Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Nuno Veiga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h47 – 2,9 milhões de portugueses já receberam pelo menos uma dose da vacina

Até agora, 2.948.708 pessoas em Portugal já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o equivalente a 29 por cento da população.

Com a vacinação completa estão agora 1.119.826 pessoas (11 por cento de toda a população do país).

A faixa etária dos maiores de 80 anos é a mais vacinada até ao momento: 87 por cento (588.576) das pessoas nessa idade já têm a vacinação completa.

23h07 - Odemira. Imigrantes retirados e cerca sanitária levantada à meia-noite

22h55 - Pfizer quer vacinar adolescentes britânicos

A Pfizer solicitou formalmente ao regulador da Saúde britânico permissão para usar a sua vacina contra a Covid-19 em adolescentes entre os 12 e os 15 anos.

O jornal The Telegraph citou um porta-voz da farmacêutica, que confirmou que "a companhia apresentou um pedido ao MHRA para alargar o uso da vacina Pfizer/BionTech contra a Covid-19 no Reino Unido a adolescentes".

A solicitação surge no dia em que os reguladores norte-americanos anunciaram a administração da vacina da Pfizer a crianças acima dos 12 anos.

22h40 - Brasil regista mais 72.715 novos casos de infeção do SARS-CoV-2 e mais 2.311 óbitos com Covid-19

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde brasileiro. O país conta quase 15.3 milhões de casos e 425.540 mortos devido à pandemia.

22h25 - A caminho de Fátima. Peregrinos seguem em grupos mais pequenos devido à pandemia

22h05 - Portugal chega aos quatro milhões de doses de vacina

21h50 - Produtores de Odemira congratulam-se com levantamento da cerca sanitária

A associação de produtores do setor hortofrutícola de Odemira (Beja) congratulou-se hoje com o levantamento das cercas sanitárias e considerou que os acordos para melhorar a habitação dos trabalhadores sazonais vão ao encontro das propostas feitas anteriormente pelos empresários.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o levantamento da cerca sanitária, a partir das 00:00 de quarta-feira, em São Teotónio e Longueira-Almograve, em vigor desde dia 30 de abril nestas duas freguesias do concelho de Odemira, no distrito de Beja.

Em comunicado, a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores de Odemira e Aljezur (AHSA) refere que o memorando de entendimento assinado hoje "é muito positivo" e "vem comprovar a pertinência" da resolução do Conselho de Ministros de 2019 referente ao regime especial e transitório aplicável ao Aproveitamento Hidroagrícola do Mira.

"Por excesso de burocracia, esta Resolução nunca se tornou verdadeiramente exequível. Poderia ter evitado grande parte do problema que, embora não totalmente desconhecido, foi tornado mais visível nos últimos dias", considera a associação, que vê "com satisfação" a aceleração e facilitação do processo de licenciamento de novas habitações em mais quintas.

21h35 - Torres Vedras. Surto em trabalhadores agrícolas soma 37 casos

21h20 - Parlamento Europeu aprova pacote de 484 milhões para desastres naturais e Covid

21h10 - EUA autorizam vacina da Pfizer a adolescentes entre os 12 e os 15 anos
21h00 - Eslováquia suspende vacina da AstraZeneca
20h45 - Marcelo apela à "sensatez" nos festejos

O Presidente da República apelou à "sensatez" da população nos festejos de "toda a natureza", incluído os desportivos, caso o Sporting se sagre hoje campeão nacional de futebol.

"Não posso pronunciar-me sobre o desfecho dos desafios de futebol, o que posso dizer em geral é que tem sido possível viver estas semanas, este ultimo mês um clima de desconfinamento com as pessoas obviamente satisfeitas com isso, podendo celebrar mesmo a nível de festas familiares. Têm-no feito com alegria, com intensidade, mas com sensatez. É isso que se aplica a todos os festejos de toda a natureza, sejam os desportivos, políticos, comunitários, sejam religiosos", disse Marcelo Rebelo de Sousa em Melgaço, Viana do Castelo.

O chefe de Estado disse que as pessoas devem festejar "tendo presente" que o país "está perto do fim, tudo indica", da pandemia de covid-19.

"Queremos que acabe bem o processo pandémico", reforçou.

20h40 - PSP pede aos adeptos do Sporting respeito pelas regras sanitárias.

A chegada da equipa ao Estádio de Alvalade foi recebida por milhares de adeptos eufóricos, a maioria sem máscara e sem respeitar a distância social.

20h35 - Em Almograve, 12 dias depois de implementada a cerca sanitária, abriu finalmente um local de testagem.

Uma exploração agrícola recebeu cinco entidades diferentes: a Autoridade para as Condições do Trabalho, o SEF, a GNR, a autoridade local de saúde e o Alto Comissariado para as Migrações.

20h25 - Quebra de turismo causa prejuízos de 400ME "num só ano" nos Açores dizem empresários

O setor do turismo nos Açores registou prejuízos de cerca de 400 milhões de euros "num só ano", na sequência da pandemia da covid-19, revelou hoje a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD).

"Confirmou-se o cenário que a CCIPD tinha identificado aquando do início da pandemia, com uma projeção de perdas globais para a economia dos Açores da ordem dos 400 milhões de euros num só ano", refere o organismo numa nota de imprensa.

Comparando as dormidas no arquipélago entre março de 2019 e fevereiro de 2020 e entre março de 2020 e fevereiro de 2021, a Câmara do Comércio diz que se constata "uma quebra de 3.039.571 para 683.658 dormidas, perdendo-se 2.355.913 de dormidas" entre os dois períodos.

O órgão representativo dos empresários das ilhas de São Miguel e Santa Maria recorda que "era mantido que o cluster do turismo representou, em 2019, cerca de 475 milhões de euros de VAB (Valor Acrescentado Bruto) e cerca de 23 mil postos de trabalho".

Na sua leitura, "uma quebra de 80% representa cerca de 380 milhões de euros de VAB", sendo que os postos de trabalho "têm sido mantidos com uma multiplicidade de programas nacionais e regionais de apoio ao emprego".

"O valor, no entanto, está perdido por falta das vendas, com mais de dois terços assumidos pelas empresas", frisa a CCIPD.

20h15 - Cabo Verde anuncia mais uma morte e 131 novos infetados

Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela covid-19, chegando aos 236 óbitos associados à doença no país, que nas últimas 24 horas registou 131 novos infetados e 290 recuperações, informaram as autoridades sanitárias.

De um total de 1.119 amostras analisadas desde segunda-feira, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que 131 deram resultado positivo para o novo coronavírus, numa taxa de positividade de 11,7%.

20h00 - Mais três mortes, 271 casos e 373 recuperações em Angola

Angola registou mais três óbitos e 271 casos de covid-19, assim como 373 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

Os novos casos foram reportados em Luanda (240), Huíla (13), Cunene (11), Huambo (03), Uíje (02), Malanje (01) e Namibe (01) com idades entre 1 e 80 anos, sendo 149 de sexo masculino e 122 do feminino.

Neste período três pessoas morreram (angolanos, de 52, 59 e 62 anos) e outras 373 recuperaram da doença.

19h50 - Itália regista 6.946 novos casos num dia e aumenta pressão para aliviar restrições

A Itália registou 6.946 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades italianas, numa altura em que aumenta a pressão política para o Governo de Mario Draghi aliviar as restrições ainda em vigor no país.

Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 4.123.230 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

O país somou 251 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 123.282 o número total de mortes atribuídas à doença covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, de acordo com a mesma fonte.

A pressão sobre os hospitais italianos continua a diminuir e dos atuais 363.859 casos de covid-19 ativos em Itália, 16.993 estão hospitalizados, menos 592 em relação ao dia anterior, e destes 2.056 encontram-se em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 102 em comparação com a véspera.

19h45 - Bolsa de Turismo de Lisboa adiada para 2022

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), agendada para entre quarta-feira e domingo, foi adiada para março de 2022, face às restrições impostas pela pandemia, disse hoje a organização, que vai avançar com um evento dedicado ao mercado nacional.

"A Fundação AIP, enquanto entidade organizadora, através da LISBOA- Feiras Congressos e Eventos, da BTL -- Bolsa de Turismo de Lisboa, vem comunicar a todos os seus expositores, parceiros, visitantes e media que, atento o estado da situação pandémica da covid-19 a nível mundial, que determina ainda fortes restrições na capacidade de mobilidade internacional, o que condicionaria fortemente a presença dos visitantes profissionais e expositores internacionais, que são considerados um dos pilares estruturais para o sucesso da BTL, entendeu, depois de ouvir o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo e as Estruturas Associativas do Setor, adiar a BTL 2021, que estava prevista realizar-se de 12 a 16 de maio", lê-se no comunicado enviado pela organização à Lusa, após ter sido questionada sobre o evento.

19h35 - União Europeia exportou cerca de 200 milhões de doses de vacinas anti Covid-19

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, afirmou num tweet que a União Europeia exportou até agora cerca de 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, "tantas como as que distribuiu aos seus próprios cidadãos" e referiu que a prioridade da UE é o aumento da produção.
"Enquanto estamos abertos a debater novas propostas de solidariedade, a nossa prioridade é fortelecer a produção de vacinas na UE e ver outros a desbloquear as exportações de vacinas e os seus componentes", escreveu ainda Sefcovic, numa alusão à possibilidade de serem suspensos os direitos intelectuais das farmacêuticas sobre as vacinas.

19h24 - Ministro do Ambiente defende contentores como solução para imigrantes em Odemira

O ministro do Ambiente e Ação Climática defendeu que os contentores autorizados pelo Governo para alojar para trabalhadores imigrantes em Odemira podem ser uma solução "mais do que provisória" para as más condições que estes têm atualmente.

"Eu percebo que digam `contentores`, mas, objetivamente, aquelas construções provisórias são pré-fabricados com muito melhores condições do que as que existem nas casas de alvenaria sobreocupadas e sem condições" em que vivem trabalhadores contratados para trabalhar em explorações hortofrutícolas, disse João Pedro Matos Fernandes.

"Mais do que provisória, aquela pode ser uma solução muito melhor [para trabalhadores ocasionais] do que muitas outras com que nos temos confrontado", afirmou na Comissão Parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, onde vários deputados o questionaram sobre o papel do Ministério do Ambiente na regulação daquelas explorações de agricultura intensiva.

19h07 - DGS alerta para "risco acrescido" dos festejos quando milhares de adeptos do Sporting estão na rua

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para "o risco acrescido" para a saúde pública dos festejos dos adeptos do Sporting, numa altura em que já estão concentradas milhares de pessoas junto ao estádio e sem respeitarem o distanciamento.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a DGS refere que participou num conjunto de reuniões promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Ministério da Administração Interna sobre a provável aglomeração de adeptos do Sporting Club de Portugal em várias zonas urbanas do país e em particular na cidade de Lisboa, na sequência da eventual conquista do título nacional de futebol.

“Neste sentido, tendo em conta o risco acrescido para a saúde pública que estas eventuais celebrações podem representar, a DGS emitiu um conjunto de recomendações para as autoridades locais e forças policiais”, precisa a autoridade de saúde.

A DGS recomenda que sejam estabelecidas “todas as medidas de segurança necessárias à diminuição do risco inerente à provável presença de adeptos e simpatizantes em aglomerados, bem como seja incentivada a sensibilização da população para o risco que essa situação pode representar no contexto atual”.

18h48 - Cerca sanitária em Odemira "levantada a partir das 00h00 de quarta-feira"

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, presente naquele concelho litoral de Beja.

O Conselho de Ministros publicou igualmente o comunicado sobre o fim da cerca.

O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, a resolução que procede ao levantamento da cerca sanitária atualmente aplicável nas freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, município de Odemira.

Atendendo à evolução positiva da situação epidemiológica verificada naquelas freguesias, decorrente em grande medida da implementação de mecanismos para a mitigação das dificuldades que o elevado grau de mobilidade e as dinâmicas próprias daquela zona geográfica criavam no combate à propagação do vírus SARS-CoV-2, decidiu o Governo alterar as medidas de restrição da circulação que estavam em vigor desde 30 de abril.

A presente resolução entra em vigor às 00:00h do dia 12 de maio de 2021.


18h40 - Reino Unido com 20 mortos, Escócia desconfina

O Reino Unido registou a morte de 20 pessoas e 2.474 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados oficiais, tendo a Escócia confirmado novo levantamento de restrições.

A chefe do Governo escocês anunciou que, a partir de segunda-feira, as pessoas naquela região poderão socializar em espaços fechados e viajar para o estrangeiro para alguns locais, nomeadamente Portugal, sem a necessidade de fazer quarentena no regresso.

Nicola Sturgeon confessou sentir alguma "emoção" ao revelar o levantamento das regras de distanciamento social dentro de casa ou jardins privados, permitindo um contacto mais próximo entre famílias e amigos.

Este calendário alinha-se assim com o roteiro para Inglaterra do Governo britânico, refletindo uma melhoria da situação epidémica em todo o Reino Unido.

18h30 - Milhares de adeptos junto ao Estádio do Sporting sem respeitar distanciamento

Milhares de adeptos do Sporting estão concentrados nas imediações do Estádio José Alvalade, em Lisboa, sem respeitar o distanciamento social, a poucas horas do início do encontro com o Boavista, que pode ditar o 19.º título de futebol.

Com o desafio da 32.ª jornada da I Liga agendado para as 20:30, são cada vez mais os adeptos, na grande maioria jovens, que se juntam ao lado escadaria do Centro Comercial Alvaláxia, perto das sedes das claques do clube Diretivo Ultras XXI, Torcida Verde e Juventude Leonina, que, junto da sua `casinha`, tem montado um ecrã em cima de um camião para transmitir o jogo.

O distanciamento social obrigatório para combater a pandemia de covid-19 não tem sido respeitado, assim como a utilização de máscara em muitas pessoas, duas medidas expressamente indicadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas imediações do recinto estão presentes alguns agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e não existem pontos de venda ambulante, mas é visível o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos fãs, que têm conseguido adquirir as mesmas junto da sede da `Juve Leo` e, provavelmente, nos cafés mais próximos ou no supermercado do Centro Comercial.

18h17 - Mapa anotado do genoma de coronavírus dá pistas sobre mutações

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, elaboraram um mapa anotado do genoma do coronavírus SARS-CoV-2 que permite identificar mutações genéticas com potencialidade de tornar o vírus mais infeccioso, foi hoje divulgado.

O estudo, hoje publicado na revista científica Nature Communications, foi desenvolvido a partir de técnicas computacionais, com as quais a equipa do MIT comparou o genoma do novo coronavírus, que causa a covid-19, com o genoma de outros coronavírus similares, como o SARS-CoV (que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave).

O genoma define-se, em termos latos, por toda a informação genética dada por um conjunto de genes formados por sequências de moléculas de ADN ou ARN e que codificam determinadas proteínas.

Para este trabalho, os investigadores do MIT determinaram o conjunto de genes codificadores de proteínas do SARS-CoV-2 e analisaram a probabilidade de novas mutações (alterações no material genético) ajudarem o novo coronavírus a adaptar-se aos humanos e a tornar-se mais contagioso ou escapar ao sistema imunológico.

A equipa confirmou seis genes codificadores de proteínas no genoma do SARS-CoV-2, além dos cinco comuns para os coronavírus, mas descobriu que outros supostos genes, afinal, não codificam nenhuma proteína.

O estudo analisou também mais de 1.800 mutações genéticas que surgiram no SARS-CoV-2 desde que foi identificado pela primeira vez.

Para cada gene, os cientistas compararam a rapidez com que evoluiu no passado e desde o início da pandemia da covid-19.

Descobriram, por exemplo, que uma região da proteína do nucleocapsídeo, que envolve e protege o material genético viral, no caso moléculas de ARN, tinha muito mais mutações do que era esperado para os seus padrões de evolução histórica.

Esta região é considerada um alvo para as células B humanas, células do sistema imunitário que produzem anticorpos (glicoproteínas que se ligam e neutralizam um antigénio como um vírus).

De acordo com os autores do estudo, mutações nesta região podem ajudar o SARS-CoV-2 a escapar ao sistema imunitário humano (e consequentemente à eficácia de vacinas, que induzem a produção de anticorpos no organismo).

18h02 - Cerca sanitária em Odemira vai ser levantada "de imediato", diz Marcelo

O Presidente da República anunciou esta tarde que foi informado por António Costa de que a cerca sanitária em Odemira vai ser levantada "de imediato, hoje mesmo". A polémica cerca sanitária será levantada, mais precisamente, às 00h00 desta quarta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou ainda que vão ser assinados dois acordos para resolver o problema de alojamento dos trabalhadores imigrantes.

17h55 - Confirmado cientificamente vínculo entre infecção e complicações na gravidez

Um estudo a mais de 2100 mulheres grávidas, internadas entre março e outubro de 2020 em 43 centros médicos de 18 países, da Rússia ao Brasil e à Índia, comprovou em larga escala o impacto negativo da Covid-19 na gravidez.

Mulheres grávidas infetadas com o SARS-CoV-2 correm efetivamente maiores riscos de doenças graves, de mortalidade e de parto prematuro, do que as que não contraíram a Covid-19 concluiu a investigação conduzida por Aris Papageorghiou, especialista em medicina fetal na Universidade de Oxford.

Para o investigador é vital que as grávidas sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação de forma a evitar os casos graves. “Pensamos que a gravidez por si só coloca as mulheres num grupo de risco suficientemente elevado”, referiu.

As conclusões deste novo estudo confirmam conclusões genéricas anteriores, incluindo o estudo dos registos médicos de mais de 400 mil grávidas nos Estados Unidos, 6.400 das quais com Covid-19, apontou o orientador.

17h47 - Espanha regista 4.941 novos casos e 205 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 4.941 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.586.333 yo total de infetados até agora, mantendo o índice de contágios a sua tendência para baixar, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários também notificaram mais 205 mortes atribuídas à pandemia desde sexta-feira, passando o total de óbitos para 79.100.

A incidência acumulada (contágios) continuou hoje a baixar, passando de 189 (segunda-feira) para 181 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

17h40 - Maioria dos municípios inicia época balnear em 12 de junho

A maior parte dos municípios decidiu iniciar a época balnear em 12 de junho, disse hoje o ministro do Ambiente e da Ação Climática, indicando que a fixação dessa data vai ser publicada esta semana.

“Depende de município para município, porque são os municípios que fixam essa mesma data. Sei dizer que a maior parte dos municípios escolheu o sábado, dia 12 de junho, para o início da época balnear”, afirmou o governante João Matos Fernandes, no âmbito de uma audição regimental na comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Relativamente às regras de acesso e ocupação das praias, o ministro do Ambiente referiu que o decreto-lei foi aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministro e ainda tem de ser promulgado pelo Presidente da República, para que possa ser publicado no Diário da República.

“Acreditamos que as regras, sendo tão semelhantes às do ano passado, não há nenhuma razão para que não seja [promulgado] e será publicado em breve”, declarou João Matos Fernandes.

17h20 - Autoridades indianas desconhecem causa de morte dos corpos encontrados no Ganges

As autoridades indianas informaram hoje que ainda não determinaram a causa de morte das várias dezenas de corpos encontrados nas margens do rio Ganges, após informações que indicavam que os cadáveres eram de vítimas de covid-19.

Citadas pela agência norte-americana Associated Press (AP), fontes oficiais do estado de Bihar, no leste da Índia, afirmaram que as autoridades de saúde conseguiram recuperar, até segunda-feira à noite, um total de 71 corpos.

As mesmas fontes referiram que as autoridades de saúde iniciaram hoje as autópsias, mas que ainda não conseguiram apurar as causas de morte das vítimas devido à decomposição dos corpos.

Numa altura em que a Índia enfrenta uma vaga avassaladora de novos contágios pelo novo coronavírus, as imagens dos corpos a flutuar no rio Ganges foram amplamente divulgadas nas últimas horas nas redes sociais e nos ‘media’ internacionais, tendo gerado indignação e especulação sobre a causa de morte destas pessoas.

Vários relatos locais, citados pelos ‘media’, apontavam que eram vítimas da doença covid-19, cujos corpos terão sido deitados ao rio porque os crematórios no país já não têm capacidade de resposta devido ao número elevado de mortos provocado pela pandemia.

17h02 - Eslováquia suspende uso da vacina da AstraZeneca nas primeiras doses

O Ministério da Saúde da Eslováquia anunciou esta terça-feira que irá interromper a administração das primeiras doses com a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

O Ministério esclareceu que a vacina em causa continuará, no entanto, a ser administrada nas pessoas que aguardam pela segunda dose.

A decisão do Governo eslovaco foi tomada após o órgão regulador de medicamentos estatal ter anunciado, na semana passada, a morte de uma mulher de 47 anos alegadamente relacionada à toma da vacina da AstraZeneca.

16h45 - MAI destaca cuidados sanitários dados aos imigrantes em Portugal

O ministro da Administração Interna disse hoje que Portugal tem dado atenção aos cuidados sanitários dos imigrantes durante o último ano no âmbito da resposta à pandemia de covid-19.

"Portugal também assume enquanto presidência e assume no quadro da União Europeia estes princípios de que as migrações são essenciais, são positivas para a sociedade portuguesa e, nesse quadro, é fundamental que os migrantes estejam na primeira linha da atenção relativamente aos cuidados sanitários, e é isso que, num quadro de igualdade, tem sido feito na resposta à pandemia", afirmou Eduardo Cabrita aos jornalistas.

Na conferência de imprensa após a realização da conferência ministerial sobre a Gestão dos Fluxos Migratórios, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o ministro foi questionado sobre os imigrantes que trabalham na agricultura no concelho de Odemira (Alentejo) e sobre as declarações do Presidente da República, que afirmou que é preciso retirar "muitas consequências políticas" deste caso.

Eduardo Cabrita não respondeu, alegando que estas questões não foram abordados na conferência ministerial, e destacou que um dos aspetos hoje discutidos foi o dos cuidados sanitários nas comunidades migrantes.

"Portugal tem o feito na forma como tem respondido ao longo deste ano e é essencial que se promova o trabalho com direitos, se promovam as condições dignas de integração e se reprimam mecanismos de tráfico de seres humanos e de migração ilegal", sublinhou.

16h25 - Governo dos Açores alivia medidas restritivas em lares de idosos

O Governo dos Açores anunciou hoje que vai possibilitar a saída de utentes de lares de idosos para atividades lúdicas e dispensar de isolamento profilático, devido à covid-19, os utentes que se ausentem por razões médicas.

"Deixa de ser necessária, a partir de hoje, a realização de isolamento profilático de 14 dias quando os utentes se ausentarem por razões médicas e regressarem ao lar ou nos casos de novas admissões nestas respostas sociais, nos casos de pessoas que já se encontram vacinadas contra a covid-19", adiantou hoje o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, que tutela a área da solidariedade social.

Os utentes que sejam admitidos pela primeira vez nos lares terão de fazer um teste prévio de despiste de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, mas os utentes que se ausentem por razões médicas só terão de o fazer em caso de internamento por mais de 24 horas.

16h12 - Costa diz ter recebido "boas notícias" da Pfizer sobre preços e produção de vacinas

O primeiro-ministro afirmou hoje que recebeu "boas notícias" do presidente executivo da Pfizer sobre a evolução da produção e distribuição das vacinas contra a covid-19, assim como sobre políticas de preços para os países em desenvolvimento.

Esta conversa foi divulgada por António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter.

"Falei hoje com o presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, que me transmitiu boas notícias sobre a evolução da capacidade de produção e distribuição de vacinas e sobre a política de preços para países em desenvolvimento", escreveu António Costa.


Na sua mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país que presidente ao Conselho da União Europeia até junho, reiterou ainda a sua ideia de estender o fornecimento de vacinas contra a covid-19 a todos os países do mundo.

"Só estaremos protegidos quando todos estivermos protegidos", acrescentou.

15h06 - António Costa desloca-se esta tarde a Odemira

O primeiro-ministro desloca-se esta tarde a Odemira para reunião de trabalho e assinatura de protocolos tendo em vista dar resposta às necessidades habitacionais verificadas no concelho.

António Costa tem prevista reunião com o presidente da autarquia às 17h30.

15h00 - OMS classifica a variante indiana como "de preocupação"

Foi autorizada a vacina da Pfizer/BioNtech nos Estados Unidos a adolescentes que tenham entre os 12 e os 15 anos. O anúncio é feito numa altura em que a Organização Mundial de Saúde classifica a variante indiana como preocupante.


14h40 - Madeira já administrou mais de 104 mil vacinas desde dezembro de 2020

A Madeira já administrou 104.185 vacinas contra a covid-19 desde o dia 31 de dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que 76.501 correspondem à primeira dose e 27.684 à segunda dose.

"Isto significa que 10,9% da população residente tem já a vacinação completa e 30,1% uma dose da vacina", refere a autoridade de saúde.

14h03 - Portugal regista 268 novos casos e um óbito

Nas últimas 24 horas, foram confirmados em Portugal 267 novos casos de infeção por Covid-19 e um óbito.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), os internamentos voltaram a diminuir, com menos 20 doentes em enfermaria e menos dois em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, existem 257 doentes internados e 71 em UCI.

Do total de novos casos, 88 foram registados na região norte, 84 em Lisboa e Vale do Tejo, 27 na região centro, 15 no Algarve e 12 no Alentejo. Foram ainda reportadas 26 infeções nos Açores e 16 na Madeira. O único óbito a registar esta terça-feira foi reportado no norte do país.

Há ainda a registar 661 novos recuperados, para um total de 801.306.

Portugal tem hoje menos 394 casos ativos e menos 1.375 contactos em vigilância.

Desde que foi identificado o primeiro caso de infeção em Portugal, já foram confirmados 840.008 casos de Covid-19 e 16.994 mortes.

14h02 - África com mais 355 mortos e 8.426 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 355 óbitos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 124.789 desde o início da pandemia, e mais 8.426 novas infeções, novamente superadas pelo número de recuperados, segundo os dados oficiais.

13h41 - Quatro milhões de vacinas administradas em Portugal

Trinta por cento da população portuguesa fica hoje vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19. A milionésima quarta vacina acaba de ser administrada no Centro de Vacinação da Póvoa de Varzim. Um milhão de portugueses já tem a imunização completa.


13h31 - UE exige que AstraZeneca entregue 90 milhões de doses da vacina até junho

A Comissão Europeia exigiu hoje que a farmacêutica AstraZeneca entregue à União Europeia (UE), até final de junho, as 90 milhões de doses da vacina anti-covid-19 que deveriam ter sido entregues no primeiro trimestre, admitindo sanções financeiras.

Em causa está a ação interposta em abril no Tribunal de Primeira Instância francófono em Bruxelas pela Comissão Europeia, agindo em seu próprio nome e em nome dos seus Estados-membros, contra a AstraZeneca, uma sociedade de direito sueco.

O processo decorre num tribunal de Bruxelas porque o contrato celebrado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica se rege pela lei belga.

Segundo o executivo comunitário, a AstraZeneca violou o acordo de compra antecipada de doses de vacina da covid-19 ao entregar apenas 30 milhões de doses aos países europeus no primeiro trimestre de 2021, quando tinham sido acordadas 120 milhões de doses.

São as 90 doses em falta que a instituição exige agora à farmacêutica, de acordo com a primeira audiência de um segundo caso de Bruxelas contra a empresa (além do de urgência, cuja primeira audiência está marcada para dia 26 de maio).

13h06 - Pandemia já matou mais de 3,3 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.306.037 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 158.833.250 casos de infeção foram registados desde o início da pandemia do SARS-CoV-2.

Na segunda-feira, 10.375 novas mortes e 647.178 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus levantamentos mais recentes foram a Índia, com 3.876 novas mortes, o Brasil (889) e a Argentina (496).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 582.153 mortes para 32.744.406 casos, de acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 423.229 mortes e 15.209.990 casos, a Índia, com 249.992 óbitos (22.992.517 casos), o México, com 219.089 mortes (2.366.496 casos) e o Reino Unido, com 127.609 óbitos (4.437.217 casos).

12h30 - União Europeia avança com novo processo contra a AstraZeneca 

Processo alega que a farmacêutica não cumpriu o contrato de fornecimento de vacinas.

12h19 - Regulador de saúde brasileiro recomenda a suspensão imediata da vacina da AstraZeneca em mulheres grávidas

Ministério brasileiro da Saúde está a investigar o caso de uma mulher grávida que morreu no Rio de Janeiro alegadamente depois de ter recebido a vacina.

11h59 - GNR trava 83 trabalhadores na cerca sanitária em Odemira

A GNR controlou hoje de manhã o acesso de cerca de mil trabalhadores na cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira e rejeitou a entrada ou saída de 83, que não apresentaram testes negativos à covid-19.

Estes dados são referentes ao período compreendido entre as 05:00 e as 10:00, nos quatro postos de controlo instalados na cerca sanitária das freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial de Beja da GNR.

Os militares da guarda controlaram a entrada e saída da cerca sanitária por motivos laborais de um total de 1.006 pessoas por motivos laborais, dos quais 668 foram trabalhadores sazonais de empresas com atividade nas duas freguesias alvo da medida decretada pelo Governo e 338 foram trabalhadores de outras profissões.

"Foi rejeitada a entrada ou saída a 83 trabalhadores por não apresentarem teste (ao novo coronavírus) SARS-CoV-2 negativo no momento da fiscalização ou não constarem nas listas enviadas à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo", destacou a GNR.

11h33 - Timor-Leste com o quarto maior número de casos diários, mais 140 infeções

Timor-Leste registou hoje mais 140 casos de infeção com o SARS-CoV-2, o quarto maior número diário de sempre, com a maioria em Díli e 22 deles com sintomas de covid-19, informou o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

Em comunicado o CIGC explica que se registaram 130 casos em Díli, seis em Covalima e dois cada em Baucau e Liquiçá, com apenas um recuperado em todo o país.

Com os novos casos regista-se um novo máximo de casos ativos, 11.723, com o total de casos acumulados desde o início da pandemia a chegar a 3493.

11h26 - Bélgica autoriza reabertura dos espaços interiores dos bares, restaurantes, cinemas e ginásios a partir de 9 de junho

11h15 - Tutela conhece atrasos nos consulados e promete reforço da resposta

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas está consciente das reclamações dos portugueses que solicitam serviços aos consulados na Europa, principalmente a falta de atendimento telefónico e respostas aos emails, e promete um reforço nos casos mais complicados.

"Estamos atentos às situações onde há maior tempo de espera e tentamos saber qual o motivo e estamos a reforçar com pessoas, até a situação estar resolvida", disse à agência Lusa, a propósito das queixas de emigrantes portugueses que precisam de tratar de documentação dos serviços consulares europeus.

10h21 - Governo já apresentou uma resolução fundamentada relativamente à providência cautelar contra a requisição civil do Zmar

Na passada sexta-feira, o STA notificou o Governo e deu dez dias para que este respondesse. O Executivo enviou essa resposta ontem.

09h41 - Taiwan volta a apertar regras em zonas públicas devido a aumento de casos no país

09h20 - Alemanha espera que nas próximas semanas se chegue a acordo sobre o certificado Covid-19 que vai permitir aos cidadãos viajarem facilmente dentro da União Europeia

09h03 - Rússia com mais 8.115 casos e 329 mortes por Covid-19

08h57 - UE disponível a dar mais tempo à AstraZeneca para entregar vacinas

A UE mostrou-se disponível a aceitar a entrega das vacinas acordadas com a AstraZeneca três meses depois do prazo previsto, desde que a farmacêutica entregue 120 milhões de doses até ao final de junho, disse um dos advogados que representa o bloco.

Declarações num tribunal belga onde está a decorrer uma ação da União Europeia contra a AstraZeneca.

08h53 - Aluno do politécnico de Viana do Castelo deteta falha na aplicação 'Stayaway Covid'

Henrique Faria, aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), encontrou uma falha na aplicação 'Stayaway Covid' que coloca em causa a eficácia daquela ferramenta digital, anunciou hoje aquela instituição.

Em nota publicada no seu sítio oficial na Internet, o IPVC explica que o 'bug' foi detetado durante a investigação realizada por Henrique Faria, no âmbito da sua tese de mestrado de Cibersegurança.

"Na prática, a vulnerabilidade detetada, agora identificada como 'advertising overflow', permite que um atacante interrompa a transmissão Bluetooth do GAEN (Google/Apple Exposure Notification) com uma aplicação maliciosa instalada no mesmo dispositivo".

Este ataque, explicam os responsáveis pela investigação, "compromete o comportamento de rastreamento esperado nesta 'app', não permitindo a transmissão de dados".

"Num cenário real, este ataque pode, dependendo de quão disseminado está entre os dispositivos, efetivamente parar ou reduzir drasticamente o rastreamento e a eficiência do GAEN porque nenhum desses dados serão transmitidos", adianta o IPVC.

Ou seja, acrescenta a nota, "qualquer utilizador confirmado como infetado e que envie os seus dados para que outros utilizadores possam verificar se foram expostos, não acionará nenhum aviso de exposição. A implementação deste ataque num SDK que seja usado por muitas aplicações pode comprometer a eficácia do sistema de rastreamento de contactos em vários países", sustentam.

A falha "foi reportada e depois reconhecida pela Google, e mereceu a colocação do aluno e dos dois docentes orientadores - Pedro Pinto e Sara Paiva, no Quadro de Menções Honrosas" da empresa multinacional de serviços 'online' e 'software' dos Estados Unidos da América.

Esta falha "foi reportada à Google no programa de recompensa de vulnerabilidades (Google Vulnerability Reward Program), sendo que a análise da empresa confirmou a existência desta vulnerabilidade".

A Google e a Apple "desenvolveram o sistema 'Exposure Notifications' para permitir rastrear contactos entre utilizadores e a possibilidade de infeção com o vírus Covid-19".

Aplicações como a 'Stayaway Covid' "recorrem ao GAEN para, através do Bluetooth, trocarem identificadores anónimos que mais tarde serão utilizados para verificar a possibilidade de infeção. Caso isso se verifique, o utilizador recebe uma notificação no seu dispositivo a informar que esteve exposto a alguém infetado".

Lançada em setembro de 2020, a aplicação móvel permite rastrear de forma rápida e anónima, através da proximidade física entre 'smartphones', as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus. (Lusa)

08h27 - Moody's altera perspetiva da indústria da aviação de negativa para positiva

Diz que o processo de vacinação em curso a nível global vai originar um regresso forte às viagens aéreas.

08h09 - Índia com mais 329.942 casos e 3.876 vítimas mortais

08h07 - Alemanha afetou mais de 100 mil milhões de euros a ajudas a empresas

A Alemanha já dedicou mais de 100 mil milhões de euros, menos de três por cento do seu produto interno bruto (PIB), em ajudas a empresas para reduzir o impacto da pandemia, informou hoje o Ministério da Economia.

08h06 - O Brasil com mais 889 mortos e 25.200 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 423.229 óbitos e 15.209.990 infeções desde o início da pandemia

08h04 - Manifesto assinado por Chico Buarque e artistas brasileiros pede destituição de Bolsonaro

Cerca de 2.500 artistas brasileiros, incluindo o cantor e escritor Chico Buarque e o ator Gregório Duvivier, lançaram na segunda-feira um manifesto pela destituição de Jair Bolsonaro da Presidência do Brasil, devido à gestão da pandemia.

Intitulado "Artistas Pelo 'Impeachment'(destituição)", o manifesto tece duras críticas à gestão de Bolsonaro durante a pandemia de covid-19, que fez mais de 423 mil mortos e 15,2 milhões de infetados no Brasil, um dos países mais afetados pela crise sanitária em todo o mundo.

"Diversas medidas poderiam ter sido tomadas para reduzir o número de mortes, mas não foram. A estratégia seguiu direção contrária. O descaso e a negação das conquistas científicas continuam sendo incentivados", indica o manifesto divulgado no 'site' da organização Jornalistas Livres.

"Com isto aumenta a cada dia o número de vidas humanas perdidas. Ou seja, vivemos sob a tutela de um Governo criminoso que, por diligência engendrada e condução irracional da crise sanitária, causa um número de óbitos muito superior ao que seria o inevitável", frisa o texto.

A par do manifesto, foi ainda lançado um abaixo-assinado pela destituição do atual chefe de Estado brasileiro, num evento virtual que juntou nomes como o do cantor e compositor Ivan Lins, a atriz Malu Galli, o músico Zeca Baleiro, o indígena Ailton Krenak, o rapper Emicida ou a atriz Maria Bopp.

7h44 - Alemanha acima dos 6100 casos diários

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 6125, para um total de 3.533.376 desde o início da pandemia.

Os últimos dados do Instituto Robert Koch referem mais 283 mortes associadas à Covid-19, para um total acumulado de 85.112.

7h24 - UE volta a discutir resposta à pandemia

A secretária de Estado Ana Paula Zacarias preside esta terça-feira, em Bruxelas, a um Conselho de Assuntos Gerais, no qual os 27 vão começar já a preparar o próximo Conselho Europeu, agendado para 24 e 25 de maio.

A pandemia volta a ser "dossier" prioritário.

7h03 - Ponto de situação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Portugal já chegou às pessoas na casa dos 50 anos. Utentes entre os 50 e os 59 anos começaram a ser vacinados.

No entanto, ainda não se sabe quando é que as pessoas com 50 ou mais anos poderão começar a agendar a toma.
O ritmo de vacinação tem aumentado em todo o país. Com uma dose, já foram vacinadas 2,8 milhões de pessoas. Mais de um milhão têm a vacinação completa.
Marcelo acredita em verão mais tranquilo

O Presidente da República acredita que os portugueses poderão ter meses de julho e agosto mais tranquilos do que no ano passado.

Quanto à falta de vacinas à escala global, Marcelo Rebelo de Sousa considera que o levantamento das patentes não resolve o problema.

O Chefe de Estado considera que é preciso que os países exportem mais - e mais depressa.
Exportação de doses

O primeiro-ministro anunciou que, assim que terminar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos, Portugal começará também a exportar vacinas.

Vão ser enviadas para os PALOP e Timor-Leste cinco por cento das doses disponíveis.
António Costa apelou a uma maior solidariedade internacional na partilha de vacinas contra a Covid-19, para que o acesso seja universal. O governante defende que só assim será possível ultrapassar as dificuldades de produção.
Odemira
A GNR impediu 196 trabalhadores que pretendiam passar a cerca sanitária para trabalhar em Odemira. Os números disponibilizados à RTP dizem respeito ao controle efetuado até às 20h00 de segunda-feira.

A entrada ou saída foi rejeitada por não apresentarem teste negativo à Covid-19 no momento da fiscalização.

Foram controlados 1197 trabalhadores sazonais das empresas com atividade no interior da cerca sanitária, bem como 228 trabalhadores de outras profissões.
O presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, revela que já foram identificados mais de uma centena de alojamentos, com mais de 300 pessoas, em situação de sobrelotação ou insalubridade.

Por sua vez, o Presidente da República disse que o"país não pode fingir que não existem casos de exploração como o de Odemira".
Marcelo Rebelo de Sousa apela a uma discussão na sociedade que vá para lá "da ponta do icebergue".
O quadro em Portugal
Portugal registou mais uma morte associada à Covid-19 e 158 novas infeções, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.

Desde o início da pandemia, já morreram 16.983 pessoas. Foram infetadas 839.740.

Duzentos e setenta e sete doentes continuam internados em enfermarias - mais nove do que no boletim anterior. Nos cuidados intensivos estão 73 - menos um.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 3.294.812 mortes, resultantes de mais de 158,2 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Governo espanhol prevê que o país atinja a imunidade de grupo em agosto.
Espanha pôs fim ao estado de emergência e milhares de pessoas festejaram nas ruas, obrigando à intervenção da polícia.