Europeus por equipas - Rui Silva dá primeira vitória a Portugal

Rui Silva, com uma prova táctica perfeita nos 1.500 metros, deu a Portugal a sua primeira vitória em provas dos Campeonatos Europeus de atletismo por equipas, a decorrer em Leiria. 

RTP /
Rui Silva vence Reuters

O atleta português correu em 3.42,07 minutos, à frente do espanhol Diego Ruiz (3.42,54) e do francês Yoann Kowal (3.43,72), no que foi a repetição do pódio dos Europeus de pista coberta de Turim2008. 
 
O segundo melhor resultado de Portugal, até ao momento, é o segundo lugar de Francis Obikwelu, nos 100 metros, com 10,20 segundos, especialidade ganha pelo britânico Dwain Chambers, recordista da Europa, que fez 10,07.
 
Também em lugar de pódio ficou Inês Monteiro, nos 3.000 metros, em corrida ganha pela russa Gulnara Galkina Samitova, campeã olímpica e recordista mundial da mesma distância mas com obstáculos. 
 
Igualmente bem esteve Sara Moreira, nos obstáculos, em quarto, numa corrida ganha pela alemã Antje Molder. 
 
Marco Fortes desiludiu no peso, obtendo apenas o nono melhor registo, ele que se apresentava como o terceiro melhor do ano entre os presentes.
 
Após 15 provas, Portugal segue no 10. lugar entre 12 selecções, com 74 pontos, em igualdade com a Espanha. 
 
Um resultado que poderia ser melhor, se Patrícia Lopes não tivesse sido desclassificada nos 400 metros barreiras: a Grécia, em nono, está a apenas cinco pontos. 
 
Lidera a França, com 128,5 pontos, seguida da Polónia, com 125, e da Grã-Bretanha, com 119. 
 
 
PUB