Sebastian Vettel termina carreira na F1 no final da época

por Mário Aleixo - RTP
Vettel diz adeus à Fórmula 1 no final da época D.R.-racefans.net

O piloto alemão Sebastian Vettel, vencedor de quatro títulos mundiais de Fórmula 1, vai terminar a carreira na disciplina rainha do desporto automóvel no fim desta época, anunciou a Aston Martin.

Sebastian Vettel decidiu retirar-se no fim da temporada de 2022 (do campeonato do mundo de F1), depois de uma brilhante carreira no desporto automóvel”, indica um comunicado publicado no sítio oficial na Internet da Aston Martin.

Vettel, de 35 anos, sagrou-se campeão mundial de F1 em 2010, 2011, 2012 e 2013, sempre na Red Bull, tendo vencido 53 corridas, um número que apenas é superado pelo britânico Lewis Hamilton, com 103, e o alemão Michael Schumacher, com 91.

Nos últimos dois anos fui piloto da Aston Martin e, apesar de os resultados não terem sido tão bons quanto esperávamos, é muito claro para mim que foi feito tudo para lançar as bases para que a equipa possa competir ao mais alto nível durante os próximos anos”, observou Vettel.

O piloto germânico estreou-se na F1 em 2007, no Grande Prémio dos Estados Unidos, em substituição do polaco Robert Kubica, que tinha sofrido um grave acidente na corrida anterior. Vettel terminou em oitavo lugar, tornando-se, aos 19 anos, o mais jovem a pontuar no Mundial.

Vettel venceu a primeira corrida em 2008, ao impor-se no Grande Prémio de Itália ao volante de um Toro Rosso, mudando-se no ano seguinte para a Red Bull, ao serviço da qual terminou no segundo lugar do campeonato de pilotos.

Com um carro superior à concorrência, o alemão dominou a disciplina rainha do desporto automóvel nos quatro anos seguintes, sagrando-se campeão entre 2010 e 2013. A transferência para a Ferrari trouxe como melhores resultados dois segundos lugares, nos Mundiais de 2017 e 2018.

Tive o privilégio de trabalhar com muitas pessoas fantásticas na F1 ao longo dos últimos 15 anos, demasiadas para poder mencionar e agradecer-lhes”, assinalou Vettel, que ocupa o 14.º lugar no campeonato de 2022, tendo como melhor resultado o sexto posto alcançado no Azerbaijão.

pub