Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus no país e no mundo ao minuto

por RTP

Foto: Manuel de Almeida - Lusa

Estão confirmados 331 casos de infeção e uma morte em Portugal devido ao Covid-19. Em todo o mundo são mais de 181 mil as pessoas que até ao momento testaram positivo, das quais cerca de 78 mil já recuperaram.

Mais atualizações

22h40 - Portugal tem "1.142 ventiladores" mas "não estão todos disponíveis", diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou que Portugal ainda não teve "nenhuma carência" de ventiladores e que conta atualmente com "1.142" equipamentos, mas ressalvou que "não estão todos disponíveis" para a pandemia de Covid-19 porque há outras necessidades.

"Nós temos, fora blocos operatórios de urgência, fora unidades de queimados, 1.142 ventiladores para adultos. Claro que não estão todos disponíveis porque há muitas pessoas que estão internadas e que estão a ser ventiladas, ou que foram operadas, ou porque estão com uma pneumonia normal", disse António Costa em entrevista à SIC.

O primeiro-ministro garantiu que Portugal não tem "nenhuma carência de ventiladores", mas justificou que está a ser feito um reforço "na previsão do pior dos cenários", e porque se vive "uma situação anormal".

Na entrevista, o primeiro-ministro disse também que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem "dois milhões de máscaras de reserva estratégica", para responder às necessidades, e indicou que o Estado está a "adquirir quer máscaras, quer material de desinfeção, quer ventiladores, e a fazer a gestão destes recursos".

"Temos procurado estar a ir reforçando as capacidades que temos para prever o pior que ainda possa vir a seguir", defendeu.

Costa referiu que "o que está previsto neste momento no estudo epidemiológico é que o pico desta pandemia em Portugal continue a crescer até finais de abril", e que "só então aí entrará numa função descendente e que nunca terminará antes do final de maio".

"Por isso é que estamos a falar de vários meses, nós temos de reforçar os recursos para o caso de haver um aumento anormal para além daquilo que está previsto", reforçou.

22h30 – França vai colocar 100 mil polícias nas ruas

O ministro francês do Interior anunciou que irão ser destacados 100 mil polícias para garantir que a quarentena hoje imposta por Emmanuel Macron é cumprida por toda a população.

“Fiquem em casa”, aconselhou o ministro Christophe Castaner, acrescentando que podem ser impostas multas de até 135 euros a quem saia de casa sem ser por razões essenciais, como trabalhar, ir a consultas médicas ou comprar bens de primeira necessidade.

22h08 – Governo antecipa impacto de 2 mil ME por mês com medidas de apoio à família e ao trabalho

As medidas de apoio às famílias e de manutenção de postos de trabalho, avançadas pelo Governo perante o desenvolvimento do novo coronavírus, vão ter um impacto de dois mil milhões de euros por mês, estimou a ministra do Trabalho.

"Só nas medidas de apoio às famílias e de manutenção dos postos de trabalho que aprovámos, nós temos um impacto previsível de cerca de dois mil milhões de euros por mês", disse Ana Mendes Godinho.

Segundo a ministra, a situação, neste momento, impõe que o executivo tenha de "estar permanentemente a avaliar as medidas que devem ser tomadas com a preocupação de não" se saber "quanto tempo durará esta situação".

21h55 – CGTP vai suspender Manifestação Nacional da Juventude de dia 26.

21h54 – Novo estudo volta a sugerir que coronavírus é intransmissível de mães para filhos

O estudo, publicado na revista da especialidade Frontiers in Pediatrics, é o segundo do género realizado recentemente na China que confirma que as mães infetadas com o novo coronavírus não infetam os seus filhos durante a gravidez.

O novo estudo envolveu quatro grávidas com Covid-19 que deram à luz num hospital de Wuhan, cidade onde foi detetado em dezembro o novo coronavírus, responsável por infeções respiratórias como pneumonia.

Segundo o trabalho, nenhum dos quatro recém-nascidos teve sintomas de Covid-19, como febre ou tosse, apesar de, por precaução, terem sido isolados em unidades de cuidados neonatais intensivos.

Os investigadores advertem que mais estudos com recém-nascidos serão necessários, uma vez que a sensibilidade aos testes de diagnóstico do coronavírus é de cerca de 71 por cento.

Para este efeito, os cientistas estão a recolher amostras de placenta, líquido amniótico, sangue e fluido gástrico.

21h52 – Aumenta para 234 número de infetados no Brasil. São mais de dois mil os casos suspeitos.

21h50 – Parlamento vai funcionar com quórum "flutuante" de 116 deputados nas votações

O parlamento vai continuar a funcionar, com um quórum flutuante de 116 deputados, que podem não estar todos no plenário no momento de votar, devido à pandemia da Covid-19.

Esta foi a conclusão saída da reunião de hoje da conferência de líderes, em que, por maioria, foi adotada a proposta de reorganização dos trabalhos parlamentares feita pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, excetuando a parte em que sugeria que as votações se fizessem com o quórum de funcionamento, ou seja um quinto dos deputados.

Todas as bancadas deram a sua anuência à proposta, à exceção das bancadas do PSD e do CDS, que defendiam o funcionamento do parlamento com a Comissão Permanente, órgão que substitui o plenário em férias, e que poderia convocar reuniões com todos os deputados caso tivesse de ser aprovada uma lei importante.

21h28 – Tunísia suspende todos os voos internacionais e encerra fronteiras terrestres.

21h26 – Ministro brasileiro testa positivo

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Marcos Troyjo, testou positivo para o novo coronavírus. Este ministro fez parte da delegação brasileira que há nove dias se reuniu com Donald Trump.

Apesar de ter testado positivo, Troyjo encontra-se sem sintomas e está agora a trabalhar a partir de casa, em isolamento.

21h19 – Vizinhos criam rede mutualista para fazer compras

Como medida de prevenção há vizinhos que criaram sistemas para prevenir contaminações. Os moradores de um prédio em Alvalade, por exemplo, organizaram-se para evitar que saiam todos à rua ao mesmo tempo. A lista de compras é feita através de um grupo que criaram nas redes sociais.

21h17 – Europeu de futebol em risco

A UEFA reúne amanhã e pondera adiar o Euro para o próximo ano. Já a Liga Portuguesa não tem um data para o regresso das competições.

21h16 – Hospitais privados prontos para receber doentes graves do SNS

Os hospitais dos setores privado e social também já cancelaram consultas, exames e cirurgias não urgentes. Estão prontos para receber doentes graves do Serviço Nacional de Saúde.

Garantem estar capacitados também para ceder equipamentos como ventiladores e camas de cuidados intensivos para ajudar no combate ao Covid-19.

21h14 – "O custo da reação não é uma matéria relevante neste momento", diz Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje à agência Lusa que o custo da reação ao surto de Covid-19 "não é uma matéria relevante neste momento", e que as consequências da crise dependem muito da resposta que for dada.

"O custo da reação não é uma matéria relevante neste momento. Ela tem é de ser efetiva", disse Mário Centeno.

21h12 – Imigrantes portugueses no Reino Unido com poucas precauções

Durante o fim de semana a comunidade portuguesa que vive no Reino Unido correu aos supermercados para comprar produtos de Portugal.

O maior fornecedor de produtos nacionais descreve um verdadeiro ataque às prateleiras como se fosse Natal, mas alerta que muitos portugueses em território britânico estão a dar pouca relevância à pandemia.

21h10 – Partido Aliança pede fecho de fronteiras e suspensão de voos para regiões autónomas.

21h09 – Mais de 60 imigrantes colocados de quarentena no Algarve

No Algarve mais de 60 trabalhadores agrícolas, de origem asiática, estão em quarentena, dentro de uma escola básica de Faro. Um destes trabalhadores deu positivo com Covid-19 foi o primeiro na capital algarvia.

21h08 – Companhias aéreas estão a cancelar até 90% dos voos

A propagação do novo coronavírus e o encerramento de fronteiras em vários países está a ter um forte impacto no setor da aviação um pouco por todo o mundo.

21h07 – Jorge Jesus com teste positivo mas "inconclusivo"

Jorge Jesus realizou um teste para o Covid-19 e o resultado foi "positivo fraco ou inconclusivo". A notícia foi avançada pelo Flamengo, em comunicado, e a contraprova está agora a ser realizada.

O clube brasileiro informa que o treinador está sob os cuidados do departamento médico e apresenta um quadro estável de saúde.

Um vice-presidente do Flamengo já tinha acusado positivo para a Covid-19.

O clube realizou hoje testes para detetar a presença do coronavírus em atletas, equipa técnica e funcionários do departamento de futebol.

21h05 – Ministros das Finanças europeus passam a falar semanalmente, pelo menos

Os ministros da Finanças europeus concordaram hoje manter contactos muito regulares, "pelo menos uma vez por semana", para discutir em conjunto respostas coordenadas ao surto de Covid-19, anunciou o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

No final de um Eurogrupo realizado por videoconferência, e alargado aos países que não fazem parte da moeda única, para acertar a coordenação das medidas a tomar para mitigar os choques económicos provocados pelo novo coronavírus, Centeno apontou que "este é um primeiro passo, o Eurogrupo vai continuar a seguir a situação muito de perto e estará pronto para atuar rapidamente".

"Concordámos continuar o trabalho com chamadas regulares, pelo menos uma vez por semana. Vamos continuar a atuar de forma rápida e decidida face aos desenvolvimentos, à medida que estes se revelam", declarou.

21h02 – Covid-19 reduz drasticamente movimento nas cidades

O encerramento das escolas teve reflexo nos transportes públicos e no trânsito. Em Lisboa e no Porto hoje havia poucos passageiros. Nas estradas também se circulava com tranquilidade.

Parte do comércio mantém-se aberto. O abastecimento de produtos alimentares faz-se com rapidez por causa do aumento da procura nos supermercados.

20h57 – Macron anuncia fecho das fronteiras externas da UE a viagens não essenciais

Emmanuel Macron, Presidente francês, anunciou que a partir de amanhã ao meio-dia, todas as fronteiras externas da União Europeia (UE) e do espaço Schengen serão fechadas a viagens não essenciais, por 30 dias, devido à propagação do Covid-19.

"A partir de amanhã ao meio-dia, as fronteiras à entrada da União Europeia do Espaço Schengen serão fechadas [...] Todas as viagens entre países não-europeus e a União Europeia serão suspensas durante 30 dias", precisou o Presidente francês esta segunda-feira numa mensagem televisiva ao país.

O Presidente explicou ainda que os franceses que estão fora da União Europeia poderão voltar, caso assim desejem.

20h53 – Há mais infeções e mortes no resto do mundo do que na China continental

20h52 – Livre apoia manifesto de economistas que pede medidas "à altura da crise"

O partido Livre apoiou o manifesto de um grupo de economistas de diferentes universidades portuguesas no qual é pedido às autoridades nacionais e europeias medidas para combater o abrandamento da economia na sequência do novo coronavírus.

Em comunicado, o partido argumenta que "a crise de saúde pública que se abateu sobre o mundo já está a ter efeitos dramáticos em vários sectores da sociedade”.

“Dando sempre prioridade à saúde e bem-estar de todas as pessoas, é importante não descurar os efeitos económicos que esta crise terá na vida das pessoas, já que, certamente, muitos e muitas ficarão sem o seu emprego e, consequentemente, sem fonte de rendimento", refere.

20h50 – Espanha é o país com contágio mais rápido depois da Itália

Em Espanha o número de novos casos diários ultrapassou pela primeira vez o milhar. É já o segundo país com mais novas incidências depois da Itália.

Mais de mil militares reforçaram as patrulhas da polícia para impor as medidas do estado de emergência.

Espanha tem 9.428 infetados e 335 mortes. Das vítimas mortais, 41 registaram-se nas últimas 24 horas.

20h49 – Covid-19 ocasiona em Itália vendas de máscaras e gel a preços especulativos

Logo a seguir à China, Itália é o país com o maior número de infeções pelo Covid-19.

20h47 – Centeno promete fazer tudo o que for preciso para combater Covid-19

O Eurogrupo vai fazer tudo o que for preciso para combater os efeitos da pandemia - garantia de Mário Centeno, depois de uma reunião dos ministros da zona euro.

Na reunião por videoconferência decidiu-se atribuir mais 28 mil milhões de euros de fundos comunitários.

20h46 – Mais um dia negro nas bolsas mundiais

Na Europa, as principais praças encerraram com quedas entre os 4 e os 8 por cento. Apesar disso, atenuaram as perdas próximo do fecho.

Durante o dia a Bolsa de Lisboa chegou a tocar em mínimos desde 1993, ano em que foi criada.

A atual crise também se reflete nos juros da dívida. A dívida portuguesa a 10 anos, voltou ao patamar de 1 por cento, o valor mais alto desde maio do ano passado.

O petróleo também regista forte desvalorização e negociou em Londres abaixo dos 30 dólares por barril.

20h45 – Ferro Rodrigues propõe parlamento uma vez por semana

O presidente da Assembleia da República propõe que os trabalhos do Parlamento sejam reduzidos a um plenário por semana, e só com um quinto dos deputados. A proposta está a ser apresentada em conferência de líderes extraordinária.

20h44 – Estado de emergência poria em causa principalmente a livre circulação

A Assembleia da República pode discutir uma eventual declaração do estado de emergência na próxima quarta-feira. Se assim acontecer, pode estar em causa o direito à livre circulação.

Marcelo Rebelo de Sousa marcou o Conselho de Estado para as primeiras horas da manhã para que seja possível que o plenário se pronuncie sobre a medida nesse mesmo dia.

20h42 – DGS recomenda cremação de cadáveres de doentes

A Direção-Geral de Saúde emitiu hoje uma norma sobre cuidados post-mortem com cadáveres de pessoas infetadas com o novo coronavírus, recomendando a cremação dos corpos e determinando, em caso de enterro, que o caixão não seja aberto.

A norma publicada hoje na página da DGS emite um conjunto de orientações para os profissionais que têm que lidar com os cadáveres de doentes que morram com Covid-19, ou quando mesmo sem confirmação suspeitem que tenha sido essa a causa da morte, devendo neste último caso ser colhidas amostras biológicas antes do envio do corpo para a casa mortuária, que serão depois submetidas a análise.

"É essencial que os profissionais que realizam os funerais e todos os outros envolvidos no manuseio do corpo, sejam informados sobre o risco potencial de infeção, incluindo os familiares", lê-se na norma, que obriga a diminuir a acumulação de cadáveres e proíbe o embalsamamento.

Ainda que não seja obrigatório, a DGS refere que os cadáveres devem, "de preferência" ser cremados, mas quando isso não aconteça os corpos, que devem sempre ser embalados em sacos impermeáveis, ficam em caixão fechado, estando as famílias também proibidas de os abrir.

20h39 – Covid-19 impõe alterações na rotina do aeroporto da Portela

A equipa de reportagem da RTP constatou hoje no aeroporto da Portela que alguns dos voos entre Portugal e Espanha já estavam cancelados, antes mesmo da decisão nesse sentido.

No check in não está a ser respeitada a distância de segurança nem há nenhuma autoridade para fazer respeitá-la. Mas as entradas no aeroporto estão a ser controladas pela PSP, que apenas deixa entrar quem vá viajar.

20h27 – Vacina precisa-se porém primeiros testes são só o princípio

O mundo espera ansioso pelo desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, e os primeiros testes em já começaram a decorrer nos Estados Unidos. Na corrida estão pelo menos 35 empresas e instituições académicas e a maioria tem realizado testes em animais.



20h25 – GNR controla principais fronteiras entre Portugal e Espanha

As principais fronteiras entre Portugal e Espanha já estão a ser controladas por elementos da GNR. Quem vive junto à fronteira vê agora a vida mais complicada, sobretudo o comércio.
20h24 – Mário Veríssimo, primeira vítima mortal do Covid-19 em Portugal, sofria de doença pulmonar

Foi hoje confirmada a primeira vítima mortal de Covid-19 em Portugal. Era um homem de 80 anos que estava internado no Hospital de Santa Maria.

A vítima é Mário Veríssimo, sofria de doença pulmonar e foi massagista do Estrela da Amadora. O clube já o homenageou nas redes sociais.

Há três dias, Jorge Jesus disse que tinha perdido um amigo devido ao Covid-19, na altura o treinador do Flamengo ainda tinha a informação errada mas depois fez um esclarecimento.

"Hoje foi um dia muito triste para mim, obtive uma informação desencontrada sobre a morte de um amigo querido. Na verdade a informação correta é que ele está em estado grave no hospital", esclareceu na altura.

20h21 – Rússia vai encerrar as suas fronteiras aos estrangeiros

A Rússia vai encerrar a partir de quarta-feira e até 1 de maio as suas fronteiras aos cidadãos estrangeiros, à exceção dos residentes permanentes no país.

Em comunicado, o Governo russo indica que o primeiro-ministro Mikhaïl Michoustine avisou na noite de hoje diversos chefes de Governo de países próximos de Moscovo sobre a entrada em vigor desta medida a partir da meia-noite de quarta-feira (21h00 de terça-feira em Lisboa).

"Para garantir a segurança do Estado, defender a saúde pública e prevenir a propagação da infeção pelo coronavírus, o Governo russo (...) decidiu restringir temporariamente a entrada na Federação da Rússia aos cidadãos estrangeiros e apátridas", declarou Michoustine aos seus colegas, segundo o comunicado.

Os diplomatas e cidadãos estrangeiros que residam de forma permanente na Rússia não são abrangidos pela medida, acrescentou.

Esta decisão foi anunciada quando o número de casos recenseados de doentes do novo coronavírus na Rússia aumentou de 63 no domingo para 93 hoje, a maioria na capital. Pela primeira vez, casos de pessoas contaminadas em território russo, e não no estrangeiro, foram revelados em Moscovo.

20h15 – Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira adia consultas e cirurgias não urgentes.

20h14 – Operadoras de telecomunicações reforçam capacidade

Altice, Vodafone e NOS estão a reforçar a capacidade das suas redes para fazer face ao aumento do tráfego, devido ao elevado número de portugueses que estão em teletrabalho, de acordo com respostas das operadoras à Lusa.

19h59 – Adiados atos eleitorais no PSD até 9 de abril, incluindo bancada parlamentar.

19h57 – Associação do Porto de apoio a sem-abrigo admite furar bloqueio do Governo

O Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (CASA) do Porto admitiu hoje à agência Lusa manter a distribuição de refeições se o Governo impuser o recolher obrigatório devido à Covid-19, situação que também preocupa a Legião da Boa Vontade (LBV).

Natália Coutinho, coordenadora do CASA do Porto, reconheceu essa preocupação face aos desenvolvimentos ocorridos devido ao surto do coronavírus, mas afastou a possibilidade de os sem-abrigo da cidade serem abandonados.

"Estamos preocupados com a possibilidade dessa limitação, mas a menos que se arranje uma solução alternativa vamos ter de furar o bloqueio e continuar a fazer o que estamos a fazer", afirmou a responsável.

19h56 – Cinemas UCI anunciam fecho por duração indeterminada

Os Cinemas UCI, que com 45 ecrãs em três centros comerciais são o quarto maior exibidor em Portugal, anunciaram hoje o fecho dos seus espaços, por um período indeterminado, para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

Os cinemas UCI têm 45 ecrãs nos centros comerciais Arrábida, em Vila Nova de Gaia, El Corte Inglés, em Lisboa, e UBBO, na Amadora, com um total de 9.279 lugares.

"No cumprimento de diretrizes governamentais, os nossos cinemas irão permanecer encerrados até indicação contrária. Esperamos voltar a recebê-lo o mais breve possível", pode ler-se numa mensagem na página dos cinemas.

19h55 – Aeródromo de Coimbra apenas operacional para voos de emergência até 31 de março.

19h54 – Estados Unidos começaram a testar vacina em humanos

Os Estados Unidos começaram hoje a testar em humanos uma vacina que proteja as pessoas do contágio pelo novo coronavírus que causou a pandemia de Covid-19, anunciou o Instituto Nacional de Saúde norte-americano.

Segundo o organismo estatal de saúde dos EUA, especialistas administraram uma vacina ao primeiro de 45 voluntários, todos adultos saudáveis, com idades entre os 18 e os 55 anos, que participarão nesta investigação, nas próximas seis semanas.

A vacina chama-se RNA-1273 e foi desenvolvida por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças, subsidiário do Instituto Nacional de Saúde, e por uma empresa de biotecnologia.

19h52 – Incumprimento de quarentena nos Açores denunciado ao Ministério Público

O responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores adiantou hoje que estão a ser denunciadas ao Ministério Público situações de incumprimento da quarentena obrigatória determinada para os passageiros do exterior que aterram na região.

"Tivemos conhecimento de alguns casos a quem foi determinada quarentena e que não acataram essa medida. Nesse sentido, temos esses casos identificados e iremos reportá-los ao Ministério Público, de forma a que seja aplicada a devida medida judicial", afirmou Tiago Lopes, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores anunciou no sábado, ao início da tarde, que "todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na região" passariam a estar "obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias".

19h50 – Bruxelas disponibiliza 80 ME para laboratório alemão que testa vacina

Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar até 80 milhões de euros ao laboratório alemão que está a trabalhar numa potencial vacina para o novo coronavírus, após uma alegada oferta da administração norte-americana, desmentida pela biofarmacêutica.

A instituição liderada por Ursula von der Leyen explica que este apoio é dado sob a forma de uma garantia da União Europeia (UE) a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) neste valor, no âmbito do mecanismo de financiamento de doenças infecciosas InnovFin e do programa comunitário para a investigação Horizonte 2020.

"Nesta crise de saúde pública, é de extrema importância apoiarmos os nossos principais investigadores e empresas de tecnologia. Estamos determinados a fornecer à CureVac o financiamento necessário para aumentar rapidamente o desenvolvimento e a produção de uma vacina contra o novo coronavírus", sublinha Ursula von der Leyen, citada pela nota de imprensa.

19h33 – França impõe restrições de deslocações a partir de amanhã e durante 15 dias.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu à população que fique em casa e que saia apenas para atividades essenciais. Se alguém contrariar estas restrições, poderá ser punido.

“Sei que vos peço algo sem precedentes, mas as circunstâncias exigem-no. Estamos em guerra”, declarou Macron.

O Presidente decidiu ainda suspender as rendas e contas de gás, eletricidade e água no país.

O número de mortos em França vai já em 148, com mais de seis mil pessoas infetadas.

18h57 – Senegal suspende ligações aéreas com França e seis outros países.

18h56 – O ministro polaco do Ambiente testou positivo para o novo coronavírus, mas diz sentir-se bem e expressou “solidariedade por todos os que estão doentes”.

18h54 – Número de mortes no Reino Unido sobre para 53.

18h50 – Trabalhadores da restauração do Norte alvo de ameaças de despedimento

O dirigente do Sindicato de Hotelaria do Norte, Francisco Figueiredo, revelou ter recebido "centenas" de queixas de trabalhadores da área da restauração que estão ser ameaçados de "despedimento selvagem" por parte das entidades patronais.

"Temos recebido centenas de testemunhos, algumas reportam ameaças de despedimento selvagem, sem quaisquer direitos (...). Há uma certa selvajaria que se está a alastrar e evidentemente que nos preocupa muito esta situação", afirmou, em declarações à agência Lusa, Francisco Figueiredo.

Segundo o dirigente sindical, apesar de vários estabelecimentos da restauração da zona Norte, que encerraram devido ao surto de Covid-19, terem assegurado o pagamento do ordenado aos seus funcionários, noutros cafés e restaurantes "isso não está a acontecer".

18h48 – Empresários do Alto Minho pedem mais apoios após reposição de fronteiras

O presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) vai pedir ao Governo "medidas adicionais" às já anunciadas para fazer face às previsíveis consequências do controlo de fronteiras terrestres com Espanha, hoje anunciado pelo Governo português.

"Espanha é o principal destino das exportações portuguesas, sendo que se a Galiza fosse um país, seria o sexto destino das nossas exportações, com um volume três vezes superior ao do Brasil", sublinha Luís Ceia, num comunicado hoje enviado à imprensa.

O presidente da CEVAL, estrutura que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo, manifesta a sua "total concordância" com as medidas tomadas até agora para travar o surto do novo coronavírus, classifica-as de "pertinentes e necessárias" e incentiva a "medidas mais drásticas, caso sejam necessárias para fazer face a esta pandemia", mas diz não poder "deixar de temer o impacto que esta limitação terá na economia da região".

18h45 – Tribunal Europeu limita atividade aos casos prioritários

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos adotou hoje "medidas excecionais" face à pandemia de Covid-19 que passam por limitar o seu funcionamento a "atividades essenciais" e "casos prioritários".

"Face à crise sanitária mundial sem precedente [...], as atividades essenciais do Tribunal serão, em princípio, asseguradas e, em particular, o tratamento dos casos prioritários", precisa o texto.

Entre esses casos estão os pedidos urgentes de medidas provisórias que se aplicam quando "há risco iminente de dano irreparável".

"As audiências previstas para março e abril não se realizarão" e "o prazo de seis meses para apresentar um recurso" de uma decisão judicial definitiva de um dos 47 Estados-membros do Conselho da Europa será prolongado "por um mês", assim como os prazos previstos para os procedimentos internos do Tribunal.

18h34 – Itália ultrapassa os 2.000 mortos

Itália, o país da Europa com mais casos de infeção pelo novo coronavírus, já regista um total de 2.158 mortos, com 349 novas mortes ocorridas nas últimas 24 horas, anunciou o presidente da Proteção Civil, Angelo Borrelli.

Do total de mortes, cerca de dois terços, 1.420, registaram-se na Lombardia (norte), região de que Milão é a capital.

Itália regista um total de 27.980 pessoas infetadas, das quais 2.749 já recuperaram.

18h31 – Dois navios da Transtejo Soflusa desinfetados, limpeza da restante frota concluída até quarta-feira

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira a desinfeção de dois navios da TTSL – Trantejo Soflusa. A operação ocorreu no terminal fluvial do Barreiro.

“Esta operação de desinfeção visa a redução de risco de contaminação e contágio por COVID-19, através da aplicação do produto Microbe Shield Z-71 da marca Zoono”, explica um comunicado do gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

“O produto Microbe Shield Z-71 é uma nova tecnologia de desinfeção física, inócua para os humanos e animais, mas mortal para uma ampla variedade de bactérias, fungos, leveduras e vírus, nomeadamente o coronavírus que causa a COVID-19. O produto foi testado segundo a norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus, tendo revelado uma eficácia superior a 99,99% ao fim de 5 minutos”.

A operação de desinfeção da frota estará concluída na quarta-feira, 18 de março, garantiu o gabinete do ministro.

18h29 – Primeira vítima mortal do Covid-19 em Portugal era Mário Veríssimo

A primeira vítima mortal do Covid-19 em Portugal chamava-se Mário Veríssimo e foi o massagista principal do Clube de Futebol Estrela da Amadora durante mais de uma década.

Integrava a equipa do Estrela que venceu a Taça de Portugal em 1989-90.

Trabalhou com, entre outros, os treinadores Jorge Jesus, Fernando Santos e João Alves.

Trabalhou ainda como enfermeiro no Hospital de Santa Maria, onde veio agora a falecer.

18h24 – Sociedade Portuguesa de Oftalmologia oferece consultas não presenciais de oftalmologia

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) disponibiliza, a partir de amanhã, dia 17 de março, consultas gratuitas a doentes de oftalmologia, através da COESO – Consultórios de Especialistas de Oftalmologia.

“Com esta iniciativa pretendemos responder a questões colocadas pelos doentes, dar conselhos e orientações terapêuticas. Tudo claro dentro dos limites de uma consulta não presencial. Temos um grupo de médicos oftalmologistas de vários pontos do país que se voluntariaram para este trabalho”, explica em comunicado o presidente da SPO.

18h21 – Suécia entrega ventiladores a Itália

A Getinge, maior fabricante de ventiladores a nível mundial, vai entregar 500 desses aparelhos a Itália.

18h19 – O Canadá anunciou o encerramento de fronteiras para todos os estrangeiros, exceto cidadãos dos Estados Unidos. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, apelou à população para que fique em casa.

18h17 – G7 promete uma "resposta forte" face a atual "tragédia humana"

Os líderes dos sete países mais ricos do mundo (G7) manifestaram hoje a sua determinação em dar "uma resposta forte" face à "tragédia humana" que representa a pandemia do novo coronavírus.

"A pandemia de Covid-19 é uma tragédia humana e uma crise sanitária internacional, que também apresenta grandes riscos para a economia mundial", indicou um comunicado divulgado após uma cimeira extraordinária realizada por videoconferência.

"Vamos coordenar os nossos esforços para retardar a propagação do vírus, incluindo medidas apropriadas de gestão de fronteiras", acrescentou o comunicado.

O G7 é composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

18h15 – Quase 80 artistas portugueses fazem um festival inédito `online`

Cerca de 80 artistas, como Ana Moura, Diogo Piçarra, António Zambujo e Branko, juntaram-se para um festival que começa na terça-feira, com atuações individuais transmitidas online, para "sensibilizar a população a ficar em casa".

A iniciativa chama-se @FestivalEuFicoEmCasa e consiste na transmissão de concertos que músicos portugueses vão fazer durante meia hora, a partir das suas casas e a transmitir através da rede social Instagram.

O festival é um apelo para que as pessoas fiquem em casa, para evitar a propagação da doença Covid-19, mas também alerta para a "situação económica muito delicada" que vive o setor.

O festival começa na terça-feira às 17h00 com a atuação da cantora Bárbara Tinoco, e termina no domingo, dia 22, com uma atuação, às 23h00, do músico Xinobi.

Sempre entre as 17h00 e as 23h30 estão previstos concertos que atravessam diferentes géneros e estilos da música portuguesa, do hip-hop à eletrónica, do fado ao rock, com artistas independentes ou ligados a editoras discográficas.

Entre os participantes estão Cristina Branco, Boss AC, Fausto Bordalo Dias, Pedro Abrunhosa, Capicua, Diogo Piçarra, David Fonseca, Ricardo Ribeiro, Samuel Úria, Chico da Tina, Noiserv, Fernando Daniel, Mafalda Veiga, Matias Damásio, DJ Ride, Cláudia Pascoal, Agir e Carolina Deslandes.

18h13 – Ucrânia encerra espaços públicos e interrompe transportes

As autoridades ucranianas anunciaram novas medidas de combate à propagação do novo coronavírus através do encerramento de espaços públicos em todo o país, incluindo bares e centros comerciais, e a interrupção dos transportes públicos.

Através de uma mensagem vídeo no Facebook, o Presidente Volodymyr Zelensky pediu ao Governo o encerramento a partir de terça-feira de todos os "estabelecimentos culturais, centros comerciais, restaurantes, cafés e clubes de desporto" no país.

A partir do meio-dia de quarta-feira as "viagens intercidades e inter-regiões em carro, comboio e avião" serão proibidas, uma decisão que também abrange os três metros do país.

Os restantes transportes coletivos, como elétricos ou autocarros, continuam a funcionar, mas apenas poderão transportar em simultâneo um máximo de 20 pessoas.

O Presidente ucraniano também anunciou a proibição de eventos com mais de dez pessoas.

18h11 – Empresas de eventos estimam prejuízos até 250 ME com cancelamentos

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) contabiliza que 90% dos eventos previstos pelos seus associados foram cancelados, estimando prejuízos até 250 milhões de euros.

"Os dados recebidos pelos associados [da] APECATE apontam para mais 90% de eventos cancelados, envolvendo cerca de 30.000 trabalhadores diretos, sem contar com os eventuais, os conhecidos recibos verdes", lê-se na numa nota.

Noutro comunicado, a APECATE avançou que "o setor já vive numa situação dramática, com todos os eventos paralisados e prejuízos estimados entre os 200 e os 250 milhões de euros, até à data e que aumenta todos os dias".

18h09 – Oposição alerta para consequências e pede isolamento geral na Venezuela

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó instou os venezuelanos a extremarem as medidas de prevenção e isolarem-se contra o novo coronavírus, alertando que a Venezuela pode sofrer "graves consequências" devido à precariedade dos serviços públicos e de saúde.

"A verdade é que o risco que nós [os venezuelanos] enfrentamos é muito maior [do que em outros países]. Na Venezuela poderá haver um aumento excessivo do contágio devido à fragilidade dos serviços", disse.

Numa mensagem em vídeo divulgada ao país pelas redes sociais, Juan Guaidó explicou que a pandemia de coronavírus chega ao país "num ponto de paralisação dos serviços públicos, de colapso económico e alimentar", recordando que a Venezuela tem uma "emergência humanitária complexa, além da situação de precariedade dos hospitais".

"Chamo a um isolamento geral. Saiam [de casa] quando for estritamente necessário. Um dia que passemos em casa é um dia que ganhamos na pandemia e que faz que o vírus não se propague com maior rapidez", explicou.

Juan Guaidó explicou que a oposição criou uma equipa de peritos em saúde que está em contacto com a comunidade internacional, "trabalhando em medidas para ajudar a Venezuela a prevenir e tratar esta pandemia".

18h06 – Liga Contra o Cancro do Norte encerra serviços mas mantém apoios sociais

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro encerrou todas as unidades de rastreio do cancro da mama e o centro de dia, mas mantém a prestação dos apoios sociais, económicos e jurídicos.

Além disso, as consultas de aferição do rastreio do cancro da mama foram reduzidas no número e aos casos mais urgentes, as consultas de diagnóstico precoce do cancro da pele e do cancro da cavidade oral suspensas, tal como as de psico-oncologia externas, e o número de voluntários hospitalares reduzido ao mínimo indispensável, disse.

Contudo, a Liga vai continuar a auxiliar os utentes que frequentavam o centro de dia, e que tem carências económicas, fazendo a distribuição de refeições ao domicílio, garantiu.

Também os apoios jurídicos, económicos e sociais que a Liga disponibiliza aos doentes em situações de carência vão continuar a ser prestados, assumiu Vítor Veloso, pedindo contudo que os mesmos sejam pedidos por telefone ou e-mail, evitando os contactos presenciais.

17h56 – Trinta e sete potenciais infetados fogem de hospital no Afeganistão

Trinta e sete pessoas potencialmente infetadas com o novo coronavírus fugiram hoje de um hospital na província afegã de Herat, na fronteira com o Irão, um dos países mais afetados pela pandemia, afirmaram fontes médicas.

Essas 37 pessoas, "ajudadas por parentes", fugiram do hospital depois de "baterem em médicos e partirem janelas", disse Wahidullah Mayar, porta-voz do ministro da Saúde do Afeganistão.

"Eles estavam a ficar impacientes porque os resultados dos testes ainda não tinham chegado de Cabul, depois de mais de cinco dias", declarou Ebrahim Mohammad, funcionário de saúde pública em Herat, que acrescentou que dois dos pacientes já tinham tido diagnósticos positivos para o Covid-19.

Até agora, o Afeganistão registou 21 casos do novo coronavírus.

17h53 – Governo britânico pede isolamento social e prevê grande aumento de casos

O Governo britânico apelou à população para que cesse todo o tipo de contacto social não essencial, prevendo um aumento muito grande de casos com o novo coronavírus nos próximos dias, em especial em Londres.

"Agora é a altura de todos pararem o contacto não essencial com outras pessoas e pararem todas as viagens desnecessárias. Precisamos que as pessoas comecem a trabalhar em casa, sempre que possível, e devem evitar bares, discotecas, teatros e outros locais sociais", apelou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Consciente de que este é um apelo difícil e que vai perturbar as vidas das pessoas, vincou considerar ser "o momento certo" e "mais eficaz" para diminuir a propagação da doença, reduzindo o número de vítimas e mortes, sobretudo em pessoas idosas ou com problemas de saúde.

"A razão para fazer isto agora, e não mais cedo ou mais tarde, é que esta medida será muito perturbadora para as pessoas que têm esses problemas. Mas acredito que agora é necessário. Queremos garantir que este período de proteção máxima coincide com o pico da doença", acrescentou.

As autoridades britânicas estimam que vai registar-se um grande aumento de casos e que vai verificar-se mais rápido em algumas partes do país, com Londres "algumas semanas à frente", pelo que esta limitação à circulação é mais urgente na capital britânica, acrescentou o primeiro-ministro.

17h48 – Suíça decreta estado de emergência e proíbe aglomerados de pessoas

O Governo da Suíça decretou o estado de emergência naquele país até 19 de abril devido à pandemia do novo coronavírus, proibindo "todas as manifestações públicas e privadas", à exceção de funerais.

"Uma reação forte é necessária em todo o país. E vamos fazê-la agora", declarou a Presidente da Confederação Suíça, Simonetta Sommaruga, numa conferência de imprensa.

Na Suíça, o número de casos de infetados com o novo coronavírus duplicou de sábado para domingo, subindo para 2.200.

17h45 – EMEL e Empark suspendem pagamento do estacionamento até 9 de abril

A Câmara Municipal de Lisboa suspendeu até 9 de abril os pagamentos do estacionamento em zonas onde existe EMEL, de modo a “reduzir as dificuldades de estacionamento para residentes em especial em zonas de maior pressão, e sobretudo melhorar a condição de quem cumpre situações de quarentena ou isolamento social, como recomendado, e de quem contribui com o seu trabalho para funções essenciais.

Também a Empark anunciou que “os cerca de 1.500 residentes com avenças noturnas vigentes nos seus parques de estacionamento, e que apenas vigoravam das 18h00 às 09h00 durante a semana e todo o dia durante os fins de semana e feriados, passam a usufruir de estacionamento por 24 horas todos os dias da semana até ao próximo dia 9 de abril”.

17h36 – Hospitais recebem orientação para remarcar consultas e exames e adiar cirurgias

Os hospitais receberam a orientação para remarcar consultas externas e exames e adiar tratamentos ou cirurgias não prioritárias, devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

A ministra disse que a orientação foi emitida no domingo, acrescentando que nos centros de saúde se mantêm o acompanhamento de doentes crónicos, a vacinação e consultas de vigilância de gravidez.

Para os centros de saúde passam a ser encaminhados os utentes das urgências hospitalares menos urgentes, isto é, com pulseira verde ou azul, adiantou Marta Temido, que falava na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde para fazer o balanço da evolução epidemiológica da Covid-19.

A titular da pasta da saúde referiu que foi dada igualmente a orientação para que os atos médicos nos centros de saúde sejam feitos no "horário determinado", para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera, e se recorra à teleconsulta.

17h34 – Espanha fecha fronteiras terrestres para controlar a pandemia

O Governo espanhol restabelece a partir da meia-noite de hoje os controlos nas fronteiras terrestres e só permitirá o acesso a cidadãos espanhóis, residentes em Espanha, trabalhadores fronteiriços, transporte de mercadorias e casos de força maior.

A medida, que vai permanecer em vigor até ao final do atual estado de emergência no país, foi anunciada em conferência de imprensa pelo Ministro do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, depois de participar numa videoconferência com os seus congéneres e os ministros da Saúde da União Europeia.

"O objetivo não é outro senão proteger a saúde e a segurança dos cidadãos e conter a propagação do coronavírus", disse o responsável governamental.

17h32 – OMS considera pandemia "a maior crise sanitária global do nosso tempo"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje que a pandemia de Covid-19 é "a maior crise sanitária global do nosso tempo" e apelou para que sejam realizados testes a todos os casos suspeitos.

Em conferência de imprensa em Genebra, o diretor-geral da OMS indicou que há agora "mais casos e mortes no resto do mundo do que na China".

17h31 – Hospital São João no Porto avisa utentes com resultados negativos por SMS

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, informa, a partir de hoje, os utentes com resultados negativos do teste Covid-19 por mensagem de telemóvel, adiantou.

"Esta solução inovadora liberta os recursos humanos para outras tarefas, evita erros e torna mais célere a comunicação, reduzindo a ansiedade e tranquilizando os cidadãos", referiu o presidente do conselho de administração do CHUSJ, Fernando Araújo, citado em comunicado.

Em caso de resultados negativos, o utente recebe a mensagem: "Informamos que o resultado da análise Covid-19 realizada na urgência do CHUSJ foi NEGATIVO".

Esta mensagem é enviada de forma automática ao utente, depois de o laboratório validar o resultado do exame.

"Sublinha-se que, se o resultado do teste for negativo e já se encontrar em quarentena, deve permanecer até cumprir a totalidade do período predeterminado e, se está sintomático, deve manter-se em isolamento social no domicílio até que se sinta completamente recuperado (sem sintomas respiratórios e sem febre)", aconselhou a unidade de saúde.

Caso o resultado do teste seja positivo, o médico liga para o utente e avalia a abordagem clínica mais adequada à situação, salientou.

17h29 – Empresa alemã nega oferta dos EUA para exclusivo de vacina

Uma empresa alemã que está a trabalhar numa potencial vacina para o novo coronavírus negou hoje ter recebido uma oferta do Governo dos EUA para reservar a sua descoberta para os norte-americanos.

No domingo, o jornal alemão Welt am Sonntag citava fontes não identificadas do Governo alemão que asseguravam que o dono da CureVac, uma empresa farmacêutica, tinha participado numa reunião com o Presidente Donald Trump, no início do mês, tendo recebido uma generosa oferta para garantir o seu trabalho em exclusivo para os EUA.

"Para que fique claro sobre o coronavírus: a CureVac não recebeu uma oferta do Governo dos Estados Unidos ou de entidades com ele relacionadas, antes, durante ou desde a reunião com a task-force da Casa Branca, no dia 2 de março", escreveu hoje o diretor do laboratório alemão, na conta da empresa na rede social Twitter.

17h26 - Primeiro-ministro presta condolências

António Costa lamentou a morte da "primeira vítima do Covid-19 em Portugal".

“Façamos tudo o que depende de nós, enquanto comunidade, para contermos esta pandemia. À família e amigos, apresento as minhas condolências”, escreveu no Twitter.

17h10 – Escolas que abriram não receberam alunos

A maioria das escolas não acolheu hoje qualquer aluno de pais com profissões classificadas essenciais nesta fase de pandemia do novo coronavírus, segundo informações avançadas à Lusa pelos diretores escolares.

Cerca de 600 escolas estão desde hoje de prevenção para garantir as refeições dos alunos carenciados e acolher os filhos de profissionais de saúde e de emergência. Todas as outras, num universo que ronda as 3.500, estão de portas fechadas e as aulas fazem-se à distância.

"Só em último recurso é que os pais deixam as crianças nas escolas. O meu agrupamento, por exemplo, tem cerca de 2.300 alunos e não tive nenhum pai que optasse por deixar aqui o filho", contou à Lusa Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) e diretor do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos.

Hoje, na escola sede do agrupamento de Filinto Lima esteve apenas o diretor, dois funcionários da secretaria e três assistentes operacionais. A situação repete-se um pouco por todo o país.

17h07 – Eleições regionais na Galiza, previstas para 5 de abril, adiadas por causa da pandemia.

17h03 – Lojas e restaurantes do centro histórico de Évora fecham portas

A maioria das lojas e restaurantes do centro histórico de Évora fechou hoje as portas, por tempo indeterminado, devido à pandemia de Covid-19, por falta de clientes e pela segurança dos funcionários, segundo a associação comercial.

"A maior parte do comércio encerrou. Algumas lojas ainda abriram de manhã, mas encerraram depois de almoço", afirmou a secretária-geral da Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE), Mariana Candeias, em declarações à agência Lusa.

16h59 – Cancelamento de consultas médicas e falta de produtos preocupa portugueses no Reino Unido

"Há pessoas em pânico com o escassear de bens essenciais. E as pessoas com problemas de saúde queixam-se de os médicos de família estarem a cancelar as consultas [presenciais]. Têm pouca informação sobre como funciona o vírus, se devem usar máscaras", contou à agência Lusa a diretora da organização PT Connections, Conceição Bruno.

Muitas destas pessoas, explicou, não dominam a língua inglesa, por isso pedem-lhe para ler as mensagens SMS enviadas pelos centros de saúde, que estão a fazer consultas por telefone.

16h57 – Marrocos encerra todos os restaurantes, cafés, salas de espetáculo e mesquitas

As autoridades marroquinas anunciaram novas medidas drásticas para contar a propagação do novo coronavírus, com o encerramento "até nova ordem" de cafés, restaurantes, salas de teatro e de cinema, e também das mesquitas.

As orações serão retomadas "quando as autoridades competentes decidirem que a situação sanitária está normalizada".

As autoridades também anunciaram restrições nos transportes públicos e operações de desinfeção "diversas vezes por dia".

16h50 – Alemanha fecha locais de culto e estabelecimentos comerciais não-essenciais

O Governo da Alemanha anunciou que vai ordenar o encerramento dos estabelecimentos comerciais "não-essenciais" e proibir a atividade nos locais de culto para tentar controlar a propagação do novo coronavírus.

A medida aplica-se a todos os estabelecimentos comerciais, à exceção dos que vendem produtos alimentares, farmácias, postos de correio, bancos, estações de serviço e lavandarias.

Os restaurantes mantêm-se abertos, mas apenas até às 18h00.

16h47 – Mais de 800 enfermeiros responderam ao apelo para reforçar linha SNS24

"Na sequência do apelo da OE, em articulação com o Ministério da Saúde e com o operador privado que gere a linha SNS24, mais de 800 enfermeiros disponibilizaram-se para reforçar a linha de apoio aos cidadãos para fazer face à epidemia do Covid-19", referiu a Ordem em comunicado.

Destes 800 enfermeiros, foram já enviadas várias listagens, num total de 600 nomes de profissionais, para a tutela e para a operadora Altice.

"Da parte da Ordem, foi cumprido o que foi solicitado, neste processo de grande colaboração próxima com todas as entidades competentes, e ao qual os enfermeiros, mais uma vez, deram uma resposta inequívoca, com o seu espírito de missão que a Ordem sublinha e enaltece", afirma a OE.

16h45 – Câmara de Lisboa reforça respostas para idosos e sem-abrigo

A Câmara de Lisboa vai alargar o apoio domiciliário aos idosos da capital, garantindo-lhes refeições quentes, cuidados de higiene e medicamentos, e instalar um novo centro de acolhimento no pavilhão do Casal Vistoso para receber pessoas em situação de sem-abrigo.

As medidas foram hoje anunciadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), num vídeo publicado na rede social Facebook, para fazer face à pandemia de Covid-19.

A autarquia, em conjunto com as juntas de freguesia, Santa Casa da Misericórdia e centros paroquiais, vai garantir refeições quentes, cuidados de higiene e medicamentos "a todos os idosos com dificuldades de mobilidade e autonomia pessoal".

16h43 – Veterinários recomendam a infetados que evitem contacto direto com animais de companhia

A Ordem dos Médicos Veterinários recomendou que as pessoas infetadas com Covid-19 peçam a alguém sem sintomas para cuidar dos animais de companhia ou usem máscara e luvas para o fazer se estiverem sós.

"Até hoje, não há qualquer evidência científica de que os animais de companhia possam transmitir o vírus ao seu detentor", disse à agência Lusa o bastonário dos veterinários, Jorge Cid, indicando que, por precaução, quando alguém estiver infetado deve pedir a outra pessoa para cuidar dos animais.

O novo coronavírus, sublinhou, não se transmite pelos animais: "Transmite-se de homem a homem".

Porém, se uma pessoa estiver infetada deve evitar o contacto direto com o animal, nomeadamente "festas e lambidelas", refeições e outros cuidados de maior proximidade, aconselhou o médico.

16h40 – Presidente da República apresenta condolências à família da vítima mortal do Covid-19

“O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se no site oficial da Presidência.

16h34 – DGS alerta para possibilidade de mais vítimas mortais em breve

A diretora-geral da Saúde informou que “neste momento estão 18 pessoas em Unidade de Cuidados Intensivos, umas estão mais críticas do que outras, todas nos inspiram cuidados”.

“Todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a dois por cento em todo o mundo, e portanto teremos nos próximos dias e durante os próximos meses e semanas mais pessoas a falecerem”, alertou Graça Freitas.

“Faz parte da história natural da doença (…) e o Serviço Nacional de Saúde tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenham desfecho negativo ou que fiquem com sequelas da doença”.

16h19 - Confirmada a primeira morte em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos com "várias patologias associadas" que se encontrava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

“Ao mesmo tempo que apresentamos as nossas condolências (…) queremos também sublinhar e agradecer o empenho dos profissionais” de saúde que acompanharam este doente, referiu a ministra da Saúde, Marta Temido.

“Estamos num momento em que é importante que todos nos consciencializemos dos riscos que corremos e que um desses riscos é o risco de a nossa sociedade de desestruturar, e não podemos permitir que também isso aconteça”, frisou a ministra.

“Um momento que é como se fosse uma guerra. E numa guerra temos que ter disciplina”.

16h11 - Ligações aéreas e ferroviárias suspensas e controlo da fronteira terrestre entre Portugal e Espanha a partir desta noite até 15 de abril

“Decidimos, visando cooperar no combate à pandemia Covid-19, estabelecer mecanismos de reposição do controlo de fronteiras nas fronteiras entre Portugal e Espanha”, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Por essa razão, as fronteiras terrestres entre os dois países serão “a partir das 23h00 de hoje em Portugal” controladas.

Nos nove postos fronteiriços entre Portugal e Espanha apenas poderão circular transportes de mercadorias, de cidadãos nacionais ou de residentes em Portugal ou em Espanha que se dirijam às suas casas, assim como deslocações profissionais.

“Todas as deslocações que não sejam de mercadorias ou de trabalho estão, a partir desta noite, impedidas”, nomeadamente circulações turísticas ou de lazer, explicou o ministro.

“Foi igualmente decidido que seria suspenso o tráfego aéreo entre os dois países a partir do final do dia de hoje”, assim como as ligações ferroviárias.

15h57 – O primeiro-ministro francês propôs aos líderes dos partidos da oposição o adiamento da segunda volta das eleições municipais para 21 de junho.

15h56 – Comissão Europeia quer restringir viagens não essenciais para a UE por 30 dias

A Comissão Europeia propôs restringir, por 30 dias, as viagens não essenciais para a União Europeia para tentar conter a propagação do novo coronavírus e evitar pressionar mais os sistemas de saúde no espaço comunitário.

"Informámos os nossos parceiros do G7 que propusemos introduzir uma restrição temporária a viagens não essenciais para a UE", declarou em conferência de imprensa, em Bruxelas, a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

"Claro que haverá exceções, por exemplo para os cidadãos da UE que queiram regressar a casa, para os trabalhadores dos sistemas de saúde - como médicos, enfermeiros e também cientistas que estão a trabalhar numa solução para esta crise -, e ainda para residentes e trabalhadores fronteiriços", precisou Ursula von der Leyen.

A responsável adiantou que a proposta é que a restrição seja aplicada "por um período inicial de 30 dias".

15h51 – Ajuda e solidariedade "são precisas na Europa" para proteger profissionais de saúde

A organização Médicos sem Fronteiras instou hoje os líderes europeus a demonstrarem "uma solidariedade além das fronteiras nacionais", frisando a "necessidade urgente" de fornecer meios de proteção aos profissionais de saúde envolvidos na luta contra a pandemia de Covid-19.

"Fornecimentos de equipamentos médicos essenciais, incluindo equipamentos de proteção individual a começar pelas máscaras para proteger as equipas de saúde, devem ser canalizados com urgência" para as zonas mais críticas e onde são mais precisos, reforçou a MSF.

A MSF focou o caso concreto de Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, onde a organização começou a trabalhar em quatro hospitais na semana passada.

Segundo o relato da ONG, "a escassez de equipamentos de proteção individual é cada vez mais comum, deixando expostos os profissionais de saúde que estão na linha da frente".

15h47 – A região italiana da Lombardia registou 202 mortes nas últimas 24 horas, elevando para 1.420 o número de vítimas mortais.

15h45 – Turquia encerra temporariamente cafés, restaurantes, cinemas, teatros e ginásios.

15h36 – Finlândia vai encerrar estabelecimentos de ensino

O Governo finlandês irá hoje passar legislação de emergência para proceder ao encerramento de todas as escolas e universidades desse país a partir de quarta-feira.

A Finlândia possui já 272 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. Não existem ainda vítimas mortais.

15h32 - Habitantes de cidades poluídas correm mais riscos

A Aliança Europeia de Saúde Pública advertiu hoje que aqueles que vivem em cidades poluídas correm mais riscos face ao surto de Covid-19, pois a poluição do ar causa condições associadas à maior taxa de mortalidade do novo coronavírus.

Em comunicado, a Aliança (EPHA, na sigla em inglês), que reúne uma série de organizações não-governamentais europeias na área da saúde pública, sublinha que a poluição atmosférica provoca hipertensão, diabetes e doenças respiratórias, "condições que os médicos começam a relacionar com taxas de mortalidade mais elevadas por Covid-19".

A EPHA recorre a um estudo de 2003, sobre vítimas do coronavírus SARS [síndrome respiratória aguda grave], que concluiu que "os pacientes em regiões em níveis de poluição do ar moderados tinham 84% mais possibilidades de morrer do que aqueles em regiões com pouca poluição do ar".

15h29 - Grupo francês PSA fecha fábrica de Mangualde a partir de quarta-feira

"Devido à aceleração, constatada nos últimos dias, do número de casos graves de Covid-19 na proximidade de alguns centros de produção e das interrupções nos fornecimentos dos grandes fornecedores, o presidente do Conselho de Administração, juntamente com os membros da Célula de Crise, decidiram dar início ao fecho das instalações de produção de veículos, até ao dia 27 de março", refere o comunicado do grupo PSA (Peugeot/Citroen).

Segundo a nota, "as equipas de gestão das fábricas irão implementar, localmente, as modalidades de encerramento das mesmas, que serão efetuadas em coordenação com os parceiros sociais".

Segundo o comunicado, hoje encerram já duas unidades, uma em Espanha e outra em França, seguindo-se o fecho de oito fábricas na terça-feira, três na quarta-feira (incluindo Mangualde) e duas na quinta-feira.

15h23 - MNE apela a que portugueses evitem viagens não essenciais ao estrangeiro

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apelou aos portugueses a que evitem viagens não essenciais ao estrangeiro, pedindo também a quem já está fora de Portugal para que tente antecipar o regresso.

"Os portugueses que estavam a preparar-se para realizar viagens não essenciais a um país estrangeiro, devem abster-se de fazê-lo. Neste momento, tudo o que seja viagem não essencial deve ser evitado", disse Augusto Santos Silva, em declarações à agência Lusa.

"É o que estou a fazer como ministro dos Negócios Estrangeiros e isso aplica-se a todos. Se temos planeada uma viagem de turismo a um país, adiemo-la até passar o pico desta crise", acrescentou.

O chefe da diplomacia portuguesa justificou o alerta com o facto de estarem a "suceder-se as decisões de países terceiros que resultam em dificuldade para regressar".

Cancelamento de voos, ligações cortadas, imposições de controlos fronteiriços ou mesmo fecho de fronteiras são, segundo o MNE, situações com que os portugueses se podem deparar e que podem dificultar ou mesmo impedir o regresso a Portugal.

15h17 - Campeonato argelino de futebol foi cancelado

A Argélia soma 48 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, mas tem uma taxa de mortalidade elevada: nove mortes.
O português Francisco Chaló treina o Paradou. O momento é de indefinição para a equipa técnica portuguesa.

15h13 - Assembleia República pode discutir eventual declaração de estado de emergência

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, afirmou hoje que o parlamento poderá debater ainda na quarta-feira uma eventual declaração do estado de emergência para fazer face à pandemia de Covid-19.

De acordo com Ferro Rodrigues, que já falou com o Presidente da República, o Conselho de Estado, que estava previsto para as 15h00, passará para o período da manhã de forma a que o plenário possa debater, à tarde, uma eventual declaração do estado de emergência.


15h11 - Suspensas eleições regionais no País Basco espanhol

O presidente do País Basco ("Lehendakari"), Inigo Urkullu, e os líderes dos partidos desta comunidade autónoma espanhola decidiram hoje suspender as eleições regionais de 05 de abril, tendo em conta a situação da pandemia do coronavírus.

Segundo o acordo a que chegaram, a atual situação sanitária, a que se acrescenta o estado de alerta, impede a realização das eleições com as devidas garantias para a saúde pública e o normal exercício do direito de voto.

A decisão foi tomada depois de Inigo Urkullu se ter reunido esta manhã com os mais altos representantes das formações com representação no parlamento regional para analisar o que fazer com as eleições autonómicas anunciadas a 10 de fevereiro.


15h08 - Cantão de Genebra declara estado de emergência

O cantão de Genebra, um dos que possui casos do novo coronavírus na Suíça, declarou hoje o "estado de necessidade" - semelhante ao estado de emergência em outros países - e espera que o resto do país também o declare ainda hoje.

Em Genebra, onde os casos do Covid-19 obrigaram a reduzir ao mínimo as operações das Nações Unidas e de outras agências internacionais, o estado de emergência significa o encerramento a partir das 18:00 de hoje de empresas e estabelecimentos públicos que não prestam serviços essenciais.


15h03 - CTT implementam atendimento à porta fechada e encerram 18 lojas

Os Correios de Portugal anunciaram que vão implementar o atendimento à porta fechada, no âmbito de medidas de combate à propagação do novo coronavírus, e encerrar 18 lojas devido à ausência de colaboradores.

"Estão a ser implementadas medidas que visam minimizar os impactos na disponibilidade da sua rede de retalho e na distribuição postal, preservando a integridade dos seus trabalhadores", referem os CTT em comunicado.

"As lojas CTT vão implementar o atendimento à porta fechada, de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e para garantir o distanciamento entre cada cliente", pelo que "apenas poderão permanecer na loja os clientes que estão a ser atendidos", alertam.

A fila de espera também "será efetuada à porta da loja, garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado e que mantenham a distância mínima sugerida" e as lojas dos Correios de Portugal vão sofrer "uma redução de horário em função do número de trabalhadores presentes".


14h58 - Espanha com mais de 300 mortos

O Governo espanhol atualizou hoje para 329 o número de mortos com o novo coronavírus, e para 9191 as pessoas infetadas pela doença, havendo 3.215 hospitalizados.

Estão em unidades de cuidados intensivos 432 pessoas e mais de metade dos casos foram confirmados em Madrid.

Pelo menos 521 pacientes já superaram a doença e já tiveram alta.


14h53 - Médicos do Hospital SAMS internados

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) informou esta segunda-feira, em comunicado, que "o Hospital SAMS tem cinco dos seus médicos infetados por COVID-19, sendo que dois deles estão internados no Hospital Curry Cabral".

A entidade sindical lembrou ainda "que os profissionais de saúde são aqueles que estão mais expostos e um dos principais veículos de transmissão do coronavírus se não estiverem adequadamente protegidos".

Por essa razão, o sindicato apela "ao Ministério da Saúde para que imponha a todas as unidades de saúde, públicas ou privadas, a proteção dos médicos e dos restantes profissionais de saúde, sendo certo que essa proteção é vital para tratar os doentes".



14h45 - Profissionais dos Hospitais de Coimbra impedidos de acumular público e privado

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender temporariamente, com efeitos imediatos, a acumulação de funções públicas ou privadas dos seus profissionais, no âmbito do Plano de Contingência do Covid- 19, foi hoje anunciado.

"Considerando ainda que há muitos profissionais de saúde que acumulam funções em outras instituições públicas ou privadas sem terem autorização prévia do conselho de administração para o efeito, recomenda-se que suspendam de imediato tais funções", refere um comunicado do CHUC.

No cenário atual de pandemia, "a circulação de profissionais entre instituições é um dos principais fatores de risco para a propagação do contágio e para comprometer de forma irremediável a capacidade operacional das equipas".

O CHUC anunciou ainda que suspendeu temporariamente, com efeitos a partir de hoje, o Registo Eletrónico de Assiduidade biométrico, por impressão digital, estabelecendo regras claras para o registo da assiduidade, "que passará a ser feito de forma manual, na aplicação informática".

14h43 - Aumenta para 853 o balanço de vítimas mortais no Irão

O Ministério da Saúde do Irão anunciou hoje que aumentou em 129 o número de vítimas da pandemia do novo coronavirus (Covid-19) aumentando o balanço de mortos para 853 no país.

"Apelamos a todos para que levem o vírus a sério e não viajem", declarou o porta-voz do Ministério da Saúde, Kinouche Jahanpour, numa conferência de imprensa em Teerão que foi transmitida pela televisão.

Anteriormente, fontes oficiais noticiaram a morte de um destacado membro da conservadora Assembleia de Peritos do Irão, o `ayatollah` Hashem Bathai Golpayengani, vítima da pandemia Covid-19.

14h40 - Milhões de pessoas estão em quarentena preventiva

Não estão doentes, mas estiveram em países críticos ou em contacto com doentes. Uma equipa da RTP, os enviados especiais à Lombardia, estão há dez dias confinados em casa.
A jornalista Rosário Salgueiro e o repórter de imagem Jaime Guilherme contam como se mantêm ocupados e em boa saúde física e mental.


14h35 - Taxistas falam em quebras de 80 por cento

Por causa do novo coronavírus, os transportes privados de passageiros viram cair o volume de negócios.
Os Motoristas de Viaturas Ligeiras Descaracterizadas pedem às seguradoras períodos de carência para superar a crise.


14h33 - "Volume de casos" dita fase de mitigação

O epidemiologista Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, esteve na edição desta segunda-feira do Jornal da Tarde.
"Significa que já há pessoas para as quais, em tempo útil, não conseguiremos encontrar a fonte, traçar o percurso da infeção", explicou o especialista.

Henrique Barros frisou ainda que "a Covid-19 não é uma gripe (...) e a própria dinâmica da infeção na população é diferente e portanto nós precisamos de fazer o máximo de contenção possível".


14h25 - Interrompida produção na Autoeuropa por falta de funcionários

A Volkswagen comunicou aos colaboradores e trabalhadores a decisão desta suspensão.
A empresa garante que está em permanente contacto com a administração a Alemanha, com as autoridades nacionais e com a Comissão de Trabalhadores para tomar as decisões que garantam o normal funcionamento da fábrica, assegurando a saúde de todos.

Recorde-se que a fábrica de Palmela representa 1,6 por cento do PIB de Portugal. É um dos principais motores da economia.


14h22 - Estado de emergência. Presidente Da República e Governo ponderam possibilidade

O Presidente da República convocou o Conselho de Estado para decidir uma possível declaração de Estado de Emergência em Portugal.
António Costa garante que o Governo não se vai opor a uma decisão nesse sentido.


14h19 - Encerramento das escolas reflete-se nas estradas

As consequências do encerramento das escolas foram visíveis ao longo da manhã desta segunda-fira nos transportes públicos e no trânsito. Em Lisboa e no Porto, foram poucos os passageiros.

Nas estradas também se circulava com tranquilidade.
Parte do comércio mantém-se aberto e o abastecimento de produtos alimentares faz-se com rapidez, uma vez que a corrida aos supermercados continua elevada.


14h13 - Ensino à distância é solução em tempos de quarentena

A partir desta segunda-feira, há dois milhões de alunos em casa e 800 escolas abertas para receber os filhos dos profissionais de saúde - exceção à decisão de encerrar todos os estabelecimentos de ensino do país.


14h05 - Presidente do Governo Regional da Catalunha infetado

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, confirmou esta segunda-feira que o teste que realizou para saber se estava infetado com o novo coronavírus deu positivo.

Segundo o jornal espanhol El País, Torra sentiu alguns sintomas e, quando se noticiou a confirmação de infeção do vice-presidente Pere Aragonès, decidiu fazer o teste.

O líder catalão isolou-se na sua residência oficial, a Casa dels Canonges, de onde fez uma declaração institucional e insistiu na necessidade de não sair de casa.


14h03 - Macron prepara-se para anunciar medidas mais radicais

Os franceses aproveitam as escolas e empresas encerradas e passeiam-se ao Sol, às centenas. As autoridades de saúde aconselham o Presidente da República Francesa a impor o confinamento obrigatório, o quanto antes.


14h00 - Infeções à escala global aproximam-se de 170 mil

Já são quase 170 mil os casos de infeção, em todo o mundo. O número atualizado na manhã desta segunda-feira refere 169.387 casos - destes, 77.257 recuperaram.
Só em Espanha morreram 297 pessoas, o que levou o chefe de Governo a admitir o "estado de alarme" para além dos 15 dias determinados por lei.

No centro da Europa, a Alemanha começa a fechar as fronteiras.

13h55 - Hospitais privados cedem meios

Os hospitais dos setores privado e social já cancelaram consultas, exames e cirurgias não urgentes. Estão, assim, prontos a receber doentes graves do Serviço Nacional de Saúde de unidades com maior pressão.
Garantem estar capacitados também para ceder equipamentos como ventiladores e camas de cuidados intensivos para ajudar no combate à Covid-19.


13h52 - Criado ponto de recolha de amostras sem sair do carro

O Centro de Rastreio Covid-19 foi montado no Queimódromo do Porto. Destina-se apenas a pessoas referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde.
Os rastreios vão funcionar por marcação prévia junto das autoridades de saúde e têm como objetivo testar doentes fora de meio hospitalar.

Vai estar em funcionamento a partir de quarta-feira e terá capacidade para fazer 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia.


13h33 - Impacto na hotelaria

Os países mais atingidos pelo novo coronavírus - China, Itália, República da Coreia, França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos da América - equivalem a 30 por cento das dormidas em Portugal no ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística.

Segundo os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde, os países mais afetados pela pandemia Covid-19 são a China, a Itália, o Irão e a República da Coreia, seguindo-se ainda, com mais de mil casos identificados, França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos.

13h24 - Reunião do Conselho de Estado passa para quarta-feira de manhã

O presidente da Assembleia da República afirma que o Parlamento poderá debater ainda na quarta-feira uma eventual declaração do estado de emergência para fazer face à pandemia de Covid-19.

De acordo com Ferro Rodrigues, que já falou com o Presidente da República, o Conselho de Estado, que estava previsto para as 15h00, passará para o período da manhã, de forma a que o plenário possa debater, à tarde, uma eventual declaração do estado de emergência.

Questionado se entende ser necessária essa declaração, a segunda figura do Estado remeteu uma posição para depois de conhecer os pressupostos sob os quais será eventualmente decretado.

"Sem conhecer a configuração, não posso dizer mais nada", afirmou.

13h00 - Governo anuncia controlo de fronteiras terrestres com Espanha

O Governo português anunciou a reposição das fonteiras com Espanha, passando a ser apenas nove os pontos de passagem. Todos os outros estão interditos, garante o MAI.

Em cima da mesa está a discussão sobre as ligações aéreas entre os dois países e o ministro anunciará as medidas a tomar ainda hoje.

Numa conferência de imprensa em Lisboa, o Governo anunciou o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham que se deslocar por razões profissionais.

"Portugal e Espanha estão a concluir as notas técnicas que permitirão ainda hoje reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres, estabelecendo exclusivamente nove pontos de passagem", disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, avançando que "todas os outras passagens vão ser absolutamente interditadas".

Eduardo Cabrita sublinhou que nos nove pontos de passagem terreste vão ser estabelecidos mecanismos que limitam essa passagem "exclusivamente a mercadorias e a trabalhadores que tenham por razões profissionais que se deslocarem a Espanha".

O ministro exclareceu que nestes casos vai ser feito, em articulação com as autoridades espanholas, o controlo sanitário.

12h32 - Confirmados 331 casos de Covid-19 em Portugal

De acordo com o balanço da Direção-Geral de Saúde, estão já confirmados 331 casos de infeção. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 86 casos.

A zona da Grande Lisboa continua a ser a região com mais infetados (142), seguindo-se a zona Norte (138). No centro registam-se 31 infetados e no Algarve 13. Já os Açores têm apenas, até ao momento, um caso confirmado. Neste momento, dos 139 casos internados, há 18 doentes nos cuidados intensivos.

Há ainda 374 pessoas a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 4592 em vigilância pelas autoridades de saúde.

Segundo os dados da DGS já há três casos de doentes que recuperaram. É de recordar que desde o primeiro dia do ano houve já 2908 suspeitos

12h24 - Portway confirma caso positivo em trabalhadora no aeroporto do Porto

Em comunicado, a Portway informou que foi confirmado um caso positivo de Covid-19 numa trabalhadora que operava no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Face a esta situação, a companhia aérea esclarece que "acionou de imediato o plano de contingência, em colaboração com as autoridades de saúde" e que está "a fazer todos os esforços possíveis e a tomar todas as medidas necessárias para conter a propagação do vírus entre os seus trabalhadores".

A Portway esclarece ainda que a trabalhadora em causa "já estava em casa em situação de isolamento antes de ter confirmado positivo".

Segundo a Portway, antes deste caso, verificaram-se dois outros casos positivos de Covid-19, mas em candidatos em formação inicial na unidade do Porto, formação que decorria num edifício que fica separado do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

"Esse edifício foi de imediato encerrado e desinfetado e vai manter-se fechado até novas indicações. Todos os trabalhadores dessas instalações foram colocados em quarentena profilática. Também foram contactados todos os formandos e trabalhadores com quem os formandos infetados possam ter interagido para que entrem em contacto com o SNS24 e sigam as indicações de forma absolutamente rigorosa", refere.


12h15 - Portugal entra em fase de mitigação

Em comunicado, a Direção-Geral de Saúde explica que face ao início da transmissão local do novo coronavírus importa adaptar a abordagem clínica dos doentes com suspeita e infeção confirmada.
Para isso, vão ser aplicadas medidas de mitigação que garantam a adequação e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

"Tendo-se verificado o início da transmissão local de SARS-CoV-2 em Portugal e considerando a reorganização dos recursos humanos e materiais afetados à prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes COVID19, (...) urge aplicar medidas de mitigação que garantam a adequação e sustentabilidade do SNS", lê-se no comunicado.

É de relembrar que a fase de mitigação é a fase três do plano de resposta ao novo vírus, que visa mitigar o novo vírus e tentar diminuir e minimizar o número de doentes ou mortos.


12h10 - Cinemas encerram salas em todo o país

A NOS Cinemas - líder do mercado português da exibição -, o Cinema Ideal, em Lisboa, e o Cinema Nimas, da Medeia Filmes, estão encerrados por "motivos de saúde e segurança".

"Face à situação da pandemia Covid-19, a NOS Cinemas decidiu encerrar os 31 complexos de cinemas e as 219 salas em todo o país", lê-se no comunicado hoje divulgado pela empresa.

"Apesar de já estarem em vigor medidas de prevenção que acautelavam a proteção de clientes e colaboradores como, por exemplo, a redução da capacidade das salas em 50 por cento até um máximo de 150 pessoas por sala, a realização de sessões sem lugares marcados e o reforço da limpeza e higienização, a empresa decidiu que o cancelamento é a medida adequada numa fase em que é crítica a permanência em casa das pessoas e das famílias portuguesas", prossegue o comunicado.

A medida entra em vigor hoje, e "será aplicada pelo tempo que se justificar", conclui a NOS Cinemas.

A exibidora Medeia Filmes anunciou igualmente o encerramento do Cinema Nimas, em Lisboa, de hoje a 15 de abril, e o Cinema Ideal manter-se-á encerrado até 02 de abril.

O Cinema Trindade, no Porto, fechou as portas na semana passada, assim como o Cineclube de Viseu, que também cancelou todas as sessões até ao final de março, e o cineclube do Porto, que cancelou na altura "todas as atividades" para a Casa das Artes.


12h03 - Presidente israelita enceta tentativa de formar um Governo de unidade nacional

O Presidente israelita, Reuvén Rivlin, encetou no domingo uma tentativa de formar um Governo de unidade nacional para fazer face ao novo coronavírus. O chefe de Estado juntou à mesa das negociações dois rivais políticos, Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, protagonistas no caos político em Israel que já obrigou à realização de três eleições gerais em menos de um ano. Para já, nenhum acordo foi alcançado, mas as conversações continuam esta segunda-feira.




11h56 - Covid-19 domina debate nas entre Biden e Sanders nas primárias democratas

O primeiro debate a dois na corrida democrata à Presidência dos Estados Unidos foi dominado pela pandemia.
Joe Biden diz que Donald Trump não está a fazer o suficiente.

Já Bernie Sanders admite que o país, sem serviço nacional de saúde, não tem capacidade para responder à crise.


11h50 - Covid-19 já matou mais de 6.500 pessoas

Desde dezembro já foram infetadas cerca de 168.250 pessoas com o novo coronavírus. O balanço, realizado hoje de manhã, é da Agência France-Press (AFP), que indica que o número de mortes subiu para 6.501.

A AFP refere que, no total, foram registados em 142 países e territórios mais de 168.250 casos confirmados.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 1.809 mortes em 24.747 casos, Irão com 724 mortes (13.983 casos), Espanha com 288 mortes (7.753 casos) e França com 127 mortes (5.423 casos).

Desde domingo, o Bahrein, a Hungria, a Guatemala e o Luxemburgo anunciaram as primeiras mortes ligadas ao vírus. Já Trinidad e Tobago (Caraíbas) anunciou o diagnóstico dos primeiros casos.


11h45 - Movimento defende uso de antigo Hospital de Lorvão para combate à pandemia

O Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão (M+SHL) divulgou hoje que quer que esta antiga unidade de saúde mental, no concelho de Penacova, seja usada no combate à atual pandemia de Covid-19.

"Em Lorvão, não é necessário montar tendas! Em Lorvão, já temos um hospital vazio à espera que lhe dêem uso. E depois do COVID-19 pode continuar como unidade de cuidados continuados", sugere o M+SHL em comunicado.

O movimento afirma que, "enquanto a angústia percorre a sociedade portuguesa sobre o risco de rutura de recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), as instalações do ex-Hospital Psiquiátrico de Lorvão, atualmente à responsabilidade da administração do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, estão às moscas".

Trata-se de "um espaço alargado, um potencial enorme de separação ou isolamento por tipos de patologia, proximidade a vias rodoviárias principais do país [designadamente o IP3], distância sanitária segura relativamente a potenciais focos insalubres, inserção na natureza, com paisagem beneficiadora de recobros", realça o movimento.


11h40 - Acesso condicionado aos balcões do Montepio

Foram anunciadas hoje novas medidas de atendimento aos clientes, no Banco Montepio, para prevenir o contágio por Covid-19.

Dessa forma, os balcões vão ter acesso condicionado, mantendo a porta fechada, e fazendo-se a fila de espera no exterior das instalações, para regular a afluência dos clientes e evitar aglomerados.

"O Banco Montepio adota, a partir de hoje, 16 de março, novas medidas no atendimento dos clientes, em toda a rede comercial, num esforço conjunto de prevenção e contenção do contágio por Covid-19", lê-se num comunicado enviado pela instituição bancária.

Quem se dirigir a um balcão do banco terá que aguardar a sua vez no exterior das instalações, em fila e garantindo a distância de segurança mínima de um metro, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

"A regra é: um colaborador, um cliente", esclareceu o banco, que alerta também que os clientes só devem permanecer dentro das instalações "o tempo estritamente necessário" para as operações bancárias.

O Montepio relembrou, contudo, que "tem à disposição os canais digitais e telefónicos que permitem efetuar, com total comodidade, simplicidade e segurança, a maior parte das operações bancárias" e apelou aos clientes que apenas se dirijam a um balcão "em caso de absoluta necessidade de atendimento presencial".


11h35 - Infarmed assegura que não há dados que confirmem relação com ibuprofeno

O Infarmed insiste que não há dados científicos que confirmem a relação entre qualquer agravamento da infeção pelo novo coronavírus e a toma de ibuprofeno. A aurotridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde diz ainda aos doentes que devem manter o tratamento.
Em comunicado, o Infarmed reafirma o que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse no domingo e sublinha: "não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com os referidos medicamentos [ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides] o interrompam".

A possível exacerbação das infeções, na generalidade, e a toma de ibuprofeno está a ser avaliada na União Europeia, no Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA), e deverá estar concluída em maio.

"Espera-se que esta análise, cuja conclusão se aguarda em maio de 2020, permita esclarecer se existe uma associação entre a toma de ibuprofeno e a exacerbação das infeções. Dado que o ibuprofeno é utilizado para tratar os sintomas iniciais das infeções, será extremamente complexo determinar esta relação", explica a nota.

"Os dois medicamentos devem ser utilizados com base na informação constante do Resumo da Características do Medicamento e Folheto Informativo", adianta.

O Infarmed relembre, assim, os doentes que devem respeitar sempre as indicações dos seus médicos assistentes no uso racional dos medicamentos prescritos.


11h27 - Parlamento dispensa funcionários e promove teletrabalho

Esta segunda-feira a Assembleia da República anunciou que vai dispensar os funcionários inseridos em grupos de risco e promover o trabalho à distância, assim como a rotatividade dos seus efetivos.

Num despacho o secretário-geral do parlamento, Albino Azevedo Soares, determina que "estão dispensados de se apresentar ao serviço" os funcionários inseridos nos grupos de risco identificados pela Direção-Geral da Saúde, bem como os que trabalham na Biblioteca, Arquivo Histórico Parlamentar e na Divisão Museológica e de Cidadania.

"Nas restantes unidades orgânicas da Assembleia da República, os respetivos dirigentes devem propor a dispensa de serviço dos funcionários parlamentares até, pelo menos, metade do número total nelas colocados que se encontre em exercício de funções", refere o despacho.

Contudo, os dirigentes do parlamento, a quem não se aplica o despacho, "devem garantir a rotatividade e promover escalas para que as necessidades do serviço continuem a ser asseguradas".

O trabalho à distância "pode ser assegurado, com recurso a meios tecnológicos de informação e comunicação, pode ser assegurado pelos funcionários parlamentares que tenham sido indicados pelos respetivos dirigentes e cujas funções o permitam, sendo-lhes atribuído para tal um computador portátil", esclarece o despacho.


11h23 - Empresa de limpeza do Metro do Porto recusa trabalhar por falta de proteção

Cerca de 100 funcionárias de limpeza da empresa privada que presta serviço no Metro do Porto recusaram esta segunda-feira trabalhar "por falta de material de proteção", como luvas e desinfetante, disse o sindicato do setor citado pela Lusa.
"Faltam luvas e desinfetante. Até haver luvas e desinfetante, as cerca de 100 trabalhadoras recusam trabalhar. Todos os funcionários, sejam da empresa do Metro ou de empresas ao serviço do Metro, têm de estar protegidos face ao coronavírus", afirmou Eduardo Teixeira, do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD).

O responsável advertiu ainda que o plano de contingência do Metro do Porto "deve ser abrangente a todos os trabalhadores" e garantir que os empregados de empresas privadas contratadas, seja de segurança ou limpeza, "estão tão protegidos como os do Metro", caso contrário colocam-se em risco e colocam em risco os restantes funcionários.


11h15 - Ordem dos Biólogos cria bolsa de voluntários para ajudar laboratórios

Para apoiar os laboratórios de diagnóstico, que estarão com dificuldades de funcionamento por ter profissionais em quarentena ou em casa com filhos, a Ordem dos Biólogos está a criar uma bolsa de voluntários.

Considerando que "muitas universidades, politécnicos, laboratórios de estado e centros de investigação se encontram encerrados ou a trabalhar em serviços mínimos, existem seguramente muitos colegas biólogos, bioquímicos e afins, a desempenhar funções técnicas ou de investigação, com vasta experiência em genética molecular (…), que estão mais disponíveis e podem dar um inestimável contributo para ajudar aqueles que mais precisam neste momento", refere um comunicado publicado ‘site’ da ordem.

"Vivemos presentemente uma situação de pandemia, que nos obriga a medidas de contenção e de responsabilidade absolutamente excepcionais. Mas é também nos momentos mais difíceis que temos que manter a serenidade e majorar o que de melhor tem o ser humano: A solidariedade, a generosidade e a disponibilidade para darmos o nosso tempo e as nossas capacidades para o bem comum", lê-se no comunicado.

A Ordem dos Biólogos tem "desenvolvido esforços para veicular informação útil, rigorosa, acessível, para reduzir o alarmismo e para informar as pessoas, na sua maioria não especialistas em ciências biológicas e em saúde, sobre questões relacionadas com o vírus SARS-CoV-2 e com a doença COVID-19". Mas segundo a ordem, "um dos mais importantes passos neste período de crise é testar as pessoas suspeitas de infecção, testando a presença ou ausência do novo coronavírus".


11h04 - Nova videoconferência de líderes europeus marcada para amanhã

De forma a continuar a discussão sobre a resposta ao surto de Covid-19, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão voltar a reunir-se, por videoconferência, na terça-feira.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel decidiu "convocar uma videoconferência com os membros do Conselho Europeu para terça-feira 17 de março", para dar seguimento às "ações a nível do Conselho relativamente ao Covid-19".

O presidente do Conselho Europeu acrescenta que "conter a propagação do vírus, fornecer suficiente equipamento médico, impulsionar a investigação e limitar as consequências económicas" são algumas das "chaves" na resposta da UE a esta crise de saúde pública.


11h00 - Trabalhadores nepaleses de quarentena em Faro

Estão em quarentena 72 trabalhadores nepaleses , numa escola em Faro, por suspeitas de infeção pelo novo coronavírus.

Foram levados pelo SEF e pela GNR para o estabelecimento de ensino e seis destes trabalhadores estão em isolamento.
As suspeitas surgiram depois de se ter confirmado um caso de Covid-19 no concelho: um cidadão nepalês, que trabalha numa zona rural do interior de Faro.

Há um outro cidadão que também apresenta suspeitas de ter contraído o vírus e os 72 nepaleses, agora em quarentena, tiveram contacto com estes dois cidadãos.


10h57 - STAL desconvoca greve que afetaria tratamento dos lixos na região de Aveiro

A greve convocada para hoje na ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, que gere a Unidade de tratamento Mecânico Biológico de Eirol, em Aveiro, foi cancelada dada a situação de saúde pública.

O STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins havia emitido um aviso de greve na ERSUC, desde as 00:00 e durante 24 horas, o que poderia condicionar a receção de resíduos na Unidade de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB) de Eirol.

"Na atual situação, a realização da greve dificilmente seria compreendida pela população, já que estamos a falar de serviços essenciais relativos à higiene e não queremos que a população esteja contra os trabalhadores", disse João Claro, dirigente do STAL.


10h44 - Macau impõe quarentena com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong

A partir da meia-noite de terça-feira quem chegar ao território de Macau, com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong, terá de ficar em quarentena de 14 dias.

Com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong, qualquer pessoa que chegue de outras regiões "será sujeita a uma observação médica de 14 dias", afirmou a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Ao Ieong U, em conferência de imprensa.

Esta medida é, portanto, imposta a "todos os indivíduos que viajaram para estes países nos 14 dias anteriores à entrada no território", disse, reforçando: "Têm de estar sujeitas a 14 dias de observação médica".

A medida surgiu um dia depois de Macau ter registado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus em 40 dias, uma sul-coreana que chegou ao território vinda do Porto, onde visitou familiares do namorado português.


10h37 - Santa Maria da Feira garante hotéis para profissionais de saúde

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira negociou com quatro hotéis do concelho a disponibilização de quartos para os profissionais de saúde que, segundo revelou a autarquia, precisem de estar perto do Hospital São Sebastião.

Há dezenas de médicos e outros profissionais de saúde que estão já em quarentena e os que se mantêm em exercício têm trabalhado "24 horas seguidas ou mais". Por essa razão, o presidente da Câmara da Feira contactou quatro unidades de alojamento locais para lhes pedir ajuda.

"No hospital chegou a falar-se de se montar uma tenda para os médicos e enfermeiros poderem ter onde descansar, mas, quando soube disso, contactei os hotéis e eles disponibilizaram logo quartos para quem quiser ficar perto do São Sebastião", revelou Emídio Sousa citado pela Lusa.

Em causa estão, a cerca de um quilómetro do hospital, o Hotel Nova Cruz, a Residencial dos Loios e o Hostel da Praça. A cerca de quatro quilómetros, está igualmente disponível o Hotel Pedra Bela.

"Os hotéis mostraram-se logo disponíveis e nem sequer falámos de preços, mas, mesmo que esta cedência não seja gratuita, tudo há-se ser tratado sem dificuldades", concluiu Emídio Sousa.

Nesta autarquia do distrito de Aveiro havia no domingo 13 casos de Covid-19 confirmados.


10h33 - Calendário político alterado e comemorações do 25 de abril em risco

Com o estado de emergência no horizonte, serão várias as consequências no calendário político. As comemorações do 25 de Abril, por exemplo, poderão não acontecer.
O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, convocou para segunda-feira uma conferência de líderes para discutir "medidas excecionais" a tomar no Parlamento face à pandemia do novo coronavírus, "com consequências nos agendamentos previstos".

De acordo com a convocatória a que a agência Lusa teve acesso, a reunião está marcada para segunda-feira, às 19h00.


10h27 - Portugal recomenda regresso antecipado a cidadãos em Timor-Leste

A embaixada de Portugal em Díli recomendou aos cidadãos portugueses de visita a Timor-Leste para considerarem antecipar o regresso devido à evolução da Covid-19.

"Os cidadãos portugueses que se encontram de visita, bem como aqueles que têm viagens programadas num futuro próximo, considerem a possibilidade de anteciparem a sua partida”, indicou esta segunda-feira, em comunicado publicado na página oficial da embaixada na rede social Facebook.


10h19 - Serviços públicos passam a atender só por via eletrónica ou pré-marcação

A partir de hoje, os serviços públicos passam a atender por via eletrónica e, nos casos em que tal não seja viável, será por pré-marcação e apenas para atos urgentes.
Segundo um despacho emitido pelo Governo, o pré-agendamento deverá ser feito pelo Portal ‘ePortugal’ (https://eportugal.gov.pt) e pelas linhas de contacto que servem de apoio aos serviços públicos digitais (Linha do Cidadão 300 003 990 e Linha das Empresas 300 003 980), cujas respostas serão reforçadas.

O número de pessoas que podem estar dentro das instalações dos diversos órgãos dos serviços públicos também será limitado, para garantir a distância de segurança entre pessoas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-Geral da Saúde.

Nos atendimentos presenciais, os pagamentos deverão ser feitos preferencialmente por via eletrónica, ou seja, cartão.

De forma a evitar a deslocação dos cidadãos aos serviços, e quando não seja possível tratar dos assuntos via online, passam a ser aceites, para efeitos legais, todos os documentos de identificação, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registo civil, cartas de condução e vistos de permanência em território nacional cuja validade tenha terminado a partir de 09 de março (permanecem válidos até 30 de junho).


10h15 - "SNS não tem capacidade de resposta", acusa médico

O médico Bruno Arroja afirma que o Serviço Nacional de Saúde "não tem claramente" capacidade de resposta no caso do surto continuar a aumentar até ao final de abril. Em declarações ao Jornal 2 da RTP, o médico "afirma que a espécie humana tem enfrentado epidemias ao longo da sua história e esta é apenas mais uma".
"E esta está aí para durar, está aí para ficar. Agora, também nunca tivemos tantas condições tecnológicas para podermos conter uma situação destas", acrescentou o gastroentrologista.

"O que eu posso garantir e dizer desde já aos portugueses é que nós vamos entrar em quarentena. Só há duas formas de conseguirmos dominar este problema".

10h09 - Alemanha restringe trânsito fronteiriço com cinco países

A polícia alemã iniciou hoje o controlo de fronteiriço com cinco países restringindo as entradas como medida de contingência na luta contra a pandemia.

Os veículos procedentes de França, Áustria, Suíça, Dinamarca e Luxemburgo começaram a ser controlados pelas autoridades alemãs que só autorizam a passagem de veículos de transporte de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.


9h59 - Quase 800 escolas abertas para alunos e garantir refeições

Quase 800 escolas estão a partir de hoje de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar e de emergência, segundo dados do Ministério da Educação.

Estas 800 instituições estão classificados como "escolas de referência para o serviço de refeições e acolhimento de filhos do pessoal hospitalar e de emergência", segundo dados da Direção-Geral dos Estabelecimento Escolares (DGEstE).

Isto significa que estas escolas serão a exceção à decisão de encerrar todos os estabelecimentos de ensino desde creches a universidades e politécnicos, uma das medidas avançadas no final da semana passada pelo Governo para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus.


9h54 - Argentina fecha fronteiras e suspende aulas

Alberto Fernández, presidente argentino, anunciou o encerramento total das fronteiras argentinas nos próximos 15 dias e a suspensão das aulas para conter a propagação do novo coronavírus.

"Fechámos a fronteira da Argentina. Durante os próximos 15 dias, período que pode ser prolongado, as fronteiras da Argentina ficarão fechadas. Não poderá entrar ninguém na Argentina, a não ser argentinos nativos ou residentes na Argentina", anunciou Fernández.

"Tomámos esta decisão porque o vírus já não vem só da Europa e começa a afetar países vizinhos. E também porque observámos que, pelas fronteiras terrestres, especialmente pela de Misiones [fronteira com o Brasil e o Paraguai] entram turistas das zonas que nós classificámos como de risco", explicou.

Para o Presidente argentino, o objetivo da medida é "ganhar tempo" para preparar o país.


9h52 - Madeira encerra Jardim Botânico, Jardins do Imperador e Casa das Queimadas

O Jardim Botânico da Madeira e a Quinta Jardins do Imperador, no Funchal, e a Casa das Queimadas, no concelho de Santana, vão encerrar a partir de segunda-feira.

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, estes espaços, sob a tutela do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, vão estar fechados "por tempo indeterminado".


9h48 - Casa da Música encerrada a partir de hoje

A Casa da Música, no Porto, encerra as instalações a partir desta segunda-feira, três dias depois de ter cancelado os concertos das próximas semanas.

"Em consequência da evolução da pandemia Covid-19, a Fundação Casa da Música comunica que as suas instalações estarão encerradas ao público a partir de segunda-feira, dia 16 de março de 2020", lê-se num comunicado divulgado no domingo à noite.

Sobre o reembolso de bilhetes adquiridos para concertos cancelados, ou "qualquer informação", a Casa da Música adianta que "pode ser utilizado o n.º de telefone 220 120 220, entre as 09:30 e as 18:00", ou o endereço de correio eletrónico "info@casadamusica.com".


9h44 - Pessoal para reforçar área da Saúde contratado por quatro meses

Os trabalhadores da área da saúde necessários para reforçar os serviços e fazer face ao combate a esta pandemia terão um contrato a termo de quatro meses, segundo um despacho do Governo.

Assinado pela ministra da Saúde, Marta Temido, o despacho delega as competências destas contratações nos dirigentes máximos, órgãos de direção ou de administração, dos organismos, serviços e demais entidades da saúde, incluindo o setor público empresarial, para simplificar o processo.

Estas contratações visam reforçar os recursos humanos necessários à prevenção, contenção, mitigação e tratamento da pandemia de Covid-19.

9h41 - Reunião de ministros da Economia e Finanças da UE cancelada

A presidencia croata do Conselho da União Europeia anulou a reunião de ministros da Economia e Finanças prevista para amanhã.


9h30 - Bahrein anuncia primeira morte relacionada ao novo coronavírus

O Bahrein anunciou a primeira morte devido ao novo coronavírus. Trata-se de uma mulher de 65 anos, natural do Bahrein, que sofria de condições de saúde pré-existentes ao contágio, de acordo com o Ministério da Saúde, sendo a primeira morte ligada à doença registada nas seis monarquias árabes do Golfo Pérsico.

Até agora, quase mil casos de contaminação foram identificados nas seis monarquias árabes do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) - Bahrein, Arábia Saudita, Qatar, Koweit, Omã e Emirados Árabes Unidos - sendo o país mais afetado o Qatar, com 401 casos.

Há 214 casos confirmados de infeção e a  maioria das pessoas infetadas no Bahrein regressaram de uma viagem ao Irão.


9h21 - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição garante não vão faltar bens essenciais

O presidente das Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição garante que as empresas "têm vindo a dar provas de que conseguem continuar a alimentar" o país e que tem sido feito um "esforço para se disponibilizar bens essenciais a todos os portugueses".
"Estamos a viver um momento de exceção. Tivemos na passada semana picos de procura como há muito não assistíamos. Mas, a verdade é que não podemos dizer que tenhamos rupturas de stock", acrescentou Gonçalo Lobo Xavier no programa Bom Dia Portugal.

Não há motivos para uma corrida aos hipermercados. O presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, garante que os produtos nas prateleiras vão continuar a ser repostos.


9h15 - CDS exige ação do Governo

Face à crise do surto de coronavírus, o líder do CDS exige ação do Governo. Francisco Rodrigues dos Santos diz que António Costa deve fazer tudo o que for preciso.
"As medidas adotadas pelo Governo, embora importantes, têm-se revelado brandas e insuficientes. É imperioso agir de imediato e por antecipação, em lugar de responder reativamente", salientou.

Segundo o CDS, "impõe-se ao Governo que saiba agir em vez de reagir", pelo que o exorta a "agir de forma competente e implacável no combate ao Covid-19" e pede "medidas drásticas e urgentes", porque "o que está em causa é a proteção das pessoas".


9h11 - Jerónimo não se opõe a declaração de estado de emergência

O secretário-geral do PCP admite que o Presidente da República pode declarar o estado de emergência uma vez ouvido o Governo e obtida a autorização da Assembleia da República. O líder comunista sublinhou que é necessário salvar as vidas dos portugueses, para lá das medidas de prevenção, não permitindo que as regras do défice orçamental limitem a intervenção do Estado nesta circunstância. O PCP acompanhou e subscreveu algumas medidas preventivas implementadas pelo Governo e lembrou que o executivo se deparou com uma situação nova e admitiu que no essencial, devido à grande resposta dos profissionais de saúde, as medidas tomadas têm tido resultados.
9h00 - Escolas, universidades e creches encerradas a partir de hoje em todo o país

As escolas, as universidades, as creches e as atividades de tempos livres estão encerradas a partir de hoje em todo o país, uma medida que está prevista ser reavaliada a 9 de abril.

A suspensão de toda a atividade escolar letiva e não letiva presencial foi uma das principais medidas extraordinárias de contenção e mitigação do novo coronavírus adotadas pelo Conselho de Ministros de quinta-feira.

Segundo o Ministério da Educação, em cada escola estará apenas uma equipa para assegurar a manutenção e vigilância dos espaços, as questões administrativas e a sinalização de situações excecionais.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, advertiu que "ninguém está de férias" com a suspensão das atividades letivas, e a ideia é continuar a trabalhar à distância, devendo os professores titulares e diretores de turma garantir que têm os contactos eletrónicos e telefónicos de todos os encarregados de educação e/ou alunos.


8h55 - Transportadora SAS suspende maioria dos voos e dez mil postos de trabalho

A transportadora aérea Scandinavian Airlines Systems (SAS) vai suspender temporariamente, a partir de hoje, a maioria dos voos e dez mil funcionários, ou 90% do pessoal, devido à crise causada pelo coronavírus.

Em comunicado, divulgado no domingo, a SAS referiu que várias medidas restritivas tomadas por muitos Governos, como o encerramento de fronteiras, tornaram a procura internacional de viagens aéreas "praticamente inexistente".

A empresa indicou que só vai retomar o tráfego normal quando "existirem condições" para a aviação comercial.


8h45 - easyJet anuncia novos cancelamentos de voos

A companhia aérea easyJet anunciou hoje novos cancelamentos "em consequência do nível sem precedentes de restrições sobre as viagens impostas pelos governos em resposta à pandemia do COVID-19 e à consequente redução da procura por parte dos consumidores", mas não especificou quais os voos afetados.

Em comunicado, a empresa explica que esta decisão "reflete a estratégia da companhia que poderá implicar, no limite, a não utilização da maioria da frota easyJet".

A empresa esclarece que, no entanto, "continuará a efetuar voos de repatriamento para que os cidadãos possam regressar para junto dos seus entes queridos durante estes tempos difíceis".

"Para ajudar a mitigar o impacto do COVID-19, estão a ser tomadas todas as medidas para diminuir custos e despesas não vitais para o negócio. A não utilização dos aviões fará baixar significativamente os custos variáveis", é referido no comunicado.

O CEO da empresa, Johan Lundgren, sublinha no comunicado que a companhia "está a fazer tudo o que está ao alcance para enfrentar os desafios do COVID-19".

"Continuamos a operar voos de resgate e repatriamento, onde pudermos, para levar todos para casa, para que possam estar com a família e os amigos nestes tempos difíceis", salienta.


8h33 - Eurogrupo discute medidas com cariz de urgência

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se esta segunda-feira por videoconferência para acordar, com sentido de urgência "sem precedentes", medidas que mitiguem o impacto económico do surto do novo coronavírus, que ameaça mergulhar a economia europeia na recessão.
Com riscos cada vez mais elevados de uma recessão, o Eurogrupo reúne-se esta segunda-feira, através de vídeoconferência.

"Tenho estado em contacto próximo com os ministros das Finanças, o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e outras instituições para preparar a nossa reunião. […] Este sentido de urgência e esforço de coordenação não tem precedentes na zona euro", escreveu durante o fim de semana o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, na sua conta oficial na rede social Twitter.

Numa série de quatro publicações, Mário Centeno indica que a reunião de hoje "será dedicada à resposta ao Covid-19" e, reconhecendo que "a grande parte da ação política inicial cabe às capitais", adianta que conduzirá os trabalhos no sentido de que o Eurogrupo acorde "uma resposta política global e coordenada ao nível da UE para esta crise de saúde".

"Esta reunião do Eurogrupo será um passo importante no nosso caminho para conter o vírus. Estou convencido de que, à medida que a situação evolui, outros passos serão dados. Permaneceremos juntos para ultrapassar o medo e relançar as nossas economias", escreveu ainda.


8h20 - Ministros da Saúde e Administração Interna da UE debatem controlo de fronteiras

Os ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia reúnem-se hoje, por videoconferência, para debater o controlo das fronteiras externas do bloco europeu, depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado que o epicentro da pandemia é a Europa.

No domingo, o primeiro-ministro português destacou a importância desta reunião para Portugal, dada a "extensa fronteira" aérea e marítima do país.

No domingo foi anunciado que Portugal e Espanha vão limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços. António Costa afirmou que os termos destas limitações serão definidos hoje numa reunião dos ministros da Administração Interna dos dois países, após a reunião da UE sobre o controlo de fronteiras.


8h00 - Ponto de situação

Portugal está neste momento em estado de alerta. Há múltiplas restrições que vão sentir-se, em particular, a partir desta segunda-feira.

No final da semana passada foi decretado que, a partir de hoje, creches, escolas e universidades estariam fechadas.

As visitas aos lares, hospitais e prisões estão suspensas.

Há também novas regras de acesso a espaços comerciais e novos horários, que já começaram a ser postos em prática no fim de semana.

A partir agora, há muitas pessoas que ficam a trabalhar a partir de casa. Algumas empresas optaram também pelo isolamento preventivo de parte dos funcionários numa escala rotativa de 14 dias.

PSP, GNR e SEF podem recorrer à força para obrigar alguém suspeito de estar infetado a fazer análises ou a ficar de quarentena.

E o Executivo indica que há mais restrições: é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na rua; Os eventos não podem ter mais de 100 pessoas; As esplanadas passam a ter limite de capacidade; aulas e exames de condução estão suspensos.
Também esta segunda-feira vão ser anunciadas novas regras nas fronteiras. Portugal e Espanha vão limitar a circulação entre os dois países por via terrestre.
Portugal pode vir a decretar o estado de emergência
O primeiro-ministro e Presidente da República estiveram ontem a avaliar a situação por videoconferência e essa foi uma das medidas analisadas.

O Presidente da República anunciou que o Conselho de Estado vai reunir-se na quarta feira para decidir sobre o estado de emergência. Na comunicação ao país, via internet , Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a todos os portugueses.
António Costa afirma que, se o Presidente da República entender que é necessário decretar o estado de emergência, o Governo não se oporá.
Para quarta-feira está marcada uma reunião, também por videoconferência, do Conselho de Estado que pode ser decisiva.
Os números em Portugal
A Direção-Geral da Saúde avançou ontem que há agora 245 casos confirmados.

No norte do país, contam-se agora 103 infetados. Dez estão na região centro.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que tem mais doentes: são 116.

Há ainda dez casos no Algarve. E está também confirmado o primeiro caso nos Açores.

O Alentejo e a Região Autónoma da Madeira são agora as únicas regiões sem casos registados pela Direção-Geral da Saúde.

Há 18 pessoas nos cuidados intensivos. Oito estão estão em estado crítico.
Quadro global

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já causou mais de 6400 mortes em todo o mundo.

O número de infetados acerca-se de 164 mil, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.

O epicentro da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, Itália, que anunciou no domingo 368 novos casos mortais, para um total de 1809 vítimas.