Grandes duelos na segunda ronda

Tiveram lugar esta madrugada os últimos jogos da 1ª ronda, que tinham sido adiados devido à chuva que caiu intensamente no primeiro dia. Juan Martin Del Potro, nos homens, e Justine Henin, nas mulheres, venceram os dois jogos mais empolgantes deste 3º dia.

Pedro Pina /
Del Potro venceu a partida mais disputada deste 3º dia, contra James Blake Getty Images

A primeira ronda do Open da Austrália está deste modo concluída, depois do cancelamento e adiamento de alguns jogos devido à chuva intensa que se fez sentir no primeiro dia do Grand Slam.

Os jogos em falta, todos da classe feminina, foram esta madrugada disputados, com os resultados a não revelarem grandes surpresas.

Caroline Wozniacki, a dinamarquesa de apenas 19 anos, e nº4 no ranking, eliminou sem grande dificuldade a canadiana Aleksandra Wozniak (34), que, apesar de ter conseguido um número de pontos ganhantes muito semelhante ao da dinamarquesa, cometeu muito mais erros não forçados que esta. O jogo ficou então resolvido em pouco mais de 1h20m, em dois sets pelos parciais de 6-4 e 6-2.

O jogo de Victoria Azarenka (7) contra a francesa Stephanie Cohen-Aloro (116) foi ainda mais simples. A bielorusa não deu qualquer hipótese e terminou o jogo em cerca de uma hora pelos parciais de 6-2 e 6-0. Azarenka conseguiu 23 pontos ganhantes contra apenas 5 da francesa.

O terceiro jogo da primeira ronda que incluiu tenistas do top10 foi o que colocou frente a frente a russa Vera Zvonareva, 9ª no ranking e semi-finalista neste Open em 2009, e Kristina Kucova (108). A eslovaca, que participa num Grand Slam apenas pela 2ª vez não teve qualquer hipótese. Zvonareva conseguiu em apenas 56 minutos vencer os dois sets pelos parciais de 6-2 e 6-0.

Já em relação à 2ª ronda, a maior surpresa foi a eliminação de Flavia Penetta, nº 12. A italiana não conseguiu ser mais forte que Yanina Wickmayer (16), da Bélgica, que passa à fase seguinte e alcança deste modo o melhor resultado de sempre na sua carreira. O primeiro set foi ainda bastante disputado, a demorar quase uma hora e a ter que ser decidio em tie break (7-2). No entanto, a italiana piorou a prestação no segundo set e, em apenas trinta minutos, Wickmayer resolveu a partida com um 6-1.

De resto, as favoritas confirmaram a sua condição e venceram sem grandes problemas. Kim Clijsters (15), vencedora do US Open em 2009, venceu a tailandesa Tamarine Tanasugarn (99) com um duplo 6-3, e vai agora defrontar a russa Nadia Petrova (19), que já foi 3ª no ranking, na 3ª ronda. Petrova eliminou a nº 60 Kaia Kanepi, da Estónia, com um duplo 6-4.

Svetlana Kuznetsova (3), da Rússiva, venceu a sua compatriota Anastasia Pavlyuchenkova (39) em dois sets, com os parciais de 6-2 e 6-2. A sérvia Jelena Jankovic (8) seguiu o mesmo caminho e eliminou a inglesa Katie O'Brien (87) também com um duplo 6-2.

Dinara Safina, a nº 2 mundial, defrontou e venceu a checa Barbora Zahlavova Strycova (67), em dois sets pelos parciais 6-3 e 6-4. Depois de ter sido finalista neste Open em 2009, a russa é uma das favoritas para vencer a final na Austrália.

Maria Kirilenko (58), que surpreendeu tudo e todos ao eliminar a compatriota Maria Sharapova (14) na primeira ronda, continua a sua escalada e apurou-se esta madrugada para a 3ª ronda. A russa venceu Yvonne Meusburger (114), da Áustria, com 6-3 no primeiro set e 6-1 no segundo.

O último jogo desta segunda ronda, disputado entre Justine Henin, antiga nº 1 do mundo, e Elena Dementieva, 5ª no ranking, teve uma série de breaks e contra-breaks fantásticos no final do segundo set. Depois da belga ter ganho o primeiro set com 7-5, qualquer uma das jogadoras poderia sair vencedora. Foi Henin, com um volley magnífico, que fechou a partida em 7-6. A vencedora admitiu na Eurosport que estava bastante nervosa no final da partida.


Nos homens, Rafael Nadal venceu sem grandes problemas Lukas Lacko (75), da eslováquia. O espanhol e nº 2 do mundo cometeu apenas 30 erros não forçados, contra 58 de Lukas, e eliminou o eslovaco com um triplo 6-2.

O britânico Andy Murray (4) defrontou o francês Marc Gicquel (57) e qualificou-se para a ronda seguinte. Murray resolveu o encontro em três sets, pelos parciais de 6-1, 6-4 e 6-3.

Andy Roddick (7), antigo nº1 e finalista em Wimbledon no ano passado, eliminou o brasileiro Thomaz Belluci (35) também em apenas três sets com 6-3, 6-4 e 6-4.

No jogo mais bem disputado deste 3º dia de competição, que colocou frente a frente James Blake (45), que já esteve no top5, e Juan Martin Del Potro, 4º no ranking, foram precisos cinco sets e mais de quatro horas de jogo para surgir um vencedor.
O argentino ganhou o primeiro set (6-4), mas Blake despertou e conseguiu os dois sets seguintes (7-6 e 7-5). Del Potro não deixou a passagem à fase seguinte fugir-lhe e arrecadou o quarto set com um 6-3. Depois de mais de uma hora a jogar o quinto e último set, foi o argentino que levou a melhor, derrotando Blake com um 10-8.

Amanhã prossegue a segunda ronda, com mais jogadores do top10 a entrarem em campo.
PUB