Miguel Arrobas supera o Canal da Mancha

O nadador Miguel Arrobas superou com sucesso a Travessia do Canal da Mancha a nado, em 9 horas e meia. É a primeira vez em mais de 50 anos que um atleta português completa a prova rainha da natação mundial.

RTP /
Miguel Arrobas é o segundo português a ultrapassar o Canal da Mancha DR

Foram 34 quilómetros em linha recta que separaram a costa inglesa da francesa, uma distância que Miguel Arrobas conseguiu nadar em cerca de 9 horas e meia - o melhor tempo do ano até agora. O nadador entrou às 3h58m nas águas do Canal da Mancha e terminou às 13h28m.

O atleta português juntou o seu nome ao rol dos que conseguiram atravessar as águas do Canal a nado, repetindo a proeza de Baptista Pereira em 1954, até hoje o único português a completar a travessia com êxito.

Miguel Arrobas começou a nadar ainda durante a noite, por indicação do piloto do barco de apoio, para aproveitar as melhores condições. As regras obrigaram a que a travessia do Canal da Mancha fosse feita individualmente, pelo que Nuno Vicente, outro português que tem treinado com Miguel Arrobas para este feito, apenas deverá entrar no mar durante a próxima semana.


Nuno Vicente será o próximo a tentar ultrapassar atravessar a nado o Canal da Mancha entre 9 e 15 de Agosto, conforme as condições climatéricas e do mar o permitam.

PUB