Morreu basquetebolista Kobe Bryant

por RTP
Kobe Bryant faleceu domingo 26 de janeiro de 2020 num acidente de helicóptero Reuters

Um dos maiores jogadores de sempre da NBA, Kobe Bryant, morreu este domingo aos 41 anos, num acidente de helicóptero em Calabasas, California, avançou o site de celebridades, TMZ.

As causas do acidente estão a ser apuradas, mas há relatos de que o aparelho se incendiou em pleno voo, caindo em seguida.

Não houve sobreviventes. Cinco pessoas foram confirmadas sem vida pelas equipas de emergência dos bombeiros do condado de Los Angeles.

A mulher de Bryant, Vanessa, não estava entre os ocupantes do aparelho, propriedade do jogador.
O Black-Mamba
Kobe Bryant era uma lenda do desporto norte-americano. Ao longo de duas décadas ganhou cinco campeonatos ao serviço dos Los Angeles Lakers e esteve presente noutras duas finais. Kobe Bryant foi duas vezes campeão olímpico (Pequim2008 e Londres2012). É um dos únicos sete atletas que ultrapassaram a marca dos 30.000 pontos na carreia.

Em 2008, o Black Mamba foi considerado o melhor jogador da liga e liderou a lista de melhor marcador em duas épocas.

Figurava até sábado como o terceiro melhor marcador de sempre da NBA, ocupando o quarto lugar como marcador mais regular por época.

Dia 25 de janeiro, Le Bron James ultrapassou Kobe como terceiro melhor marcador da NBA. Kobe  prestou-lhe um tributo emocionado - a sua última publicação - na sua conta da rede Instagram.

"Em frente rumo a #2 @kingjames! Mantendo o jogo a crescer e indicando o caminho para os vindouros", escreveu o jogador.

Kobe Bryant retirou-se em 2016, depois de jogar em 18 jogos All-Stars, integrando 15 equipas All-NBA e 12 equipas All-Defensive.

Aos 34 anos, tornou-se o jogador mais novo na história da NBA a ultrapassar a marca dos 30,000 pontos.
As camisolas com que Kobe Bryant jogou, com os número 8 e 24, foram guardadas pela equipa, em reconhecimento dos seus feitos. O único jogador dos Lakers a ter essa honra.
Bryant nasceu a 23 de agosto de 1978 em Filadélfia, Pensilvania, e começou a jogar na NBA logo depois do liceu. Sempre nos Lakers, tendo sido primeiro escolha na ronda de 1996.

Era casado com Vanessa, com quem tinha quatro filhas, Bianka, Gianna - que segue os passos do pai no basquetebol e com quem Kobe Bryant foi visto várias vezes em jogos -, Natalia e Capri, a mais nova, nascida em junho último.

De acordo com testemunhas do acidente, o motor do helicóptero começou a falhar antes do aparelho se despenhar.

Kobe utilizava habitualmente o seu helicóptero Sikorsky S-76, para se deslocar, desde que jogava para os Lakers. Dirigia-se nesta viagem entre Neeport Beach e o Centro de Desportos Staples em DTLA, refere o site TMZ.



pub