Ucrânia abateu cinco mísseis e 60 drones durante ataque noturno da Rússia
A Força Área ucraniana revelou esta terça-feira que abateu cinco mísseis e 60 drones lançados pela Rússia durante um ataque noturno. Os sistemas de defesa área da região de Kiev foi acionado várias vezes durante a noite. Quatro pessoas morreram e 16 ficaram feridas na sequência da incursão das forças de Moscovo.
Durante a última noite, a Rússia lançou dez mísseis e 81 drones. O ataque desta noite segue-se ao de segunda-feira no qual foram lançados mais de 200 mísseis e drones
“Os crimes contra a humanidade não podem ser cometidos impunemente”, acrescentou, acusando Moscovo de atacar ‘civis e infraestruturas’.
Segundo Zelensky, “as operações de salvamento estão a decorrer nos locais dos ataques e da queda de destroços nas regiões da Ucrânia que foram atacadas pela Rússia ontem à noite”.
Kryvyi Rih, Kiev e as regiões central e oriental da Ucrânia estiveram sob alerta de ataques aéreos durante a maior parte da noite.
Segundo Serhiy Lisak, governador da região de Dnipropetrovsk, onde Kryvyi Rih está localizada, dois civis ainda podem estar sob os escombros do hotel, e cinco pessoas ficaram feridas. Seis lojas, quatro prédios e oito carros também ficaram danificados, acrescentou.
Vários bloguistas militares russos consideram os ataques de Moscovo como um “ato de retaliação” pela surpreendente incursão da Ucrânia no território da Rússia - a primeira ação deste tipo desde a Segunda Guerra Mundial.
O Kremlin nega ter como alvo civis na guerra que o presidente Vladimir Putin lançou contra o vizinho mais pequeno da Rússia com uma invasão em grande escala em fevereiro de 2022.
O Ministério da Defesa russo disse que seus ataques na segunda-feira atingiram “todos os alvos designados” na infraestrutura de energia da Ucrânia.