Proteção Civil com registo de quase 400 ocorrências até às 20h00 de domingo
Foto: Pedro A. Pina - RTP
A Proteção Civil já recebeu centenas de pedidos de ajuda, por causa da passagem da depressão Hermínia pelo território continental português. Num balanço provisório, até às 8 da noite de ontem, as autoridades já contabilizavam quase quatrocentas ocorrências, relacionadas com a chuva intensa e o vento forte.
A tempestade vai manter-se nas próximas horas, com a Proteção Civil a pedir para se evitar qualquer aproximação à costa, já que a previsão é de ondulação forte, que pode atingir os 14 metros. Oito distritos, de Viana do Castelo a Setúbal, estão sob aviso vermelho, para agitação marítima, até terça-feira.
A chuva e a trovoada levaram o IPMA a emitir aviso amarelo para Santarém, Lisboa e Portalegre, até às 9h00, para Évora e Beja, até ao meio-dia, e ainda para Faro e Setúbal, até às 15h00.
O vento forte também motiva avisos amarelos para praticamente todos os distritos de Portugal Continental, até à amanhã de terça-feira.
Foi ainda emitido aviso amarelo para queda de neve nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Há previsão de queda de neve acima dos 700 metros de altitude a partir do meio da tarde.