China domina badminton olímpico, mas sem títulos individuais
A China, com cinco medalhas conquistadas em outras tantas provas, foi a grande dominadora do badminton nos Jogos Olímpicos Paris2024, apesar de ter deixado escapar os títulos individuais para o dinamarquês Viktor Axelsen e a sul-coreana An Se-young.
O pódio de hoje, na despedida da modalidade a Paris2024, foi o único sem a presença de qualquer praticante da China, que não conseguiu revalidar o título de singulares femininos, uma vez que a sua representante, He Bingjiao, foi batida na final por Se-young, por 21-13 e 21-16.
Se-young, de 22 anos, fez prevalecer o estatuto de número um mundial e campeã do mundo em exercício, proporcionando à Coreia do Sul o primeiro título de singulares em quase 30 anos, desde Atlanta1996, com o bronze a ficar na posse da indonésia Gregoria Tunjung.
Tunjung nem sequer teve de disputar o último encontro na capital francesa, beneficiando da desistência da espanhola Carolina Marin, campeã no Rio2016 e tricampeã mundial, que se lesionou com gravidade no joelho na partida das meias-finais, frente a Bin Jiao.
Os chineses já tinham anteriormente deixado escapar a medalha de ouro em pares masculinos, com a dupla composta por Liang Weikeng e Wang Chang a perder na final com os rivais Lee Yang e Wang Chi-lin, de Taiwan, tendo a Malásia arrebatado a de bronze, por intermédio de Aaron Chia e Soh Wooi Yik.
Já a prova de pares femininos foi reveladora da superioridade chinesa, com a final a ser disputada por duas duplas deste país: Chen Qingchen e Jia Yifan superiorizaram-se às compatriotas Liu Shengshu e Tan Ning e sagram-se campeãs, com o bronze a ficar na posse do Japão (Nami Matsuyama e Chiharu Shida).
A jornada de Paris2024 tinha começado da melhor forma para a China, com a conquista do título de pares mistos, através de Zheng Siwei e Huang Yaqiong, que venceram na final a dupla sul-coreana Kim Won-ho/Jeong Na-eun, com o terceiro lugar do pódio a ser ocupado por Yuta Watanabe e Arisa Higashino, do Japão.
- Quadro de medalhas no badminton:
Singulares masculinos:
OURO: Viktor Axelsen (Din)
PRATA: Kunlavut Vitidsarn (Tai)
BRONZE: Zii Jia Lee (Mal)
Singulares femininos:
OURO: An Se Young (Cor)
PRATA: He Bing Jiao (Chn)
BRONZE: Gregoria Mariska Tunjung (Ind)
Pares masculinos:
OURO: China Taipé (Lee Yang e Wang Chi-li).
PRATA: China (Liang Weikeng e Wang Chang).
BRONZE: Malásia (Aaron Chia e Soh Wooi Yik).
Pares femininos:
OURO: China (Chen Qingchen e Jia Yifan).
PRATA: China (Liu Shengshu e Tan Ning).
BRONZE: Japão (Nami Matsuyama e Chiharu Shida).
Pares mistos:
OURO: China (Zheng Siwei e Huang Yaqiong).
PRATA: Coreia do Sul (Kim Won-ho e Jeong Na-eun).
BRONZE: Japão (Yuta Watanabe e Arisa Higashino).