné-Bissau regista três novos casos

A Guiné-Bissau registou três novos casos por infeção pelo novo coronavírus, segundo dados este sábado divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, na sexta-feira foram registados mais três casos para um total acumulado de 3.678.

O Alto Comissariado para a Covid-19 indica também que mais 10 pessoas foram dadas como recuperadas para um total acumulado de 3.059, havendo 547 casos ativos no país.

Nove pessoas estão internadas, segundo o boletim diário.

A covid-19 já provocou 66 vítimas mortais no país.

18h58 - Madeira vai lançar "campanha de testagem massiva" na região

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o presidente do executivo regional.

"Vamos iniciar uma nova etapa no controlo e deteção da covid-19 na Madeira, que é uma campanha de testagem massiva de toda a população", disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no âmbito da visita que efetuou hoje ao centro de vacinação no Madeira Tecnopolo, no Funchal.

Neste espaço está em curso o processo de vacinação dos docentes e pessoal auxiliar das escolas da região, num total de 10.700 pessoas, que deverá estar concluído domingo, referiu.

O chefe do executivo madeirense de coligação PSD/CDS adiantou que esta testagem da população do arquipélago "já está organizada, em cooperação com a Associação de Farmácias e Ordem dos Farmacêuticos", complementando que "será monitorizada e acompanhada pela Direção Regional de Saúde".

"Será gratuita para todos os cidadãos", assegurou o governante insular, explicando que "será um passo muito importante" para que as autoridades de Saúde da Madeira tenham "dados concretos sobre a evolução da pandemia na região".

18h50 - Comité Paralímpico espera vacinação da missão lusa "em tempo úil"

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal acredita que o processo de vacinação da missão aos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 possa "acontecer em tempo útil", apesar de ainda não estar definida uma data.

"Desde o primeiro momento, temos mantido contactos com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e com as secretarias de Estado do Desporto e da Inclusão para a criação de condições para a vacinação da missão. Ainda não temos data, mas acreditamos que possa ocorrer em tempo útil", afirmou José Lourenço, após uma reunião anual de atletas do Programa de Preparação Paralímpica Tóquio2020.

O líder do CPP lembrou que o "calendário de vacinação dos atletas tem de ter em conta os calendários competitivos das provas de apuramento e preparação que ainda estão a decorrer".

18h07 - Itália regista 344 mortes e 17.567 novas infeções nas últimas 24 horas

Itália registou nas últimas 24 horas 344 mortes relacionadas com a covid-19 e 17.567 novas infeções pelo novo coronavírus, informou este sábado o Ministério da Saúde.

O número de mortes baixou em relação aos dados verificados ao longo da semana: desde terça-feira os números de mortes estiveram sempre acima de 400 por dia e na sexta-feira 718 pessoas perderam a vida infetadas com o vírus, o número mais elevado desde 15 de dezembro de 2020.

Desde o início da pandemia provocada pela covid-19, o número de óbitos em Itália ascendeu aos 113.923.

Hoje, registou-se também uma redução acentuada no número de pacientes hospitalizados. Dos 533.085 atualmente infetados, a grande maioria está isolada em casa, praticamente sem sintomas, enquanto 31.242 pessoas estão hospitalizadas, menos 507 do que na sexta-feira.

Internados nos cuidados intensivos estão 3.588 pacientes, menos 15 do que na véspera.

Os dados mais recentes indicam que, desde o início da pandemia no país, em fevereiro de 2020, contabilizam-se em Itália 3.754.077 casos de covid-19.

17h12 - BE avisa que adiar apoios é condenar as pessoas "a uma crise maior"

A coordenadora do BE, Catarina Martins, avisou este sábado que adiar o pagamento dos apoios sociais "é condenar a uma crise maior" quem está a sofrer, criticando o Governo por "criar problemas à concretização" do que foi aprovado pelo parlamento.

Catarina Martins discursava no comício de apresentação da candidatura da deputada Beatriz Gomes Dias como cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, que decorreu maioritariamente 'online', estando cerca de 40 pessoas presentes fisicamente na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.

"Neste momento, em que reafirmamos o nosso compromisso com todas as lutas pela dignidade, pelo apoio social, pela solidariedade, reafirmamos também a nossa exigência de que os apoios sociais cheguem quanto antes a todos os que deles precisam", exigiu.

A líder do BE não encontra explicação para o facto de Governo decidir "adiar e criar problemas à concretização do que foi aprovado pelo parlamento e promulgado pelo Presidente da República", referindo-se ao prolongamento dos apoios sociais, um tema que tem marcado o tom das críticas dos bloquistas ao executivo socialista liderado por António Costa.

15h30 - Mais 3.074 novos casos e 44 mortes no continente africano

África registou hoje mais 44 mortes e 3.074 novos casos de Covid-19. São dados oficiais mais recentes sobre o continente, que se aproxima dos 4,5 milhões de casos desde o início da pandemia.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número acumulado de casos nos 55 Estados-membros da organização é de 4.320.974, de que resultaram 114.970 mortes.

15h08 - Segunda fase de vacinação já arrancou

Já começaram a ser chamadas as pessoas com idades entre os 60 e os 79 anos em vários centros de saúde do país.


14h04 - Mais seis óbitos e 601 novos casos em Portugal

Nas últimas 24 horas houve mais seis mortes por Covid-19 em Portugal, num total de 16.910 óbitos desde o início da pandemia. Houve ainda registo de 601 novos casos, num total de 826.928 casos confirmados.

Estão recuperados mais 685 doentes, num total de 784.208 doentes recuperados desde o início da pandemia.

Quanto ao número de internamentos, há registo de 466 pessoas internadas, das quais 119 em cuidados intensivos. São menos 20 internamentos, dos quais menos nove em cuidados intensivos.

De acordo com o novo boletim, houve dois óbitos e 216 casos na região Norte. Na região Centro registaram-se 64 novos casos e uma morte, na região de Lisboa e Vale do Tejo são mais três óbitos e 153 novos casos.

Na região do Alentejo foram registados mais 16 casos e no Algarve são 59 novos casos. Quanto às regiões autónomas são mais 75 casos nos Açores e 18 novos casos na Madeira.

13h50 - Doentes recuperados acabaram por morrer após sequelas

É mais um alerta sobre o risco das sequelas da Covid-19. O diretor clínico do serviço regional de saúde da Madeira tem registo de várias pessoas que recuperaram da doença, mas que acabaram por voltar aos cuidados intensivos e morreram.
Quanto à vacinação, estão a ser ainda investigados os 180 casos de utentes que levaram a primeira e até a segunda dose da vacina. e que acabaram por ficar infetados.

12h48 - Timor-Leste regista 61 novas infeções

Timor-Leste registou hoje 61 novas infeções com o SARS-CoV-2, 54 das quais no município de Díli.

12h26 -2.917.316 mortes em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou pelo menos 2.917.316 em todo o mundo. Mais de 134.648.510 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, refere o relatório publicado este sábado pela agência France Presse.

11h57 - Rússia regista 8.704 casos de infeção em 24 horas

A Rússia registou uma queda de casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a Covid-19, para 8.704 nas últimas 24 horas, um dia após ter ultrapassado os 9.000.

Nas últimas 24 horas, 402 pessoas morreram com o novo coronavírus, elevando para 102.649 o total de óbitos por essa doença infecciosa desde o início da pandemia.

A Rússia é o quinto país com o maior número de casos, atrás dos Estados Unidos, Brasil, Índia e França.

11h40 - Desenvolvimentos da J&J nos EUA

Não foi estabelecida uma relação causal entre a formação de coágulos sanguíneos e a inoculação com a vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, revelou na sexta-feira a agência federal norte-americana que avalia a segurança dos medicamentos nos EUA.

A posição surge depois de a Agência Europeia do Medicamento ter anunciado uma investigação a essa vacina após quatro casos de tromboembolismos em pessoas que a receberam nos Estados Unidos. Esta inoculação já foi aprovada pela EMA e está prestes a começar a ser administrada no bloco europeu.

10h29 - Doentes com cancro estão a chegar muito tarde ao hospital

Fernando Rodrigues, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital Amadora-Sintra alertou, em entrevista à Agência Lusa, que os doentes com cancro estão a chegar ao hospital em fases tão tardias da doença, que “praticamente já não é possível” tratar.

Relativamente aos doentes não covid-19, a sensação existente é que não foram ao hospital e que agora que estão a ir, "já têm a sua doença mais desenvolvida, sobretudo, o cancro do pulmão”.

“Temos constatado que existem doentes que por não poderem vir nesta fase ao hospital, a sua doença neoplásica evoluiu para um estadio que praticamente já não é possível fazermos nada”, lamentou o pneumologista.

“E, portanto, esses doentes estão a pagar essa fatura de na altura não poderem recorrer ao hospital”, vincou Fernando Rodrigues.

Agora que a epidemia abrandou, defendeu, “é hora de recuperar os doentes não covid que nos preocupam, nomeadamente muitos doentes graves da nossa consulta de insuficientes respiratórios”.

9h12 - Rio de Janeiro autoriza reabertura de bares, restaurantes e lojas

A decisão é tomada duas semanas depois de ter sido decretado o novo confinamento. Bares e restaurantes podem funcionar até às 21h00 e os estabelecimentos comerciais até ás 18h00. O acesso às praias e a realização de atividades desportivas continuam proibidos.
Continua elevada a taxa de ocupação em unidades de cuidados intensivos, no Rio de Janeiro. Há 115 doentes em lista de espera por uma vaga.

O número de mortos também não pára de subir. O Rio de Janeiro regista 39 mil mortes por Covid-19.

9h03 - Residente de Macau toma doses de vacinas diferentes

Um residente de Macau foi inoculado com duas doses de vacinas diferentes, informaram as autoridades de saúde, que pediram desculpa ao cidadão.

O residente tinha tomado a primeira dose da vacina Sinopharm a 11 de março. Mas no sistema de marcação online para lhe ser administrada a segunda dose, escolheu erradamente a da BioNTech, um engano que não foi detetado no centro de saúde onde lhe foi administrada a última dose.

8h30 - Peru com mais 307 mortos. Alguns óbitos ocorreram durante mudança de sistema de oxigenação

O Peru registou 307 mortos nas últimas 24 horas. Algumas destas mortes ocorreram durante um processo de mudança do sistema de oxigenação em hospitais em Talara, de acordo com fontes oficiais.

A situação crítica que o sistema de saúde enfrenta em muitas cidades do país traduziu-se nestas mortes em hospitais da Segurança Social e do Ministério da Saúde em Talara, no norte do país.

O autarca local, José Vitonera Infante, disse à estação de rádio RPP que tinha recebido um relatório de 28 mortes, embora a Provedoria de Justiça tenha indicado antes o óbito de pelo menos 13 pessoas.

O representante da Provedoria de Justiça, César Orrego, disse à RPP que os pacientes morreram enquanto o sistema de oxigenação estava a ser mudado.

O Peru contabilizou até agora 54.285 mortos e 1.626.519 infestados, depois de nas últimas 24 horas ter identificado 5.305 casos.

8h27 - China regista 14 casos, todos importados

A China detetou 14 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos importados, sem registar contágios locais, uma semana após um surto em Yunnan, onde contabilizou nesse período 84 casos, segundo dados oficiais hoje divulgados.

8h09 - EUA com 931 mortos e 80.588 novos casos

Os Estados Unidos registaram 931 mortes e 80.588 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, o país acumulou 560.996 óbitos e 31.079.167 casos da doença.

Os EUA são o país com mais mortes devido ao novo coronavírus e também com mais casos de infeção.

8h00 - México com 874 mortos e 4.045 casos nas últimas 24 horas

O México registou 874 mortos por covid-19 e 4.045 infetados nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 207.020 óbitos e 2.272.064 casos de covid-19.

O México é o terceiro país do mundo com mais mortes devido à covid-19, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, sendo o 14.º mundial e em número total de casos.
Tromboses e vacina da J&J sem ligação nos EUA

A Agência de Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) não estabeleceu qualquer ligação de causalidade entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina contra a covid-19 da Johnson&Johnson.

"A FDA está ao corrente de informações nos Estados Unidos sobre eventos tromboembólicos graves, associados a um baixo nível de plaquetas no sangue, que ocorreram em alguns indivíduos depois de receberem a vacina contra a covid-19 da Janssen", afirmou o regulador norte-americano em comunicado enviado à Agência France Presse, citando o nome da filial europeia da Johnson & Johnson.

"Neste momento, não encontrámos ligação de causalidade com a vacinação e continuamos a acompanhar a evolução destes casos", acrescentou a instituição.

"Manteremos o público informado assim que tivermos mais informação", assegurou a agência.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) tinha indicado na sexta-feira que estava a investigar ligações entre a vacina da "J&J" e casos de coágulos sanguíneos.
Índice de transmissibilidade subiu nos últimos dias
O Rt, ou índice de transmissibilidade, subiu nos últimos dias e é agora de 1,02 a nível nacional e no continente. Todas as regiões do país apresentam uma média de transmissibilidade acima de 1, exceto o Alentejo e o Centro.
O quadro em Portugal

Portugal registou mais 694 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 826.327 total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados cinco novos óbitos no último dia, para um total de 16.904. São os dados do boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira.

Estavam internadas menos nove pessoas em hospitais do país, num total de 486, das quais 128 em unidades de cuidados intensivos, mais seis do que na véspera.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou um maior aumento, com mais 234 novos casos, seguindo-se a região Norte (220), a região centro (69), Algarve (73) e Alentejo (37). A Madeira reportou mais 25 casos e os Açores 36.

Dos cinco óbitos, dois foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, dois na região Norte e o outro no Algarve.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 628 pessoas nas últimas 24 horas, passando o total acumulado para 783.523.

Há mais 61 casos ativos, passando o total acumulado para 25.900.

Estão sob vigilância por parte das autoridades de saúde mais 690 pessoas do que ontem. São agora 16.872 os contactos em vigilância.

O índice de transmissibilidade R(t) está nos 1,02.