EM DIRETO
Pós-depressão Kristin e a evolução do estado do tempo

Portugal com resultados modestos na terceira jornada do Europeu de ciclismo de pista

Portugal com resultados modestos na terceira jornada do Europeu de ciclismo de pista

A seleção portuguesa teve hoje um desempenho discreto na terceira jornada dos Europeus de ciclismo de pista, com Daniela Campos a não ir além do 17.º lugar no omnium e Diogo Narciso a ser 19.º no scratch.

RTP /
Peter Klaunzer - EPA

Em Konya, na Turquia, o selecionador Gabriel Mendes optou por não fazer alinhar o quatro vezes campeão europeu Iúri Leitão no scratch, ‘abdicando’ da defesa do bicampeonato ostentado pelo ciclista da Caja Rural, com o resultado a ser verdadeiramente modesto.

Diogo Narciso foi 19.º entre 22 competidores, numa prova conquistada pelo suíço Alex Vogel. O pódio ficou completo com o russo Ilya Savekin, a correr sob bandeira neutra, e com o neerlandês Vincent Hoppezak, que ficou com o bronze.

“O Diogo ainda tentou uma iniciativa para criar uma fuga, mas não foi possível. Na fase final, o pelotão fragmentou-se com novos ataques, ficámos integrados no grupo de retaguarda e o resultado acabou por ficar abaixo do objetivo”, admitiu o selecionador, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Já Daniela Campos terminou o omnium na 17.ª posição, com 34 pontos, ficando bem longe da britânica Anna Morris, campeã europeia com 132.

“A Daniela fez uma corrida dentro do projetado no scratch e na corrida tempo, mas fomos infelizes na eliminação. Ela partiu bem, mas o pé saiu do pedal e, quando conseguiu recolocá-lo, já não foi a tempo de evitar a eliminação. Na corrida por pontos ainda tentou uma situação de volta para somar pontos e subir na geral, mas não foi possível”, justificou Gabriel Mendes.

A norueguesa Anita Stenberg conquistou a prata, com 119, os mesmos da terceira classificada, a belga Shari Bossuyt.

Os Europeus de ciclismo de pista decorrem desde domingo em Konya, na Turquia, sem que a seleção nacional tenha alcançado qualquer medalha até ao momento.

No ano passado, Portugal conquistou seis ‘metais’ nos Europeus de Heusden-Zolder, na Bélgica: Iúri Leitão sagrou-se campeão por pontos e de scratch, os gémeos Rui Oliveira e Ivo Oliveira foram prata, respetivamente, na eliminação e na perseguição individual, unindo-se no madison para alcançar o bronze, o mesmo metal que Maria Martins trouxe para casa no scratch.
PUB