Reportagem

Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

por Paulo Alexandre Amaral, Mariana Ribeiro Soares, Carlos Santos Neves - RTP

António Antunes - RTP

Acompanhamos neste artigo, ao minuto, a evolução dos incêndios em Portugal.

Mais atualizações

00h40 - Autarca de Gouveia diz que prioridade é evitar novas frentes de fogo

O combate ao fogo ao início da noite conseguiu evitar que as chamas passassem para o lado onde existe um lar de Misericórdia em Gouveia.

O vice-presidente da Câmara, Jorge Ferreira, diz que o incêndio se dividiu em duas frentes, uma a lavrar na Mata da Câmara e outra na subida do Curral do Negro, sem colocar casas em perigo.

O parque de campismo da área do Curral Negro teve de ser evacuado com os seus utentes a terem de passar a noite em residências de estudantes na cidade. O parque não ficou danificado

Durante a noite o combate irá focar-se em evitar que o fogo se estenda a outras áreas e se descontrole assumindo várias frentes. A possibilidade de ser dominado antes disso é contudo real.

00h20 - Gouveia. Orografia da Mata da Câmara dificulta combate às chamas

Os bombeiros estão a deixar arder mato e floresta recém plantada. Área já tinha ardido nos incêndios de 2017.

A luta dos bombeiros junto a Gouveia está a ser acompanhada pelos repórteres da RTP Catarina Cadavez e António Nunes Farias.

23h50 - Xavier Viegas. Risco de incêndio pode triplicar em Portugal nos próximos 30 anos

23h30 - - Marcelo considera cedo fazer balanço do combate ao incêndio na Serra da Estrela

23h15 - População de Gouveia apreensiva

Para já não há casas em risco

23h00 - Parque de campismo em Gouveia evacuado

Em Gouveia as chamas estão a ser combatidas nesta altura por mais de 200 bombeiros com o apoio de 70 viaturas.

Sete meios aéreos chegaram a ser mobilizados para o local.

O vento fez com que fogo avancasse a grande velocidade.

As chamas chegaram a um parque de campismo na zona de Gouveia que teve que ser evacuado.

Um momento registado pelos repórteres da RTP António Nunes Farias e Mário Raposo.


21h27 - Governo vai reunir-se com autarcas de concelhos mais afetados por fogo na serra da Estrela

O Governo vai reunir-se na segunda-feira com os presidentes de câmara dos cinco concelhos mais afetados pelo incêndio da serra da Estrela, com o objetivo de aferir os prejuízos causados e "estabelecer as medidas necessárias de apoio".

De acordo com informação transmitida à agência Lusa por fonte do gabinete da ministra da Presidência, esta reunião, na qual estarão presentes vários ministros, vai acontecer na segunda-feira de manhã, pelas 10:00, em Manteigas (distrito da Guarda).

O executivo vai reunir-se "com os autarcas dos municípios do Parque Natural da Serra da Estrela mais afetados pelos incêndios", nomeadamente Covilhã, Guarda, Manteigas, Celorico da Beira e Gouveia, "para avaliar as necessidades e respostas integradas para estes concelhos" na sequência do incêndio que lavra naquela região.

"Esta reunião visa aferir os danos e prejuízos causados por aquele que foi o maior incêndio florestal ocorrido este ano no país, de forma a estabelecer as medidas necessárias de apoio às famílias, às empresas e à reabilitação das zonas afetadas, nomeadamente do Parque Natural da Serra da Estrela", referiu a mesma fonte.

Pelo Governo, estarão presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A serra da Estrela está a ser afetada por um incêndio que deflagrou no dia 06 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e foi dado como dominado no sábado, dia 13, mas sofreu uma reativação na segunda-feira. Foi considerado novamente dominado na quarta-feira à noite.

As chamas estenderam-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiram ainda o concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

Hoje, após uma reunião conjunta, os seis municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela exigiram que seja decretado "estado de calamidade", devido ao incêndio que atinge a região, e apoios imediatos para colmatar prejuízos de "centenas de milhões de euros".

"Defendemos decretar com efeitos imediatos o estado de calamidade para toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela e a elaboração de um plano de revitalização deste nosso parque", exigiu o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, após uma reunião conjunta com autarcas da Covilhã, Celorico da Beira, Gouveia, Seia e Manteigas.

(Agência Lusa)

21h14 - Medidas para os próximos dias devem ser anunciadas esta sexta-feira

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, participam ao final da manhã na reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Os dois governantes reúnem-se depois com os membros das áreas governativas da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e Alimentação, para avaliação das condições meteorológicas e do risco de incêndio, falando ao país após estes encontros.

20h57 - Força Aérea procura promover prevenção de incêndios

Durante o Verão, a Força Aérea sobrevoa as zonas do país com maior risco de incêndio. A ideia é detetar os fogos que surgem e assim agilizar a resposta.

20h50 - Montenegro acusa Governo de atribuir "às pessoas" a culpa dos incêndios

O PSD acusou o Governo de querer sacudir as responsabilidades sobre o que corre mal na prevenção e combate aos incêndios. Luís Montenegro disse que o Governo anda a distrair as pessoas do essencial e que é preciso haver responsabilização sobre os incêndios.

O líder do PSD acusou o Governo de não ter feito o que se exigia na prevenção e na gestão da floresta, e afirmou que o primeiro-ministro anda dizer agora o que já prometia em 2005 quando era ministro da Administração Interna.

Luís Montenegro esteve nos Bombeiros da Covilhã para sublinhar o trabalho de combate ao incêndio da Serra da Estrela.

20h47 - Prejuízos na Serra da Estrela demorarão anos a recuperar

Os prejuízos deixados pelo fogo na Serra da Estrela ainda não estão contabilizados. Muitos agricultores e empresários começam agora a avaliar os danos e falam numa recuperação que pode demorar anos.

20h41 - Dominado o fogo na Serra da Estrela, vigilância sobre os reacendimentos

No resto da Serra da Estrela, o fogo foi novamente dominado. Mais de mil operacionais mantêm-se atentos a possíveis reativaçães devido às altas temperaturas. A primeira vaga de incêndios já tinha sido dominada no último sábado, mas uma segunda vaga apareceu em força na segunda-feira.

20h38 - Férias. Incêndios na Serra da Estrela causam cancelamento de reservas

Os incêndios na Serra da Estrela deixaram marcas nas unidades hoteleiras da região. Apesar de muitos turistas permanecerem nos hotéis mesmo com o fogo próximo, algumas reservas foram canceladas.

20h33 - Marcelo avisa para mês de Setembro complicado

O Presidente da República esteve na sede da Proteção Civil, onde deixou um alerta para um desafio que é de todos. Marcelo Rebelo de Sousa apontou ainda o envolvimento do poder político.

19h55 - Municípios da Serra da Estrela exigem estado de calamidade

Os seis municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) exigem que seja decretado "estado de calamidade", devido ao incêndio que atinge a região, e apoios imediatos para colmatar prejuízos de "centenas de milhões de euros".

"Defendemos decretar com efeitos imediatos o estado de calamidade para toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela e a elaboração de um plano de revitalização deste nosso parque", exigiu o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, após uma reunião conjunta com autarcas da Covilhã, Celorico da Beira, Gouveia, Seia e Manteigas.

A serra da Estrela está a ser afetada por um incêndio que deflagrou no dia 6 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e foi dado como dominado no sábado, dia 13, mas sofreu uma reativação na segunda-feira. Foi considerado novamente dominado na quarta-feira à noite.

As chamas estenderam-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiram ainda o concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

Sérgio Costa, que falava aos jornalistas em nome dos seis municípios abrangidos pelo PNSE, após uma reunião conjunta nos Paços do Concelho de Manteigas, disse que aquele plano de revitalização terá de ser "ao nível do reordenamento florestal, da paisagem, ao nível hídrico e turístico".

"O apoio urgente e imediato ao setor agrícola, pecuário e à exploração florestal" são outras exigências dos autarcas que, tendo em conta a contabilidade feita na reunião de hoje, apontaram um prejuízo na ordem das "centenas de milhões de euros".

"Se contabilizarmos toda a área ardida, toda a floresta destruída em todo este nosso parque natural, as habitações que arderam, as explorações animais, a alimentação para os animais, seja o pasto, sejam os armazéns agrícolas, a alimentação que estava armazenada", justificou.

No entender do porta-voz, "há medidas que devem ser implementadas no curto prazo, no imediato", tal como "o estado de calamidade, que tem de ser de imediato [decretado], porque só faz sentido quando está a desgraça" a acontecer.

Sérgio Costa defendeu que este incêndio "é uma verdadeira tragédia para a região e para o Parque Natural da Serra da Estrela".

"O tratamento prioritário das bacias hidrográficas do [rio] Zêzere e do [rio] Mondego, evitando que toda a bacia do vale do Tejo e do baixo Mondego, de onde se extrai muita água para abastecimento de milhões de pessoas, sejam afetadas pela contaminação da água", é outra medida exigida.

O autarca explicou que as águas poderão ser afetadas "em virtude da erosão e da contaminação dos solos e das linhas de água" que "chegam aos grandes centros do país", abastecidos através de Castelo de Bode e Aguieira.

"Pode imaginar-se o prejuízo que isto tudo pode acarretar de uma forma indireta", apontou Sérgio Costa, lembrando que a Barragem de Castelo de Bode se situa em Tomar, distrito de Santarém, e a da Aguieira em Mortágua, no distrito de Viseu.

Os autarcas exigem ainda "a aprovação de medidas de curto prazo para a estabilização de emergência dos solos e das encostas afetadas pelo incêndio e a recuperação das infraestruturas viárias e outras, designadamente telecomunicações e abastecimento de água".

(Agência Lusa)

19h49 - Frente ativa em Gouveia com mais de 200 operacionais e 10 meios aéreos

Um incêndio em Gouveia, com uma frente ativa, está a mobilizar mais de 200 operacionais e 10 meios aéreos e está a seguir em direção ao parque ecológico do concelho, disse hoje o vice-presidente da Câmara.

"Começou na União de freguesias de Melo e Nabais e está a evoluir pela encosta acima e já está na freguesia de São Paio e dentro da freguesia de Gouveia cidade, e em direção ao Curral do Negro, onde está o nosso parque de campismo e uma área de excelência de Gouveia", disse Jorge Ferreira.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia falava aos jornalistas em Manteigas, pelas 18:15, onde estava a ser informado sobre o incêndio que o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Guarda deu o alerta pelas 15:41.

Segundo a página oficial da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19:30 estavam no local 217 operacionais apoiados por 56 veículos e 10 meios aéreos.

"Pelo caminho, passa naturalmente pelo Parque Ecológico de Gouveia, uma área que nos preocupa bastante, onde temos a nossa fauna local", contou Jorge Ferreira.

O autarca admitiu que estão "a tentar juntar meios nestas duas áreas, quer no parque de campismo do Curral do Negro, quer no parque ecológico de Gouveia, para conter a situação" no concelho.

Jorge Ferreira adiantou que "não há populações em risco", o incêndio está numa encosta de "mato e floresta, mas está a evoluir rapidamente".

(Agência Lusa)

19h27 - No Brasil, os incêndios destruíram área do tamanho da Bélgica

Os incêndios florestais destruíram naquele país 29.330 quilómetros quadrados de vegetação nos primeiros sete meses de 2022, área do tamanho da Bélgica, segundo um estudo divulgado pela rede Mapbiomas.

18h46 - Incêndio deflagrou em Gouveia com o vento a dificultar o combate

Começou há poucos minutos um incêndio em Gouveia. O vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Ferreira, diz que o fogo tem alastrado em direcção a Gouveia e que se procura juntar meios tanto na área do parque de campismo, como do parque ecológico, para impedir o alastramento.

Começou há poucos minutos um incêndio em Gouveia. O vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Ferreira, diz que o fogo tem alastrado em direcção a Gouveia e que se procura juntar meios tanto na área do parque de campismo, como do parque ecológico, para impedir o alastramento. encontram-se no terreno mais de 120 operacionais, e três dezenas de viaturas.

16h30 - Hotéis da Serra da Estrela estão a receber cancelamentos de reservas

São cada vez mais os cancelamentos de reservas nos estabelecimentos hoteleiros na região da Serra da Estrela. Uma consequência, diz o presidente do Turismo Centro de Portugal, do grande incêndio que afetou esta região.


15h50 - Proteção Civil toma medidas de prevenção para nova vaga de calor

A Proteção Civil fez, ao início desta tarde, uma atualização das informações sobre o incêndio da Serra da Estrela, que está dominado desde ontem à noite. E prepara-se para nova vaga de calor.

O comandante nacional André Fernandes explica que existem dois locais onde existe um risco de reacendimentos, o que obriga a grande vigilância por parte dos bombeiros.

Quanto ao calor previsto para os próximos dias, a Proteção Civil garante que estão a preparar medidas preventivas.
O comandante nacional André Fernandes explicou também nesta conferência de imprensa que Portugal não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil por já não existirem meios disponíveis, que têm sido mobilizados para outros Estados-membros que também estão a enfrentar violentos incêndios.

15h00 - Incêndios. Montenegro acusa Governo de andar a distrair as pessoas

O presidente do PSD defende que tem de haver responsabilização. "Havia já, antes de haver incêndios, vários alertas, nomeadamente de quem está no terreno, da Liga dos Bombeiros Portugueses, a esse propósito que não foram tidos em consideração", sustentou.


14h33 - Está dominado o incêndio que começou nas Caldas da Rainha

Para evitar reacendimentos, mantêm-se no terreno mais de 500 operacionais. Há a lamentar a morte de um bombeiro, vítima de ataque cardíaco. Outro ficou ferido, mas sem gravidade.


14h00 - Covilhã. "Principal desafio é controlar potenciais reacendimentos"

Em Orjais, ao início da tarde, surgiram cinco pequenos focos de ignição. Os meios aéreos destacados para o local acabaram por neutralizar estes potenciais reacendimentos, como constatou a equipa de reportagem da RTP.


13h45 - Detida mulher acusada de sete crimes de incêndio florestal em Viana do Castelo

Em comunicado, a Polícia Judiciária anuncia que deteve, na quarta-feira, “fora de flagrante delito, a presumível autora de sete incêndios florestais, ocorridos nos meses de julho e agosto de 2021 e 2022, em Portela Susã, no Concelho de Viana do Castelo”. O último incêndio registou-se no passado dia 12 de agosto.

A detida, com 45 anos, “terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições, e atuou motivada por incendiarismo”, lê-se no comunicado.

A alegada incendiária regista já antecedentes policiais e criminais pela prática de crime de incêndio florestal, tendo sido condenada em pena de prisão, cuja execução se encontra suspensa.

A arguida será hoje presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

13h30 - Serra da Estrela. Mais de mil operacionais mantêm vigilância

Já está dominado o fogo na Serra da Estrela. No terreno, mais de mil operacionais mantêm a vigilância para impedir reacendimentos.


12h15 – Prioridade para hoje é consolidação de todo o perímetro do incêndio na Serra da Estrela, diz Proteção Civil

A Proteção Civil faz um ponto de situação dos incêndios em Portugal. Na Serra da Estrela o perímetro é de 160 quilómetros e está sob vigilância ativa até porque há também várias “ilhas” que não arderam no meio do terreno.

As autoridades garantem que estão em contacto permanente para avaliar as disponibilidades do mecanismo europeu de proteção civil.

A Proteção Civil pede ainda cautela nos próximos dias para evitar ignições.

No incêndio da Serra da Estrela arderam duas casas, uma de primeira habitação e outra de segunda habitação.

12h03 - Municípios da Serra da Estrela admitem pedir declaração de estado de calamidade

Os municípios afetados pelo grande incêndio da Serra da Estrela admitem pedir a declaração do estado de calamidade. É o que diz à Antena 1, o presidente da Câmara da Guarda. Sérgio Costa salienta que as chamas provocaram prejuízos de centenas de milhões de euros e que é urgente dar resposta a todas as necessidades.

Os autarcas dos concelhos afetados pelo incêndio da Serra da Estrela vão reunir-se ao início da tarde, em Manteigas. O objetivo deste encontro, diz o presidente da câmara da Guarda, é acertar posições e definir uma estratégia para responder aos estragos provocados pelas chamas.

Os meios continuam posicionados, em força, na Serra da Estrela. O incêndio foi dado como dominado na última noite

11h51 - UE já mobilizou 29 aviões e mais de 100 veículos

A União Europeia já mobilizou, neste verão, um total de 29 aviões, oito helicópteros, 360 bombeiros e mais de 100 veículos, em resposta a pedidos de assistência ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil.

Em comunicado, a Comissão Europeia salienta que, "além disso, o serviço de cartografia de emergência por satélite Copernicus da UE foi ativado para fogos florestais 46 vezes, por 15 países" e que "cerca de 150 bombeiros da Bulgária, Roménia, Alemanha, França, Finlândia e Noruega foram destacados para a Grécia em julho e agosto para apoiar os bombeiros locais".

"Estamos perante um verão difícil na Europa, com mais de 700 mil hectares queimados até agora este ano, o valor mais alto para esta época do ano desde 2006. Até agora, o Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado nove vezes por cinco países, com um grau de solidariedade sem precedentes demonstrado pelos Estados-membros da UE", afirmou o comissário europeu responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

"Continuaremos a acompanhar a situação 24 horas por dia através do nosso Centro de Coordenação de Resposta a Emergências em Bruxelas e a mobilizar a assistência necessária", acrescentou.

11h44 - Detido suspeito de incêndio florestal em Lamego

Foi detido um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal no concelho de Lamego, adiantou esta manhã, em comunicado, a Polícia Judiciária.

A detenção foi concretizada pelo Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, com a colaboração da GNR de Lamego.

"O incêndio, ocorrido no dia 13 de agosto de 2022, cerca das 11h00, consumiu área de mancha florestal, constituída, maioritariamente, por mato", lê-se no comunicado.

"O incêndio colocou em perigo uma densa mancha florestal, habitações, um parque eólico e ainda a infraestrutura da A24 e respetivo trafego, de valor consideravelmente elevado, que apenas não foram consumidas devido à rápida deteção e intervenção de várias cooperações de bombeiros e dois meios aéreos".

O suspeito, com 59 anos, "vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas".

11h32 - Destacamentos de Engenharia Militar na Covilhã

"Quatro Destacamentos de Engenharia Militar com quatro máquinas de rasto (três do Exército e uma da Força Aérea) prosseguem os trabalhos de apoio no combate e prevenção de incêndios em Teixoso e Urjais, na Covilhã", lê-se num comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

A mesma nota assinala que, "ao longo dos últimos dias, estas equipas têm realizado trabalhos de abertura de caminhos que facilitem o acesso dos operacionais que combatem os incêndios, bem como a criação de faixas corta-fogo, que permitem que os incêndios não se propaguem".

11h18 - Proteção civil da Covilhã teme reacendimentos

Até à extinção deste fogo, todo o cuidado é pouco, refere o vereador da Proteção Civil da Câmara da Covilhã.

Ouvido esta manhã pela Antena 1, Armando dos Reis teme o impacto da subida das temperaturas e diz que a presença de meios no terreno tem conseguido travar vários reacendimentos na Serra da Estrela.


11h04 - Estrela Geopark lança cartão para ajudar a reflorestar

O Estrela Geopark Mundial da UNESCO anunciou esta quinta-feira o lançamento do cartão "Reflorestar", que visa gerar receitas para apoiar ações de reflorestação, estabilização dos solos e restauro de ecossistemas serranos.

Em nota de imprensa, citada pela Lusa, a associação Geopark Estrela, com sede em Manteigas, explica que o cartão foi lançado "na sequência do último incêndio que devastou em grande parte a paisagem da serra da Estrela".

A aquisição deste cartão tem um custo de dez euros e é feita através do email info@geoparkestrela.pt.

"Para além de estar a contribuir para a regeneração da paisagem da Estrela, o utilizador deste cartão poderá ainda usufruir de um conjunto de descontos nos mais diversos parceiros deste Geopark".

10h42 - Incêndio nas Caldas da Rainha em fase de resolução

Está em fase de resolução o incêndio das Caldas da Rainha. O vento forte dificultou o combate às chamas que estiveram no limite de três concelhos.

Há a lamentar a morte de um bombeiro no terreno, vítima de ataque cardíaco. Outro ficou ferido, mas sem gravidade.
No terreno mantêm-se mais de 500 operacionais.

10h28 - Serra da Estrela. Mais de mil bombeiros continuam no terreno

O incêndio da Serra da Estrela foi dado como dominado e está agora sob vigilância. Mais de 1100 bombeiros continuam no local, apoiados por 350 viaturas, para atuar sobre eventuais pontos quentes que possam surgir.


9h51 - Bombeiros exigem comissão independente para investigar incêndio na Serra da Estrela

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exige que seja criada uma Comissão Independente para avaliar o incêndio na Serra da Estrela, “constituída por representantes das várias entidades representantes da sociedade civil”.

Em comunicado, a LBP afirma que “não aceita como resposta à sua proposta que seja atribuída essa avaliação a uma comissão maioritariamente constituída por agências do Estado, que se autoavaliem”.

“A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Florestais (AGIF) pode e deve fazer as avaliações que entender, mas, não se pode substituir a uma comissão independente ou a uma investigação do Ministério Público”, declara.

9h33 - Teixoso. Bombeiros mantêm-se atentos a eventuais reacendimentos

O incêndio em Teixoso, na Covilhã, está dominado e encontra-se agora em vigilância. Mais de 1.100 bombeiros continuam no local para travar potenciais reacendimentos.


9h04 - Caldas da Rainha. Meios aéreos procuram pontos quentes

Os bombeiros conseguiram dominar as chamas cerca das 4h30 da madrugada desta quinta-feira. O comandante distrital da Proteção Civil de Santarém, David Lobato, adiantou à equipa de reportagem da RTP que há meios aéreos a operar para identificar eventuais pontos quentes.

"Em termos de área ardida estimada, temos à volta de 650 a 700 hectares de povoamento florestar. Não tivemos nenhuma habitação ardida. No início do incêndio, tivemos aqui duas aldeias, Abuxanas e Casais da Atalaia, que estiveram em risco devido à proximidade das chamas, mas com aquilo que foi o trabalho de defesa perimétrica não tivemos nenhuma consequência", adiantou ainda o responsável.
O comandante distrital da Proteção Civil indicou que o dispositivo vai manter-se no terreno, tendo em conta as previsões de vento forte.

8h33 - Formação na rede. Bombeiros desmentem administração do SIRESP

O Governo tinha dito que os operacionais estavam a usar mal o sistema e o SIRESP admitiu a possibilidade de os utilizadores terem falta de formação, mas os bombeiros rejeitaram as críticas e disseram que tiveram de facto formação.


7h57 - Situação mais calma em Orjais mas bombeiros não desmobilizam

Era este o retrato ao início da madrugada na Serra da Estrela. O incêndio foi dado como dominado pelas 21h30.
Apesar de não se identificarem focos de incêndios e de, ao contrário da véspera, não estarem habitações em risco, os bombeiros não desmobilizaram.

7h42 - Calor começa a apertar esta quinta-feira

Vêm aí mais dias com temperaturas elevadas em Portugal Continental. O calor começa a apertar já esta quinta-feira, mas apenas no sábado se prevê o início de uma nova onda de calor, a terceira deste verão.

Serão pelo menos seis dias consecutivos com temperaturas cinco graus acima da média para a época.
Tempo quente que vai afetar sobretudo as regiões do interior norte e centro, como explica à Antena 1 Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

7h32 - Cerca de 30 concelhos sob risco máximo

Perto de 30 concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro encontram-se esta quinta-feira sob risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Prevê-se uma subida da temperatura máxima.

Estão em risco muito elevado de incêndio todo o interior Norte e Centro e alguns municípios do litoral nos concelhos de Aveiro, Coimbra e Leiria, do litoral alentejano e do Algarve.

Em risco elevado está toda a região do Alentejo e dezenas de municípios dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Viseu, Vila Real, Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo.

Para esta quinta-feira, as previsões do IPMA apontam para uma subida da temperatura máxima e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. No litoral oeste haverá uma pequena descida da temperatura mínima. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os dez graus Celsius (Guarda e Bragança) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 25º (Aveiro) e os 34º (Évora, Beja e Setúbal).

7h14 - Ponto de situação


  • O incêndio das Caldas da Rainha, em Leiria, já está dominado. Durante a madrugada, ainda tinha uma frente ativa, mas pelas 4h25 foi dado como dominado. O vento forte dificultou o combate às chamas, que estiveram no limite de três concelhos. No terreno, estiveram quase 600 operacionais.

  • Na quarta-feira, um bombeiro morreu no terreno, vítima de ataque cardíaco. Outro operacional ficou ferido, mas sem gravidade.

  • O incêndio na Serra da Estrela foi entretanto dado como dominado. No terreno, ficaram mais de mil operacionais para trabalhos de consolidação.

  • O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Jorge Miguel Miranda, alertou ontem, após uma reunião como o ministro da Administração Interna, que o risco de incêndio vai manter-se elevado nas próximas semanas.

  • O ministro da Administração Interna apela a todas as pessoas para que evitem comportamentos de risco, porque o mês de setembro vai ser complicado. José Luís Carneiro garantiu na quarta-feira que têm estado no terreno todos os meios.