Portugal nos `quartos` do Mundial de futebol de praia

por Lusa
Ezequiel Garrido on Unsplash

Um golo marcado por Léo Martins a nove segundos do fim lançou hoje, com dramatismo, a seleção portuguesa de futebol de praia para a vitória por 3-2 sobre Omã e para a qualificação para os quartos de final do Mundial de 2024.

O jogador luso-brasileiro, que também tinha inaugurado o marcador, assegurou o triunfo sofrido no jogo da terceira e última jornada do Grupo D, e subiu ao topo da lista de melhores marcadores do torneio, que decorre no Dubai, com sete remates certeiros.

Portugal, campeão mundial em 2001 (ainda sem tutela da FIFA), 2015 e 2019, também ascendeu à liderança do agrupamento, mas deverá regressar ao segundo lugar, quando o Brasil defrontar o México, preparando-se para defrontar nos ‘quartos’ a Bielorrússia, virtual vencedora da ‘poule’ C.

A equipa orientada pelo selecionador Mário Narciso, que antes tinha goleado o México, por 8-2, e perdido com o Brasil, por 3-2, após prolongamento, voltou a apurar-se para a fase a eliminar do Campeonato do Mundo, depois de ter falhado esse objetivo na edição anterior, realizada em 2021.

As duas equipas acusaram o caráter decisivo do encontro, mostrando-se preocupadas, acima de tudo, com a segurança defensiva, mas isso não impediu Bê Martins de acertar no poste da baliza adversária, no lance mais perigoso do primeiro período, que terminou sem golos.

O impasse foi quebrado aos 16 minutos, pelo ‘inevitável’ Léo Martins, inaugurando o marcador com um desvio oportuno, após um pontapé de bicicleta falhado de Jordan, que, aos 20, acertou em cheio no gesto técnico mais representativo da modalidade, fixando o 2-0 no fim do segundo parcial.

O último período começou com o erro de Bê Martins, que resultou no golo de Abdullah Al Sauti, aos 25 minutos, e poderia ter terminado de forma infeliz para Portugal, quando uma falta de Jordan proporcionou o empate 2-2 a Khalid Al Oraimi, a 24 segundos do fim.

Quase no último suspiro da partida, um canto marcado com precisão por Bê Martins e o sentido de oportunidade de Léo Martins recolocaram a equipa das ‘quinas’ no comando do marcador, que o guarda-redes Pedro Mano – outro dos destaques de Portugal - segurou com uma boa defesa, na derradeira tentativa de Omã.

A seleção portuguesa, que conquistou também uma medalha de prata, em 2005, e três de bronze, em 2008, 2009 e 2011, volta a entrar em ação na quarta-feira, para disputar a partida dos quartos de final do Mundial de 2024, previsivelmente, com a Bielorrússia.

Jogo disputado no Dubai Design District Stadium, no Dubai.

Omã – Portugal, 2-3.

No final do primeiro período: 0-0.

No final do segundo período: 0-2.

Marcadores:

0-1, Léo Martins, 16 minutos.

0-2, Jordan, 20.

1-2, Abdullah Al Sauti, 25.

2-2, Khalid Al Oraimi, 36.

2-3, Léo Martins, 36.

Equipas:

- Omã: Said Al Farsi, Abdullah Al Sauti, Yahya Al Muraiki, Mandhar Al Araimi e Khalid Al Oraimi. Jogaram ainda: Musallam Al Araimi, Abdulrahman Al Fazari, Yaqdhan Al Hindasi, Nooh Al Zadjali, Ahmed Al Owaisi e Salim Al Oraimi.

Selecionador: Talib Al Thanawi.

- Portugal: Pedro Mano, André Lourenço, Jordan, Bê Martins e Léo Martins. Jogaram ainda: Bernardo Lopes, Torres, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Duarte Algarvio e Miguel Pintado.

Selecionador: Mário Narciso.

Árbitro: Mariano Romo (Argentina).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Khalid Al Oraimi (33) e Jordan (36).
pub