Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro A. Pina - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h15 - São Tomé e Príncipe com mais 11 casos e cinco recuperações em 48 horas

São Tomé e Príncipe registou mais 11 casos de infeção pelo novo coronavírus e cinco recuperações da doença nas últimas 48 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 3.349, anunciaram hoje as autoridades.

O país não registou qualquer morte nas últimas 48 horas.

22H40 - Brasil regista 14.423 novos casos de infeçao com SARS-CoV-2 e mais 210 óbitos com Covid-19 de acordo com dados do Ministério da Saúde

22H20 - Cabo Verde reforça meta de 70% de população totalmente vacinada até final de outubro

Cabo Verde já recebeu mais de 615 mil vacinas contra a covid-19 e reforçou a meta de chegar a 70% da população elegível completamente vacinada até finais de outubro, disse hoje o diretor nacional de Saúde.

O país registou mais uma morte por covid-19, na cidade da Praia, e mais 44 pessoas foram infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

22H00 - Angola regista 462 novos casos e 12 óbitos nas últimas 24 horas

Angola registou 462 novos casos de covid-19, 12 óbitos e 55 recuperações da doença nas últimas 24 horas, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

21h40 - Pandemia agravou saldo da Segurança Social

A despesa da S.S. subiu em agosto 6,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 20.780,7 milhões de euros, o "que se deve em grande parte às medidas extraordinárias adotadas para fazer face aos efeitos socioeconómicos da pandemia por covid-19", realçou o ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"Este aumento foi gerado, essencialmente, pelas medidas extraordinárias adotadas no âmbito da situação de pandemia por covid-19, que representam um acréscimo de despesa de 1.660,1 milhões de euros", precisa o gabinete.

Além das despesas relacionadas com a covid-19, o ministério diz que o aumento da despesa da Segurança Social deve-se ainda ao aumento da despesa com prestações de desemprego "no montante de 170 milhões de euros, mais 17,6% do que no período homólogo".

Também o aumento da despesa com pensões e complementos em 318,2 milhões de euros (mais 2,8% do que em agosto de 2020) e de 167,3 milhões de euros (mais 22,8%) com subsídios e transferências correntes para formação profissional e ação social contribuíram para a evolução do saldo.

21h20 - Presidente Biden recebeu terceira dose

O Presidente dos EUA enrolou a manga da camisa e foi inoculado com a terceira dose, de reforço, da vacina contra a Covid-19. Foi um exemplo para convencer milhões de norte-americanps a receber a terceira dose, quando muitos recusam a primeira.

"Os reforços são importantes, mas a coisa mais importante que temos de alcançar é conseguir vacinar mais pessoas", afirmou Joe Biden, sublinhando que 23% dos habitantes do país náo foram vacinados.

21h03 - Pandemia de covid-19 custou ao Estado 5.139,5 millhões de euros até agosto

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros até agosto, devido ao aumento da despesa de 4.657,9 milhões de euros e redução de receita de 481,6 milhões, foi hoje conhecido.

"Até ao final de agosto, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da covid-19, bem como as que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 481,6 milhões de euros e a um aumento da despesa total em 4.657,9 milhões de euros", pode ler-se na Síntese da Execução Orçamental, hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).


18h38 - Incidência da covid volta a descer e Portugal está na zona verde da matriz de risco

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou esta segunda-feira a descer quer no continente quer a nível nacional, com Portugal na zona verde da matriz de risco.

Portugal regista hoje uma morte atribuída à covid-19, o valor mais baixo desde maio, assim como 230 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

17h57 - Exames nacionais e provas de aferição deverão "retomar a normalidade" este ano

Os exames nacionais e as provas de aferição deverão "retomar a normalidade" este ano, incluindo as regras dos exames finais do secundário, indicou hoje o secretário de Estado e Adjunto da Educação.

"A não ser que tenhamos outra vez - esperemos que não e tudo indica que não - alguma excecionalidade, o caminho é o da retoma da normalidade também a respeito da avaliação externa", afirmou João Costa, à margem da apresentação dos resultados de três estudos realizados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

17h56 - Diagnóstico das aprendizagens confirma importância dos professores mesmo à distância

Os alunos que durante o ensino `online` mantiveram um maior contacto com os professores foram os menos prejudicados pela pandemia de covid-19, revela o diagnóstico das aprendizagens que confirma a importância dos docentes mesmo à distância.

Esta é uma das principais conclusões do segundo relatório do estudo diagnóstico realizado em janeiro pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) divulgado hoje e que tinha como objetivo avaliar o impacto da suspensão das atividades presenciais nas escolas em 2020 devido à pandemia.

17h35 - Reino Unido regista subida nas infeções mas descida nos internamentos

O Reino Unido registou 40 mortes e 37.960 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje, com destaque para uma subida nas infeções, mas descida nas mortes e internamentos.

No domingo, o Reino Unido tinha registado 58 mortes e 32.417 novos casos, mas os valores relativos ao fim-de-semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento.

Nos últimos sete dias, entre 21 e 27 de setembro, a média diária foi de 137 mortes e 34.457 casos, o que corresponde a uma descida de 3,5% no número de mortes e uma subida de 13,4% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia, foram notificados 136.208 óbitos de covid-19.

17h00 - Pfizer inicia estudos para medicamento oral contra a Covid-19

A Pfizer anunciou esta segunda-feira que deu início a um grande estudo onde testa o seu medicamento antiviral oral experimental para a prevenção da infeção por Covid-19 entre aqueles que foram expostos ao vírus.

O estudo testará o medicamento da Pfizer (PF-07321332) com a ajuda de até 2.660 participantes adultos saudáveis com 18 anos ou mais que vivem na mesma casa que um indivíduo com infeção sintomática confirmada por Covid-19.

No ensaio, o PF-07321332, projetado para bloquear a atividade de uma enzima chave necessária para o coronavírus se multiplicar, será administrado juntamente com uma pequena dose de Ritonavir, um medicamento mais antigo amplamente usado em tratamentos combinados para a infeção pelo HIV.

Até ao momento, o Remdesivir intravenoso, da Gilead Sciences, é o único tratamento antiviral aprovado para a Covid-19 nos Estados Unidos.

16h46 - Joe Biden vai receber dose de reforço

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai ser administrado com uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 esta segunda-feira, anunciou a Casa Branca, dias após a sua administração ter dado luz verde para uma terceira dose de reforço a certas pessoas.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA apoiou na semana passada uma dose de reforço da vacina da Pfizer/BioNTech para norte-americanos com 65 ou mais anos, adultos com condições médicas subjacentes e pessoas com trabalhos de alto risco.

16h20 - Regulador europeu avalia pedido da Moderna para dar dose de reforço na UE

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje estar a avaliar um pedido da farmacêutica Moderna para administrar uma terceira dose de reforço da vacina anticovid-19 na União Europeia (UE), para maiores de 12 anos após seis meses.

“A EMA começou a avaliar um pedido para a utilização de uma dose de reforço de Spikevax [vacina anticovid-19 da Moderna] a ser administrada pelo menos seis meses após a segunda dose em pessoas com 12 anos de idade ou mais”, anuncia o regulador da UE em comunicado de imprensa, apesar de só ter vindo a admitir esta terceira injeção para imunodeprimidos.

A instituição acrescenta que o objetivo é que esta terceira dose de reforço seja administrada a pessoas vacinadas - ou seja, pessoas que completaram a sua vacinação primária - para “restabelecer a proteção depois de esta ter diminuído”, conforme indicado pela Moderna, adiantando que irá “comunicar oportunamente o resultado da avaliação”.

Este é o segundo pedido feito por farmacêuticas com vacinas anticovid-19 aprovadas na UE para avançar com uma terceira dose, após o consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech ter, no início de setembro, submetido uma solicitação semelhante à EMA para restabelecer a proteção de vacinados com 16 anos de idade ou mais após seis meses da segunda dose.

15h52 - Portugal é 19.º entre 27 da União Europeia em novos casos diários

Portugal é o 19.º país da União Europeia em número de novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes na última semana, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

Portugal apresenta uma média diária de 68 casos, abaixo da média europeia de 102 e bem longe dos países com mais novos casos diários de infeção: Lituânia (512), Eslovénia (425), Estónia (405), Roménia (339) e Letónia (323).

Embora não pertença à União Europeia, o Reino Unido é dos países europeus com mais novos casos diários, com uma média de 493.

A média mundial de novos casos diários na última semana está em 59.

No resto do mundo, entre países com mais de um milhão de habitantes, a República Dominicana está com uma média maior (1.060 novos casos diários), seguida da Sérvia (952), Mongólia (719), Cuba (666) e Israel (618).

Em termos de mortes diárias atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes na última semana, Portugal é o 19.º entre os 27 estados-membros, com uma média de 0,6 óbitos.

Bulgária, com uma média de 9,5 óbitos, é o país da União Europeia em pior situação neste indicador, seguindo-se Lituânia (6,37), Roménia (6,18), Letónia (3,37), Croácia (3,33) e Chipre 3,06.

A média europeia deste indicador é 1,3 e a mundial é 1,02.

15h30 - Mais um morto e 230 casos em Portugal

Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico da DGS.

A taxa de incidência da Covid 19 em Portugal está abaixo dos 120 casos por cem mil habitantes a 14 dias.

O boletim diário da DGS indica que a incidência está agora em 113, 5 casos por cem mil pessoas. Era de 129,7 na passada sexta feira.

O índice de transmissibilidade é de 0,84 a nível nacional.

A última vez que Portugal registou uma morte relacionada com a covid-19 foi a 08 de maio.

O boletim epidemiológico da DGS hoje divulgado revela também que estão internadas 420 pessoas, mais cinco em relação a domingo, das quais 79 em cuidados intensivos, menos quatro.

A morte de uma pessoas com mais de 80 anos ocorreu na região Norte.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.955 pessoas e foram registados 1.067.175 casos de infeção.

15h00 - Pelo menos 4.744.890 mortes no mundo desde o início da pandemia

A pandemia de covid-19 matou pelo menos 4.744.890 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço feito hoje pela agência France-Presse (AFP) a partir de fontes oficiais.

Mais de 231.740.830 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde então, quando o gabinete da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China declarou a doença.

A grande maioria dos doentes recuperou, mas uma parte ainda mal avaliada conserva sintomas durante semanas, por vezes meses.

No domingo, registaram-se no mundo 4.602 mortes e 325.362 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença da covid-19.

Os países que registaram mais novas mortes nos seus balanços foram a Rússia (779), os Estados Unidos (289) e o Irão (288).

Desde o início da pandemia que os Estados Unidos são o país mais afetado, tanto em número de mortes como de casos, com 688.033 mortos em 42.931.410 casos confirmados, segundo a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins.

A seguir aos EUA, os países mais afetados são o Brasil, com 594.443 mortes (21.351.972 casos), a Índia, com 447.194 mortos (33.678.786 casos), o México, com 275.450 mortos (3.632.800 casos), e a Rússia, com 204.679 mortos (7.443.149 casos).