Judo/Europeus: Catarina Costa conquista bronze e a terceira medalha continental

por RTP
Foto: Federação portuguesa de Judo

A judoca Catarina Costa conquistou hoje a medalha de bronze em -48 kg nos Europeus em Zagreb, ao vencer no combate decisivo a primeira favorita, a sérvia Milica Nikolic, por waza-ari.

Catarina Costa, de 27 anos, que se encontra na corrida aos Jogos Olímpicos de Paris2024, somou hoje a sua terceira medalha consecutiva em Europeus, depois de ter alcançado duas medalhas de prata, em Sófia2022 e Montpellier2023.

A competição que se iniciou hoje em Zagreb marcou o regresso da judoca de Coimbra aos ‘tatamis’, depois de cerca de cinco meses de ausência, sem competir desde dezembro após uma cirurgia ao cotovelo e também uma entorse.

Bronze de Catarina Costa é a 42.ª medalha em 30 anos
A medalha de bronze hoje conquistada por Catarina Costa (-48 kg) em Zagreb é a 42.ª de judocas portugueses em Europeus, numa contabilidade iniciada há 30 anos.

A judoca da Académica de Coimbra foi hoje a única lusa a subir ao pódio na capital croata, repetindo a proeza que já tinha alcançado nos dois últimos Europeus, quando conquistou medalhas de prata em Sófia2022 e Montpellier2023.

Nas mais de quatro dezenas de medalhas de Portugal, Catarina Costa passa a ter um contributo de três, num palmarés em que Telma Monteiro, que hoje foi sétima classificada em Zagreb, continua a ser imperial.

A judoca de Almada é recordista feminina de medalhas em Europeus, a par da alemã Barbara Classen, mas com Telma a conseguir o seu registo em edições únicas, sem categorias Open, num total de seis ouros, duas pratas e sete bronzes.
pub