Reportagem

Incêndios: acompanhe a situação minuto a minuto

por RTP

Um homem que combatia as chamas na Serra da Arada foi apanhado pelo fogo e hospitalizado em Viseu em estado muito grave. Às 23h00 o incêndio em São Pedro do Sul era o que mais preocupava os bombeiros, concentrados em defender povoados e habitações.

Mais atualizações

22H00 - Situação no país

Quinze incêndios ativos, em Portugal, cinco deles a merecer maior preocupação, e o de Arouca, que chegou a São Pedro do Sul, continua a ser o que mais preocupa a Autoridade Nacional de Proteção Civil, disse hoje o comandante operacional nacional.

Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o comandante operacional nacional, José Manuel Moura, adiantou que existem atualmente, ao nível dos incêndios florestais, 247 ocorrências, que envolvem 4.700 operacionais, mais de 1.200 meios técnicos, existindo 71 missões com meios aéreos.

21h15 - 10 povoações cercadas por chamas em São Pedro do Sul

Os fogos deslocam-se rapidamente empurrado pelo vento e os bombeiros sentem-se impotentes para os dominar.

Concentram-se em defender as habitações mas há muitos povoados e casas espalhadas pelas serras e a missão é quase impossível.

O fogo lavra em várias frentes e para qualquer lado onde se olhe vêem-se chamas e fumo, conta a reporter da RTP, Fátima Pinto

Os bombeiros sentem-se impotentes e os moradores aguardam com ansiedade enquanto vêem as chamas a aproximar-se. Um exemplo é o que se passa na Amoreira. A reportagem é da Rita Ramos.


19h00 - Incredulidade e cansaço

O presidente da Câmara de São Pedro do Sul diz que o fogo continua a alastrar numa zona de mato e de floresta muito densa.

Os dois aviões Canadair que se juntaram ao combate ao fogo não estão a ser suficientes para debelar as chamas, que destroem matas, propriedades e pinhal.

Várias casas foram queimadas, muitas máquinas destruídas e um ferido foi hospitalizado em estado muito grave.

De uma frente de 16 quilómetros, o incêndio tem agora quatro frentes ativas combatidas por 350 bombeiros.

Quanto à proposta de entregar as terras abandonadas às autarquias, Vítor Figueiredo reage com alguma incredulidade.

"Espero que estas coisas não passem das intenções", desabafou, lembrando que todos os anos ouve falar de planos e soluções "para colmatar esta lacuna grave que nós temos".

"O que interessa é que alguém tome pulso desta situação", afirma.


7h20 - Ferido grave em S. Pedro do Sul

As chamas em São Pedro do Sul fizeram um ferido, com alguma gravidade.
Um homem que ajudava os bombeiros a combater o incêndio.
Está neste momento a ser transportado para o hospital de Viseu


16h25 - Chamas em S. Pedro do Sul

O incêndio em Arouca, distrito de Aveiro, que já passou para o município vizinho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, é esta tarde aquele que mais preocupa, disse hoje o adjunto de operações nacional da Proteção Civil.

Segundo o ajunto de operações, este incêndio, que deflagrou na segunda-feira à tarde na freguesia de Janarde, Arouca, distrito de Aveiro, está a ser combatido por dez meios aéreos e tem alocados "559 operacionais e 177 veículos".

Na página internet da ANPC, às 15:30, esta era a única ocorrência importante a registar, sendo que os outros incêndios rurais verificados no território -- mais de uma centena -, acrescentou Carlos Guerra, "são resolúveis em pouco tempo".

15h00 - Fogo em Viana do Castelo está dominado

O incêndio em Viana do Castelo, que deflagrou na sexta-feira à noite, está dominado, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), que refere ainda existirem no local 65 bombeiros e elementos da GNR.

O incêndio de Arouca, que deflagrou na segunda-feira, está a ser combatido por 510 homens, na sua maioria bombeiros.

14h15 - Câmara de Ponta de Lima quer meios aéreos para travar chamas

O presidente da Câmara de Ponte de Lima apelou hoje para a "rápida intervenção" dos meios aéreos no combate às chamas em Rebordões (Santa Maria) para impedir que o incêndio que deflagrou, na sexta-feira à noite, progrida "descontroladamente".

14h10 - Uma casa ardida e 12 pessoas desalojadas em São Pedro do Sul

Os incêndios em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, já obrigou hoje mais de uma dezena de pessoas a abandonar as suas casas e destruíram pelo menos uma habitação, segundo o presidente da autarquia.

14h00 - Fogo em Águeda foi dominado esta manhã

O fogo, que chegou a ter oito frentes ativas e que há cinco dias não dava descanso aos bombeiros em Águeda, foi dominado esta manhã.

Os operacionais continuam no local para evitar reacendimentos.

13h45 - Incêndio em Águeda já está em trabalhos de rescaldo

Num dos incêndios mais perigosos e extensos durante a última semana, Águeda deu por dominado o fogo que lavrava há dias.

Agora iniciam-se trabalhos de rescaldo e muitos donativos têm sido feitos aos bombeiros, que agora lutam contra possíveis reacendimentos.

13h25 - Incêndio em Arouca está em fase de rescaldo

Ao fim de uma semana de combate entrou em fase de rescaldo o incêndio em Arouca Ainda assim esta continua a ser a situação que concentra mais recursos: 510 homens que contaram com o apoio de seis meios aéreos.


13h10 - Chamas ameaçam casas em São Pedro do Sul

A aldeia de Macieira está rodeada pelas chamas.

O fogo com duas frentes já consumiu palheiros e está a obrigar a população a deixar as habitações.

12h30 - 101 desalojados na Madeira em centros de acolhimento

O Governo Regional da Madeira informou hoje que faltam realojar 101 pessoas que estão em centros de acolhimento na sequência dos incêndios que destruíram 160 habitações, estando ainda a ser apurado o número de desalojados a viver com familiares.


12h00 - MAI diz que Força Aérea não consegue combater fogos

"Neste momento, as Forças Armadas não têm qualquer tipo de capacidade para combater fogos", declarou Constança Urbano de Sousa.

A ministra falou também da necessidade de dotar as forças armadas da capacidade de combater fogos no futuro.

"Os pilotos não sabem combater fogos precisam de ter formação porque pilotar um avião de combate a incêndios não é a mesma coisa que controlar um C130 ou F16".

11h40 - Condições meteorológicas podem ajudar combate aos incêndios


11h20 - Situação controlada em Arouca


11h03 - Situação no distrito de Aveiro está mais calma


10h46 - Detida mulher suspeita de atear fogo em Avintes, Gaia

A GNR anunciou hoje a detenção de uma mulher, de 59 anos, suspeita de ter ateado fogo numa zona de mato nas proximidades de Avintes, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Em comunicado, a GNR refere que a mulher foi detida pelas 20h30 de sexta-feira por militares do Núcleo de Investigação criminal daquela força policial de Gaia.

A suspeita vai agora ser presente a tribunal para interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.


10h15 - Incêndio em Águeda está dominado


10h00 - Incêndio em Arouca é o mais preocupante


8h45 - Alerta Laranja até segunda-feira


Ao início da manhã, eram 2.448 os operacionais que combatiam um total de 48 incêndios florestais, 10 dos quais no distrito do Porto e oito em Viana do Castelo, sendo apoiados por 814 meios terrestres e um meio aéreo.

Segundo a página da ANPC, o incêndio no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, era o que mobilizava mais operacionais (510) e meios terrestres (163). O fogo, que lavra na localidade de Janarde desde segunda-feira, foi dado como dominado pelas 20h30 de sexta-feira, mas voltou a estar ativo com várias frentes.

Também em Aveiro, no concelho de Águeda, localidade de Préstimo, 393 operacionais combatem as chamas, apoiados por 119 meios terrestres.