Em direto
Pós-depressão Kristin. A resposta aos danos e a evolução do estado do tempo

Ciclista Afonso Eulálio termina AlUla Tour no quinto lugar

Ciclista Afonso Eulálio termina AlUla Tour no quinto lugar

Ciclista Afonso Eulálio termina AlUla Tour no quinto lugar

Lusa /
Foto: Florion Goga - Reuters

O corredor de 21 anos foi o mais forte na derradeira tirada da prova saudita, que ligou Alula a Harrat Uwayrid no total de 163,9 quilómetros, cortando a meta isolado com o tempo de 03:36.05 horas e garantindo o triunfo na geral.

Inexplicavelmente poupado pelos comissários a uma expulsão na primeira etapa – andou agarrado ao carro da equipa e fez meio fundo atrás do mesmo para tentar regressar ao pelotão, além de ter empurrado outros ciclistas -, Jan Christen conseguiu hoje ‘anular’ os 20 segundos de penalização que recebeu nesse dia com um ataque a pouco mais de cinco quilómetros da meta.

Em segundo na etapa ficou o sul-africano Byron Munton (Modern Adventure), o terceiro classificado da Volta a Portugal de 2025, que gastou mais 11 segundos do que o vencedor.

O espanhol Igor Arrieta (UAE Emirates) foi terceiro, a 32 segundos, com Afonso Eulálio, que descolou na subida para Harrat Uwayrid, a menos de nove quilómetros da meta, a ser 19.º, a 48.

Assim, o corredor da Figueira da Foz, de 24 anos, falhou o pódio, descendo do segundo para o quinto lugar da geral, a 29 segundos do suíço da UAE Emirates.

O português da Bahrain Victorious perdeu também a camisola branca para Christen, que conquistou a geral com 15 segundos de vantagem sobre o colombiano Sergio Higuita (XDS Astana). Arrieta fechou o pódio, a 21 segundos.

Esta é a sétima vitória como profissional do corredor da UAE Emirates, vencedor no alto da Fóia na passada edição da Volta ao Algarve e um dos sete homens que vai acompanhar o português João Almeida na próxima Volta a Itália.
PUB