Reportagem

Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

por Raquel Ramalho Lopes, Graça Andrade Ramos - RTP

Chamas lavram em Vilarinho da Raia, concelho de Chaves Paulo Jerónimo - RTP

Acompanhamos neste artigo ao minuto a evolução dos incêndios em Portugal

Mais atualizações

23h23 - Incêndios. Portugal passa para o nível de alerta

O Governo não renovou a situação de contingência porque está prevista uma diminuição da temperatura e baixos níveis de humidade relativa do ar. A situação de alerta começa à meia-noite e termina no final do dia de terça-feira.
23h03 - "Aldeia Segura, Pessoas Seguras". Ponto de abrigo previsto em Ansião já ardeu

Em entrevista à RTP, o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil afirmou que alguns autarcas não acreditam no programa, e outros têm as suas próprias estratégias.

Dois terços das aldeias de risco não implementaram o plano "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".

Em Ansião, onde o plano foi apresentado há quatro anos, só uma aldeia aderiu, mas o ponto de abrigo que estava previsto já ardeu.
22h50 - Cereais podem ser ceifados durante algumas horas na segunda e terça-feira

Os agricultores consideram que o horário não o melhor e temem que, depois da seca e de 11 dias parados, os prejuízos sejam ainda maiores com muitas espigas já caídas nos campos.

22h10 - Chaves. Fogo em Bustelo ameaçou populações e lavra em direção a Espanha, diz autarca

O incêndio de Bustelo, no concelho de Chaves, distrito de Vila Real, tem ameaçado povoações num raio de 15 quilómetros e lavra em direção a Espanha, disse o presidente do município.

Nuno Vaz declarou à Lusa que esta "vai ser mais uma noite difícil", com expectativa de que seja a última deste incêndio, que teve hoje vários reacendimentos e projeções, à semelhança do que aconteceu no sábado.

Esta situação deveu-se, sobretudo, aos ventos fortes, que fizeram com que o incêndio progredisse em diferentes frentes e em direção a vários aglomerados habitacionais, disse.

O autarca referiu, em concreto, as povoações de Cambedo, Vilarinho da Raia, Vilarelho da Raia e, também, "algum perigo" em Vila Meã e Agrela.

Nuno Vaz afirmou que os meios "têm sido mobilizados e estão concentrados para defender populações, as habitações e explorações", lavrando agora o fogo em direção a Espanha.

"Esperamos, naturalmente, que haja uma descida da temperatura, um aumento de alguma humidade e que isso permita fazer definitivamente a contenção" das chamas, declarou, adiantando que estão a ser utilizadas máquinas de rasto nesse trabalho.

O autarca salientou a dimensão "muito significativa" deste incêndio, com "muito mais de 2.000 hectares" de área ardida, provocando "um prejuízo económico muito relevante", além do impacto ambiental.

Nuno Vaz disse que hoje não houve habitações atingidas nem retirada de pessoas, mas sim a necessidade de as concentrar nos lugares mais protegidos das aldeias, e elogiou o esforço e dedicação dos operacionais, dos autarcas de freguesia e das populações.

O incêndio começou sexta-feira à tarde e foi dado como dominado durante a madrugada de sábado, mas nesse dia à tarde verificou-se uma reativação que ganhou grande dimensão devido ao vento forte e às altas temperaturas.

Hoje, de manhã, estava "praticamente dominado", em 90% do perímetro, segundo o CDOS, tendo-se reativado a meio da tarde.

De acordo com a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, consultada pela Lusa cerca das 22h00, combatem este incêndio 229 operacionais, apoiados por 72 viaturas.

(agência Lusa)

22h00 - Baião. Incêndio em Mafómedes está a queimar área protegida

21h00 - Chaves. Fogo ameaçou várias aldeias do concelho e destruiu 10 casas

O comandante distrital das operações de socorro Vila Real afirma que foram os "ventos agressivos" que causaram as reativações. As condições pioraram significativamente a partir das 16h, levando à multiplicações de situações e à dispersão dos bombeiros, reconhece Miguel Fonseca.

Em Vilarinho da Raia, às 20h, viviam-se momentos de aflição e os moradores pediam ajuda aos bombeiros, que não chegavam para dar conta de todas as ocorrências.


20h15 - Incêndio alastrou do concelho do Fundão ao da Covilhã
O fogo avançou com rapidez a partir da freguesia de Fatela, dando origem a vários focos, em Pêro Viseu e Capinha, no concelho do Fundão, e Peraboa. no concelho da Covilhã. O vento foi o principal fator da propagação das chamas.

Às 20h, o jornalista Jorge Esteves dava conta de um abrandamento na velocidade de progressão do incêndio.
20h12 -  Fogo em Murça está "muito complicado", alerta autarca

O incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Murça, no distrito de Vila Real, está "muito complicado", disse à Lusa o presidente da câmara, adiantando que os declives acentuados e o vento forte estão a dificultar o combate.

Em declarações à agência Lusa cerca das 19:45, Mário Artur indicou que o fogo começou na aldeia de Cortinhas, "que esteve em perigo", estando as chamas agora em direção a Vilares.

Segundo o autarca, os declives acentuados e o vento forte estão a dificultar o trabalho dos bombeiros no combate a este incêndio, que tem duas frentes.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultada pela Lusa às 19:50, estão no terreno 152 operacionais, apoiados por 42 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta para o fogo foi dado às 16:35.

(agência Lusa)

19h50 - Chaves. Bombeiros concentram meios na proteção de duas aldeias

O incêndio de Bustelo, no concelho de Chaves, distrito de Vila Real, que começou pelas 14:45 de sexta-feira, reativou, estando os esforços de combate centrados na proteção das aldeias de Cambedo e de Vilarelho da Raia.

19h35 - Baião. Vento e relevo do terreno são as principais dificuldades à ação dos bombeiros

19h30 - Fogo no Fundão é situação "extraordinariamente grave", diz autarca

"Estamos perante duas frentes de vários quilómetros. Uma que entrou na freguesia de Pero Viseu e, neste momento, ainda ameaça casas à volta do núcleo urbano de Pero Viseu e de uma [aldeia] anexa chamada Vales de Pero Viseu, sendo que essa frente já ultrapassou os limites do concelho do Fundão e entrou no concelho da Covilhã", declarava às 18h30 p presidente da Câmara do Fundão à agência Lusa.

Paulo Fernandes acrescentou que a outra frente de fogo, com vários quilómetros, lavra numa zona mista agrícola e florestal mas "tem uma mancha florestal de muitos milhares de hectares" e os meios no terreno estão atentos a essa área por se poder tornar em algo "calamitoso".

Durante a tarde, a povoação de Pero Viseu esteve "em perigo", mas Paulo Fernandes não tem informação de terem ardido habitações.

As chamas destruíram alguns anexos e equipamentos agrícolas, admitindo que "em pouco mais de duas horas, arderam, provavelmente, alguns milhares de hectares, tal era a violência do vento".

Segundo o autarca, a velocidade do vento entre as 15:00 e as 17:00 foi "violentíssima".

O perímetro do fogo é "gigantesco" e o presidente do município do Fundão vaticina que será uma noite "muito comprida" e, provavelmente, o dia de segunda-feira, deverá ser "muitíssimo complicado".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse à Lusa que o incêndio "ainda se encontra ativo" e que o vento forte tem dificultado o combate.

No local, segundo o `site` da proteção civil, estavam, pelas 19h00, 322 homens, apoiados por 94 viaturas e sete meios aéreos.

(agência Lusa)

18h35 - Fundão. Vento propaga chamas com rapidez

O incêndio mobiliza neste momento nove meios aéreos e mais de 200 operacionais. O fogo deflagrou ao início da tarde na freguesia de Fatela. A RTP3 esteve em direto a partir da freguesia de Pêro Viseu.

Às 17h00, os jornalistas Jorge Esteves e Nelson Sousa testemunhavam os esforços dos moradores para tentar controlar as chamas.

Já às 18h23, as chamas, levadas pelo vento, atingiam uma caixa de madeira, no centro de Pêro Viseu.

18h30 - Dezasseis fogos ativos mobilizam mais de mil bombeiros às 18h00

Mais de mil operacionais combatiam às 18h00 os 16 incêndios ativos em Portugal continental, mais cinco do que o registado à mesma hora no sábado, segundo a Proteção Civil.

Segundo a informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam no terreno a combater os incêndios ativos 1050 operacionais, apoiados por 281 viaturas e 21 meios aéreos.

As regiões norte e centro são hoje as mais afetadas pelos incêndios.

No concelho de Chaves, distrito de Vila Real, um incêndio que começou na sexta-feira, pelas 14h45, em Bustelo, estava a ser combatido, pelas 18h00, por 252 operacionais, apoiados por 77 viaturas e dois meios aéreos.

(agência Lusa)

17h55 - Chaves. Incêndio lavra em Soutelinho de Raia

O fogo passou a fronteira e estendeu-se até Espanha.
17h40 - Baião. Bombeiros garantem que aldeia de Mafómedes não corre risco 

Existem duas frentes de fogo em Baião. Alexandre Pinto, dos bombeiros de Baião, afirmou à RTP3 que a frente em Mafómedes é o que inspira mais cuidados e "o mais vasto".

Os fogos nas freguesias de Ancede e Santa Cruz do Douro estão "a ceder a meios de combate".

17h20 - Pombal. Circulação na A1 é retomada

De acordo com declarações do presidente da Câmara Municipal de Pombal à RTP, a circulação de trânsito na principal autoestrada do país foi retomada.

17h02 - Presidente da Câmara de Pombal "estranha" incêndios novos todos os dias

Em declarações à RTP3, o presidente da câmara de Pombal afirma que pediu um reforço da vigilância à GNR, devido a receios de mão criminosa.

17h00 - Situação de alerta ainda implica várias proibições

A adoção de situação de alerta em Portugal continental ainda implica proibições como a circulação em florestas e a realização de queimadas, avisou o Ministério da Administração Interna em comunicado hoje divulgado.

Apesar de constituir uma diminuição do nível de prontidão no combate a incêndios em relação ao da última semana, em que Portugal estava em situação de contingência, o atual risco de incêndios ainda obriga a "medidas de caráter excecional", refere o ministério dirigido por José Luís Carneiro.

A situação de alerta implica a "proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem", alerta o Governo no comunicado, acrescentando que está também proibida "a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração".

Além disso, o nível de alerta que passa a estar em vigor a partir das 00:00 de segunda-feira inclui a proibição de trabalhos nas florestas "com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais" e de trabalhos nos espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal2.

A situação não permite também que seja usado fogo-de-artifício, suspendendo as autorizações que já tenham sido emitidas.

(agência Lusa)

16h47 - Baião. Fogo em Mafómedes reativa com duas frentes

O incêndio que deflagra desde hoje de manhã na localidade de Mafómedes, no concelho de Baião, no distrito do Porto, voltou a estar ativo com duas frentes, disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais.

Segundo Alexandre Pinto, comandante dos bombeiros voluntários de Baião, o incêndio "está ativo, com duas frentes", uma em direção a Sedielos, no concelho do Peso da Régua (Vila Real), e outro até "à linha de cumeada da Senhora da Serra do Marão", em Baião.

Pelas 14h30, o incêndio, que deflagra numa zona de mato, chegou a estar identificado pelo 'site' da Proteção Civil como "em resolução", mas o comandante dos bombeiros de Baião confirmou a sua reativação.

Segundo Alexandre Pinto, que falou à Lusa pelas 15h36, no terreno estavam 74 operacionais e 22 meios terrestres.

"Está a lavrar numa zona inacessível, não há meios aéreos porque nós não pretendemos meios aéreos, no sentido em que não é possível consolidar o trabalho dos meios aéreos com meios terrestres, porque é impossível lá chegar", explicou.

O incêndio chegou a contar com um meio aéreo, segundo o 'site' da Proteção Civil.

O comandante dos bombeiros de Baião disse ainda que o incêndio que deflagrou esta manhã em Mafómedes "é uma parte do incêndio de sexta-feira que começou no Alto dos Padrões", no mesmo concelho.

Quanto a outro incêndio em Baião, na localidade de Ancede, Alexandre Pinto confirmou que já se encontra em resolução, contando atualmente, segundo o 'site' da Proteção Civil, com 43 homens e 12 veículos.

(Agência Lusa)

16h44 - Incêndio deixa duas pessoas desalojadas em Borba

Duas pessoas ficaram desalojadas na sequência de um incêndio ocorrido numa habitação em Rio de Moinhos, no concelho de Borba (Évora), disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que a habitação "ardeu por completo", tendo ficado desalojados uma mulher e o filho.

A mesma fonte, que indicou que o alerta foi dado pelas 13h10, acrescentou que as duas pessoas foram, entretanto, realojadas numa outra habitação pelo serviço municipal de Proteção Civil.

Nas operações de socorro estiveram envolvidos 13 operacionais auxiliados por sete viaturas.

(Agência Lusa)

16h25 - Pombal. Presidente da Câmara admite "mão humana"

Em entrevista à RTP3, o presidente da Câmara Municipal de Pombal salientou que nos últimos dias o concelho foi muito afetado pelos incêndios. Pedro Pimpão admite "mão humana" na ignição destes fogos.

16h00 - A1 cortada na zona de Pombal

A principal auto-estrada do país está cortada ao quilómetro 145, nos dois sentidos, devido a um incêndio no concelho de Pombal.

O fogo está a ser combatido por cerca de 150 operacionais e seis meios aéreos. O trânsito está a ser desviado para o IC8.

15h59 - Baião. Fogo perto da aldeia de Mafómedes


15h15 - Fogo em Pinhel reativou

Ao início da tarde, um incêndio em Pinhel, no distrito da Guarda, reativou, estando a envolver dois meios aéreos no seu combate, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a mesma fonte, "a cabeça de incêndio está ativa", mas as chamas não estão a colocar povoações em risco.

O fogo deflagrou cerca das 20h00 de sábado, na localidade de Lameiras.

Cerca das 15h00 de hoje estava a ser combatido por 79 operacionais, apoiados por 21 viaturas e os dois meios aéreos, de acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

(agência Lusa)

15h10 - Fogo em Bustelo (Chaves) está "controlado, mas não extinto"

O incêndio de Bustelo, no concelho de Chaves, distrito de Vila Real, que começou pelas 14h45 de sexta-feira, está "controlado" disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Nuno Vaz, no terreno ainda está "um considerável dispositivo" para "debelar um conjunto de reacendimentos que têm vindo a acontecer, porque, de facto, dadas as elevadas temperaturas e o vento que se faz sentir, o incêndio não pode ser dado como extinto".

"Controlado sim, mas não extinto. Continuam a decorrer ações diretas no sentido de o dar por extinto, mas isso, de facto, neste momento, ainda não aconteceu", disse Nuno Vaz à agência Lusa, pelas 14h20, com base no último ponto de situação de que dispunha.

No local, a RTP acompanhou os bombeiros que combatem um dos reacendimentos.


14h55 - Fogo que deflagrou de manhã em Mafómedes (Baião) em resolução

O incêndio que deflagrou hoje de manhã na localidade de Mafómedes, em Baião, no distrito do Porto, que chegou a ter quase 100 operacionais no local, encontra-se em fase de resolução, segundo a Proteção Civil.

De acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo que deflagrou às 09:39 em zona de mato na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró já se encontra "em resolução".

No local chegaram a estar 94 operacionais, 24 veículos e um meio aéreo.

O meio aéreo já foi retirado do local, de acordo com o 'site' da Proteção Civil.

(agência Lusa)

14h20 - Presidente da República foi ao funeral do piloto de combate aos fogos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou hoje, na capela da Força Aérea, em Lisboa, na missa de corpo presente, do piloto de combate aos incêndios que morreu num acidente na sexta-feira, em Foz Coa, distrito da Guarda.

O Governo esteve representado nas cerimónias fúnebres pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Marcelo Rebelo de Sousa tinha estado presente no velório, no sábado à noite.

O funeral seguiu cerca das 14:00 para o cemitério de Barcarena, Oeiras, onde o piloto será cremado.

(agência Lusa)

13h50 - Chaves. Chamas na encosta da serra de Ervededo
13h20 - Montenegro diz que Governo falhou

Luís Montenegro acusa o Governo de incapacidade, incompetência e displicência na questão dos incêndios florestais.

No encerramento do congresso do PSD Açores, o líder social democrata diz que não faltaram avisos para a falta de meios e planos preventivos.

"Não é retirar aproveitamento político dos incêndios. É cuidar do que é público, do que é de todos. É preciso dizer que reforma florestal que o governo tanto anunciou não está a funcionar no terreno. É preciso dizer isso", afirmou, falando em Ponta Delgada no encerramento do 25º. congresso regional do PSD/Açores.

12h50 - Três meios aéreos combatem novo incêndio em Baião em Mafomedes
12h40 - Quase 300 fogos em todo o país

Há, nesta altura, 252 fogos em curso, cinco em resolução e 41 em conclusão, num total de 298 incêndios em todo o país

O distrito do Porto é, nesta altura, o que regista mais fogos.

Estão no terreno, em todo o país, mais de Mil e 600 bombeiros.

12h20 - Presidente da República e MAI na Missa por André Serra
12h05 - Couto de Ervededo. Chamas consomem mato sob vigilância atenta

11h25 - Ponto da situação da Proteção Civil

Dia 13 de julho permanece o pior dia de incêndios da última seman. Nesse dia registaram-se 193 ignições em 24h.

Nesta manhã de domingo registaram-se 29 ocorrências até às 11h30, com quatro delas ativas, ocorrendo as duas mais significativas em Bustelo, Chaves e uma nova em Baião.

Os incêndios causaram ainda um morto, o piloto André Serra, quatro feridos graves e 17 ligeiros desde dia 7.


11h15 - Portugal passa a situação de alerta a partir das 00h00 até à meia noite de terça-feira

O país vai deixar de estar em estado de contingência, decidiu o executivo, e "baixa ao de alerta", devido a condições mais favoráveis", incluindo a reposição dos níveis de humidade em período noturno e diminuição das temperaturas .

As temperaturas deverão baixar entre dois e oito graus, uma "pequena janela de oportunidade" para poupar os meios humanos de combate aos fogos.

Terça-feira será feita uma nova avaliação das condições atmosféricas.

"O nível de alerta estará em vigor entre as 00:00 de e as 23:59 de terça-feira, dia em que voltaremos a reavaliar", afirmou o ministro depois de uma reunião com vários ministros na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Portugal continental entrou em situação de contingência, segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, na passada segunda-feira e na quinta o Governo decidiu prolongar esta situação até hoje.

O ministro da Administração Interna declarou o seu pesar pela morte do piloto André Serra em Foz Côa e agradeceu e elogiou o trabalho dos operacionais que têm combatido os fogos, assim como o apoio dado pelos autarcas e populações.

Quase mil pessoas foram retiradas das suas habitações devido aos incêndios dos últimos dias, revelou o responsável.

11h10 - Torre de Ervededo. A destruição deixada pelas chamas
10h40 - Incêndio deixa uma pessoa desalojada em Redondo

Um homem de 26 anos ficou hoje desalojado na sequência de um incêndio ocorrido numa habitação em Redondo, no distrito de Évora, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que o alerta foi dado pelas 09:07, tendo o homem sido assistido no local devido a inalação de fumos.

A mesma fonte acrescentou que, entretanto, o homem foi realojado em casa de familiares.

(agência Lusa)

08h35 - Incêndio de Chaves dominado a 90%

08h20 - País a laranja e amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera não prevê para hoje avisos vermelhos.

Na maioria do país, vigoram avisos laranja e amrelo. O litoral está no verde.

Para o Algarve não há qualquer aviso meteorológico.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apelava sábado apesar disso ao comportamento exemplar de todas as pessoas.

Avisava que as condições para incêndios continuam a ser extremas, apesar das temperaturas terem baixado um pouco.

08h10 - Presidente no funeral do piloto André Serra

O funeral do piloto realiza-se, hoje, em Barcarena, no Município de Oeiras

A cerimónia conta com a presença do Presidente da República.

A missa de corpo presente está marcada para o meio dia. O funeral realiza-se pouco depois das 15h00.

Marcelo Rebelo de Sousa já esteve, no velório, na última noite, na Capela Militar de Benfica.

O Chefe de Estado prestou homenagem a André Serra que, antes de pilotar aviões de combate aos incêndios, fez carreira na Força Aérea.

As razões do acidente estão sob investigação.

08h00 - Dominado fogo em Celorico de Basto, Braga

O incêndio que deflagrou no sábado em Celorico de Basto, Chaves, entrou em resolução às 06:45, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mantêm-se no local 78 operacionais apoiados por 24 veículos para assegurarem os trabalhos de consolidação.

O alerta para o incêndio foi dado às 15:48 de sábado.

(agência Lusa)

07h50 - Cerca de 2.000 hectares de área ardida no fogo de Bustelo

O presidente da Câmara de Chaves estimou em 2.000 hectares a área ardida no fogo que deflagrou de Bustelo e que terá tido origem num acidente com o pneu de um camião.

"Não há nenhum ferido a lamentar, quer na população quer nos operacionais e isso, de facto, é muito importante registar", salientou Nuno Vaz.

07h45 - Fogo de Bustelo (Chaves) está 70 a 80% dominado

O incêndio de Bustelo, no concelho de Chaves, está dominado em cerca de 70 a 80% e lavra apenas em povoamento florestal, estando a situação já controlada nas aldeias que estiveram ameaçadas, disse hoje fonte da Proteção Civil.

"Temos os meios todos posicionados, vamos efetuar algumas manobras de combate e consolidação. Estamos a consolidar o rescaldo e ao mesmo tempo a fazer combate", afirmou aos jornalistas o segundo-comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Artur Mota.

O incêndio começou sexta-feira à tarde em Bustelo, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, foi dado como dominado durante a madrugada de sábado, mas à tarde verificou-se uma reativação que ganhou grande dimensão devido ao vento forte e às altas temperaturas.

O fogo aproximou-se de aldeias como Vilela Seca, Vila Meã, Torre de Ervededo, Agrela e Bustelo, e atingiu uma casa de primeira habitação, uma outra habitável, mas onde já não estavam a residir os proprietários idosos, e mais quatro a cinco casas devolutas.

"Em termos do problema maior já passou as aldeias, agora estamos mais tranquilos, estamos a programar os meios e a definir a estratégia para apagarmos o incêndio no meio do povoamento, que é onde ele está ativo", adiantou Artur Mota.

O comandante explicou que, durante a tarde, o incêndio "estava muito espalhado, havia muitas aldeias no seguimento do fogo" e foi, referiu, um "período um bocado complicado".

(agência Lusa)



Ponto da situação

  • O governo decide este domingo se se mantêm ou não as condições para prolongar o estado de contingência dos últimos dias em todo o território
  • Em todo o território havia às 08h00 da manhã 183 incêndios combatidos por 1171 operacionais apoiados por 382 veículos. Estão em curso 140 fogos, três em resolução e 40 em conclusão.
  • Dois incêndios causam maior preocupação aos bombeiros.
  • Um deles é o de Bustelo, em Chaves, apesar de estar mais de 80 por cento dominado. Este fogo foi reativado, ontem à tarde, e atingiu 10 casas, duas de primeira habitação.
  • Um outro fogo, esta manhã, também era considera preocupante, mas já está em fase de conclusão. Trata-se do incêndio na Serra do Ladário, em Celourico de Basto, no concelho de Braga. Setenta e oito operacionais estão no terreno em trabalhos de consolidação, apoiados por 24 meios terrestres.