Espírito Santo. Ricardo Salgado identificado e dispensado no início do julgamento
Ricardo Salgado foi esta terça-feira identificado e acabou por ser dispensado pelo coletivo de juízes. No Campus de Justiça, em Lisboa, o advogado de defesa do antigo banqueiro não poupou críticas: "Abriu-se uma página negra na justiça portuguesa".
"Abriu-se uma página negra na justiça portuguesa (…) diante de todo mundo”, afirmou o advogado de Ricardo Salgado.
Questionado pelos jornalistas sobre estra decisão, Francisco Proença de Carvalho respondeu com a frase “é um espaço público”.
O antigo banqueiro chegou ao Campus de Justiça de mão dada com a mulher e acompanhado pelo advogado de defesa, Francisco Proença de Carvalho. Ricardo Salgado apareceu visivelmente debilitado e o caminho até à entrada do tribunal foi longo e confuso.
São vários os lesados do BES que marcam presença no exterior do tribunal. São também muitos os jornalistas nacionais e internacionais.
Um lesado do BES aproximou-se do antigo banqueiro para lhe dizer que "tinha capacidade para resolver o problema dos lesados". Antes já se tinha instalado a confusão. Na sala de audiências, a defesa requereu "que procedesse à identificação e que a seguir o dispensasse de ficar na audiência e de comparecer nas seguintes".
Por outro lado, o advogado Miguel Matias, que representa a Petróleos da Venezuela (PDVSA), defendeu que o humanismo devia ser voltado para as vítimas e sublinhou que "alguém do Banco de Portugal devia estar sentado" no julgamento.