EM DIRETO
Depressão Marta a caminho de Portugal. A evolução do estado do tempo ao minuto

Lusitanos XV vencem em Bucareste na Super Cup europeia de râguebi

Lusitanos XV vencem em Bucareste na Super Cup europeia de râguebi

Os Lusitanos XV venceram hoje (35-7) na visita aos Romanian Wolves, em partida da quarta jornada da Rugby Europe Super Cup, em Bucareste, que manteve a equipa portuguesa na luta pela liderança.

Lusa /

A franquia da responsabilidade da Federação Portuguesa de Rugby (FPR) já vencia, ao intervalo, por 14-0, e somou o ponto de bónus na segunda parte, com um total de cinco ensaios, que a mantém em igualdade pontual com os Castilla y León Iberians na frente do torneio.

No sábado, dia 13, os Lusitanos XV e os Iberians defrontam-se, no Jamor, em encontro da última jornada que irá decidir o vencedor da fase de grupo.

O conjunto português já tinha garantido, na sexta-feira, pelo menos o segundo lugar e o direito de disputar as meias-finais em casa, quando os espanhóis venceram os Bohemia Warriors (52-3), da República Checa.

Os Iberians e os Lusitanos XV lideram, com pleno de pontos (20), a Super Cup europeia de râguebi, após as primeiras quatro jornadas, seguidos por Bohemia Warriors (nove), Brussels Devils (cinco), Delta (quatro) e Wolves (zero).

A Rugby Europe Super Cup é uma competição europeia de franquias criada pela Rugby Europe em 2021/22 para promover o desenvolvimento da modalidade em nações emergentes.

Os Lusitanos XV, da responsabilidade da FPR, são uma das equipas que disputa a Super Cup desde a primeira edição, tal como os belgas Brussels Devils, os espanhóis Castilla y León Iberians e os neerlandeses Delta.

A equipa portuguesa foi vice-campeã em 2022 e 2024, após perder as finais com os georgianos Black Lion, campeões de todas as quatro edições e que não disputam a presente edição.

Em 2025/26, a Rugby Europe Super Cup é disputada num formato de 'round robin' entre Lusitanos XV, Bohemia Warriors (República Checa), Brussels Devils (Bélgica), Castilla y León Iberians (Espanha), Delta (Países Baixos) e Romanian Wolves (Roménia).

Os quatro primeiros classificados apuram-se para as meias-finais, em janeiro, a disputar em casa das equipas melhores classificadas na fase de todos contra todos. A final também será disputada no terreno da melhor das duas equipas apuradas nessa fase.
PUB