Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações




23h56 - Japão vai impor estado de emergência "curto e poderoso" em Tóquio e outras cidades

O Governo japonês, a braços com uma nova vaga da pandemia, anunciou que irá impor um estado de emergência "curto e poderoso" em Tóquio, Osaka e em duas outras prefeituras, entre dias 25 de abril e 11 de maio.

De acordo com Yasutoshi Nishimura, ministro da Economia nipónico, o Governo irá pedir a restaurantes, bares e centros de karaoke que sirvam álcool que encerrem as portas. Grandes eventos desportivos terão lugar sem espetadores.

23h35 - Mexico regista 3.708 novos casos e 498 mortes

O Ministério da Saúde do México registou mais 3.708 novos casos de Covid-19 e quase 500 mortos em 24 horas.

O número total de infeções subiu assim para 2.319,519 e o de óbitos para 214,095.

O Governo acredita que os números deverão ser significativamente mais elevados do que os oficiais e dados recentes apontaram que o número de mortos devido à pandemia deverá ser superior em 60 por cento ao registado.

22h15 - Brasil com 2.027 mortos e 45.178 novos casos nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou 2.027 mortes e 45.178 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 383.502 óbitos e 14.167.973 infeções desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, do qual consta uma taxa de incidência da doença no país de 182,5 mortes e 6.742 casos por 100 mil habitantes.

Em números absolutos, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o segundo país com mais óbitos em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos de infeção, atrás da nação norte-americana e da índia.

O foco da pandemia no Brasil continua a ser o Estado de São Paulo, que sozinho é responsável por 2.793.750 dos infetados e 90.810 das mortes de todo o país.

Ainda de acordo com a tutela da Saúde, até ao momento, o país registou a recuperação de mais de 12,6 milhões de casos do novo coronavírus, enquanto que 1.110.686 pacientes infetados estão sob acompanhamento médico.

23h10 - Regulador britânico de saúde defende benefícios da vacina da AstraZeneca

O regulador britânico de saúde defendeu hoje que os benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos, adiantando ter identificado 168 casos de coágulos sanguíneos entre os 21,2 milhões de pessoas que receberam essa vacina anti-covid-19.

De acordo com os dados hoje divulgados, que anaisam a situação até 14 de abril, 32 dessas pessoas morreram.

A taxa de incidência é, portanto, de 7,9 casos de coágulos por milhão de doses e os dados sugerem uma taxa maior em adultos mais jovens, referiu o regulador, sublinhando que estes elementos devem ser levados em consideração no uso dessa vacina.

O comité científico que supervisiona a campanha de vacinação britânica recomendou, no início de abril, limitar, sempre que possível, o uso da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 30 anos.

22h35 - São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, quatro novas infeções da covid-19, três das quais diagnosticadas no Príncipe, onde subiu para 12 o número de pessoas em isolamento domiciliar, anunciou o Ministério da Saúde.

22h29 - Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela covid-19, elevando para 199 o total de óbitos associados à doença no país, que contabilizou mais 321 novos infetados em 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

21h17 - Índia bate recordes e regista três mil novos contágios e duas mil mortes
21h16 - Por faixas etárias. Estabelecidas novas regras para a vacinação em Portugal
20h23 - A Guiné-Bissau registou mais oito casos de infeção pelo novo coronavírus. Segundo dados do Alto Comissariado para a Covid-19, na quarta-feira foram registados mais oito casos para um total acumulado de 3.721 e realizados 236 testes. A covid-19 já provocou 66 vítimas mortais no país.

19h53 - A França registou hoje 34.318 novos casos do vírus e o número de pacientes graves continua a subir, mas o primeiro-ministro Jean Castex afirma que pico da terceira vaga da pandemia no país já passou.

19h34 - Angola registou 168 novas infeções, dois óbitos e 19 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, elevando para 25.051 casos positivos e 572 mortes. O país tem ativos por agora 1.578 casos, dos quais 11 em estado crítico, 13 graves, 67 moderados, 41 leves e 1.446 assintomáticos, estando internadas 132 pessoas, outras 130 em quarentena institucional e 1.229 sob vigilância epidemiológica.

19h29 - São Miguel continua com medidas restritivas de Alto Risco até 30 de abril

A ilha de São Miguel continua no nível de Alto Risco de contágio de covid-19 e irá manter as restrições em vigor, como o recolher obrigatório e o encerramento de cafés e restaurantes, até ao final do mês.

"Tendo em conta o número de novos casos identificados ao longo da última semana, ficam em situação de alto risco os concelhos da Lagoa, da Ribeira Grande e de Vila Franca do Campo (...), em baixo risco Ponta Delgada e Nordeste e, em muito baixo risco, o concelho da Povoação", adiantou hoje o diretor regional da Saúde, Berto Cabral.

O também responsável pela Autoridade de Saúde Regional, que falava em conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica na região, esclareceu que "toda a ilha de São Miguel ficará em nível de alto risco, com as correspondentes medidas que, atualmente, até já se encontram em vigor", porque 50% dos concelhos da ilha estão no nível mais alto de risco de contágio.

As medidas irão vigorar até às 23h59 (hora local, 00h59 em Lisboa) de dia 30 de abril, confirmou à Lusa fonte do Governo Regional.

Existem cinco níveis de risco: muito baixo (menos de 25 casos por 100 mil habitantes), baixo (entre 25 e 49 casos por 100 mil habitantes), médio (entre 50 a 74 casos por 100 mil habitantes), médio alto (entre 75 e 99 casos por 100 mil habitantes) e alto (mais de 100 casos por 100 mil habitantes).

Todos os restantes concelhos dos Açores estão em muito baixo risco de propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2.

Em São Miguel, está proibida a circulação na via pública entre as 20h00 locais (21h00 em Lisboa) e as 5h00 durante a semana e entre as 15h00 e as 5h00 ao fim de semana.

Toda a atividade comercial está encerrada nesses períodos, com exceção das farmácias, clínicas médicas e consultórios, postos de abastecimento de combustíveis com venda ao postigo e lojas de conveniência de venda de bens essenciais integrados em postos de combustíveis.

Os restaurantes, cafés e similares estão fechados, podendo funcionar em regime de entrega ao domicílio e 'take-away' até às 22h00.

No nível de Alto risco, é ainda obrigatório o teletrabalho nas atividades e funções em que seja exequível, para quem tenha alguma patologia que constitua comorbilidade de risco ao vírus SARS-CoV-2, bem como para um dos progenitores de crianças até aos 12 anos, que estejam em regime de ensino à distância ou cujas creches, jardins de infância e ATL estejam encerrados.

No caso de não ser possível a implementação do teletrabalho, é recomendado o desfasamento de horário.

19h05 - Os números norte-americanos da vacinação

Nos Estados Unidos, foram já administradas 218.947.643 doses de vacinas contra a Covid-19, tendo sido distribuídas 282.183.915 doses. Os números são dos Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na siga em inglês).

Ainda de acordo com os CDC, 135.791.031 pessoas receberam pelo menos uma dose. Foram inoculadas com duas doses 89.245.776.

Este balanço inclui as vacinas de duas doses da Moderna e da Pfizer/BioNTech e a de dose única da Johnson & Johnson.

18h49 - Açores criam manual de procedimentos para o turismo

As autoridades de saúde dos Açores estão a "articular com a Direção Regional do Turismo" a criação de "manuais de procedimentos" que acautelem a "segurança em todos os estabelecimentos" durante a pandemia.

Segundo Gustavo Tato Borges, coordenador da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia de Covid-19 dos Açores, as autoridades regionais estão nesta altura "a articular com a Direção Regional de Turismo, de maneira a que haja manuais de procedimentos para as unidades hoteleiras, para as piscinas, para os parques de campismo, para todas as situações onde possam vir a estar presentes turistas".

O objetivo é garantir que os turistas "possam estar em segurança em todos os estabelecimentos".

18h42 - Vacina da Johnson & Johnson dada em França a partir de sábado

As autoridades sanitárias franceses vão administrar a vacina da Johnson & Johnson a maiores de 55 anos a partir de sábado, num momeno em que o Governo declarou que o pior da terceira vaga já passou.

O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, afirmou, em conferência de imprensa, que a vacina vai começar a ser utilizada no escalão etário atualmente a ser vacinado naquele país. A França recebeu na semana passada 200 mil doses desta vacina e aguardava as conclusões da Agência Europeia de Medicamentos.

O país vai também abrir a vacinação aos professores com mais de 55 anos, bem como às pessoas que vivam na mesma casa que uma pessoa com problemas imunitários.

18h33 - Castro Marim testa comerciantes locais

A Câmara Municipal de Castro Marim prepara-se para efetuar testes à Covid-19 às micro e pequenas empresas locais, tendo em vista reduzir o risco de infeções e incentivar o turismo.

A autarquia do distrito de Faro adianta, em comunicado, que, "depois de testar massivamente toda a população do concelho à Covid-19", quando este registou "os números mais preocupantes da região algarvia", no início de 2021, começará agora a testar "cabeleireiros, restaurantes, cafés, construção civil, lojas de comércio local e outros".

"Esta é uma medida que pretende reduzir o risco de propagação do vírus no concelho de Castro Marim e, desta forma, apoiar e estimular o comércio local", aponta a Câmara.

18h11 - A Itália registou 16.232 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde, no dia em que o país começou a administrar a vacina unidose da Johnson & Johnson.

18h08 - Parlamento aprova voto de pesar pelas vítimas mortais da pandemia

A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pelas vítimas mortais da pandemia da covid-19 registadas em Portugal, destacando o trabalho dos profissionais de saúde na linha da frente. O voto, apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade em sessão plenária e cumprido um minuto de silêncio.

O parlamento expressou, deste modo, o seu pesar "pelas vítimas mortais da covid-19, endereçando às famílias enlutadas a sua solidariedade e as mais sinceras condolências".

"Infelizmente, não obstante o esforço desenvolvido contra este flagelo, e da dedicação, competência e profissionalismo de tantos que estão na linha da frente deste combate - destacando-se, entre tantos outros, os profissionais de saúde - os piores efeitos registam-se em vítimas mortais por covid-19, que à data de ontem ascendiam a 16.951", lê-se no texto.

A iniciativa assinala que desde há um ano Portugal e os portugueses estão sujeitos à pandemia, "que alcançou proporções sem paralelo na história recente e cujas graves consequências, em termos de saúde, sociais e económicas, são ainda imprevisíveis".

"A luta contra esta pandemia passou por tentar abrandar a progressão da doença, nomeadamente ao nível da sua transmissibilidade, assim como pela mitigação de algumas das suas consequências mais graves", lembra o projeto.

Para isso, continua o texto, foi necessário "recorrer a medidas restritivas, incluindo as duas declarações de estado de emergência, que a Assembleia da República foi chamada a autorizar, bem como às respetivas renovações, e que se traduziram em limitações a alguns direitos, liberdades e garantias, a que a população soube responder, cumprindo de forma disciplinada, paciente e serena as recomendações das autoridades de saúde".

Em Portugal, morreram 16.956 pessoas dos 832.891 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

17h55 - Guiné-Bissau prolonga estado de calamidade por mais 30 dias

O Governo da Guiné-Bissau decidiu hoje, em reunião de Conselho de Ministros, prolongar o estado de calamidade no país por mais 30 dias devido à pandemia de covid-19.

Segundo o comunicado da reunião do Conselho de Ministros, o novo período de estado de calamidade entra em vigor às 23h59 horas de 25 de abril e termina em 24 de maio.

Desde que foram os detetados os primeiros casos de covid-19 no país, em março de 2020, a Guiné-Bissau regista um total acumulado de 3.713 casos e 66 vítimas mortais.

17h31 - Moçambique não registou qualquer morte por covid-19 nas últimas 24 horas, tendo diagnosticado mais 86 casos de infeção pelo novo coronavírus.

17h29 - Tavira isenta pagamento de rendas em 570 habitações sociais até final do ano

A Câmara de Tavira vai isentar até final do ano 570 arrendatários do pagamento de mensalidades de habitação social, para apoiar as famílias e minimizar os efeitos económicos da pandemia de covid-19, anunciou a autarquia.

"O município de Tavira, consciente da fase sensível que as famílias atravessam, resultado da atual situação pandémica, procedeu à implementação de um conjunto de medidas excecionais e temporárias para minimizar o impacto da crise que se reflete no tecido social. Neste contexto, a autarquia isenta, até ao final do ano, 570 arrendatários/as do pagamento de rendas de habitação municipal", justificou o município algarvio num comunicado.

A medida vai permitir apoiar agregados em "vulnerabilidade económica e social" devido à "perda de emprego e consequente quebra de rendimentos", motivada pela quebra económica causada pela pandemia de covid-19, sobretudo no setor do turismo, a principal atividade económica do Algarve.

"A saúde financeira de muitas empresas, nomeadamente no setor turístico, ficou consideravelmente afetada, colocando em risco centenas de postos de trabalho e um significativo número de famílias viu o seu orçamento mensal reduzir drasticamente", argumentou o município.

Considerando que a retoma da atividade turística vai ainda ser "lenta e progressiva", o município decidiu "reforçar o apoio em termos de ação social", área em que se tem verificado uma "procura crescente de respostas sociais de primeira necessidade" e uma "duplicação dos atendimentos presenciais".

17h10 - França acredita que já deixou para trás o pico da terceira vaga.

O primeiro-ministro francês reiterou que as escolas irão reabrir na próxima semana, tal como planeado.

17h05 - "Não é altura de baixar a guarda". Póvoa de Varzim reforça vigilância nas praias para evitar aglomerações

A Câmara da Póvoa de Varzim acertou com as forças de segurança um aumento da vigilância nas praias do concelho para evitar aglomerações de pessoas nos areais, avançou o presidente da autarquia.

Aires Pereira, que esta semana reuniu o Conselho Municipal de Segurança, composto por PSP, GNR, Polícia Marítima e Municipal e Bombeiros, lembrou que, apesar da atual fase de desconfinamento, "ainda se mantém em vigor o dever de recolhimento".

"Está proibida a prática balnear e a permanência na praia, e nós já vemos cidadãos a estender a toalha e fazer de conta que as restrições já não estão em vigor. A Polícia Marítima vai intervir para impedir essas situações", garantiu o presidente da Câmara.

Além desta medida nas praias, Aires Pereira solicitou, também, às autoridades uma maior vigilância e intervenção em outras zonas do concelho, nomeadamente junto aos estabelecimentos de restauração e de comércio.

"Temos assistido, nomeadamente nas esplanadas, algumas concentrações de pessoas sem o devido distanciamento e até sem máscara, o que nos causa preocupação. As forças de segurança vão estar atentas a essas situações e vamos também colocar avisos e promover uma campanha de sensibilização para o cumprimento das regras, junto de proprietários e clientes", explicou o autarca.

Aires Pereira referiu que a situação na Póvoa de Varzim (relativa ao número de infetados) está controlada, com uma incidência de 51 casos por 100 mil habitantes, mas vincou que "não é altura de baixar a guarda".

16h33 - Em quase 60%. Hospital de Leiria reduziu lista de cirurgias

O hospital de Leiria reduziu em quase 60% a lista de espera de utentes há mais de um ano à espera para a realização de cirurgias, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Após a inauguração das ampliações das unidades de ambulatório de Gastrenterologia e Pneumologia do Hospital de Santo André, que hoje comemora 26 anos, António Sales salientou que "esta é uma instituição que tem crescido ao longo dos últimos anos".

"Relembro que estamos a recuperar uma lista de inscritos para cirurgia em resultado da normalização da atividade assistencial e também da atribuição de incentivos à produção adicional. Sei que neste momento (no hospital de Leiria) já reduziram perto de 60% dos utentes inscritos para cirurgia há mais de um ano. Parabéns a este centro hospitalar e muito obrigado a todos", destacou o governante, ortopedista neste hospital.

Segundo o secretário de Estado, "mesmo durante os anos desafiantes" que o país tem vivido, o Centro Hospitalar de Leria "procurou manter, sempre que possível a atividade programada possível, nomeadamente em contexto de ambulatório, o que permitiu a redução de uma lista de espera para consulta".

16h32 - CDC insta países africanos a utilizar "o mais cedo possível" vacinas que recebem

Os países africanos devem utilizar vacinas que recebem "o mais cedo possível", antes do prazo expirar, insistiu o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong.

"Os países devem fazer todo o possível para utilizar rapidamente as vacinas disponíveis, cada vez que vacinam estão a reduzir o risco de morte da pessoa vacinada e a propagação do vírus", sublinhou Nkengasong, em declarações na conferência de imprensa semanal da organização, a partir da sede da agência sanitária da União Africana (UA), em Adis Abeba, Etiópia.

Até 19 de abril, África adquiriu 36,2 milhões de doses de vacinas, das quais administrou 15 milhões, números que deixam os 55 Estados-membros da UA "ainda longe" do objetivo fixado pela organização pan-africana de vacinar 30% de uma população estimada em 1,3 mil milhões de habitantes até ao final de 2021.

África espera conseguir vacinar 60% da sua população até ao final de 2022, por forma a alcançar a imunidade de grupo, mas este objetivo está a ser fortemente ameaçado pela suspensão das exportações da vacina da AztraZeneca pelo instituto indiano, Serum, reafirmada esta semana.

16h31 - PSP identifica 30 estudantes em festa de Erasmus em Coimbra

A PSP identificou 30 estudantes em Coimbra, na noite de quarta-feira para hoje, por estarem a participar numa festa de Erasmus, desrespeitando as regras do estado de emergência, foi hoje anunciado.

Por volta das 00:45 de hoje, a PSP teve conhecimento de que estaria a decorrer uma festa de estudantes de Erasmus na Couraça da Estrela, na Alta de Coimbra, desrespeitando "o atual estado de emergência", afirmou o Comando Distrital, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

"Aí chegados, os polícias apuraram que no local se encontravam cerca de 70 indivíduos em convívio e, ao aperceberem-se da presença policial, a maioria colocou-se em fuga", explicou a PSP.

Ainda assim, frisou a PSP, foi possível identificar 30 estudantes, tendo sido feito um auto de contraordenação para cada um, por "inobservância do dever geral de recolhimento domiciliário".

Questionada pela agência Lusa, fonte do Comando Distrital da PSP de Coimbra referiu que a festa ocorria na rua e que não se detetou qualquer suspeita de outro tipo de crime.

15h58 - Com pandemia covid. Mais de 16 milhões de crianças falharam vacinação do sarampo em África

Mais de 16 milhões de crianças em África falharam a toma de doses da vacina do sarampo devido às perturbações causadas pela pandemia de covid-19 nos programas de imunização, estima a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com os dados preliminares, divulgados em antecipação à Semana Africana de Vacinação pelo escritório regional para África da OMS, cerca de 16,6 milhões de crianças no continente "falharam as doses planeadas de vacinas suplementares contra o sarampo entre janeiro de 2020 e abril de 2021".

Durante o mesmo período, oito países africanos reportaram "grandes surtos de sarampo", que afetaram dezenas de milhares de crianças, e 15 países atrasaram os esforços de imunização por estarem a lidar com a pandemia de covid-19.

"Embora sete destes países tenham já concluído as campanhas, oito permanecem pendentes, representando um risco de grandes surtos de sarampo", alertou a OMS.

"Os recentes surtos de sarampo, mas também de febre amarela, cólera e meningite, todos apontam para lacunas preocupantes na cobertura de imunização e vigilância em África. Ao combatermos a covid-19, não podemos deixar ninguém perigosamente exposto a doenças evitáveis", disse Matshidiso Moeti, diretora da OMS para África, durante uma conferência de imprensa.

"Exorto todos os países a duplicarem os serviços de saúde essenciais, incluindo campanhas de vacinação que salvem vidas", acrescentou.

De acordo com a organização, os surtos de sarampo ficaram a dever-se, em larga medida, à "baixa cobertura de vacinação de rotina ou ao atraso dos esforços de vacinação", numa altura em que a vigilância do sarampo em África caiu para o nível mais baixo dos últimos sete anos, com apenas 11 países a cumprirem os seus objetivos.

O sarampo é uma doença "altamente contagiosa", exigindo pelo menos 95% de cobertura de vacinação na população para evitar surtos. No entanto, a cobertura com a primeira dose da vacina estagnou em cerca de 69% na região africana da OMS desde 2013.

Apenas sete países da região atingiram 95% de cobertura vacinal com sarampo em 2019.

15H45 - ProToiro alerta para discriminação e pede retoma urgente da tauromaquia

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) acusa o Governo de discriminar o setor e pediu a reabertura urgente da atividade tauromáquica, o mais tardar a 3 de maio, data da última fase do processo de desconfinamento.

"Aquilo que nós pretendemos é, com a maior urgência, a retoma da atividade cultural tauromáquica e a abertura urgente no máximo no dia 3 de maio, na nova fase do desconfinamento", disse o secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro, junto ao Campo Pequeno, em Lisboa.

O dirigente falava aos jornalistas durante um protesto contra a não permissão pelo Governo do retomar das touradas, na atual fase de desconfinamento, que juntou cerca de uma centena de pessoas, cumprindo todas regras sanitárias definidas pelas Direção-Geral da Saúde (DGS).

"O setor da tauromaquia voltou a ficar excluído do desconfinamento e desta fase de abertura dos espetáculos culturais, e, por isso, não podemos admitir de maneira nenhuma que este setor volte a ser tratado de uma forma discriminatória, porque não há nenhuma razão que fundamente a não abertura dos espetáculos tauromáquicos como outros espetáculos", salientou Hélder Milheiro.

De acordo com o secretário-geral da ProToiro, o setor tauromáquico está a passar por grandes dificuldades, tendo registado uma perda de 70% da sua atividade.

"(A tauromáquia) tem milhares de famílias ligadas que estão em graves dificuldades e, perante esta situação, a decisão do Governo foi manter confinado um setor sem qualquer racional, sem qualquer lógica", indicou, ressalvando que tem havido um "tratamento desigual" em relação às outras atividades.

14h51 – Internamentos em Portugal diminuíram ligeiramente

O número de hospitalizações no país diminuiu no último dia. Há hoje 395 pessoas internadas, menos duas do que na véspera. Em Unidades de Cuidados Intensivos estão agora 104 pacientes (menos seis do que ontem).

14h46 - Portugal com 636 novos casos e quatro mortes em 24 horas

Foram registados em Portugal, nas últimas 24 horas, mais 636 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, para um total de 832891 desde que a pandemia chegou ao país.

Contabilizam-se ainda mais quatro vítimas mortais da covid-19, num total de 16956.

O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde dá ainda conta de mais 521 pessoas recuperadas da doença, elevando para 791171 o número de recuperados desde o início da pandemia em Portugal.

Dos novos casos nas últimas 24 horas, 269 ocorreram a Norte do país, 58 no Centro, 203 em Lisboa e Vale do Tejo, 30 no Alentejo, 37 no Algarve, 22 nos Açores e 17 na Madeira.

14h19 – Portugal atingiu recorde de 94 mil testes num dia e total chega aos 10 milhões

Portugal atingiu na terça-feira um recorde de mais de 94 mil testes num dia, alcançando hoje cerca de dez milhões de diagnósticos feitos ao SARS-CoV-2, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em Leiria.

“Há dois dias tivemos um recorde de testes à covid-19: mais de 94 mil testes. Relembro que, no início de março de 2020, tínhamos pouco mais de dois mil testes. Atingimos dez milhões de testes hoje, em números redondos, e fazemos mais de 970 mil testes por milhão de habitantes” disse António Sales, após a inauguração das ampliações das unidades de ambulatório de Gastrenterologia e da Pneumologia do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria.

O governante explicou que a massificação de testagem nada tem a ver com um aumento de incidência da covid-19 em Portugal, mas estando “mais capacitados para enfrentar o problema de frente” é preciso “testar para encontrar” os casos positivos.

António Sales sublinhou ainda que durante o fim de semana foram vacinadas “mais de 180 mil pessoas”.

“É um verdadeiro teste à nossa capacidade de planeamento e de organização.”

13h35 – Onze casos de covid-19 obrigaram ao fecho da Escola Básica de Perafita, Matosinhos

Vai ficar encerrada pelo menos até final do mês. A decisão já foi comunicada aos encarregados de educação, na sequência de infeção em alunos de sete turmas dos 2.º e 3.º ciclos.

A Autoridade de Saúde de Matosinhos determinou que estudantes, professores e pessoal não docente fiquem em isolamento profilático obrigatório até dia 30 para quebrar a cadeia de transmissão.

O caso teve início depois de um convívio promovido por uma família e que rapidamente se espalhou entre os alunos.

Antes de regressarem à escola vão ser todos novamente testados.

13h32 - Madeira "nunca escondeu" números de casos

O secretário regional da Saúde da Madeira assegurou hoje que o Governo Regional sempre foi transparente na divulgação dos casos covid e admitiu que os dados da região e da Direção-Geral da Saúde “nunca vão bater certo”.

"Nada foi escondido, todos os casos foram reportados e informada a população do que se passava no dia-a-dia", frisou Pedro Ramos.

O governante falava na Assembleia Legislativa da Madeira, em audição parlamentar requerida pelo PS para prestar esclarecimentos sobre o número de casos de infeção por covid-19 no arquipélago e a sua discrepância com os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Aos deputados, o secretário regional sublinhou que “é também preciso ver que a Direção-Geral da Saúde tem algumas incompatibilidades como, por exemplo, registar os madeirenses positivos que estão no continente como sendo casos registados na Madeira”.

Pedro Ramos considerou ainda que "os números não batem certo, nem nunca vão bater certo porque a Madeira tem um centro de rastreio que o país não tem; porque a Madeira sempre exigiu teste à chegada; porque há muitos estrangeiros e porque há muitos casos positivos que são detetados no aeroporto e depois se sabe que são recuperados e têm que ser anulados".

13h25 – Bruxelas estuda hipótese de ação judicial contra AstraZeneca

A Comissão Europeia está a estudar a possibilidade de avançar com uma ação judicial contra a AstraZeneca por incumprimento do contrato de fornecimento de vacinas contra a covid-19.

Bruxelas abriu um processo de arbitragem com a farmacêutica anglo-sueca, que está ainda a decorrer e, apesar de admitir todas as opções, não confirma para já o recurso aos tribunais.

13h11 – Casos de infeção no mundo superam os 143 milhões

A pandemia do novo coronavírus superou os 143 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o registo de mais de 879 mil novos contágios nas últimas 24 horas, indicou hoje o balanço da France-Presse (AFP).

No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, mais de 143.807.560 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

Desde o início da crise sanitária, a doença covid-19 já provocou pelo menos 3.060.859 vítimas mortais no mundo, de acordo com o mesmo balanço da agência noticiosa francesa.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 14.428 óbitos e 879.856 novos casos da doença covid-19 em todo o mundo.

Estes números apontam um crescimento em relação aos indicadores diários mundiais divulgados na quarta-feira pela AFP (relativos a terça-feira), que davam conta de 14.019 mortes e 787.411 novos casos de infeção.

A agência noticiosa francesa esclarece que estes números estão fundamentados nos balanços fornecidos diariamente pelas autoridades sanitárias de cada país e excluem as revisões realizadas posteriormente por organismos de estatística, como ocorre na Rússia, Espanha e no Reino Unido.

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram, e de acordo com os respetivos balanços nacionais, o Brasil com 3.472 óbitos, a Índia (2.104) e os Estados Unidos da América (945).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado a nível global, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 569.404 mortes entre 31.862.401 casos recenseados, segundo a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins.

13h02 – Tunísia esgota camas em Unidades de Cuidados Intensivos

Na Tunísia, todos os hospitais públicos e privados alcançaram a ocupação máxima de camas em Unidades de Cuidados Intensivos devido ao aumento de casos de covid-19, revelou à agência Reuters um comité científico independente que aconselha o Governo do país.

12h47 - Feira do Livro do Porto regressa entre 27 de agosto e 12 de setembro

A Feira do Livro do Porto está de regresso aos Jardins do Palácio de Cristal, entre 27 de agosto a 12 de setembro, numa edição precedida por seis fins de semana de música, anunciou hoje a Câmara.

Numa convocatória para a apresentação da iniciativa “Warm Up", nome atribuído ao ciclo de seis fins de semana de programação musical, o município avança que o evento preliminar vai decorrer entre 16 e 22 de agosto, antecipando e "aquecendo musicalmente" a edição de 2021 da Feira do Livro, cujas novidades serão reveladas na sexta-feira, Dia Mundial do Livro.

"O WARM UP é a alternativa proposta para abrir os Jardins do Palácio de Cristal e, através da palavra e da música, acolher festivais e atividades que não se puderam realizar no atual contexto", assinala a autarquia na convocatória.

O evento, acrescenta, "é um alento otimista que o Município do Porto proporciona às estruturas culturais, aos artistas e aos seus públicos, devolvendo-lhes espaço de atividade e reforçando a sua importância na dinâmica da cidade".

12h10 - Clubes da Bundesliga confinados em centros de treino até final da época

Os emblemas que disputam a liga alemã de futebol vão ficar confinadas em campos de treinos até final da temporada devido ao aumento de casos positivos da covid-19 em algumas equipas, anunciaram hoje os organizadores da competição.

Esta medida da Liga Alemã (DFL), que também se estende ao segundo escalão, foi adotada para garantir o cumprimento do calendário das provas e impedir a existência de jogos adiados por causa do novo coronavírus, numa temporada em que existe pouca margem de manobra para arranjar novas datas devido à realização do Euro2020.

Isto significa que as 18 equipas que disputam a Bundesliga, e as 18 da 2.Bundesliga, vão ficar confinadas até ao fim de semana de 22 e 23 de maio, altura em que se disputa a última jornada.

Por causa de um surto da covid-19 no plantel, o Hertha Berlim teve que adiar três encontros da Bundesliga, acontecendo o mesmo a três equipas do segundo escalão.

12h00 - António Guterres preocupado com nacionalismos de vacinas

O Secretário-geral das Nações Unidas também falou sobre a distribuição de vacinas na Cimeira Ibero-americana. António Guterres está preocupado com o que chama de nacionalismos.


11h43 - Foram entregues menos vacinas pela iniciativa Covax do que era previsto até maio

A iniciativa global de compartilhamento de vacinas contra a covid-19, o projeto Covax, entregou até agora cerca de um quinto das doses da AstraZeneca que estimava serem distribuídas aos países até maio. Segundo avança o jornal britânico The Guardian, as proibições de exportação e a escassez de materiais essenciais para a produção de vacinas são as principais causas para este deficit maior do que se estimava.

As organizações que administram a Covax estimavam que os países menos desenvolvidos iriam receber menos vacinas do que o esperado depois de o Governo indiano ter restringido as exportações do seu maior fabricante, mas os números revelam que o déficit é "elevado".

11h31 - Bruxelas estima que países sejam capazes de dar três milhões de vacinas por dia

A Comissão Europeia estimou, esta quinta-feira, que os Estados-membros da União Europeia (UE) tenham, em breve, condições para administrar três milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por dia, numa altura em que foram já administradas 117 milhões de unidades.

"Até hoje, já administrámos 117 milhões de doses de vacina na UE e estamos prestes a administrar três milhões de vacinas todos os dias", declarou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

Falando numa audição por videoconferência na Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar do Parlamento Europeu, a responsável acrescentou: "Mais de 30 milhões dos nossos cidadãos estão agora totalmente vacinados em toda a UE e está a ser aumentada a capacidade de produção [de vacinas ou componentes], o que torna possível acelerar as entregas".

"Ainda temos algum caminho a percorrer, mas definitivamente demos a volta por cima, graças em grande parte à nossa estratégia de vacinação", assinalou Stella Kyriakides.

11h17 - Noruega vai forncecer doses não utilizadas da vacina AstraZeneca à Suécia e à Islândia

A Noruega vai fornecer 216.000 doses da vacina AstraZeneca que tem em stock à Suécia e à Islândia, anunciou o Ministério da Saúde.

A Noruega suspendeu a 11 de março o uso da vacina depois de um pequeno número de jovens inoculados foi hospitalizado devido a ocorrência de coágulos sanguíneos, hemorragias e baixa contagem de plaquetas.

A Suécia e a Islândia podem receber as doses da Noruega enquanto a vacina AstraZeneca estiver suspensa.

10h50 - Hungria revela que apenas 1% dos vacinados contrai Covid-19

São dados de quem foi vacinado com uma dose. Quando a vacinação ocorreu já com as duas doses, a percentagem de infetado desce ainda mais, diz chefe de pessoal do gabinete do primeiro-ministro.

A Hungria já vacinou perto de 35% da população com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19.

10h35 - PRR entregue. O que se segue?

O correspondente da RTP em Bruxelas dá-nos conta dos passos seguintes. Portugal foi o primeiro país a entregar o documento e os restantes Estados-membros devem fazê-lo nos próximos dias.

França, Grécia e Espanha estão na reta final de aprovação dos seus Programas de Recuperação e Resiliência.

A apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência por Portugal foi hoje saudada por diversos comissários europeus, que sublinham o facto de ser dado assim início uma nova etapa do plano de reconstrução da economia europeia.

9h59 - África com mais 308 mortos e 12.463 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 308 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 118.849 desde o início da pandemia, e 12.463 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.460.119 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 11.770, tendo o total passado hoje os quatro milhões (4.003.249) desde o início da pandemia.

09h46 - O que está por trás do recorde global de novos casos registado na Índia?

Em apenas 24 horas foram registados, na Índia, 314.835 novos casos de Covid-19, o número diário mais elevado de todos os países desde o início da pandemia. Este novo recorde foi atingido numa altura em que o sistema de saúde do país asiático está à beira do colapso. Os especialistas consideram que uma nova estirpe, assim como o relaxamento precoce de medidas, estão a ser os responsáveis pela situação dramática que se vive por toda a Índia.

Leia mais aqui.

09h25 - Alemanha disposta a comprar 30 milhões de doses da vacina russa caso seja aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos

08h27 - Grande Entrevista. António Costa e Silva diz que "a pandemia está a mudar muitos dos paradigmas que tínhamos"

08h24 - Von der Leyen saúda Portugal por ser primeiro país a entregar plano de recuperação

A presidente da Comissão Europeia saudou hoje Portugal por ter sido o primeiro país a entregar a Bruxelas o seu Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), notando que o documento está "estruturado em torno" das três prioridades europeias.

"A presidente Ursula von der Leyen congratula-se com a primeira apresentação oficial de um plano de recuperação e resiliência por Portugal", informa o executivo comunitário num comunicado de imprensa.

08h06 - Reuters avança que a União Europeia está a preparar um processo legal contra a AstraZeneca para que esta entregue as vacinas contratadas para o segundo trimestre sem atrasos

08h05 - Alemanha com mais 29.518 casos e 259 vítimas mortais

08h04 - Consumo de álcool e tabaco aumentou do 1º para o 2º confinamento

Um estudo da Universidade do Minho, hoje revelado, concluiu que o consumo de álcool, tabaco e "comida de plástico" aumentou do primeiro para o segundo confinamento, sendo que o 'stress' e ansiedade tiveram "níveis semelhantes" no início de ambos.

08h02 - TAP: Pandemia leva a aumento de prejuízos em 12 vezes para 1.230 ME em 2020

Os prejuízos da TAP SA ascenderam a 1.230,3 milhões de euros em 2020, ano marcado pela pandemia de covid-19, um agravamento superior em 12 vezes às perdas de 95,6 milhões de 2019.

De acordo com um comunicado enviado hoje pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "o resultado líquido do ano foi negativo em EUR 1.230,3 milhões", um agravamento dos prejuízos de quase 1.300% face aos 95,6 milhões de euros de 2019.

A companhia aérea lembra que "tal como em todo o setor da aviação a operação e resultados de 2020 foram severamente impactados pela quebra de atividade em resultado da pandemia de covid-19".

7h30 - Portugal entrega em Bruxelas o Plano de Recuperação e Resiliência

É o primeiro Estado-membro da União Europeia a fazê-lo.


7h00 - Índia regista mais de 314 mil casos em 24 horas, novo recorde mundial

A Índia registou um novo máximo mundial de infetados num só dia om o novo coronavírus ao identificar mais de 314 mil casos nas últimas 24 horas, para além de 2.104 mortos.

Os números foram divulgados hoje pelas autoridades de saúde do país, o segundo mais populoso do mundo, com quase 1,4 mil milhões de habitantes, onde cada vez mais pessoas doentes procuram respostas de um sistema de cuidados de saúde frágil, com falta de camas hospitalares e oxigénio.

As infeções contabilizadas nas últimas 24 horas elevam o total para 15,9 milhões de casos na Índia desde que a pandemia começou. É o segundo maior país em casos atrás dos Estados Unidos.

O total de mortes na Índia subiu para 184.657, disse o Ministério da Saúde.

Muitos hospitais estão a reportar uma escassez crítica de camas e medicamentos e a funcionar com níveis perigosamente baixos de oxigénio.
DGS atualiza normas e vacinação passa a ser de acordo com idade e por doenças de risco
É a mais recente atualização das normas por parte da Direção-geral da Saúde. O objetivo é adaptar a estratégia a um cenário de maior disponibilidade de doses de vacinas.

Concluída a primeira fase do plano, a norma passa a estabelecer a vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais e que tenham doenças com risco acrescido de COVID.

Em comunicado, a DGS indica que, na segunda fase do plano de vacinação, são definidas duas estratégias distintas: "a vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais anos e que tenham doenças com risco acrescido de covid-19 grave ou morte".

Entre as doenças que darão prioridade na toma da vacina, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere.

Além disso, aqueles que recuperaram de infeção por covid-19 "há pelo menos seis meses" também estão incluídos na segunda fase de vacinação, "de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem". A vacinação será feita com apenas uma dose, independentemente da vacina, e apenas quando for iniciada a vacinação das pessoas com menos de 60 anos.

Na primeira fase, e porque havia um cenário de escassez de doses de vacinas, o plano definiu como grupos prioritários, além dos trabalhadores da área de saúde, também os que tinham mais de 80 anos, os idosos institucionalizados em lares ou na rede de cuidados continuados e os maiores de 50 anos que tinham doenças de risco.

Na segunda fase, serão vacinadas as pessoas com idades entre os 16 e 79 anos, por faixas etárias decrescentes e dando prioridade a quem tenha doenças de risco, continuando também a ser administradas vacinas aos trabalhadores de áreas essenciais do Estado.

De acordo com o comunicado, durante a segunda fase, serão também vacinadas as pessoas que recuperaram de infeção por Sars-CoV-2, há, pelo menos, seis meses, incluindo as que que receberam a primeira dose.

Todos os que tenham menos de 60 anos só vão receber uma dose de vacina, avisa a DGS, sublinhando que isso acontecerá "independentemente de ser uma vacina com esquema vacinal de uma ou duas doses".

As duas doses continuarão a ser administradas a pessoas que recuperaram da infeção e que apresentem condições de imunossupressão.
Um óbito em 24 horas
Segundo a DGS, Portugal registou na quarta-feira uma morte atribuída à covid-19, mais 610 casos de infeção e uma nova descida no número de internamentos.

Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 832.255 casos confirmados e 16.952 óbitos.

Relativamente ao número de novos casos os valores de hoje são semelhantes aos registados nas últimas semanas, com oscilações diárias.

Os dados revelam também que 532 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 790.650 o número total desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

Há 24.653 casos ativos em Portugal, mais 77 em relação a terça-feira.

De acordo com os mais recentes dados da DGS, Portugal tem atualmente 2.657.305 pessoas vacinadas contra a covid-19, das quais 673.017 já estão imunizadas com as duas doses.